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Manual do Aluno

Início

Olá!

Este é um guia que irá ajudar a esclarecer as principais dúvidas que você possa ter durante o curso. Antes de enviar uma dúvida para o suporte, verifique este documento, que é regularmente atualizado com as respostas aos questionamentos mais comuns dos estudantes.

Esperamos que seja um material útil para você. Consulte-o sempre que precisar.

Sobre os cursos

A Univesp oferece atualmente oito cursos de graduação — Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Tecnologia da Informação e Tecnólogo em Gestão Pública.

As disciplinas da graduação são bimestrais, com conteúdos divididos em 7 ou 8 módulos, liberados semanalmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). São cursadas em média três disciplinas por bimestre.

A duração ideal dos cursos é de 3 anos para Tecnólogo, 4 para as Licenciaturas e 5 para as Engenharias. Cada curso é regido por um Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Conheça os PPCs dos cursos Univesp:

Engenharia de Computação

PPC 2017 2020
Matriz Curricular 2017 2020

Engenharia de Produção

PPC 2017
Matriz Curricular

Letras – Habilitação em Língua Portuguesa

PPC 2019 2020
Matriz Curricular 2019 2020

Licenciatura em Matemática

PPC 2017 2018 2019 2020
Matriz Curricular 2014 2017 2018 2019 2020

Pedagogia

PPC 2018 2019 2020
Matriz Curricular 2017 2018 2019 2020

Tecnólogo em Gestão Pública
(em parceria com a FATEC)

PPC
Matriz Curricular

Bacharelado em Tecnologia da Informação

PPC
Matriz Curricular

Bacharelado em Ciência de Dados

PPC
Matriz Curricular

Normas Acadêmicas

É fundamental que você fique a par dos procedimentos acadêmicos e administrativos que precisam ser seguidos durante o tempo em que estiver matriculado na Univesp.

No AVA, no menu lateral em todas as disciplinas, você encontra o link para as Normas Acadêmicas.

Calendário Acadêmico

Na Educação a Distância, dois aspectos importantes na atuação de um estudante são a autonomia e o gerenciamento do próprio processo de aprendizagem. O que você acha de organizar sua agenda de estudos iniciando pelo calendário do acadêmico? Acesse:

Calendário Acadêmico 2021

Calendário de provas

Avaliação - graduação

A carga horária de cada curso da Univesp está distribuída em disciplinas bimestrais regulares, Projeto Integrador, Estágio Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso. A integralização das horas se dá por diferentes instrumentos avaliativos.

Disciplinas bimestrais regulares

Nas disciplinas bimestrais regulares, existem três instrumentos independentes e articulados para verificação da aprendizagem das habilidades e conteúdos propostos:

  • 40% da nota é composta por atividades avaliativas propostas ao longo do bimestre e realizadas no próprio AVA.
  • Os outros 60% são da prova presencial, realizada ao fim do bimestre no polo, conforme o calendário acadêmico de cada curso e o horário da turma. No AVA, os professores informam, na última semana da disciplina, se há necessidade de levar algum material específico para a realização da prova
    Existe também a possibilidade da prova em trânsito: você pode fazer sua prova em um polo que não seja o seu polo de origem. Por exemplo, se em época de provas você precisar trabalhar em outra cidade temporariamente e, nesta cidade ou nas proximidades existir um polo Univesp, você pode fazer o pedido da prova em trânsito.
    ATENÇÃO: não se trata de transferência definitiva de polo, a prova em trânsito foi feita para uso eventual. No período de provas seguinte, você volta a fazê-las no seu polo de origem.
  • Estudantes que não obtiverem a média necessária para a aprovação poderão realizar o exame final da disciplina.

Você encontra todas as Orientações Gerais para Participação e Avaliação no AVA, no menu lateral das disciplinas.

Projetos Integradores

Nos Projetos Integradores, existem dois instrumentos articulados para verificação da aprendizagem das habilidades e conteúdos propostos:

  • 40% da nota final corresponde à integração da entrega dos planos de ação e do relatório parcial do Projeto Integrador.
  • 60% da nota final corresponde ao relatório final e ao vídeo, de acordo com uma estrutura e modelo fornecidos pela Univesp. A correção do relatório final está condicionada à entrega do vídeo de apresentação do Projeto Integrador.

Você encontra todas as orientações essenciais no Regulamento para o Projeto Integrador no AVA, no menu lateral das disciplinas.

Observação: O Projeto Integrador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública será avaliado da seguinte maneira: Atividade final (50%) + Atividades parciais (50%). As entregas das semanas 3, 5 e 6 não são avaliativas.

Estágio

A validação das horas dos Estágios Obrigatórios se dá ao final de um processo de acompanhamento composto por:

  • Formalização do estágio, com a entrega dentro do prazo do Termo de Compromisso, celebrado entre estagiário, parte concedente do estágio e Univesp, e do Plano de Atividades do Estágio Obrigatório.
  • Acompanhamento do estágio, com a entrega da grade de frequência.
  • Entrega do Relatório Final de Estágio, comprovando a finalização do estágio na parte concedente e o cumprimento da carga horária prevista, validada pelo supervisor da parte concedente.

A validação do Estágio é registrada e expressa pelo parecer: Cumpriu ou Não Cumpriu. Você encontra todas as orientações essenciais no Regulamento de Estágios no AVA, no menu lateral das disciplinas.

Trabalhos de Conclusão de Curso

Nos Trabalhos de Conclusão de Curso, existem dois instrumentos articulados para verificação da aprendizagem das habilidades e conteúdos propostos:

  • A avaliação da disciplina é formativa (entregas parciais) e somativa (TCC final). Essas entregas parciais serão direcionadas por roteiros de aprendizagem. O peso total dessas entregas é de 30% da nota e a banca define 70% da nota final.

Você encontra todas as orientações essenciais no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso no AVA, no menu lateral das disciplinas.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem está organizado de forma dinâmica e intuitiva para que você possa navegar pelos conteúdos oferecidos de maneira prática e eficiente.

Todas as disciplinas estão organizadas em módulos liberados semanalmente, e contam com um professor autor/formador que é responsável pelo conteúdo e pelas atividades.

Ao entrar na disciplina, você encontrará a foto e o currículo do professor responsável pela oferta atual, o plano de ensino e os temas que serão trabalhados em cada uma das semanas.

Ao clicar no tema da semana, você é direcionado para a página seguinte, com todos os materiais que compõem o roteiro de aprendizagem do módulo (videoaulas, textos para leitura, exercícios de apoio, atividades avaliativas e fóruns).

Os conteúdos são divididos em materiais-base e materiais de apoio.

Os materiais-base são de consulta obrigatória. As atividades avaliativas e as questões que compõem as provas presenciais estão fundamentadas nos conceitos apresentados nesses materiais.

Já os materiais de apoio são muito importantes para que você possa complementar, aprofundar e ampliar os conceitos que está aprendendo. Entretanto, não são obrigatórios e, por isso, não são diretamente cobrados nas avaliações.

Organização dos Fóruns

No roteiro de aprendizagem de cada semana, está prevista a possibilidade de interação entre você e seus colegas: são os fóruns.
Há duas modalidades de fóruns:

  • Fórum de dúvidas - presente em todas as semanas da disciplina, é um espaço para você apresentar as dúvidas que apareceram ao longo da semana, relacionadas com o tema estudado e os materiais disponíveis.
  • Fórum temático - proposto pelo professor responsável, aparece eventualmente. É criado quando o professor julgar importante a troca, entre os alunos, de experiências e conhecimentos a respeito de um assunto específico.
A partir do primeiro semestre de 2019, os fóruns deixam de ser divididos por polos, e passam a ser organizados por grupos de 50 alunos. Essa nova forma vai permitir uma interação mais construtiva, com intervenções personalizadas por parte do responsável pela disciplina.

Projeto Integrador

O Projeto Integrador é uma atividade semestral que objetiva articular os conhecimentos adquiridos no curso em um contexto prático. No PI é desenvolvido um projeto, um novo produto ou intervenção, por meio de trabalho em equipe.
Consulte a matriz curricular do seu curso para saber em quais semestres você terá Projeto Integrador. E acesse também o Regulamento para o Projeto Integrador.

Também preparamos um documento de Orientações para o bom desenvolvimento do PI: clique aqui caso você seja do curso de Gestão Pública, ou aqui se for dos demais cursos.

TCC

Estarão aptos a cursarem o TCC, os alunos que tiverem concluído, no mínimo, 62,5% da carga horária total do curso, exceto para o curso de Tecnólogo em Gestão Pública. Além dos materiais disponibilizados pelo professor da disciplina, os estudantes terão a orientação de um mediador ou facilitador de aprendizagem durante a elaboração e a execução de seu projeto de pesquisa. Ao fim do processo, os estudantes devem entregar o trabalho por escrito e também apresentá-lo perante uma banca.

O regulamento completo do TCC pode ser conferido neste link.

Estágio

Existem duas modalidades de estágio: obrigatório e não obrigatório.

Estágio curricular obrigatório

O estágio curricular obrigatório será desenvolvido conforme previsto na matriz curricular dos cursos. O estágio obrigatório é determinado por lei, e visa preparar o estudante regular para o trabalho.

Atenção: Para informações sobre apólice de seguros do estágio obrigatório, clique aqui

Como acessar o certificado individual da apólice de seguros de estágio obrigatório:

  1. Acessar o link: Gente Seguradora - Portal do Cliente
  2. Digitar o CNPJ do estipulante sem pontos, traços ou barras: 17455396000164
  3. Digitar o CPF do segurado sem pontos, traços ou barras.
  4. Digitar qualquer data dentro da vigência do seguro e/ou do último endosso emitido (26/03/2022).
  5. Clicar em "não sou um robô".
  6. Clicar em buscar.

Estágio não obrigatório

Já o estágio não obrigatório é o estágio que pode ser realizado pelo aluno, mas não é componente da matriz curricular. As horas cumpridas nesse estágio não são computadas para o estágio obrigatório e nem para a integralização do curso.

Acesse o Modelo de Termo de Compromisso do Estágio Não Obrigatório.

Acesse a Estrutura de Plano de Atividades do Estágio Não Obrigatórios dos cursos de:

Mais informações

Para outras informações sobre estágios, você pode acessar o Regulamento e o FAQ preparados pela Univesp.

Alunos das Licenciaturas, acesse aqui a lista de diretorias de ensino para realizar os estágios.

Você também tem mais informações sobre esse assunto na webconferência ministrada pela professora Simone Ramos, Diretora Acadêmica da Univesp:

Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Na produção de trabalhos acadêmicos, como relatórios de PI ou TCC, é preciso observar determinadas normas a respeito de formatação e apresentação dos textos.

A Univesp possui um manual específico para isso: o Manual de normalização de trabalhos acadêmicos. Você pode salvá-lo para consultá-lo facilmente sempre que necessário.

Netiqueta

Você já ouviu falar em netiqueta?

Trata-se da “etiqueta virtual”, ou seja, de comportamentos que devemos observar para garantir boas relações e interações em ambientes virtuais. Para saber mais sobre netiqueta, acesse o vídeo abaixo:

Há também boas práticas para participar de lives. Para que tudo corra bem, é fundamental um bom planejamento das atividades, manter a interatividade durante a sessão e habilidade na resolução de conflitos. Conheça algumas boas práticas para lives!

  • Se conecte em um local silencioso para que você possa se concentrar e fazer perguntas.
  • Entre na live com câmera e microfones desligados para que os eventuais ruídos não atrapalhem. Mas, quando achar necessário, participe sem medo de se expor. Abra o microfone e a câmera quando desejar fazer uma pergunta.
  • Pesquise termos que não entendeu na disciplina. Traga contribuições para a Live.
  • Leia os materiais, anote reflexões, envie por e-mail, se manifeste nos fóruns para que assim a live seja de fato produtiva e baseada naquilo que você realmente busca solucionar.
  • Antes da live, leia e faça fichamentos dos textos. Estude antes o conteúdo.
  • Apresente-se no Chat.
  • Participe das discussões com os colegas.
  • Fale e questione, além de escutar. Os facilitadores precisam do feedback e interação para direcionar o preparo do material das lives e para conseguir atender a sua expectativa.
  • Compartilhe o espaço de dúvidas com os demais colegas - você não será o único com dúvidas.
  • As lives geralmente têm muitas pessoas participando. Não se esqueça de ser breve e proporcionar a oportunidade para que outro aluno também fale e tire suas dúvidas.
  • Não espere todas as respostas do facilitador. Seja proativo.
  • Respeito mútuo - trate todos sempre com muito respeito e cordialidade.

Equipe Univesp: Atribuições

A Univesp é composta por centenas de pessoas, em diversas funções, trabalhando diariamente para possibilitar e aperfeiçoar a sua aprendizagem. Conheça alguns dos atores desse processo:

Mediador ou Facilitador de Aprendizagem

É quem possui maior contato direto com o estudante, esclarecendo dúvidas, mediando os fóruns e orientando o desenvolvimento do PI. Também é responsável pela correção das atividades para avaliação e das provas.

Supervisor

Apoia o desenvolvimento das atividades de caráter pedagógico, orienta e coordena o trabalho dos mediadores e facilitadores.

Orientador de Polo

Acompanha as atividades no polo e media as relações entre Univesp, polos, estudantes, facilitadores e mediadores. Também dá suporte a alguns serviços de secretaria acadêmica.

SRA

A Secretaria de Registro Acadêmico é um órgão técnico-acadêmico-administrativo, responsável pelo registro e controle das informações pertinentes aos dados acadêmicos dos cursos e dos estudantes – por exemplo, diplomas e atestados de matrícula.

Autor

É o professor da disciplina, responsável pelo acompanhamento e escolha dos materiais que deverão compor os conteúdos de cada módulo do bimestre. Também elabora as atividades e gabaritos.

Produção de conteúdo

Orienta, coordena e produz, em conjunto com os autores e demais personagens do processo educacional, os conteúdos a serem ofertados aos estudantes, definindo a linha pedagógica de cada curso e validando todos os materiais, atividades e recursos didáticos.

Canais de Comunicação

Em uma universidade virtual, você pode ficar confuso quanto a quem deve procurar em determinados casos. Mas fique tranquilo: para cada necessidade, há um canal específico descrito abaixo.

  • Para aspectos acadêmico-pedagógicos, você deve procurar o responsável pela mediação da disciplina, ou seja, tutor, mediador ou facilitador de aprendizagem.
    Exemplos: dúvidas sobre os conteúdos das disciplinas, encontros no Polo, Projeto Integrador, dúvidas sobre o AVA etc.
  • Para aspectos acadêmico-administrativos, você deve buscar o Orientador de Polo.
    Exemplos: emissão de declarações, atestados, trancamentos de matrícula.
  • Para atendimento virtual, acesse o Sistema de Atendimento Eletrônico (SAE).
    Exemplos: suporte aos Sistemas Univesp, sugestões, reclamações, informações e elogios.
  • Para aspectos relativos a datas e eventos acadêmicos, consulte o Calendário Acadêmico.
    Exemplos: datas de avaliações presenciais, rematrículas etc. O calendário fica disponível no menu das disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • Para informações acadêmicas diversas, fique atento aos Comunicados enviados por e-mail e AVA.
    Exemplos: informações sobre aproveitamento de estudos, DPs e lembretes de prazos.

Tutoriais

Na Educação a Distância (EaD) é fundamental que você saiba navegar nas principais ferramentas que são utilizadas como meios de acesso aos conteúdos propostos nas disciplinas, tais como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as bibliotecas digitais. Também é importante entender como utilizar o Portal do Aluno, sobretudo porque é por meio dele que você realiza importantes ações acadêmicas.

Em vista disso, preparamos um site com diversos tutoriais com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas para facilitar a sua interação com esses e outros ambientes que serão muito úteis durante a sua graduação.

Você pode visitá-lo neste link.

Oferta de disciplinas e Matrícula

Com o objetivo ampliar a oferta de disciplinas, a UNIVESP elaborou com exclusividade as seguintes modalidades:

  • Oferta de disciplinas regulares

    Na oferta regular, a matrícula da disciplina fica aberta para todos os alunos com matrícula ativa. Neste tipo de oferta, as disciplinas estão organizadas por curso, ou seja, o aluno só pode fazer matrícula em uma disciplina que está sendo ofertada em seu curso.

  • Oferta de disciplinas equivalentes às regulares

    Na oferta de equivalência, o aluno em regime de dependência terá a possibilidade de se matricular em uma disciplina equivalente que está em oferta em outros cursos de graduação da instituição.

  • Oferta de dependência regular

    Quando não houver oferta de disciplina equivalente, a Univesp ofertará disciplinas exclusivas para alunos em dependência entrarem em fase de graduação - as chamadas dependência regular. Uma dependência regular é aquela que oferta o conteúdo do curso, atividades avaliativas, fórum de dúvidas, diversos tipos de interações e avaliações presenciais.

  • Oferta de dependência autoinstrucional

    Quando não houver oferta de disciplina equivalente ou dependência regular, a Univesp ofertará dependência autoinstrucional. Neste tipo de disciplina, o conteúdo do curso é ofertado sem entrega de atividades e sem interação com facilitadores. A disciplina fica aberta até o período das avaliações presenciais.

  • Oferta disciplina de Verão e de Inverno - #univespnãopára!

    A Univesp ofertará disciplinas de dependência autoinstrucional em períodos diferenciados: no de Verão (início em dezembro) e no Inverno (início em julho). Nesta modalidade, o aluno aproveita o período de férias para estudar e rever o conteúdo e realiza as avaliações presenciais e faz entrega de PI e TCC no decorrer do semestre letivo, conforme agendamento programado pela Univesp.

Oferta de disciplinas

Confira as disciplinas com previsão de oferta e as informações de matrícula abaixo:

Aproveitamento de estudos

Este documento foi elaborado para auxiliá-lo a entender o processo de aproveitamento de estudos e também para ajudá-lo a selecionar os documentos necessários para efetuar sua solicitação. Leia com atenção todas as dicas para garantir maior chance de aprovação do seu pedido!

Ah! E temos também um tutorial

Suas videoaulas na TV

As videoaulas que você tem nas suas disciplinas e pode assistir no Youtube também são transmitidas pela UnivespTV!

A sintonia é por meio dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo, o canal é o 2.2; em Santos - Guarujá, canal 3.2; em Ribeirão Prreto, 4.2; em Campinas 10.2; em São José dos Campos, 27.2.

Clique abaixo (para ver as) nas próximas grades de programação.

Colação de Grau

A Colação de Grau ocorre em datas específicas, conforme o calendário acadêmico, após a conclusão dos componentes curriculares por parte do aluno, da verificação de toda a documentação entregue à Univesp na matrícula e da regularidade no ENADE.

Porém, ela também pode ocorrer em situações excepcionais, atendendo alunos que necessitem de comprovação para a posse em concursos públicos, programas de pós-graduação ou situações profissionais.

Para saber mais detalhes do Processo de Colação de Grau na Univesp, clique neste link.