Tipos de trabalho acadêmico

mulhar lendo livro. pilha de livros. globo terrestre

A universidade, por sua natureza, tem o papel de formar profissionais (ensino); produzir novos conhecimentos (pesquisa) e disseminar esses conhecimentos para a sociedade (extensão).

Por isso, é neste lugar - pensado para desenvolver e construir conhecimentos - que o trabalho acadêmico ganha relevância, não só nas produções científicas dos professores, mas também nas produções dos alunos.

Por que preciso fazer um trabalho acadêmico?

O trabalho acadêmico é um momento fundamental para que você possa sistematizar o seu processo de aprendizagem no curso ou se aprofundar sobre um novo tema de seu interesse ou de importância na sua vida profissional.

É através dele que você vai refletir, questionar, indagar, estabelecer relações, produzir academicamente etc. Ao desenvolver este tipo de trabalho, você construirá saberes e poderá escrever e aprender com esta escrita.

mulhar lendo livro

Neste sentido, o trabalho acadêmico ganha grande relevância não só para mostrar ao seu professor quais conceitos que você aprendeu, mas também a forma como você interpreta e analisa um objeto de estudo.

Então, você, estudante universitário, deve estar ligado para compreender-se como produtor de novos conhecimentos! Partimos do princípio de que você é o construtor do seu processo de aprendizagem e, por isso, vamos dar algumas recomendações neste recurso sobre como fazer trabalhos acadêmicos autorais, sem cometer as chamadas fraudes acadêmicas.

O que são os trabalhos acadêmicos?

Se você é aluno da Educação Superior, certamente já deve ter se deparado com termos utilizados para definir tarefas e produções acadêmicas, mas já parou para pensar na finalidade de cada uma delas? Para que os trabalhos acadêmicos são realizados?

Quando você prepara, redige e entrega um trabalho por escrito, você está aprendendo! Existe um impacto do trabalho na sua vida. Além de entender melhor sobre o objeto de estudo, com a organização do trabalho, pois exige de você a organização do pensamento, disciplina, gestão do tempo, negociação (se for um trabalho em colaboração ou em grupo), estudo, empenho, proatividade, entre outros elementos que te formarão como um profissional melhor. Então, fazer um trabalho acadêmico é aprender, e muito!

Com a quantidade de informações que estão disponíveis na internet, as fraudes acadêmicas podem ser tentadoras em alguns momentos, especialmente quando não se planeja o caminho para construir o trabalho. Por isso, é importante que você conheça ferramentas para o planejamento, construção e revisão do texto acadêmico, entendendo como um processo de construção do conhecimento.

Quando falamos de trabalho acadêmico na Educação Superior, estamos entendendo-o como uma produção intelectual do aluno, que pode ser realizada em diferentes formatos e mídias, e com alguns objetivos específicos. Estes trabalhos podem ser: resumo e resenha, relatório técnico, artigo científico, monografia e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Outros tipos de trabalhos acadêmicos também existem, mas estes são os mais comuns nas Instituições de Educação Superior (IES). Lembre-se de que escrever um trabalho acadêmico é aprender! Você estará organizando o pensamento, estudando sobre um objeto de estudos, tendo disciplina, sendo pesquisador, negociando com os seus colegas, etc. Desta maneira, está se formando para ser um profissional melhor.

Resumo e resenha

Não se trata de um trabalho de produção autoral, mas auxilia no estudo de textos produzidos por outros autores. É um bom instrumento para destacar as ideias centrais dos autores e/ou documentar as referências para citá-las em trabalhos futuros.

Relatório Técnico

Serve para registrar o caminho percorrido em um trabalho de pesquisa ou desenvolvimento de um projeto. Nesse tipo de trabalho, é comum que se retomem os objetivos do projeto e apresente-se a descrição das atividades realizadas.

Artigo científico

Tem a estrutura de um trabalho científico em geral, mas apresenta as informações de forma concisa, visando a publicação em revistas e periódicos científicos. Está ligado ao conceito de divulgação científica, pois busca divulgar os resultados de uma pesquisa para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

Monografia

Discorre sobre um tema ou assunto específico. Na graduação, faz parte do processo de aprendizagem sobre como desenvolver e relatar uma pesquisa. Na pós-graduação, a tese de doutorado ou a dissertação de mestrado apresentam resultados de pesquisas amplas e rigorosas desenvolvidas pelo pesquisador.

Trabalho de Conclusão
de Curso (TCC)

Faz parte da matriz curricular de muitos cursos de graduação. Articula os conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso com um projeto de pesquisa a ser desenvolvido em determinado período. O formato varia dependendo do curso e das orientações de cada instituição de ensino.

Adaptado de SEVERINO, Antônio Joaquim.
Metodologia do trabalho científico. 23 ed.
rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

Tipo de texto

Não se trata de um trabalho de produção autoral, mas auxilia no estudo de textos produzidos por outros autores. É um bom instrumento para destacar as ideias centrais dos autores e/ou documentar as referências para citá-las em trabalhos futuros.

Tipo de texto

Serve para registrar o caminho percorrido em um trabalho de pesquisa ou desenvolvimento de um projeto. Nesse tipo de trabalho, é comum que se retomem os objetivos do projeto e apresente-se a descrição das atividades realizadas.

Tipo de texto

Tem a estrutura de um trabalho científico em geral, mas apresenta as informações de forma concisa, visando a publicação em revistas e periódicos científicos. Está ligado ao conceito de divulgação científica, pois busca divulgar os resultados de uma pesquisa para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

Tipo de texto

Discorre sobre um tema ou assunto específico. Na graduação, faz parte do processo de aprendizagem sobre como desenvolver e relatar uma pesquisa. Na pós-graduação, a tese de doutorado ou a dissertação de mestrado apresentam resultados de pesquisas amplas e rigorosas desenvolvidas pelo pesquisador.

Tipo de texto

Faz parte da matriz curricular de muitos cursos de graduação. Articula os conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso com um projeto de pesquisa a ser desenvolvido em determinado período. O formato varia dependendo do curso e das orientações de cada instituição de ensino.

Adaptado de SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

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