Boas-vindas ao curso de Formação de Conteudistas para EaD da Univesp!
Neste segundo módulo, você aprenderá todos os aspectos em relação à produção de uma disciplina na
Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp, desde a elaboração da matriz didática
até a
descrição de imagem por questão de acessibilidade.
Vamos começar?!
Objetivo de aprendizagem:
Aprender a elaborar os conteúdos que serão objetos de aprendizagem para os alunos da Univesp (roteiros,
videoaulas, textos, seleção de textos, questões avaliativas etc.), bem como a classificá-los de acordo com o
nível de dificuldade (taxonomia de Bloom – revisada).
Neste módulo, iremos perpassar pelos tópicos a seguir, sugerimos que siga a trilha de aprendizagem para
dominar todos os aspectos importantes acerca da produção. Você poderá acessar os
tópicos abaixo pelo menu lateral.
Taxonomia de Bloom• revisada
Com base na nossa experiência, estabelecer objetivos de aprendizagem que possam facilitar o
desenvolvimento de habilidades e competências de um currículo é um dos maiores desafios do processo
didático. Com base nisso, a Univesp orienta a produção de todos os materiais didáticos segundo a
taxonomia de objetivos educacionais, proposta pelo psicólogo e pedagogo Benjamin Bloom,
particularmente a revisão proposta por Lorin Anderson e David Krathwohl, em 2001.
Veja as dimensões do processo cognitivo da taxonomia:
Lembrar
Identificar ou relembrar características relevantes do objeto de conhecimento.
Entender
Compreender elementos que conferem significado ao objetivo de conhecimento.
Aplicar
Transpor conhecimentos sobre um tema para lidar ou resolver determinada situação ou
problema a ele relacionadas.
Analisar
Desconstruir o todo em suas partes constitutivas, de modo a estabelecer relações sobre elas e
como conferem significado ao todo.
Avaliar
Utilizar certos critérios, normas ou padrões para julgar, criticar ou avaliar.
Criar
Gerar novas ideias, conclusões ou hipóteses sobre o objeto de conhecimento.
É possível ainda considerar outros verbos associados a dimensões do processo cognitivo
apresentadas na pirâmide anterior.
Clique nos itens para ver alguns verbos associados:
*Ressalta-se que essas não são as únicas opções. Há diversas amostras de verbos que
podem ser
distribuídas entre as dimensões.
Importante!
Você, professor(a) conteudista, deverá usar a taxonomia de Bloom – revisada na produção de todos os
materiais (matrizes, roteiros, Atividades Avaliativas e provas), logo, é de suma importância entender como
usá-la corretamente.
Antes da produção de qualquer material, primeiro defina, com base na taxonomia, quais são suas intenções
pedagógicas, quais objetivos de aprendizagem o estudante deve alcançar com aquele material ou quais
objetivos de aprendizagem deseja avaliar se foram alcançados.
Vamos praticar um pouco, associe a dimensão do processo cognitivo ao seu nível de dificuldade com o
objetivo de aprendizagem correspondente.
Leia as afirmações abaixo e escolha as alternativas corretas:
Classificação
Objetivo da aprendizagem
Compreender quais foram as mudanças
que levaram à criação do novo caminho
do consumidor da era digital.
1 / 6
Analisar (Difícil)
Aplicar (Médio)
Entender (Médio)
Julgar afirmações sobre gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e planejamento
estratégico,
distinguindo corretamente as proposições verdadeiras com base nos conceitos ensinados.
2 / 6
Entender (Médio)
Avaliar (Difícil)
Criar (Difícil)
Usar os conceitos de máximos e mínimos
de uma função.
3 / 6
Lembrar (Fácil)
Criar (Difícil)
Aplicar (Médio)
Discriminar a relação entre a
segmentação de mercado e o
planejamento de marketing.
4 / 6
Analisar (Difícil)
Aplicar (Médio)
Entender (Médio)
Elaborar uma função exponencial que
represente o comportamento da meiavida de um elemento químico ao longo
do tempo.
5 / 6
Criar (Difícil)
Avaliar (Médio)
Lembrar (Fácil)
Recordar o princípio de funcionamento de
uma tabela de dispersão, incluindo o
papel da função hash e a forma como os
dados são mapeados e acessados na
tabela.
6 / 6
Analisar (Difícil)
Entender (Médio)
Lembrar (Fácil)
Para finalizar, explore o REA:
Curadoria e direito autoral
Na Univesp, você, conteudista, pode assumir papel de curador(a) ao selecionar materiais disponíveis na rede
e de autor(a) ao criar conteúdo inédito. Todavia, é importante ressaltar que direitos autorais devem
ser preservados e respeitados em quaisquer circunstâncias. Quando escrevemos um texto acadêmico,
respeitamos os direitos autorais a partir de citações e referências, mas, quando estamos utilizando materiais
que estão na rede, precisamos tomar outros contornos.
Importante!
Ao selecionar um material, isto é, um vídeo, um site, uma atividade publicada na rede, por
exemplo, fique atento(a) à concessão de autorização de uso que vem expressa por
copyright e licenças do Creative Commons.
Veja alguns termos que podem aparecer durante a curadoria de materiais. Lembre-se de que o DI pode te
auxiliar nesse processo.
Quando presente em uma obra, restringe o
seu uso sem autorização prévia, impedindo
que haja benefícios financeiros para outros
que não sejam o autor ou o editor da obra.
Muitas vezes, a palavra copyright é
acompanhada pela frase em português
“todos os direitos reservados”, que indica
que aquela obra está protegida por lei.
Creative Commons
São uma forma padrão usada pelos
criadores de conteúdo para autorizar que
terceiros usem a obra deles. Há alguns tipos
de licenças.
Atribuição (BY)
Os licenciados têm o direito de copiar,
distribuir, exibir ou executar a obra e fazer
trabalhos derivados dela, conquanto que
deem créditos devidos ao autor ou
licenciador, na maneira especificada por
estes.
Compartilha Igual (SA)
Os licenciados devem distribuir obras
derivadas somente sob uma licença idêntica
à que governa a obra original.
Não Comercial (NC)
Os licenciados podem copiar, distribuir,
exibir ou executar a obra e fazer trabalhos
derivados dela, desde que sejam para fins
não comerciais.
Os licenciados podem copiar, distribuir,
exibir ou executar apenas cópias exatas da
obra, não podendo criar derivações a partir
dela.
Métricas para Elaboração de conteúdo
Um dos maiores desafios referentes à produção de material para EaD é quantificar em termos de
atividades a carga horária da disciplina. Na EaD, o tempo de estudo do aluno é a base para
contabilização de carga horária
de conteúdo. Partindo do princípio de que o aluno irá interagir com linguagem multimídia, isto é, textos,
videoaulas, exercícios, atividades, sons, imagens, dentre outros, a Univesp elaborou uma tabela com métricas
para elaboração de conteúdo. Considere as métricas a seguir:
Clique nos itens para ver a carga horária.
Textos
Textos
10 páginas equivalem a:
Conteúdo básico
Conteúdo médio
Conteúdo complexo
30 minutos
45 minutos
1 hora
Videoaulas
Videoaulas
10 minutos equivalem a:
30 minutos (videoaula + tempo de estudo)
Exercícios
Exercícios
Considerar todos os exercícios da semana
Conteúdo básico
Conteúdo médio
Conteúdo complexo
1 hora
2 horas
3 horas
Demais objetos
Demais objetos
Conteúdo básico
Conteúdo médio
Conteúdo complexo
30 minutos
45 minutos
1 hora
Matriz didática e de videoaulas
A matriz é o ponto de partida para a produção dos roteiros de aprendizagem e das videoaulas de uma
disciplina. Ela será o planejamento e o desenho inicial da disciplina. Por isso, uma vez
finalizada, é
importante segui-la à risca.
O preenchimento correto das matrizes é primordial para o fluxo de produção, veja os campos que você
precisará preencher:
A matriz de videoaulas terá os seguintes campos a serem preenchidos para
cada videoaula:
Semana
Neste campo você colocará a semana a que pertencerá a videoaula
Sequência
Neste campo você colocará o número de identificação da videoaula
(começando por 1, 2, 3, …)
Título
Neste campo você colocará o título da videoaula (algo que remeta a sua
temática)
Objetivo
Neste campo você colocará os objetivos de aprendizagem que o estudante
deve alcançar com a videoaula (usando a taxonomia de Bloom)
Formato
Escolha entre os formatos de videoaula (tradicional com slides, entrevista, roteirizada ou
documentário)
Detalhamento
Neste campo você pode colocar alguma observação sobre a videoaula
(observações, nome de entrevistados, local de gravação externa etc.)
Veja o exemplo de um trecho de uma matriz de videoaulas preenchida:
Semana
Sequência
Título
Objetivos
Formato
Detalhamento
1
1
Números: uma construção humana
Reconhecer a ideia de número como uma construção humana, situada historicamente, culturalmente e
socialmente; compreender as funções sociais dos números: contagem, medida e código; reconhecer
características dos sistemas de numeração posicional e aditivo
Roteirizada
Videoaula expositiva, com cortes para vídeos
1
2
Bases numéricas
Reconhecer historicamente a ideia de base numérica; converter números entre diferentes bases;
reconhecer
usos de bases distintas no cotidiano: duodecimal (medida de tempo), binária, octal e hexadecimal
(informática)
Tradicional com slides
Sem obs.
Importante!
Planeje ao menos uma Videoaula de Revisão, essa videoaula será disponibilizada na
Semana 8 da disciplina e terá como objetivo revisitar os principais tópicos da disciplina e
preparar o estudante para a prova.
Planeje no mínimo duas videoaulas, ao longo da disciplina, que tenham como
objetivo
a apresentação detalhada de casos práticos e a aplicação do conteúdo abordado. Essas
videoaulas serão responsáveis por aprofundar a compreensão dos alunos em relação à
aplicabilidade prática dos conceitos teóricos apresentados, proporcionando-lhes uma visão
mais abrangente e contextualizada do conhecimento transmitido.
A matriz didática terá os seguintes campos a serem preenchidos por
semana:
Tema
Neste campo você colocará um título para o roteiro da semana (algo que
remeta à temática de estudos)
Nesta semana, o discente deve ser capaz de
Neste campo você colocará os objetivos de aprendizagem que o estudante
deve alcançar com o roteiro/semana de estudo (usando a taxonomia de Bloom)
Conteúdo programático
Neste campo você colocará todos os tópicos que serão abordados na semana
de estudo
Os seguintes campos deverão ser preenchidos para cada material-base
(estudo obrigatório) e material
de apoio (estudo não obrigatório) da semana:
Material
Escolha o formato do material (texto básico, texto médio, texto complexo,
vídeo, recurso, apostila, videoaula ou exercício)
Título / indicação
do trecho
Neste campo você colocará o título do material e o trecho de interesse
(páginas, capítulos, minutagens etc.)
Autoria
Neste campo você colocará o nome do autor do material
Quantidade (página/ minutagem)
Neste campo você colocará a quantidade de páginas ou minutos do material
Link
Neste campo você colocará o link de acesso ao material
Veja o exemplo de um trecho de uma matriz didática preenchida:
Tema
Alfabetização e letramento para jovens e adultos
Nesta semana, o discente deve ser capaz de
Compreender os processos de letramento e como eles estão relacionados à
construção do conhecimento.
Refletir sobre práticas que desenvolvam a alfabetização científica e o
letramento crítico nos estudantes adultos.
Criar um mapa mental sobre práticas de alfabetização e letramento.
Conteúdo programático
Estudo aprofundado das práticas de alfabetização e letramento específicas
para jovens e adultos.
Desenvolvimento de estratégias e materiais adaptados à alfabetização de
adultos.
Promoção do letramento crítico e construção do conhecimento nesse
público.
Utilização de tecnologias educacionais para apoiar o processo de
alfabetização.
MATERIAL
TÍTULO/INDICAÇÃO
DO TRECHO
AUTORIA
QUANTIDADE
(PÁGINA/
MINUTAGEM)
LINK
Texto básico
Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática (Capítulo II – p. 57 a 70)
Alfabetização,
letramento e cidadania
para jovens e adultos
Professor(a)
conteudista
10
A ser produzida
Importante!
Os campos “Material” e “Quantidade” são fatores de conversão para a contabilização automática da
carga horária. Para isso, considere que textos básico, médio e complexo
têm fatores de conversão diferentes a depender a dificuldade.
Nas próximas seções, você, professor(a) conteudista, verá os detalhes de produção de roteiros e videoaulas
com exemplos.
Produção de roteiros de aprendizagem
O roteiro de aprendizagem é um “mapa” do conteúdo que será apresentado ao estudante no AVA, em cada
uma das semanas ou quinzenas da disciplina, a partir de uma sequência didática que favoreça a
aprendizagem dos estudantes e tendo como base o modelo pedagógico da Univesp.
Linguagem dialógica
Um aspecto crucial a respeito do roteiro de aprendizagem é a forma com que você, autor(a), irá
engajar o aluno em sua proposta de ensino por meio da linguagem.
Importante!
É muito comum, na língua escrita, tratarmos os assuntos com maior formalidade, afinal, o
padrão escrito é diferente do falado. Todavia, temos que levar em consideração que, ao ler um
enunciado ou uma instrução, o estudante precisa sentir-se próximo do professor, e a linguagem dialógica
proporciona isso.
Exemplo: Olá, estudante! Boas-vindas à Semana 7! Confira, no vídeo abaixo, os materiais
da nossa
semana. Você verá que são bastante variados, mas todos têm o mesmo objetivo: discutir a
visão de terra, posse, cultivo e cultura. Vamos lá?
Estrutura do roteiro
Vamos ver as seções que compõem um roteiro. Clique em cada seção do roteiro para ver o quadro explicativo.
Costurando
Desafio
Revisitando Conhecimentos
Orientação de Estudos
Videoaulas
Material-base
Exercício de Apoio
Fórum Temático
Aprofundando o Tema
Em Síntese
A seção Costurando demonstra como os conteúdos da semana estão conectados entre si.
Você poderá produzi-la nos formatos de texto, vídeo ou podcast. Qualquer que seja o formato
escolhido, a seção sempre deve vir acompanhada dos objetivos de aprendizagem da semana.
Exemplo:
Olá, estudante! Boas-vindas à sexta semana da disciplina.
Para começar, assista ao vídeo abaixo:
Objetivos de aprendizagem
Ao final desta semana, você deverá ser capaz de:
Compreender a noção de regra de três.
Identificar situações que envolvem regra de três simples e composta, diferenciando esses dois
contextos.
Aplicar regra de três (simples e composta) em situações-problema.
Vamos começar!?
O Desafio é um texto que apresenta um caso prático, relacionado ao conteúdo da semana. Esta é
uma seção que ajuda o estudante a compreender a aplicabilidade do tema e convida-o à reflexão.
Deve estar relacionado ao Fórum Temático, Exercício de Apoio ou Atividade Avaliativa da semana.
Exemplo:
A inflação afeta todos os setores da economia e pode ser uma grande ameaça para as empresas, pois
ela pode aumentar os custos de produção e reduzir a lucratividade. Sendo assim, é importante levar
em conta a expectativa de inflação em operações financeiras, incluindo as operações de desconto de
títulos, que vimos na semana anterior.
Nesse contexto, o desafio desta semana é o seguinte: imagine que você é um(a) empreendedor(a)
que tem um comércio de eletrônicos, no qual a expectativa de inflação é alta. A sua empresa tem a
prática de oferecer descontos à vista para os clientes, mas também tem a opção de parcelar o
pagamento em até três vezes a uma certa taxa de juros. A questão a ser respondida é a seguinte:
Como você lidaria com a situação de inflação sem prejudicar sua empresa?
Dica: Você precisará refletir sobre a inflação e suas consequências para as
empresas, assim como
avaliar os prós e contras de oferecer descontos à vista ou aceitar o pagamento com uma data de
vencimento posterior.
Você está convidado(a) a apresentar as suas ideias no Fórum Temático, comparando as suas
sugestões com as dos colegas de turma.
A seção indica conteúdos de apoio referentes a conhecimentos prévios necessários para o tema da
semana.
Exemplo:
Para ambientar-se nas discussões desta semana, assista a um vídeo do canal Doxa e Episteme que
apresenta aspectos da história da cidadania. O vídeo mostra que a cidadania é a prática dos direitos
e deveres de uma pessoa em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre
juntos, uma vez que o direito de um implica necessariamente em uma obrigação de outro cidadão.
A seção traz orientações mais detalhadas e específicas de como o estudante deve interagir com o
conteúdo, mencionando os materiais-base na ordem didática que ficarão no roteiro. Devem ficar
claras ao estudante a finalidade e a importância de cada material-base.
É preciso intercalar videoaula, vídeo-base, texto-base e material-base em ordem, visando a melhor
sequência didática para o aluno.
Exemplo:
Nesta semana, começaremos a estudar as bases da estatística, iniciando com a parte descritiva, para
isso:
Inicie seus estudos pela videoaula “Escalas de medida”, em que discutiremos os
conceitos
gerais de escalas de medida.
Assista à videoaula “Estatísticas descritivas”, em que veremos medidas
descritivas de
posição, dispersão, tabelas e gráficos e exemplos de aplicação desses conceitos em gestão.
Em seguida, estude o capítulo 1 do texto-base Estatística aplicada à administração e
economia, é importante realizar uma leitura detalhada, refazendo os exemplos trazidos no
texto.
Assista aos vídeos de apoio da seção Revisitando Conhecimentos, “Habilitando a análise de
dados”, para ver como habilitar a ferramenta de análises estatísticas no Microsoft Excel,
e
“Instalando o PSPP”, para ver como instalar o software estatístico livre PSPP.
Para ver exemplos de cálculo das estatísticas descritivas utilizando as fórmulas, veja o
vídeobase “Medidas de posição e dispersão” e o REA “Média, mediana e
moda”.
Pratique os conteúdos da disciplina utilizando um software de apoio; o vídeo de apoio
“Análises descritivas no Excel” apresenta como realizar as análises por meio do
Microsoft
Excel e o vídeo de apoio “Análises descritivas no PSPP” apresenta como realizá-las
no PSPP.
Por fim, participe da discussão proposta do Fórum Temático.
Bons estudos!
Nesta seção, indique as videoaulas da semana de acordo com a matriz de videoaulas e adicione
uma sinopse detalhada do que será abordado na videoaula.
Exemplo:
Videoaula 1 – Introdução aos vetores
Sinopse: Nesta videoaula, a professora Glauce Barbosa Verão irá definir o que é um
segmento
orientado e suas principais características, como direção, sentido e comprimento. Irá, ainda, definir
um vetor como um conjunto de segmentos equipolentes, ou seja, um conjunto de segmentos
orientados com a mesma direção, mesmo sentido e mesmo comprimento.
Videoaula 2 – Operações vetoriais: soma de vetores e multiplicação por um
escalar
Sinopse: Nesta videoaula, a professora Glauce Barbosa Verão tratará das operações de
soma entre
vetores e da multiplicação de um vetor por um número. Você verá que um vetor v definido pelos
pontos A e B pode ser escrito simbolicamente como , e
essa definição será útil para
resolver
problemas que envolvem soma de vários vetores.
Nesta seção, indique os textos-base, vídeos-base e demais materiais-base da semana de acordo
com a matriz didática e adicione uma sinopse detalhada do que será visto naquele material.
Posteriormente o DI da disciplina irá organizar os materiais seguindo a ordem que foram indicados na
seção Orientação de Estudos.
Exemplo:
Vídeo-base – O paradoxo do hotel infinito | Ciência Todo Dia
Sinopse: Neste vídeo é apresentado o paradoxo do hotel infinito, elaborado pelo
matemático David Hilbert. Reflita como esse paradoxo se relaciona com os estudos da semana.
Sinopse: O diagrama de Venn é uma ferramenta muito útil para representar
relações entre conjuntos (união e interseção), bem como para resolver alguns problemas de
probabilidade e estatística e, até mesmo, de lógica.
Nesta seção, indique os exercícios da semana de acordo com a matriz didática. Você poderá indicar
exercícios autoriais ou de livro, é importante que também disponibilize o
gabarito para
os
estudantes.
Exemplo:
Exercício 1. Fundamentos de física – v. 1 –
Mecânica, de
David Halliday
e Robert Resnick
Exercício 1 – Seção Problemas – página 8.
Exercício 5 – Seção Problemas – página 8.
Exercício 11 – Seção Problemas – página 9.
Exercício 17 – Seção Problemas – página 9.
Exercício 29 – Seção Problemas – página 10.
As respostas encontram-se na página 351.
Exercício 2. Física I, de Hugh D. Young e Roger A,
Freedman
Exercício 1.7 – Exercícios do capítulo 1, página 28.
Exercício 1.13 – Exercícios do capítulo 1, página 28.
Exercício 1.19 – Exercícios do capítulo 1, página 29.
Exercício 1.23 – Exercícios do capítulo 1, página 29.
As respostas encontram-se na página 395.
O Fórum Temático pode apresentar a resolução do que foi proposto na seção Desafio, motivando os
alunos a discutirem sobre o tema da semana e compartilharem suas dificuldades e
reflexões sobre o
desafio.
Exemplo:
Fórum Temático – Os KPIs da indústria cervejeira
Olá, estudante!
Em nosso desafio da semana, percebemos que os tomadores de decisão da indústria cervejeira estão
preocupados em estabelecer, definir, calcular e monitorar os indicadores-chave de desempenho
(KPIs) do negócio. A gestão desses indicadores será importante para a empresa definir e gerenciar
suas metas de desempenho. Ademais, os KPIs podem trazer importantes informações sobre o que
deve ser melhorado na empresa. Afinal, o que não é medido, não é gerenciado.
Se você fosse responsável por essa tarefa, quais indicadores de desempenho você utilizaria na
indústria cervejeira? Por quê?
Esta seção apresenta indicações de materiais de apoio para para aprofundamento do tema da
semana.
Exemplo:
Para aprofundar o tema, acesse os materiais a seguir:
Texto de apoio – Linguística computacional (Leia
as
páginas 159-183) |
Marcelo Ferreira e Marcos Lopes
Sinopse: Leitura para caso você queira um conteúdo complementar sobre o
algoritmo Naive Bayes.
Texto de apoio – Documentação scikit-learn
Sinopse: Leitura para caso você queira utilizar o algoritmo Naive Bayes
disponível no pacote scikitlearn do Python.
Documentação NLTK | NLTK Project
A seção Em Síntese apresenta a conclusão/fechamento da semana de estudos. Traz também
os
objetivos de aprendizagem da semana no passado.
Exemplo:
Nessa semana, pudemos analisar alguns textos da literatura brasileira cujo tema é a infância, para
neles verificar como se parte, num texto lírico, de um âmbito particular e se atinge um caráter
universal de significado. Vimos que não é preciso que o leitor tenha vivido exatamente a mesma
experiência a que o texto se refere, mas que, ainda assim, ele é capaz de entender e até se
identificar
ou se comover com o que lê. Verificamos como podem ser variadas as visões sobre infância e
pudemos comparar as perspectivas presentes em textos de Graciliano Ramos e Guimarães Rosa.
Ainda que ambos tratem de realidades regionais, sertanejas, marcadas por carências, eles apontam
para diferentes maneiras de se conceber o mundo, a partir da representação da infância e do olhar
infantil.
Veja se você atingiu as metas estabelecidas:
Entendi que a poesia lírica é expressão da subjetividade.
Entendi que a tópica literária da infância é essencialmente lírica.
Percebi como as questões pertinentes à dimensão subjetiva e particular adquirem sentido objetivo
e universal por meio do trabalho feito com a linguagem poética.
Aprendi que várias são as perspectivas possíveis para se abordar o tema da infância: idealista,
nostálgica, ressentida, realista, pessimista.
Comparei as visões de infância em textos de dois dos autores mais importantes da prosa
modernista, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa.
Até a próxima semana!
Produção de videoaulas
Uma das etapas mais importantes no processo de produção de uma disciplina é a preparação e gravação das
videoaulas. Planeje-se para ir até o estúdio da TV Univesp para gravar as videoaulas planejadas.
Clique em cada tipo de videoaula para saber mais.
Videoaula tradicional com slide
Entrevista
Videoaula roteirizada
Documentário/ Depoimentos
Videoaula tradicional com slide – O(a) professor(a) usa PowerPoint como
principal
ponto de apoio
para sua videoaula. Veja o exemplo a seguir:
O objetivo da apostila é retomar/abordar os principais conteúdo da semana de estudo, você professor(a)
conteudista deve organizá-los de forma a propiciar a assimilação dos conteúdos por parte dos estudantes.
Para isso, organize os conteúdos por seções, mesclando recursos de apoio como exercícios, exemplos,
imagens, gráficos, fluxogramas etc. ao texto escrito.
Neste material-base é possível adotar diferentes abordagens, os seguintes itens são sugestões de
abordagens que podem ser mescladas para composição da apostila:
Exercícios Resolvidos
Traga exemplos de exercícios resolvidos, com soluções detalhadas e explicações de
cada etapa da resolução.
Estudo de Caso
Descreva casos reais onde os conceitos teóricos foram aplicados e/ou Exemplos de
aplicações práticas dos conceitos em diferentes contextos. (se houver, citar
Resultados obtidos e impactos das aplicações práticas).
Análise Crítica
Traga diferentes perspectivas teóricas sobre o tema; Principais debates e
controvérsias na área de estudo; Limitações das teorias e metodologias atuais e
desafios futuros.
Conceitos Básicos
Traga termos e definições essenciais do tema; Breve histórico do desenvolvimento
do tema; Importância do tema na área de estudo e suas aplicações práticas.
Fundamentos Teóricos
Traga explicação detalhada dos princípios e teorias fundamentais relacionados ao
tema; Descrição de modelos, frameworks e estruturas teóricas utilizadas na área;
Apresentação de leis, regras ou postulados que regem o tema.
Metodologias e Técnicas
Exponha metodologias utilizadas para estudar e analisar o tema; Técnicas
específicas aplicadas na prática do tema; Ferramentas e tecnologias relevantes para
a aplicação dos conceitos teóricos.
Produção de questões
Para produzir uma questão avaliativa de qualidade é preciso que o conjunto “enunciado, alternativas e
justificativa” esteja bom. Nesta seção trataremos justamente desses quesitos.
Importante!
Somente materiais-base podem ser usados como fundamento para produção de questões avaliativas. Nunca use
materiais de apoio!
Enunciado
Veja os pontos de atenção ao produzir enunciados. Clique no card para virá-lo:
O que fazer
Deve definir claramente a tarefa a ser
realizada pelo aluno (escreva, resolva, analise,
elabore – inclusive, são esses verbos que vão
te ajudar a definir qual é o nível de
dificuldade de cada questão, conforme
citado anteriormente).
O que não fazer
Não deve conter “pegadinhas”.
O que fazer
Deve possuir alguma contextualização (ou
seja, em vez de começar diretamente com
“escolha a alternativa correta”, é necessário
trazer algum conceito ou trecho de material
que os alunos já tenham acessado para
contextualizar a pergunta).
O que não fazer
Não deve utilizar termos como “incorreto”,
“errado”, “exceto”, que induzem o aluno ao
erro (não é indicado, por exemplo, um
enunciado como “Entre as alternativas a
seguir, escolha a única opção incorreta”).
O que fazer
O contexto, ou contextualização, da questão
deve estar diretamente relacionado ao
assunto tratado e precisa ser relevante para a
sua resolução.
O que não fazer
Deve evitar palavras como “totalmente”,
“sempre”, “nunca”.
Alternativas
O padrão de questões da Univesp considera sempre cinco alternativas de resposta da questão, seguindo o
padrão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
Veja os pontos de atenção ao produzir alternativas.
Clique no card para virá-lo:
O que fazer
Devem ser de tamanho proporcional entre si
(se uma questão possui uma alternativa com
três linhas e outra apenas com uma palavra,
pode causar confusão no aluno ou mesmo
“entregar” qual é a resposta certa).
O que não fazer
Não devem ter: todas as anteriores, nenhuma
das anteriores etc.
O que fazer
Devem apresentar sentenças curtas, sem
detalhes desnecessários.
O que não fazer
Não devem abordar conteúdos muito
diversos do que está sendo solicitado no
enunciado.
O que fazer
Devem ter uma lógica de apresentação,
geralmente focada em resultados que os
alunos chegariam ao errar o raciocínio.
O que não fazer
Não devem induzir ao acerto apenas por
exclusão de respostas.
Justificativa
Partindo da concepção de avaliação formativa, toda questão deve oferecer feedback construtivo. Isso
permite ao estudante não somente verificar as respostas corretas, como também exercitar sua autonomia e
seu protagonismo frente ao próprio processo formativo, compreendendo seus erros, reavaliando suas
hipóteses e identificando aspectos que deveria estudar mais ou aprofundar.
A justificativa deve não somente comentar e justificar a alternativa correta,
como também explicar o porquê de as demais alternativas estarem incorretas.
Para tanto, é possível utilizar citações dos materiais-base para fundamentar a
justificativa, mas é obrigatório elaborar um texto autoral a partir delas, não se
resumindo à simples citação.
Para a elaboração da justificativa em questões objetivas, é possível listar as alternativas
explicando cada uma isoladamente ou criar um texto narrativo que
aborde todas as alternativas justificando cada uma delas.
Ressaltamos que não se deve indicar a letra correspondente à alternativa correta ou incorreta,
pois as alternativas são randomizadas; caso necessite mencionar a
alternativa, copie e cole o texto dela na justificativa.
Assista ao vídeo com mais detalhes em relação à produção de questões e com as
tipologias que usamos.
Avaliação na Univesp
Preenchimento de questões de atividade avaliativa e
prova
A produção de questões de Atividade Avaliativa e Prova terão os seguintes campos
para preenchimento:
Módulo: [semana a que se refere]
Fundamentado no material-base: [videoaula ou texto-base]
Páginas: [slides ou páginas]
Objetivo de aprendizagem: [Registre o objetivo de aprendizagem da questão. Utilize a
taxonomia
de Bloom – Revisada]
Grau de dificuldade: [Fácil; Intermediário ou Difícil]
Os componentes de uma questão são: enunciado, alternativa correta, distratores e
justificativa.
Para o cadastro de questões de prova e atividade avaliativa,
você precisa acessar ao sistema de provas.
Veja os tutoriais disponíveis para te auxiliar:
Cadastro de questões – HumanasCadastro de questões – Exatas
Recurso educacional aberto (REA)
O REA será um dos materiais que você, professor(a) conteudista, pode produzir junto à equipe Univesp e
disponibilizar para os estudantes. Para a produção, pense em conteúdos que podem ser transformados de
forma interativa, seja por trechos interativos, por meio de jogos ou simulações.
Veja alguns dos recursos produzidos para ter ideias.
Você Sabia?
Você sabia que a Univesp tem um repositório de REAs com mais de 100 recursos
educacionais das mais diversas áreas?
Vale a pena ver se algum recurso já criado pode ser útil para a disciplina que está
produzindo. Acesse o repositório de
REAs.
Se tiver alguma ideia de REA, converse com o DI da disciplina.
Acessibilidade
A acessibilidade dos materiais didáticos é algo que precisa ser assegurado durante a sua produção. Por isso,
veja alguns pontos importantes em relação à acessibilidade dos materiais didáticos.
Redação de textos
Escreva com linguagem clara e de fácil compreensão.
Mantenha a simplicidade na linguagem e siga um padrão na forma de redigir e
apresentar as informações.
Separe parágrafos muito extensos em outros menores.
Quando possível, apresente trechos do texto em tópicos, em forma de lista.
Desenvolva a escrita de modo que o estudante possa focar sua atenção nas partes
mais importantes do conteúdo.
Quando necessário, utilize imagens para exemplificar e auxiliar na compreensão de
conceitos abstratos. Porém, as imagens devem possuir descrição.
Criação de slides
Respeite o tamanho da fonte e o espaço do intérprete de Libras na construção do slide
(seguir modelo Univesp).
Use linguagem de fácil compreensão.
Ao usar citações, coloque os nomes dos autores. Quando necessário, pode inserir
termos estrangeiros nos slides. Porém, no momento da exposição da aula, é importante
mencionar a citação e a autoria, assim como explicar o termo estrangeiro utilizado.
Grife palavras-chave, isso ajuda na compreensão dos conceitos. Porém, no momento
da exposição da aula, é preciso dizer o que está destacado no slide.
Descreva as imagens utilizadas (gráficos, tabelas, fotos etc.).
Aborde explicações breves de termos técnicos e utilize a mesma nomenclatura dos
termos técnicos na aula inteira.
Descrição de imagens
Ao inserir imagens que transmitem informação, é preciso oferecer uma descrição para
elas. Essa descrição permite que usuários de leitores de tela, como pessoas com
deficiência visual e com baixa visão possam ter acesso ao conteúdo das imagens, mesmo
sem conseguir enxergá-las.
Questões que utilizam de lacunas a serem preenchidas: é importante que nos vazios (lacunas) haja
a informação de que tal espaço deve ser preenchido.
Exemplo:
Dados dois [preencher 1] A e B não disjuntos, isto é, A ∩ B ≠ Ø, podemos dizer que o
[preencher 2] a seguir representa o conjunto [preencher 3].
Para questões do tipo associação: a sugestão é que seja apresentado em uma tabela HTML simples,
pois, assim, os usuários de leitores de tela conseguem percorrer melhor entre as alternativas e
fazer as associações necessárias.
Exemplo:
A. Macharia
I. Conjunto fundido
B. Vazamento e solidificação
II. Peça semiacabada
C. Rebarbação e limpeza
III. Molde
Esperamos que você, professor(a) conteudista, tenha compreendido um
pouco a respeitos dos aspectos importantes em relação à produção de
objetivos de aprendizagem, matriz, roteiro, videoaulas, questões e
materiais acessíveis.
Lembre-se: qualquer dúvida pode ser sanada pelo DI responsável pela
disciplina.