Mitos da
escrita acadêmica

mulhar lendo livro. pilha de livros. globo terrestre

A escrita acadêmica, ou escrita científica, é a linguagem utilizada para a divulgação de conhecimentos por meio da publicação de textos dentro da comunidade científica. Ela deve ser utilizada em trabalhos acadêmicos, como artigos, dissertações e teses, por exemplo.

A escrita acadêmica é caracterizada pela impessoalidade (ou seja, o texto não pode revelar opiniões pessoais) e argumentação (o texto deve promover uma reflexão crítica).

Escrever um texto científico pode assustar algumas pessoas em um primeiro momento. Alguns pensamentos negativos podem surgir:

- Eu não consigo.

- Eu não sei.

- Eu não sou capaz.

Se isso já aconteceu com você, faça o seguinte: primeiro, não dê atenção a esses pensamentos. Depois, faça o exercício a seguir para tirar da cabeça alguns mitos relacionados à escrita acadêmica. Você verá que todos nós somos capazes de escrever um bom texto – basta praticar e ler muito!

Vamos refletir sobre alguns mitos a respeito da escrita acadêmica?

Indique se as afirmações a seguir são Verdadeiras ou Falsas:

Em uma ou duas horas consigo fazer um bom texto acadêmico.

FALSO - O importante é gerenciar o seu tempo para fazer uma boa entrega. Dedicar tempo é essencial para se fazer um bom texto.

As pessoas já nascem sabendo escrever um bom texto, é um dom.

FALSO - As pessoas não nascem sabendo, mas se esforçam para trabalhar nas falhas que vão sendo observadas e apontadas. É importante esforçar-se dia a dia para escrever cada vez melhor.

Escrever é colocar no papel algo da minha cabeça, pois já sei muito sobre o assunto.

FALSO - O planejamento da escrita é fundamental para escrever um bom texto. Estudar também ajuda a escrever bem.

A escrita pressupõe saber sobre o uso da gramática.

VERDADEIRO - Sim, é necessário saber sobre os usos da língua escrita e isso envolve o conhecimento da gramática. Mas, não se preocupe: não é preciso conhecer a nomenclatura e descrever regras (por exemplo, subjuntivo, pretérito imperfeito, sujeito, predicado, etc.), pois o mais importante é saber usar bem a língua escrita. Um bom exercício para desenvolver esse conhecimento é estar em contato com bons textos: ler mais pode te tornar um escritor melhor!

As pessoas entram na universidade sabendo fazer bons textos.

FALSO - Um bom escritor é construído diariamente. Quanto mais lemos e escrevemos, mais saberemos como escrever.

Se eu não sei escrever bem um texto acadêmico, melhor nem tentar!

FALSO - Se você não tentar e provar que consegue, não vai ter valido a pena estar na universidade construindo conhecimento. Você será apenas um “consumidor” de conteúdos e não um “produtor de conhecimentos”.

Se tenho medo de escrever, melhor não escrever porque sei que ninguém vai entender.

FALSO - Muitos de nós temos medo de escrever porque os outros não vão entender. Mas, se você não tentar e persistir, nunca vai melhorar. Um exercício importante é tentar se colocar no lugar do leitor e verificar se ele entenderia o seu texto.

Eu escrevo e tudo sai perfeito!

FALSO - Um bom texto deve ser revisado pelo menos três vezes até que esteja pronto para ser entregue.

Meu avaliador vai julgar o que estou fazendo, por isso, devo escrever com receio dele.

FALSO - Na universidade sabemos que todos estão aprendendo. Então, não fique com medo de ser avaliado. Lembre-se de receber o feedback do seu avaliador como apontamentos para que você possa sempre melhorar. A aprendizagem da escrita se dá ao longo da vida!

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