Elaborando uma
Proposta Pedagógica

A elaboração da Proposta Pedagógica de uma instituição de ensino deve considerar uma série de princípios e referências. Neste mapa mental, esses fundamentos estão organizados de maneira esquematizada.

Para navegar pelo mapa e acompanhar o raciocínio passo-a-passo, clique nos itens em vermelho.

É o documento que deve contemplar as práticas desenvolvidas na instituição, levando em consideração as normas e referências norteadoras que se encontram nos documentos oficiais. Inclui aspectos que dizem respeito à organização, ao funcionamento e às articulações que viabilizam a prática pedagógica numa instituição educativa.

A proposta pedagógica deve estar de acordo com o que preconizam as leis e diretrizes oficiais para a Educação. No caso da Educação Infantil, devem ser consideradas especialmente a LDB, a BNCC e as DCNEI.

O processo de elaboração da Proposta Pedagógica deve levar em conta alguns aspectos essenciais para a efetividade e a legitimidade da Proposta na instituição educativa.

  • Objetivo
  • Destinatário
  • Quem elabora
  • Tipo de documento

Fundamentos que devem nortear o texto da Proposta Pedagógica.

  • Unidade
  • Sistematicidade
  • Consciência
  • Necessidade
  • Participação/ Envolvimento
  • Compromisso
  • Contextualização
  • Coerência
  • Dinamismo/ Provisoriedade

Estrutura do texto final da Proposta Pedagógica.

  • História da instituição
  • História da Proposta Pedagógica
  • Contexto sociocultural da instituição
  • Concepções norteadoras
  • Finalidades e objetivos

Diretrizes e concepções para as práticas pedagógicas cotidianas, formuladas considerando-se a realidade da instituição.

  • Currículo
  • Tempos
  • Espaços
  • Materiais
  • Crianças
  • Metodologia de Trabalho
  • Instrumentos do professor
  • Professores e suas condições de trabalho
  • Relações com as famílias
  • Articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental