Como fazer
citações

mulhar lendo livro. pilha de livros. globo terrestre

Nas produções acadêmicas, é importante saber balancear dois extremos:

  • Escrever apenas com base em seus pontos de vista.
  • Copiar trabalhos prontos, se apropriando de produções de outros.

Para ajudar nessa balança, procure refletir:

A universidade é lugar de aprendizagem
Eu posso saber muitas coisas, mas também posso aprender, se me libertar dos conceitos que tenho prontos e buscar outros pontos de vista, fundamentação teórica etc. O importante é ir em busca deste novo ponto de vista, pois possivelmente ele não estará evidente. Se eu ler, buscar informação e confrontar o que eu já sei, com certeza encontrarei o meu ponto de vista.

A comunidade científica deve ser reconhecida
Há vários pesquisadores e, com certeza, alguns deles já escreveram sobre o tema do meu trabalho ou assuntos semelhantes. Posso e devo buscar suas produções para compor meu trabalho. Porém, é fundamental reconhecer quem de fato produziu esses conhecimentos! Não posso simplesmente me apropriar desses materiais, pois isso envolve uma questão ética.

imagem de uma balança

Normas Acadêmicas


As normas acadêmicas são importantes para que os trabalhos sejam produzidos com certa padronização, o que permite a busca por trabalhos com temas semelhantes. Em geral, as instituições de ensino utilizam as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que é um órgão que regulamenta uma série de produções no nosso país.

Você deve sempre consultar essas normas! Há alguns recursos disponíveis na Internet que podem te ajudar a formar as referências no formato ABNT e outros exigidos em alguns periódicos científicos.


Mecanismo Online para Referências

Gerador de referências gratuito ABNT

Que tal praticar a elaboração de referências no formato ABNT?

Neste jogo, você terá que colocar em ordem a referência de um livro. Lembre-se de verificar quais itens devem estar em maiúsculo e em negrito!

Vamos lá?

Livro com um autor

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, ano.
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, ano.

Resposta:

SOBRENOME, Nome. Título do livro. Cidade: Editora, ano.

Tipos de citação


Quando você utilizar o trecho ou um conceito da obra de outro autor, estará citando ou fazendo uma citação. As citações podem ser diretas (quando usamos exatamente o texto escrito pelo autor) ou indireta (quando reescrevemos as ideias com nossas palavras) ou ainda citação de citação (quando fazemos referência a uma obra citada por um autor).

Para todos os tipos de citação, é muito importante fazer a indicação devida das fontes consultadas, por isso, fique sempre atento às normas!

Citação direta

Trata-se uma transcrição literal do texto consultado, ou seja, uso de um fragmento com as mesmas palavras escritas pelo autor do texto.

Exemplo:

“Venho tentando deixar claro, neste trabalho em torno da importância do ato de ler - e não é demasiado repetir agora -, que meu esforço fundamental vem sendo o de explicitar como, em mim, aquela importância vem sendo destacada.” (FREIRE, 1989, p. 12). 

Esse tipo de citação deve ser indicado entre aspas que marcam o início e o término do trecho que foi retirado da obra do autor. A citação direta deve ser acompanhada pelo sobrenome do autor, o ano da publicação e o número da página do texto na obra consultada.

Não se esqueça de que, se você citar um autor no corpo do trabalho, deverá incluir a referência no final do texto. Exemplo:

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.

Além disso, há uma diferença entre as citações diretas curtas (até 3 linhas) e longas (mais de 3 linhas). Para a citação direta longa necessário dar um destaque no texto utilizando um recuo de 4 cm, tamanho de fonte menor de 10 e não utilizar aspas.

Citação indireta

Trata-se de uma transição não-literal, ou seja, com as palavras do leitor do material consultado.

Exemplo:

Paulo Freire (1989), em sua obra, menciona sobre a importância do ato de ler e o seu esforço em defini-la para si mesmo.

Assim como nas citações diretas, todos as obras citadas de forma indireta no trabalho devem ser listadas no final do texto, pois foi um material consultado e deve ser devidamente referenciado:

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.

Citação de citação

Ocorre quando não temos acesso ao texto original e recorremos ao texto de outro autor para citar a informação que queremos. Um exemplo é quando um autor pesquisado cita um outro autor importante para área, mas a obra é antiga ou de uma fonte estrangeira e você não consegue acesso ao texto na língua original. Para realizar esse tipo de citação, utilizamos a palavra apud (uma expressão latina que, neste contexto das citações, significa “citado por”).

Assim, temos um exemplo:

(SILVA, 1980 apud FREITAS, 2011) quer dizer que você leu uma ideia de Silva (1980) que foi citada na obra de Freitas (2011).

Analise as citações a seguir e indique de qual tipo elas são:

Resposta:
Citação indireta

Severino (2007) informa que o processo de documentação dos materiais pesquisados para o trabalho possibilita que o autor retire citações para fundamentar seus argumentos.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual.
São Paulo: Cortez, 2007.

Resposta:
Citação direta com mais
de 3 linhas

A citação, quando literal, deve ser copiada ao pé da letra e colocada entre aspas. Caso haja no exto citado algo que se julgue dever ser corrigido, algo que cause estranheza, coloque-se logo em seguida à palavra (sic!), entre parênteses, para indicar que estava assim mesmo no texto de origem (SEVERINO, 2007, p. 107).

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual.
São Paulo: Cortez, 2007.

Resposta:
Citação direta com menos
de 3 linhas

Aponta Severino (2007, p. 107) que “as citações bem escolhidas apenas enriquecem o trabalho”.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual.
São Paulo: Cortez, 2007.

Organização do conhecimento

Normalmente, identificamos possíveis citações e referências enquanto estamos lendo ou consultando materiais de outros autores. Nessa fase, é interessante organizar as nossas leituras para consultá-las no momento em que estivermos escrevendo o nosso próprio texto.

Agora, um exercício bem importante para organizar o seu conhecimento é utilizar ferramentas de documentação dos textos lidos. Vamos lá!

Ferramenta 1:

No modelo Estratégia de estudo você encontrará uma ferramenta de documentação dos textos que você está lendo. Periodicamente você pode ir agregando novas ideias para, quando precisar, consultar o documento.

Para não cometer fraude acadêmica!

Sabemos que realizar citações não é algo fácil. Para isso, elaboramos este documento na tentativa de ajudar os nossos estudantes a organizar as citações.

Passo 1: ao ler os textos para as disciplinas, veja se existem trechos de interesse para serem citados no trabalho final do curso.

Passo 2: copie e cole a citação neste documento.

Passo 3: ao lado da citação, deixe o nome do autor, o ano, o nome do texto e o número da página, de acordo às normas ABNT.

Passo 4: quando você for solicitado a realizar a sua produção acadêmica, pode consultar este documento e citar estes fragmentos. Você pode utilizar este arquivo como ferramenta de estudo ao longo da sua formação na universidade.

Utilize quantos espaços você considerar necessário. Este documento é seu e pode ser modificado sempre que achar pertinente.

Vamos lá!

Ferramenta 2:

Fazer um resumo (sem a sua opinião) ou resenha (com a sua opinião) do artigo ou texto, para, quando precisar, usar esses registros. Pode ser um documento escrito ou um documento gravado em áudio.

Ferramenta 3:

Fazer um mapa mental com as principais ideias de determinado texto ou tema. Você pode até fazer um mapa mental com as suas ideias ao longo de um bimestre, semestre ou ano acadêmico. Assim você poderá, de maneira bastante visual, observar as definições dos conceitos e autores que você já estudou para escrever um bom texto com essa informação a mão. Existem várias ferramentas gratuitas na internet para elaborar mapas mentais ou conceituais, como o XMind ou o CMap Tool.

Uma estratégia mais simples é você grifar o texto com diferentes cores, de acordo aos seus critérios, para que depois recuperar as ideias. Por exemplo, cor amarela representa uma boa ideia e cor verde representa a definição de um conceito. Anotar ao lado a importância do conceito e fazer comentários no próprio texto são outras estratégias para quando você está lendo o texto. Ler implica em pensar, refletir e adquirir novas ideias para a escrita.

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