O que precisa ser considerado diante da tarefa de planejar e executar um instrumento avaliativo? Que estratégias podem viabilizar a avaliação processual da aprendizagem? Para que utilizar diferentes tipos de avaliação da aprendizagem?
A proposta deste jogo associativo é caracterizar os paradigmas da avaliação mais utilizados para pautar práticas avaliativas da aprendizagem no ensino superior. Ao aceitar o desafio, você saberá distinguir as práticas avaliativas que apoiam o aprimoramento da aprendizagem e sua emancipação daquelas que privilegiam a certificação da aprendizagem e a construção de hierarquias de excelência e como conjugá-las. O objetivo de aprendizagem do jogo é construir um painel explicativo esquemático que caracteriza os 5 principais paradigmas de avaliação das aprendizagens: avaliação inicial ou diagnóstica; avaliação formativa; avaliação final ou somativa; autoavaliação e feedback (cf. PERRENOUD, 1999a; AFONSO, 2001; ÁLVAREZ MÉNDEZ, 2002; GARCIA, 2013).
O REA foi elaborado para o módulo Avaliação da Aprendizagem e Elaboração de Instrumentos Avaliativos do curso de especialização Processos Didáticos Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância.
Equipe Responsável
Docentes responsáveis: Mônica Cristina Garbin, Eduardo Alves Rodrigues, Roberta Flaborea Favaro, Stella Lobo
Coordenação: Édison Trombeta
Roteirização: Eduardo Alves Rodrigues
Design Instrucional: Natália de Oliveira Fernandes
Layout e ilustração: Natasha Higa
Programação: William Kimura