close

Manual do Aluno

Início

Olá!

Este é um guia que irá ajudar a esclarecer as principais dúvidas que você possa ter durante o curso. Antes de enviar uma dúvida para o suporte, verifique este documento, que é regularmente atualizado com as respostas aos questionamentos mais comuns dos estudantes.

Esperamos que seja um material útil para você. Consulte-o sempre que precisar.

Sobre os cursos

A Univesp oferece atualmente cinco cursos de graduação - Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Pedagogia, Licenciatura em Matemática e Tecnólogo em Gestão Pública.

As disciplinas da graduação são bimestrais, com conteúdos divididos em 7 ou 8 módulos, liberados semanalmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). São cursadas em média três disciplinas por bimestre.

A duração ideal dos cursos é de 3 anos para Tecnólogo, 4 para as Licenciaturas e 5 para as Engenharias. Cada curso é regido por um Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Conheça os PPCs dos cursos Univesp:

Engenharia de Computação

PPC Matriz Curricular

Engenharia de Produção

PPC Matriz Curricular

Licenciatura em Matemática

PPC 2017 2018
Matriz Curricular 2014 2017 2018

Pedagogia

PPC
Matriz Curricular 2017 2018

Tecnólogo em Gestão Pública
(em parceria com a FATEC)

PPC Matriz Curricular

Normas Acadêmicas

É fundamental que você fique a par dos procedimentos acadêmicos e administrativos que precisam ser seguidos durante o tempo em que estiver matriculado na Univesp.

No AVA, no menu lateral em todas as disciplinas, você encontra o link para as Normas Acadêmicas.

Calendário Acadêmico

Na Educação a Distância, dois aspectos importantes na atuação de um estudante são a autonomia e o gerenciamento do próprio processo de aprendizagem. O que você acha de organizar sua agenda de estudos iniciando pelo calendário do curso? Acesse:

Você também encontra o calendário atualizado do seu curso no AVA, no menu lateral das disciplinas.

Avaliação

Em todas as suas disciplinas, existem três instrumentos independentes e articulados para verificação da aprendizagem das habilidades e conteúdos propostos:

  • 40% da nota é composta por atividades avaliativas propostas ao longo do bimestre e realizadas no próprio AVA.
  • Os outros 60% são da prova presencial, realizada ao fim do bimestre no polo, conforme o calendário acadêmico de cada curso e o horário da turma. No AVA, os professores informam, na última semana da disciplina, se há necessidade de levar algum material específico para a realização da prova.
  • Estudantes que não obtiverem a média necessária para a aprovação poderão realizar o exame final da disciplina.

Você encontra todas as Orientações Gerais para Participação e Avaliação no AVA, no menu lateral das disciplinas.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem está organizado de forma dinâmica e intuitiva para que você possa navegar pelos conteúdos oferecidos de maneira prática e eficiente.

Todas as disciplinas estão organizadas em módulos liberados semanalmente, e contam com um professor autor/formador que é responsável pelo conteúdo e pelas atividades.

Ao entrar na disciplina, você encontrará a foto e o currículo do professor responsável pela oferta atual, o plano de ensino e os temas que serão trabalhados em cada uma das semanas.

Ao clicar no tema da semana, você é direcionado para a página seguinte, com todos os materiais que compõem o roteiro de aprendizagem do módulo (videoaulas, textos para leitura, exercícios de apoio, atividades avaliativas e fóruns).

Os conteúdos são divididos em materiais-base e materiais de apoio.

Os materiais-base são de consulta obrigatória. As atividades avaliativas e as questões que compõem as provas presenciais estão fundamentadas nos conceitos apresentados nesses materiais.

Já os materiais de apoio são muito importantes para que você possa complementar, aprofundar e ampliar os conceitos que está aprendendo. Entretanto, não são obrigatórios e, por isso, não são diretamente cobrados nas avaliações.

Organização dos Fóruns

No roteiro de aprendizagem de cada semana, está prevista a possibilidade de interação entre você e seus colegas: são os fóruns.
Há duas modalidades de fóruns:

  • Fórum de dúvidas - presente em todas as semanas da disciplina, é um espaço para você apresentar as dúvidas que apareceram ao longo da semana, relacionadas com o tema estudado e os materiais disponíveis.
  • Fórum temático - proposto pelo professor responsável, aparece eventualmente. É criado quando o professor julgar importante a troca, entre os alunos, de experiências e conhecimentos a respeito de um assunto específico.
A partir do primeiro semestre de 2019, os fóruns deixam de ser divididos por polos, e passam a ser organizados por grupos de 50 alunos. Essa nova forma vai permitir uma interação mais construtiva, com intervenções personalizadas por parte do responsável pela disciplina.

Projeto Integrador

O Projeto Integrador é uma atividade semestral que objetiva articular os conhecimentos adquiridos no curso em um contexto prático. No PI é desenvolvido um projeto, um novo produto ou intervenção, por meio de trabalho em equipe.
Consulte a matriz curricular do seu curso para saber em quais semestres você terá Projeto Integrador.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é desenvolvido no último semestre da graduação, exceto para o curso de Tecnólogo em Gestão Pública. Além dos materiais disponibilizados pelo professor da disciplina, você também terá a orientação de um mediador ou facilitador de aprendizagem durante a elaboração e a execução de seu projeto de pesquisa. Ao fim do processo, você deverá entregar o seu trabalho individual por escrito e também apresentá-lo perante uma banca.

O regulamento completo do TCC pode ser conferido neste link.

Estágio

Existem duas modalidades de estágio: obrigatório e não obrigatório.

O estágio curricular obrigatório será desenvolvido conforme previsto na matriz curricular dos cursos. O estágio obrigatório é determinado por lei, e visa preparar o estudante regular para o trabalho.

Já o estágio não obrigatório é o estágio que pode ser realizado pelo aluno, mas não é componente da matriz curricular. As horas cumpridas nesse estágio não são computadas para o estágio obrigatório e nem para a integralização do curso.

Para maiores informações sobre estágios, você pode acessar o Regulamento e o FAQ preparados pela Univesp.

Você também tem mais informações sobre esse assunto na webconferência ministrada pela professora Simone Ramos, Diretora Acadêmica da Univesp, em parceira com a Professora Mônica Garbin:

Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Na produção de trabalhos acadêmicos, como relatórios de PI ou TCC, é preciso observar determinadas normas a respeito de formatação e apresentação dos textos.

A Univesp possui um manual específico para isso: o Manual de normalização de trabalhos acadêmicos. Você pode salvá-lo para consultá-lo facilmente sempre que necessário.

Netiqueta

Você já ouviu falar em netiqueta?

Trata-se da “etiqueta virtual”, ou seja, de comportamentos que devemos observar para garantir boas relações e interações em ambientes virtuais. Para saber mais sobre netiqueta, acesse o vídeo abaixo:

Equipe Univesp: Atribuições

A Univesp é composta por centenas de pessoas, em diversas funções, trabalhando diariamente para possibilitar e aperfeiçoar a sua aprendizagem. Conheça alguns dos atores desse processo:

Mediador ou Facilitador de Aprendizagem

É quem possui maior contato direto com o estudante, esclarecendo dúvidas, mediando os fóruns e orientando o desenvolvimento do PI. Também é responsável pela correção das atividades para avaliação e das provas.

Supervisor

Apoia o desenvolvimento das atividades de caráter pedagógico, orienta e coordena o trabalho dos mediadores e facilitadores.

Orientador de Polo

Acompanha as atividades no polo e media as relações entre Univesp, polos, estudantes, facilitadores e mediadores. Também dá suporte a alguns serviços de secretaria acadêmica.

SRA

A Secretaria de Registro Acadêmico é um órgão técnico-acadêmico-administrativo, responsável pelo registro e controle das informações pertinentes aos dados acadêmicos dos cursos e dos estudantes – por exemplo, diplomas e atestados de matrícula.

Autor

É o professor da disciplina, responsável pelo acompanhamento e escolha dos materiais que deverão compor os conteúdos de cada módulo do bimestre. Também elabora as atividades e gabaritos.

Produção de conteúdo

Orienta, coordena e produz, em conjunto com os autores e demais personagens do processo educacional, os conteúdos a serem ofertados aos estudantes, definindo a linha pedagógica de cada curso e validando todos os materiais, atividades e recursos didáticos.

Canais de Comunicação

Em uma universidade virtual, você pode ficar confuso quanto a quem deve procurar em determinados casos. Mas fique tranquilo: para cada necessidade, há um canal específico descrito abaixo.

  • Para aspectos acadêmico-pedagógicos, você deve procurar o responsável pela mediação da disciplina, ou seja, tutor, mediador ou facilitador de aprendizagem.
    Exemplos: dúvidas sobre os conteúdos das disciplinas, encontros no Polo, Projeto Integrador, dúvidas sobre o AVA etc.
  • Para aspectos acadêmico-administrativos, você deve buscar o Orientador de Polo.
    Exemplos: emissão de declarações, atestados, trancamentos de matrícula.
  • Para atendimento virtual, acesse o Sistema de Atendimento Eletrônico (SAE).
    Exemplos: suporte aos Sistemas Univesp, sugestões, reclamações, informações e elogios.
  • Para aspectos relativos a datas e eventos acadêmicos, consulte o Calendário Acadêmico.
    Exemplos: datas de avaliações presenciais, rematrículas etc. O calendário fica disponível no menu das disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • Para informações acadêmicas diversas, fique atento aos Comunicados enviados por e-mail e AVA.
    Exemplos: informações sobre aproveitamento de estudos, DPs e lembretes de prazos.