O Normal Assusta?

No cálculo e interpretação de dados estatísticos, tabelas como a Tabela Normal são ferramentas indispensáveis. A Tabela Normal é usada para se determinar o percentual de indivíduos dentro de uma determinada amostra que se encontra dentro de parâmetros como “maior que”, “menor que” e suas combinações.

Este recurso ensina a utilizar a Tabela Normal, ao mesmo tempo que automatiza sua consulta.

Pela internet, há uma série de aplicativos que funcionam como calculadoras, retornando o resultado da consulta à Tabela Normal, mas sem mostrar a tabela. O objetivo do recurso é ensinar o usuário qual a lógica que fundamenta a criação de tabelas para uso em Estatística como a Tabela Normal. Por isso, faz parte integrante do recurso a visualização de uma miniatura da Tabela Normal e um zoom de detalhe dessa tabela localizando a informação pesquisada.

O REA contou com a consultoria do professor Richardson Barbosa Gomes da Silva, da UNESP, e foi elaborado para a disciplina Estatística, do quarto semestre de Engenharia de Computação/Produção (ciclo básico), e para disciplina Estatística, do segundo semestre de Licenciatura em Matemática.

Publicado em maio de 2019, o recurso também permite gerar um documento com o resultado da consulta, além de permitir a impressão da Tabela Normal completa.

Após uma tela de introdução, o usuário acessa a pesquisa à Tabela Normal por dois caminhos: caso já possua o valor de Z, acessa diretamente a consulta à Tabela; caso não possua o valor de Z, segue para uma tela em que esse cálculo é feito a partir da inserção de parâmetros – média e desvio-padrão e escolha do tipo de gráfico – para depois acessar a consulta à Tabela.

Equipe Responsável

Docente responsável: Richardson Barbosa Gomes da Silva
Coordenação: Édison Trombeta
Roteirização e Design Instrucional: Alfredo S.V. Coelho e Nádia Rubio Pirillo
Ilustração: Francesco Micieli
Layout: Graciela Tocchetto
Programação: Alberto Ortiz Mendes e Bruna Garabito

Utilizou ou pretende utilizar este REA? Conte-nos mais!