Brinquedoteca

A Brinquedoteca Digital da Univesp é uma plataforma de acesso público, que além de atender às diretrizes curriculares nacionais do curso de Pedagogia, contribui para a formação de outros profissionais que atuam na educação. O espaço virtual leva o lúdico, criatividade e interação para crianças e jovens. Um ambiente convidativo para explorar, sentir e aprender!

Design de cursos

Assuma aqui o papel de designer educacional e siga as etapas para planejar um pequeno curso on-line. No final, você terá nas mãos um documento estruturado que lhe permitirá colocar em prática seu planejamento. Veja também, neste site em Wordpress, como ficaria em um AVA o documento que é posto como exemplo.

E-mail Corporativo

Em geral, escrever um e-mail é uma atividade simples, não é mesmo? Você pode pensar que é só redigir um texto, enviar para o destinatário e pronto! Mas na prática não é bem assim, antes de começar a produzir um e-mail é necessário seguir algumas etapas, a fim de que …

Um estudo sobre os triângulos.

Este recurso tem como objetivo apresentar o Teorema de Pitágoras, as Lei dos Senos e Cossenos (também conhecidos como Teorema dos Senos e Cossenos). Esses teoremas são muito importantes para o estudo de trigonometria, pois através desses teoremas é possível estabelecer diversas relações que auxiliam nos cálculos dos lados e ângulos dos triângulos. O recurso além de explicar o uso desses teoremas, também demonstra o passo a passo para sua formulação, o que enriquece o conhecimento desses tópicos.

Questionário Elasi

Você conhece a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI)? Responda o questionário e descubra o quanto você tem de atitudes favoráveis em relação a inclusão. Neste recurso, é apresentado ao aluno um questionário baseado na Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI), que …

Foco Narrativo

Narrar um acontecimento é uma prática natural para qualquer falante de uma língua. As pessoas contam o que aconteceu com elas, de que modo ocorreu, como se sentiram, a sequência das ações e eventos, o que pensaram durante o acontecimento e assim por diante. Porém, uma coisa é lançar mão da competência linguística para produzir textos em uma situação informal, falando aos borbotões, com intenção de se expressar e se divertir em uma conversa entre amigos, por exemplo; outra, é interpretar e produzir obras de arte de ficção tendo em vista técnicas que autores desenvolveram ao longo dos anos, de forma crítica, consciente e significativa. Nesse sentido, este recurso trabalhará o conceito de foco narrativo, conforme Norman Friedman. O foco narrativo é uma das primeiras preocupações do escritor ao iniciar uma obra, configurando possibilidades a serem exploradas ao mesmo tempo em que impõe limites que devem ser respeitados.

O Diagrama de Venn

Este recurso tem como objetivo explicar o Diagrama de Venn, uma ferramenta muito útil para representar relações entre conjuntos, auxiliando na resolução de problemas de probabilidade, estatística e até mesmo de lógica. São apresentadas algumas aplicações possíveis para resolver problemas de Matemática. Além disso, o recurso também permite que o …

Paradigmas da Avaliação da Aprendizagem

O que precisa ser considerado diante da tarefa de planejar e executar um instrumento avaliativo? Que estratégias podem viabilizar a avaliação processual da aprendizagem? Para que utilizar diferentes tipos de avaliação da aprendizagem?
A proposta deste jogo associativo é caracterizar os paradigmas da avaliação mais utilizados para pautar práticas avaliativas da aprendizagem no ensino superior.