Uma câmera e uma ideia

Produzir um vídeo é uma maneira de expressar suas ideias para o mundo utilizando uma linguagem que, por meio da internet, alcança cada vez mais pessoas. A proposta deste recurso é ajudá-lo a produzir bons vídeos a partir de dicas simples e recursos acessíveis.

Produzir um vídeo é uma habilidade cada vez mais requerida em diferentes contextos. No ambiente profissional, não é raro que seja parte de processos seletivos; no ambiente acadêmico, pode ser uma forma interessante de divulgação científica; por fim, no contexto pessoal, é uma maneira de expressar suas ideias para o mundo utilizando uma linguagem que, por meio da internet, alcança cada vez mais pessoas.

A proposta deste recurso é ajudá-lo a produzir bons vídeos a partir de dicas simples e recursos acessíveis. Para isso, buscamos apresentar alguns preceitos básicos da linguagem cinematográfica – como dinamicidade, tipos de ângulos e enquadramentos – ao mesmo tempo em que se destacam cuidados importantes na captação de imagem e som e, também, dicas para o momento da edição. O recurso conta, ainda, com um modelo de roteiro, que visa basear a pré-produção do vídeo e pode ser salvo ou impresso pelo usuário.

O REA nasceu da própria equipe de produção de material didático da Univesp, ao perceber a dificuldade dos estudantes em produzir vídeos para o Projeto Integrador da universidade – atividade obrigatória e avaliada semestralmente. Publicado em maio de 2019, o recurso foi disponibilizado para todos os cursos de graduação.

Equipe Responsável

Coordenação: Édison Trombeta
Roteirização e Design Instrucional: Cida Azevedo e Nádia Pirillo
Layout: Jonas Cruz e Pedro Belém
Programação: Bruna Garabito e William Kimura
Colaboração: Ana Clara Viola, Natália Fernandes e Yasmin Kapustin

Utilizou ou pretende utilizar este REA? Conte-nos mais!