Passo a passo do trabalho acadêmico

mulhar lendo livro. pilha de livros. globo terrestre

Elaborar trabalhos acadêmicos significa seguir um caminho de construção de conhecimentos. Não é da noite para o dia que conseguimos realizá-lo. Por isso, não deixe para última hora para escrever o seu trabalho acadêmico! Fazer com pressa ou “só para entregar” pode resultar na busca por caminhos mais fáceis e rápidos e, em alguns contextos, não lícitos.

Além do tempo, é importante que você (e seu grupo, se for um trabalho em colaboração) considere os seguintes passos:

imagem de ampulheta

1. Planeje seu tempo:

Planeje em que momento você vai se sentar para escrever o seu texto. Escolha uma ou duas horas do seu dia e só pense no seu trabalho. Procure um lugar calmo e tranquilo para otimizar a sua concentração. A cada meia hora dê uma pausa ativa, olhe para longe da tela do computador, mas continue pensando no tema!

imagem de

2. Organização Inicial:

Faça um mapa mental, um “brainstorming”, sobre o que você sabe e o que não sabe sobre o tema.

imagem de um livro aberto

3. Estude o conteúdo:

Leia textos já vistos nas disciplinas dos seus cursos e busque novos conteúdos em bibliotecas (virtuais ou físicas), banco de dissertações e teses de mestrado e doutorado, jornais e revistas de divulgação científica, revistas acadêmicas, internet geral, vídeos do Youtube de canais oficiais e converse com amigos e especialistas. Tudo isto irá te ajudar!

imagem de um lápis

4. Escreva uma primeira versão:

Após o estudo, é hora da escrita do documento. Para esta primeira versão tente escrever os principais pontos a serem tratados no texto.

imagem de um notebook

5. Reescrita do texto:

Releia o que já fez, revise o que for necessário e continue com a escrita. Vá mais a fundo no texto. Traga citações que ajudem a justificar a sua ideia. Lembre-se de que a estrutura de um parágrafo acadêmico é composta por uma ideia inicial, um argumento (exemplo ou citação de autores), e o fechamento do parágrafo unindo com a primeira ideia. O texto deve ser elaborado por ideias concatenadas em um bloco lógico e coerente.

imagem de uma lupa

6. Revisão de texto:

Durante a revisão leia uma primeira vez todo o texto com base nas ideias gerais, e uma segunda vez com base na escrita (normas da língua portuguesa, linguagem acadêmica).

Responda as perguntas: O texto está bem escrito (estrutura geral do texto, parágrafo acadêmico, normas ABNT, gramática, lógica, coesão e coerência)? O meu leitor vai entender o que eu quero dizer? A informação que quero transmitir está clara? Se for um trabalho em grupo, é importante ter tempo para a negociação entre os participantes, da escritura dos documentos que devem ser enviados. Se possível, peça para uma outra pessoa realizar a leitura crítica do texto para ajudar no processo de revisão. Além disso, não se esqueça de conferir as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para as citações e referência.

Para que todo esse processo ocorra bem, é importante gerenciar o seu tempo! Então, reflita: em quais momentos ao longo da semana você pode se organizar para trabalhar no seu texto acadêmico? De manhã? De tarde? De noite? Sábados? Domingos? Em que dias da semana? Ainda, qual o prazo para a entrega do trabalho acadêmico? Como vou me organizar para entregar o trabalho no prazo?

Quando você considerar que já terminou o texto, que tal pedir a uma outra pessoa para lê-lo e retroalimentá-lo? Assim você saberá o que pode melhorar ainda mais. Nada de ficar medo ou vergonha! Um bom escritor é formado com base nos constantes erros e acertos. Só aprendemos a fazer um bolo fazendo! Só aprendemos a andar de bicicleta ou dirigir um carro se tentarmos!

Elaborar um texto acadêmico não é algo tão simples, mas com certeza nada impossível.

Nenhuma ideia sai do nada. Para escrever um texto, temos que entender a lógica do tema. A primeira pergunta que devo fazer é: onde posso buscar informação para entender sobre o tema e poder organizar as minhas ideias?

Com certeza, você já tem ideias iniciais, mas outras ações devem ser feitas. Das opções abaixo, qual você considera que deve fazer e as que não deve fazer?

Continue a explorar o tema: