Taxonomia de Bloom
Você conhece os teóricos, conceitos e instrumentos que fundamentam as metodologias ativas e a criação de objetos de aprendizagem?
Um ponto importante para começar a entender as metodologias ativas e objetos de aprendizagem é conhecer o processo de ensino e aprendizado da Taxonomia de Bloom.
Neste recurso, você conhecerá esse conceito / instrumento. Percorrerá um caminho em que vamos abordar o conceito / domínio, as categorias para aplicação e os verbos que são utilizados para entender essa prática.
Taxonomia é a ciência de classificação, denominação e organização de um sistema predeterminado e que tem como resultante um framework conceitual para discussões, análises e/ou recuperação de informação.
- SIGNORI et al., 2016
A taxonomia de Bloom é utilizada para classificar objetivos de aprendizagem e foi apresentada, em 1956, pela primeira vez, com a publicação de “A Taxonomia dos Objetivos Educacionais, a Classificação das Metas Educacionais, Manual I: Domínio Cognitivo” (no título original: “The Taxonomy of Educational Objectives, The Classification of Educational Goals, Handbook I: Cognitive Domain”).
- BLOOM, 1956
A metodologia e o processo de aprendizagem do estudante
Bloom desenvolveu uma taxonomia dos objetivos, de processos educacionais sobre três capacidades: a cognição, a afetividade e a psicomotora, em que o estudante deve se desenvolver. Vamos conhecer as categorias/domínios de cada capacidade?
Vamos entender na prática?
Garcia (2018), sobre a taxonomia de Bloom et al. (1956), explica que:
[...] a cognição se dá pelas habilidades hierarquizadas, conforme o grau de complexidade de seu processamento. Nessa hierarquia, o conhecimento é o nível mais primário, passando pela compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, o nível mais complexo.
Como aplicar esse conceito na prática?
Sabemos que Bloom tinha como premissa estabelecer objetivos de aprendizagem nos alunos e com isso planejar o processo de ensino e aprendizagem. Bloom, criou a tabela de verbos e com esses verbos os educadores conseguem determinar ações para a aplicação e aperfeiçoamento de determinada capacidade.
Podemos aplicar esses verbos quando estamos criando objetos de aprendizagem e temos que definir quais serão os objetivos que queremos alcançar.
Capacidade x Definição x Verbos. Pronto para entender essas relações?
Agora você poderá exercitar suas habilidades cognitivas, para entender praticando! Vamos apresentar cards com as capacidades e definições e você deverá posicionar os verbos correspondentes. Esse é apenas um exercício e, ao final, você irá conferir quais são os verbos corretos, caso não acerte. Vamos lá?
CAPACIDADECAPACIDADE | DEFINIÇÃO | AMOSTRA DE VERBOS | |
---|---|---|---|
(RE) Conhecimento(RE) Conhecimento | O aluno irá recordar ou reconhecer informações, ideias, e princípios na forma (aproximada) em que foram aprendidos. | Julgue - Recomende - Critique - Justifique. |
|
CompreensãoCompreensão | O aluno traduz, compreende ou interpreta informação com base em conhecimento prévio. | Analise - Categorize – Compare - Contraste - Separe. |
|
AplicaçãoAplicação | O aluno seleciona, transfere, e usa dados e princípios para completar um problema ou tarefa com um mínimo de supervisão. | Escreva – Liste - Rotule - Nomeie - Diga - Defina. |
|
AnáliseAnálise | O aluno distingue, classifica, e relaciona pressupostos, hipóteses, evidências ou estruturas de uma declaração ou questão. | Explique - Resuma - Parafraseie - Descreva - Ilustre. |
|
SínteseSíntese | O aluno cria, integra e combina ideias num produto, plano ou proposta, novos para ele. | Use - Compute - Resolva - Demonstre - Aplique - Construa. |
|
AvaliaçãoAvaliação | O aluno aprecia, avalia ou crítica com base em padrões e critérios específicos. | Crie - Planeje - Elabore hipótese(s) - Invente - Desenvolva. |
Agora que você exercitou a utilização dos verbos e conseguiu entender um pouco das relações entre capacidade, definição e verbo, você ainda pode estar se perguntando e como utilizo essa metodologia na prática?
Um exemplo que vamos abordar neste recurso são objetos de aprendizagem que a partir de um objetivo podemos classificar como fácil, médio e de difícil aprendizado, essa classificação também é muito importante quando pensamos no desenvolvimento do aprendizado e nos objetivos que queremos atingir.
Na prática, vamos pensar na elaboração de uma prova com questões de teste e a partir dos verbos classificar os níveis de grau de dificuldade que essas questões terão. Nesse sentido é importante entender a hierarquização e grau de dificuldade a partir dos verbos aplicados e assim poder testar os resultados desejados.
Complexidade X Dificuldade. Vamos ver como se relacionam?
O quadro resumo a seguir apresenta objetivamente as características de cada um dos níveis de complexidade que os objetivos de aprendizagem podem atingir, de acordo com a Taxonomia de Bloom, formulada pelo estudioso Benjamim Bloom que também pode ser chamada de “Taxonomia de Objetivos Educacionais”. O quadro também apresenta uma classificação que permite considerar as questões como sendo de grau fácil, intermediário ou difícil, a partir desses níveis de complexidade.
NÍVEL | DEFINIÇÃO | AMOSTRA DE VERBOS | CLASSIFICAÇÃO DO GRAU DE DIFICULDADE |
---|---|---|---|
(RE) CONHECIMENTO | O aluno irá recordar ou reconhecer informações, ideias, e princípios na forma (aproximada) em que foram aprendidos. | Escreva - Liste - Rotule - Nomeie - Diga - Defina | Fácil |
COMPREENSÃO | O aluno traduz, compreende ou interpreta informação com base em conhecimento prévio. | Explique - Resuma - Parafraseie - Descreva - Ilustre | Intermediário |
APLICAÇÃO | O aluno seleciona, transfere, e usa dados e princípios para completar um problema ou tarefa com um mínimo de supervisão. | Use - Compute - Resolva - Demonstre - Aplique - Construa | Intermediário |
ANÁLISE | O aluno distingue, classifica, e relaciona pressupostos, hipóteses, evidências ou estruturas de uma declaração ou questão. | Analise - Categorize - Compare - Contraste - Separe | Difícil |
SÍNTESE | O aluno cria, integra e combina ideias num produto, plano ou proposta, novos para ele. | Crie - Planeje - Elabore - hipótese(s) - Invente - Desenvolva | Difícil |
AVALIAÇÃO | O aluno aprecia, avalia ou crítica com base em padrões e critérios específicos. | Julgue - Recomende - Critique - Justifique | Difícil, mais apropriado para questões dissertativas. |
Fonte: adaptado de Pelissoni (2009).
Você já aprendeu conceitos básicos sobre a taxonomia de Bloom. Vamos colocar em prática, então?
O desafio é redigir diferentes questões para o mesmo objetivo de aprendizagem, com diferentes níveis de dificuldade.
Pense em uma disciplina que você leciona. No campo apropriado, escreva um objetivo de aprendizagem para esta disciplina.
Depois você irá redigir uma questão fácil (que mobiliza as capacidades de memorização e compreensão), uma média (que mobiliza as capacidades de aplicação e análise) e uma difícil (que mobiliza as capacidades de síntese e avaliação)
-
Objetivo de aprendizagem
-
Fácil (memorização e compreensão)
-
Faça sua apostaVerbos básicos
-
Médio (aplicação e análise)
-
Faça sua apostaVerbos básicos
-
Difícil (síntese e avaliação)
-
Faça sua apostaVerbos básicos
O segundo desafio é redigir mais questões relativas ao mesmo objetivo (até um máximo de 10). A diferença é que você vai começar escolhendo o verbo principal a ser usado na questão e o REA irá informar o nível de dificuldade desta questão.
Ao final de tudo, você poderá imprimir o resultado de sua experimentação.
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Analisar
- Aplicar
- Argumentar
- Avaliar
- Categorizar
- Comparar
- Computar
- Construir
- Contrastar
- Converter
- Criar
- Criticar
- Defender
- Definir
- Demonstrar
- Descrever
- Desenvolver
- Distinguir
- Dividir
- Dizer
- Elaborar hipóteses
- Escrever
- Exemplificar
- Explicar
- Fazer
- Generalizar
- Identificar
- Ilustrar
- Interpretar
- Inventar
- Julgar
- Justificar
- Listar
- Modelar
- Nomear
- Parafrasear
- Planejar
- Preparar
- Prever
- Recomendar
- Reconhecer
- Reconstruir
- Reproduzir
- Resolver
- Respaldar
- Resumir
- Rotular
- Seguir
- Selecionar
- Separar
- Usar
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Analisar
- Aplicar
- Argumentar
- Avaliar
- Categorizar
- Comparar
- Computar
- Construir
- Contrastar
- Converter
- Criar
- Criticar
- Defender
- Definir
- Demonstrar
- Descrever
- Desenvolver
- Distinguir
- Dividir
- Dizer
- Elaborar hipóteses
- Escrever
- Exemplificar
- Explicar
- Fazer
- Generalizar
- Identificar
- Ilustrar
- Interpretar
- Inventar
- Julgar
- Justificar
- Listar
- Modelar
- Nomear
- Parafrasear
- Planejar
- Preparar
- Prever
- Recomendar
- Reconhecer
- Reconstruir
- Reproduzir
- Resolver
- Respaldar
- Resumir
- Rotular
- Seguir
- Selecionar
- Separar
- Usar
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Analisar
- Aplicar
- Argumentar
- Avaliar
- Categorizar
- Comparar
- Computar
- Construir
- Contrastar
- Converter
- Criar
- Criticar
- Defender
- Definir
- Demonstrar
- Descrever
- Desenvolver
- Distinguir
- Dividir
- Dizer
- Elaborar hipóteses
- Escrever
- Exemplificar
- Explicar
- Fazer
- Generalizar
- Identificar
- Ilustrar
- Interpretar
- Inventar
- Julgar
- Justificar
- Listar
- Modelar
- Nomear
- Parafrasear
- Planejar
- Preparar
- Prever
- Recomendar
- Reconhecer
- Reconstruir
- Reproduzir
- Resolver
- Respaldar
- Resumir
- Rotular
- Seguir
- Selecionar
- Separar
- Usar
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Analisar
- Aplicar
- Argumentar
- Avaliar
- Categorizar
- Comparar
- Computar
- Construir
- Contrastar
- Converter
- Criar
- Criticar
- Defender
- Definir
- Demonstrar
- Descrever
- Desenvolver
- Distinguir
- Dividir
- Dizer
- Elaborar hipóteses
- Escrever
- Exemplificar
- Explicar
- Fazer
- Generalizar
- Identificar
- Ilustrar
- Interpretar
- Inventar
- Julgar
- Justificar
- Listar
- Modelar
- Nomear
- Parafrasear
- Planejar
- Preparar
- Prever
- Recomendar
- Reconhecer
- Reconstruir
- Reproduzir
- Resolver
- Respaldar
- Resumir
- Rotular
- Seguir
- Selecionar
- Separar
- Usar
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Analisar
- Aplicar
- Argumentar
- Avaliar
- Categorizar
- Comparar
- Computar
- Construir
- Contrastar
- Converter
- Criar
- Criticar
- Defender
- Definir
- Demonstrar
- Descrever
- Desenvolver
- Distinguir
- Dividir
- Dizer
- Elaborar hipóteses
- Escrever
- Exemplificar
- Explicar
- Fazer
- Generalizar
- Identificar
- Ilustrar
- Interpretar
- Inventar
- Julgar
- Justificar
- Listar
- Modelar
- Nomear
- Parafrasear
- Planejar
- Preparar
- Prever
- Recomendar
- Reconhecer
- Reconstruir
- Reproduzir
- Resolver
- Respaldar
- Resumir
- Rotular
- Seguir
- Selecionar
- Separar
- Usar
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Analisar
- Aplicar
- Argumentar
- Avaliar
- Categorizar
- Comparar
- Computar
- Construir
- Contrastar
- Converter
- Criar
- Criticar
- Defender
- Definir
- Demonstrar
- Descrever
- Desenvolver
- Distinguir
- Dividir
- Dizer
- Elaborar hipóteses
- Escrever
- Exemplificar
- Explicar
- Fazer
- Generalizar
- Identificar
- Ilustrar
- Interpretar
- Inventar
- Julgar
- Justificar
- Listar
- Modelar
- Nomear
- Parafrasear
- Planejar
- Preparar
- Prever
- Recomendar
- Reconhecer
- Reconstruir
- Reproduzir
- Resolver
- Respaldar
- Resumir
- Rotular
- Seguir
- Selecionar
- Separar
- Usar
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Analisar
- Aplicar
- Argumentar
- Avaliar
- Categorizar
- Comparar
- Computar
- Construir
- Contrastar
- Converter
- Criar
- Criticar
- Defender
- Definir
- Demonstrar
- Descrever
- Desenvolver
- Distinguir
- Dividir
- Dizer
- Elaborar hipóteses
- Escrever
- Exemplificar
- Explicar
- Fazer
- Generalizar
- Identificar
- Ilustrar
- Interpretar
- Inventar
- Julgar
- Justificar
- Listar
- Modelar
- Nomear
- Parafrasear
- Planejar
- Preparar
- Prever
- Recomendar
- Reconhecer
- Reconstruir
- Reproduzir
- Resolver
- Respaldar
- Resumir
- Rotular
- Seguir
- Selecionar
- Separar
- Usar
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Analisar
- Aplicar
- Argumentar
- Avaliar
- Categorizar
- Comparar
- Computar
- Construir
- Contrastar
- Converter
- Criar
- Criticar
- Defender
- Definir
- Demonstrar
- Descrever
- Desenvolver
- Distinguir
- Dividir
- Dizer
- Elaborar hipóteses
- Escrever
- Exemplificar
- Explicar
- Fazer
- Generalizar
- Identificar
- Ilustrar
- Interpretar
- Inventar
- Julgar
- Justificar
- Listar
- Modelar
- Nomear
- Parafrasear
- Planejar
- Preparar
- Prever
- Recomendar
- Reconhecer
- Reconstruir
- Reproduzir
- Resolver
- Respaldar
- Resumir
- Rotular
- Seguir
- Selecionar
- Separar
- Usar
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Analisar
- Aplicar
- Argumentar
- Avaliar
- Categorizar
- Comparar
- Computar
- Construir
- Contrastar
- Converter
- Criar
- Criticar
- Defender
- Definir
- Demonstrar
- Descrever
- Desenvolver
- Distinguir
- Dividir
- Dizer
- Elaborar hipóteses
- Escrever
- Exemplificar
- Explicar
- Fazer
- Generalizar
- Identificar
- Ilustrar
- Interpretar
- Inventar
- Julgar
- Justificar
- Listar
- Modelar
- Nomear
- Parafrasear
- Planejar
- Preparar
- Prever
- Recomendar
- Reconhecer
- Reconstruir
- Reproduzir
- Resolver
- Respaldar
- Resumir
- Rotular
- Seguir
- Selecionar
- Separar
- Usar
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Analisar
- Aplicar
- Argumentar
- Avaliar
- Categorizar
- Comparar
- Computar
- Construir
- Contrastar
- Converter
- Criar
- Criticar
- Defender
- Definir
- Demonstrar
- Descrever
- Desenvolver
- Distinguir
- Dividir
- Dizer
- Elaborar hipóteses
- Escrever
- Exemplificar
- Explicar
- Fazer
- Generalizar
- Identificar
- Ilustrar
- Interpretar
- Inventar
- Julgar
- Justificar
- Listar
- Modelar
- Nomear
- Parafrasear
- Planejar
- Preparar
- Prever
- Recomendar
- Reconhecer
- Reconstruir
- Reproduzir
- Resolver
- Respaldar
- Resumir
- Rotular
- Seguir
- Selecionar
- Separar
- Usar
-
Nível