O que conhecemos hoje é resultado de séculos de história humana, de perguntas feitas e refeitas, de respostas encontradas, questionadas, reelaboradas. O método científico tem em suas bases o diálogo entre os pesquisadores, que em um trabalho acadêmico se dá na fundamentação ou no questionamento de conceitos elaborados por outros. E, assim, o conhecimento se constrói.
Nenhum trabalho acadêmico é escrito sem que nele apareçam as ideias de pesquisadores que já se dedicaram ao estudo dos mesmos temas. Para que o trabalho não se pareça com uma colcha de retalhos, quem escreve precisa saber dosar momentos em que é interessante transcrever literalmente o que disse um autor com momentos em que a ideia desse autor aparece de maneira mais resumida, com outras palavras. É bom lembrar que, por honestidade intelectual, é sempre indispensável informar quem apresentou determinada ideia antes de nós, independente da maneira como a transcrevemos.
Este recurso esquematiza essas informações e propõe um tutorial, permitindo ao estudante treinar a reescrita de um trecho de sua livre escolha.
O objetivo de aprendizagem do recurso é permitir a esquematização da mecânica da reescrita de um texto, a partir da identificação do que pode e do que não pode ser alterado. A proposta visual do layout ainda está em aberto, mas a ideia fundamental é que exista uma clara divisão em duas colunas, sendo que na primeira o esquema de reescrita vai sendo pouco a pouco expandido com um exemplo, e na segunda coluna exista um espaço para o estudante treinar o conceito a partir de um texto que ele mesmo escolha. Prever que, no caso de uso em um dispositivo móvel, esta segunda coluna fique imediatamente abaixo do exemplo expandido.
O REA contou com a consultoria do professor João Candido Fernandes, da UNESP, e foi elaborado para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II, do último semestre de Engenharia de Computação.Publicado em maio de 2019, o recurso também permite gerar um documento para impressão com os aspectos abordados.
Após uma tela de introdução, o usuário é apresentado a um mapa mental cujos itens podem ser expandidos ou recolhidos com o clique. Ao lado de cada item expandido haverá campos para o usuário preencher com o próprio exercício.
Equipe Responsável
Docente responsável: João Candido Fernandes
Coordenação: Édison Trombeta
Roteirização e Design Instrucional: Alfredo Salvador Vieira Coelho
Layout: Natasha Higa
Programação: Celso de Oliveira