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Manual do Aluno

Início

Olá!

Este é um guia que irá ajudar a esclarecer as principais dúvidas que você possa ter durante o curso. Antes de enviar uma dúvida para o suporte, verifique este documento, que é regularmente atualizado com as respostas aos questionamentos mais comuns dos estudantes.

Esperamos que seja um material útil para você. Consulte-o sempre que precisar.

Sobre os cursos

A Univesp oferece atualmente nove cursos de graduação: Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação, Pedagogia, Matemática, Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Engenharia de Produção. Também mantém estudantes matriculados no curso de Tecnologia em Gestão Pública, em parceria com o Centro Paula Souza.

As disciplinas da graduação são bimestrais, com conteúdos divididos em 7 ou 8 módulos, liberados semanalmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). São cursadas em média três disciplinas por bimestre.

A duração ideal dos cursos é de 3 anos para Tecnólogo, 4 para as Licenciaturas e 5 para as Engenharias. Cada curso é regido por um Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Conheça os PPCs dos cursos Univesp:

Engenharia de Computação

PPC 2017 2020
Matriz Curricular 2017 2020

Engenharia de Produção

PPC 2017
2022
Matriz Curricular

Letras – Habilitação em Língua Portuguesa

PPC 2019 2020
Matriz Curricular 2019 2020

Licenciatura em Matemática

PPC 2017 2018 2019 2020
Matriz Curricular 2014 2017 2018 2019 2020

Pedagogia

PPC 2018 2019 2020
Matriz Curricular 2017 2018 2019 2020

Tecnólogo em Gestão Pública
(em parceria com a FATEC)

PPC
Matriz Curricular

Bacharelado em Tecnologia da Informação

PPC 2022
Matriz Curricular 2022

Bacharelado em Ciência de Dados

PPC 2022
Matriz Curricular 2022

Bacharelado em Administração

PPC 2022
Matriz Curricular 2022

Tecnologia em Processos Gerenciais

PPC 2022
Matriz Curricular 2022

Normas Acadêmicas

É fundamental que você fique a par dos procedimentos acadêmicos e administrativos que precisam ser seguidos durante o tempo em que estiver matriculado na Univesp.

No AVA, no menu lateral em todas as disciplinas, você encontra o link para as Normas Acadêmicas.

Calendário Acadêmico e Provas

Na Educação a Distância, dois aspectos importantes na atuação de um estudante são a autonomia e o gerenciamento do próprio processo de aprendizagem. O que você acha de organizar sua agenda de estudos iniciando pelo Calendário Acadêmico? Acesse:

2022

Calendário Acadêmico 2022

Calendário de provas 2022

2023

Calendário Acadêmico 2023

Avaliação - graduação

A carga horária de cada curso da Univesp está distribuída em disciplinas bimestrais regulares, Projeto Integrador, Estágio Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso. A integralização das horas se dá por diferentes instrumentos avaliativos.

Disciplinas bimestrais regulares

Nas disciplinas bimestrais regulares, existem três instrumentos independentes e articulados para verificação da aprendizagem das habilidades e conteúdos propostos:

  • 40% da nota é composta por atividades avaliativas propostas ao longo do bimestre e realizadas no próprio AVA.
  • Os outros 60% são da prova presencial, realizada ao fim do bimestre no polo, conforme o Calendário Acadêmico de cada curso e o horário da turma. No AVA, os professores informam, na última semana da disciplina, se há necessidade de levar algum material específico para a realização da prova.
  • Estudantes que não obtiverem a média necessária para a aprovação poderão realizar o exame final da disciplina.

Projetos Integradores

Nos Projetos Integradores, existem dois instrumentos articulados para verificação da aprendizagem das habilidades e conteúdos propostos:

  • 40% da nota final corresponde à integração da entrega dos planos de ação e do relatório parcial do Projeto Integrador.
  • 60% da nota final corresponde ao relatório final e ao vídeo, de acordo com uma estrutura e modelo fornecidos pela Univesp. A correção do relatório final está condicionada à entrega do vídeo de apresentação do Projeto Integrador.

Você encontra todas as orientações essenciais no Regulamento para o Projeto Integrador no AVA, no menu lateral das disciplinas.

Observação: O Projeto Integrador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública será avaliado da seguinte maneira: Atividade final (50%) + Atividades parciais (50%). As entregas das semanas 3, 5 e 6 não são avaliativas.

Estágio

A validação das horas dos Estágios Obrigatórios se dá ao final de um processo de acompanhamento composto por:

  • Formalização do estágio, com a entrega dentro do prazo do Termo de Compromisso, celebrado entre estagiário, parte concedente do estágio e Univesp, e do Plano de Atividades do Estágio Obrigatório.
  • Acompanhamento do estágio, com a entrega da grade de frequência.
  • Entrega do Relatório Final de Estágio, comprovando a finalização do estágio na parte concedente e o cumprimento da carga horária prevista, validada pelo supervisor da parte concedente.

A validação do Estágio é registrada e expressa pelo parecer: Cumpriu ou Não Cumpriu.

Você encontra todas as orientações e documentos essenciais de estágio na Sala de Documentos de Estágio e APP.

Trabalhos de Conclusão de Curso

Nos Trabalhos de Conclusão de Curso, existem dois instrumentos articulados para verificação da aprendizagem das habilidades e conteúdos propostos:

  • A avaliação da disciplina é formativa (entregas parciais) e somativa (TCC final). Essas entregas parciais serão direcionadas por roteiros de aprendizagem. O peso total dessas entregas é de 30% da nota e a banca define 70% da nota final.

Você encontra todas as orientações essenciais no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso no AVA, no menu lateral das disciplinas.

Instrução Normativa - Provas

Veja abaixo a instrução normativa que dispõe sobre as atividades presenciais (provas), para os cursos de Graduação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp.

Instrução normativa

Publicação no DOE (Diário Oficial do Estado)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem está organizado de forma dinâmica e intuitiva para que você possa navegar pelos conteúdos oferecidos de maneira prática e eficiente.

Todas as disciplinas estão organizadas em módulos liberados semanalmente, e contam com um professor autor/formador que é responsável pelo conteúdo e pelas atividades.

Ao entrar na disciplina, você encontrará a foto e o currículo do professor responsável pela oferta atual, o plano de ensino e os temas que serão trabalhados em cada uma das semanas.

Ao clicar no tema da semana, você é direcionado para a página seguinte, com todos os materiais que compõem o roteiro de aprendizagem do módulo (videoaulas, textos para leitura, exercícios de apoio, atividades avaliativas e fóruns).

Os conteúdos são divididos em materiais-base e materiais de apoio.

Os materiais-base são de consulta obrigatória. As atividades avaliativas e as questões que compõem as provas presenciais estão fundamentadas nos conceitos apresentados nesses materiais.

Já os materiais de apoio são muito importantes para que você possa complementar, aprofundar e ampliar os conceitos que está aprendendo. Entretanto, não são obrigatórios e, por isso, não são diretamente cobrados nas avaliações.

Organização dos Fóruns

No roteiro de aprendizagem de cada semana, está prevista a possibilidade de interação entre você e seus colegas: são os fóruns.
Há duas modalidades de fóruns:

  • Fórum de dúvidas - presente em todas as semanas da disciplina, é um espaço para você apresentar as dúvidas que apareceram ao longo da semana, relacionadas com o tema estudado e os materiais disponíveis.
  • Fórum temático - proposto pelo professor responsável, aparece eventualmente. É criado quando o professor julgar importante a troca, entre os alunos, de experiências e conhecimentos a respeito de um assunto específico.
A partir do primeiro semestre de 2019, os fóruns deixam de ser divididos por polos, e passam a ser organizados por grupos de 50 alunos. Essa nova forma vai permitir uma interação mais construtiva, com intervenções personalizadas por parte do responsável pela disciplina.

Projeto Integrador

O Projeto Integrador é uma atividade semestral que objetiva articular os conhecimentos adquiridos no curso em um contexto prático. No PI é desenvolvido um projeto, um novo produto ou intervenção, por meio de trabalho em equipe.
Consulte a matriz curricular do seu curso para saber em quais semestres você terá Projeto Integrador. E acesse também o Regulamento para o Projeto Integrador.

Também preparamos um documento de Orientações para o bom desenvolvimento do PI: clique aqui caso você seja do curso de Gestão Pública, ou aqui se for dos demais cursos.

TCC

Estarão aptos a cursarem o TCC, os alunos que tiverem concluído, no mínimo, 62,5% da carga horária total do curso, exceto para o curso de Tecnólogo em Gestão Pública. Além dos materiais disponibilizados pelo professor da disciplina, os estudantes terão a orientação de um mediador ou facilitador de aprendizagem durante a elaboração e a execução de seu projeto de pesquisa. Ao fim do processo, os estudantes devem entregar o trabalho por escrito e também apresentá-lo perante uma banca.

O regulamento completo do TCC pode ser conferido neste link.

Estágio

Existem duas modalidades de estágio: obrigatório e não obrigatório.

  • O estágio curricular obrigatório será desenvolvido conforme previsto na matriz curricular dos cursos. Ele é determinado por lei, e visa preparar o estudante regular para o trabalho.
  • Já o estágio não obrigatório é o estágio que pode ser realizado pelo aluno, mas não é componente da matriz curricular. As horas cumpridas nesse estágio não são computadas para o estágio obrigatório e nem para a integralização do curso.

Documentos e informações

Acesse a Sala de Documentos de Estágio e APP para consultar regulamentos, orientações, modelos e formulários relacionados ao tema.

Você também pode consultar as dúvidas mais frequentes no FAQ preparado pela Univesp.

Alunos das Licenciaturas, acesse aqui a lista de diretorias de ensino para realizar os estágios.

Atividades Práticas Profissionais (APP)

Os alunos do Eixo da Computação (Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de dados e Engenharia da computação), que ingressaram na UNIVESP a partir de 2020, devem completar 200h de componente curricular sobre práticas profissionais, que pode ser desenvolvido através das seguintes atividades:

  • Estágio Curricular: em empresas ou órgãos públicos e privados das mais diversas áreas, sob supervisão de um profissional da área de Computação com projeto alinhado ao desenvolvimento pedagógico do curso;
  • Certificações Extracurriculares: certificados de cursos realizados por empresas ou entidades da área de computação, presenciais ou online, que leve a complementação dos conhecimentos adquiridos no curso;
  • Atividades Práticas em Trabalhos Voluntários: atividades na área de computação realizadas como trabalhos voluntários, desde que relacionadas com a área de formação do curso.

Essas atividades são de grande relevância para a formação profissional na área da computação e para o desenvolvimento do senso de cidadania dos alunos da Univesp.

Documentos e informações

As regras para cada modalidade podem ser consultadas na Sala de Documentos de Estágio e APP, ao selecionar algum curso do Eixo da Computação.

Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Na produção de trabalhos acadêmicos, como relatórios de PI ou TCC, é preciso observar determinadas normas a respeito de formatação e apresentação dos textos.

A Univesp possui um manual específico para isso: o Manual de normalização de trabalhos acadêmicos. Você pode salvá-lo para consultá-lo facilmente sempre que necessário.

Netiqueta

Você já ouviu falar em netiqueta?

Trata-se da “etiqueta virtual”, ou seja, de comportamentos que devemos observar para garantir boas relações e interações em ambientes virtuais. Para saber mais sobre netiqueta, acesse o vídeo abaixo:

Há também boas práticas para participar de lives. Para que tudo corra bem, é fundamental um bom planejamento das atividades, manter a interatividade durante a sessão e habilidade na resolução de conflitos. Conheça algumas boas práticas para lives!

  • Se conecte em um local silencioso para que você possa se concentrar e fazer perguntas.
  • Entre na live com câmera e microfones desligados para que os eventuais ruídos não atrapalhem. Mas, quando achar necessário, participe sem medo de se expor. Abra o microfone e a câmera quando desejar fazer uma pergunta.
  • Pesquise termos que não entendeu na disciplina. Traga contribuições para a Live.
  • Leia os materiais, anote reflexões, envie por e-mail, se manifeste nos fóruns para que assim a live seja de fato produtiva e baseada naquilo que você realmente busca solucionar.
  • Antes da live, leia e faça fichamentos dos textos. Estude antes o conteúdo.
  • Apresente-se no Chat.
  • Participe das discussões com os colegas.
  • Fale e questione, além de escutar. Os facilitadores precisam do feedback e interação para direcionar o preparo do material das lives e para conseguir atender a sua expectativa.
  • Compartilhe o espaço de dúvidas com os demais colegas - você não será o único com dúvidas.
  • As lives geralmente têm muitas pessoas participando. Não se esqueça de ser breve e proporcionar a oportunidade para que outro aluno também fale e tire suas dúvidas.
  • Não espere todas as respostas do facilitador. Seja proativo.
  • Respeito mútuo - trate todos sempre com muito respeito e cordialidade.

Equipe Univesp: Atribuições

A Univesp é composta por centenas de pessoas, em diversas funções, trabalhando diariamente para possibilitar e aperfeiçoar a sua aprendizagem. Conheça alguns dos atores desse processo:

Mediador ou Facilitador de Aprendizagem

É quem possui maior contato direto com o estudante, esclarecendo dúvidas, mediando os fóruns e orientando o desenvolvimento do PI. Também é responsável pela correção das atividades para avaliação e das provas.

Supervisor

Apoia o desenvolvimento das atividades de caráter pedagógico, orienta e coordena o trabalho dos mediadores e facilitadores.

Orientador de Polo

Acompanha as atividades no polo e media as relações entre Univesp, polos, estudantes, facilitadores e mediadores. Também dá suporte a alguns serviços de secretaria acadêmica.

SRA

A Secretaria de Registro Acadêmico é um órgão técnico-acadêmico-administrativo, responsável pelo registro e controle das informações pertinentes aos dados acadêmicos dos cursos e dos estudantes – por exemplo, diplomas e atestados de matrícula.

Autor

É o professor da disciplina, responsável pelo acompanhamento e escolha dos materiais que deverão compor os conteúdos de cada módulo do bimestre. Também elabora as atividades e gabaritos.

Produção de conteúdo

Orienta, coordena e produz, em conjunto com os autores e demais personagens do processo educacional, os conteúdos a serem ofertados aos estudantes, definindo a linha pedagógica de cada curso e validando todos os materiais, atividades e recursos didáticos.

Acessibilidade e Inclusão Univesp

Olá, estudante!

Abaixo você pode apreciar a nossa Política geral de acessibilidade e inclusão e a portaria que institui a Comissão de acessibilidade e inclusão da Univesp.

Portaria - Comissão de acessibilidade e inclusão

Política geral de acessibilidade e inclusão

Canais de Comunicação

Em uma universidade virtual, você pode ficar confuso quanto a quem deve procurar em determinados casos. Mas fique tranquilo: para cada necessidade, há um canal específico descrito abaixo.

  • Para aspectos acadêmico-pedagógicos, você deve procurar o responsável pela mediação da disciplina, ou seja, tutor, mediador ou facilitador de aprendizagem.
    Exemplos: dúvidas sobre os conteúdos das disciplinas, encontros no Polo, Projeto Integrador, dúvidas sobre o AVA etc.
  • Para aspectos acadêmico-administrativos, você deve buscar o Orientador de Polo.
    Exemplos: emissão de declarações, atestados, trancamentos de matrícula.
  • Para atendimento virtual, acesse o Sistema de Atendimento Eletrônico (SAE).
    Exemplos: suporte aos Sistemas Univesp, sugestões, reclamações, informações e elogios.
  • Para aspectos relativos a datas e eventos acadêmicos, consulte o Calendário Acadêmico.
    Exemplos: datas de avaliações presenciais, rematrículas etc. O calendário fica disponível no menu das disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • Para informações acadêmicas diversas, fique atento aos Comunicados enviados por e-mail e AVA.
    Exemplos: informações sobre aproveitamento de estudos, DPs e lembretes de prazos.

Tutoriais

Na Educação a Distância (EaD) é fundamental que você saiba navegar nas principais ferramentas que são utilizadas como meios de acesso aos conteúdos propostos nas disciplinas, tais como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as bibliotecas digitais. Também é importante entender como utilizar o Portal do Aluno, sobretudo porque é por meio dele que você realiza importantes ações acadêmicas.

Em vista disso, preparamos um site com diversos tutoriais com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas para facilitar a sua interação com esses e outros ambientes que serão muito úteis durante a sua graduação.

Você pode visitá-lo neste link.

Oferta de disciplinas e Matrícula

Com o objetivo ampliar a oferta de disciplinas, a UNIVESP elaborou com exclusividade as seguintes modalidades:

  • Oferta de disciplinas regulares

    Na oferta regular, a matrícula da disciplina fica aberta para todos os alunos com matrícula ativa. Neste tipo de oferta, as disciplinas estão organizadas por curso, ou seja, o aluno só pode fazer matrícula em uma disciplina que está sendo ofertada em seu curso.

  • Oferta de disciplinas equivalentes às regulares

    Na oferta de equivalência, o aluno em regime de dependência terá a possibilidade de se matricular em uma disciplina equivalente que está em oferta em outros cursos de graduação da instituição.

  • Oferta de dependência regular

    Quando não houver oferta de disciplina equivalente, a Univesp ofertará disciplinas exclusivas para alunos em dependência entrarem em fase de graduação - as chamadas dependência regular. Uma dependência regular é aquela que oferta o conteúdo do curso, atividades avaliativas, fórum de dúvidas, diversos tipos de interações e avaliações presenciais.

  • Oferta de dependência autoinstrucional

    Quando não houver oferta de disciplina equivalente ou dependência regular, a Univesp ofertará dependência autoinstrucional. Neste tipo de disciplina, o conteúdo do curso é ofertado sem entrega de atividades e sem interação com facilitadores. A disciplina fica aberta até o período das avaliações presenciais.

  • Oferta disciplina de Verão e de Inverno - #univespnãopára!

    A Univesp ofertará disciplinas de dependência autoinstrucional em períodos diferenciados: no de Verão (início em dezembro) e no Inverno (início em julho). Nesta modalidade, o aluno aproveita o período de férias para estudar e rever o conteúdo e realiza as avaliações presenciais e faz entrega de PI e TCC no decorrer do semestre letivo, conforme agendamento programado pela Univesp.

Oferta de disciplinas

Confira as disciplinas com previsão de oferta e as informações de matrícula abaixo:

1º Semestre de 2023

De 5 a 20 de dezembro de 2022, no Portal do Aluno, acesse o menu “Matrícula”, “Matrícula/Renovação”, verifique as disciplinas que você deverá cursar e confirme sua matrícula. As disciplinas disponíveis estão nos links abaixo:

2º Semestre de 2023

De 15 a 31 de maio de 2023, no Portal do Aluno, acesse o menu “Matrícula”, “Matrícula/Renovação”, verifique as disciplinas que você deverá cursar e confirme sua matrícula. As disciplinas disponíveis estão nos links abaixo:

Histórico

Tutorial de Renovação de Matrícula e Matrícula em DP

Confira no tutorial abaixo como realizar a renovação da sua matrícula e como se matricular em disciplinas de Dependência (DP).

Tutorial

Aproveitamento de estudos

Este documento foi elaborado para auxiliá-lo a entender o processo de aproveitamento de estudos e também para ajudá-lo a selecionar os documentos necessários para efetuar sua solicitação. Leia com atenção todas as dicas para garantir maior chance de aprovação do seu pedido!

Ah! E temos também um tutorial

Suas videoaulas na TV

As videoaulas que você tem nas suas disciplinas e pode assistir no Youtube também são transmitidas pela UnivespTV!

A sintonia é por meio dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura:

Região Metropolitana de São Paulo | Canal 2.2

Região de Santos | Canal 3.2

Região de Campinas | Canal 10.2

Região de Ribeirão Preto | Canal 4.2

Região de São José dos Campos | Canal 27.2

Consulta a grade de programação no link abaixo:

Colação de Grau

A Colação de Grau ocorre em datas específicas, conforme o calendário acadêmico, após a conclusão dos componentes curriculares por parte do aluno, da verificação de toda a documentação entregue à Univesp na matrícula e da regularidade no ENADE.

Porém, ela também pode ocorrer em situações excepcionais, atendendo alunos que necessitem de comprovação para a posse em concursos públicos, programas de pós-graduação ou situações profissionais.

Para saber mais detalhes do Processo de Colação de Grau na Univesp, clique neste link.

ENADE

Vai fazer Enade neste ano? Ou não sabe nem o que é Enade?

Preparamos uma página com as perguntas mais frequentes sobre esse exame tão importante para você e para a Univesp. Clique aqui para acessar.

Pós-Graduação

Confira abaixo os regulamentos para o curso de pós-graduação em Educação Digital, com certificações em ação gestora para uma atuação inovadora e ação docente para uma atuação inovadora:

Regulamento dos Cursos ou Programas de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização)

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nos Cursos e Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da Univesp

CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIVESP, possui atuação autônoma e conduz o processo de avaliação interna da instituição, sistematizando os dados obtidos ao INEP. Para maiores informações sobre a CPA acesse o link: https://apps.univesp.br/academico/cpa/.