O que é REA?
Podemos definir um Recurso Educacional Aberto como:
“Materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos Educacionais Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento”
UNESCO
Mais do que um recurso ou um material digital, o REA é um processo de engajamento com recursos didáticos, focado em usar e adaptar o que foi criado por outros para o seu próprio uso; compartilhar o que você cria sozinho ou em conjunto com outros professores/alunos e compartilhar novamente o material que você adaptou, de forma que outros usuários possam ser beneficiados.
Como a Univesp utiliza REA?
É difícil pensar em um curso a distância sem relacionar a educação com o uso da tecnologia, não é mesmo? Na EaD, ela deve estar a serviço do processo de aprendizagem, contribuindo de maneira significativa nesse processo.
Nesse sentido, um dos elementos que podemos utilizar para potencializar a aprendizagem é o REA (Recurso Educacional Aberto). Mas como é definido onde ele será utilizado e como ele funcionará? Aqui, tudo nasce de uma missão:
Proporcionar a melhor experiência de aprendizagem para o aluno e fazer com que ele compreenda e retenha o conteúdo trabalhado da melhor maneira.
Costuma ser assim: após a análise do conteúdo, a equipe de produção e criação trabalha em parceria com o professor da disciplina para elaborar o roteiro do REA, e em seguida desenvolvê-lo. Você vai entender mais sobre esse processo na próxima seção – A produção de REAs na Univesp.
Estamos sempre em melhoria contínua, por isso é fundamental acompanhar os resultados dos REAs desenvolvidos. Para isso, medimos continuamente a satisfação dos alunos por meio de avaliações quantitativas e qualitativas. Disponibilizamos em cada REA um formulário para o aluno avaliar o recurso, em aspectos como performance, estética e design, feedback ao usuário e principalmente a avaliação do quanto aquele recurso contribui para a sua aprendizagem. Além disso, acompanhamos os números de acesso, o tempo de permanência dos alunos no recurso, e por qual tipo de dispositivo ele é acessado. Assim, conseguimos ser cada vez mais assertivos de acordo com o nosso principal público-alvo: os estudantes Univesp.
Encaramos o desafio de desenvolver recursos educacionais que estejam em concordância com o nosso modelo pedagógico e tendo como norteadoras as características dos nossos alunos e o contexto em que aquele conteúdo será aplicado. Sempre buscamos aproveitar o máximo que a tecnologia pode proporcionar, mas sem perder o foco nas necessidades do aluno e nos objetivos de aprendizagem.
A produção de REAs na Univesp
Depoimentos de alunos
Amo quando a Univesp disponibiliza esses recursos, fica mais dinâmico e dá mais ânimo para estudar.
Aprendizado de maneira lúdica, com clareza e objetividade .
Parabéns pelo uso de recursos diferenciados para incremento da nossa aprendizagem.
Para saber mais
Quer saber mais sobre Educação Aberta, open source e REAs?
Abaixo, indicamos alguns materiais que você pode acessar para aprender sobre esses temas e também descobrir outros repositórios e instituições que apoiam os REAs.
-
Educação Aberta Online: Pesquisar, Remixar e Compartilhar
Livro organizado por Fredric M. Litto e João Mattar. Aborda desde educação aberta e formas de utilização de REAs até acessibilidade e uso de tecnologias assistivas na educação online.
-
Recursos Educacionais Abertos: Práticas Colaborativas e Políticas Públicas
Organizado por Bianca Santana, Carolina Rossini e Nelson de Luca Pretto, o livro reúne artigos de diversos autores, assim como relatos de experiências, depoimentos e entrevistas.
-
Mapa Global de REA (OER World Map)
Neste site, você tem acesso a diversas iniciativas de Open Education Resources (OER) pelo mundo – inclusive no Brasil.
-
Recursos Educacionais Abertos no Brasil
Material publicado pela Unesco em 2013, apresenta um panorama dos REAs no país, incluindo desafios e perspectivas para seu desenvolvimento e inovação.
-
Diretrizes para Recursos Educacionais Abertos (REA) no Ensino Superior
Mais um material da Unesco. Publicado em 2015, apresenta ações e parâmetros para estimular governos e instituições a investir na produção e uso de REAs.