Material de Estudo
Esta estante está recheada de indicações de materiais relacionados ao brincar. Que tal consultá-la?
ARTIGOS
- Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca
- Interação, afeto e construção de sentidos entre crianças na brinquedoteca
- Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca
- A importância do brincar no contexto da educação infantil: creche e pré-escola
- O Brincar e o Professor de Educação Infantil
- O Brincar e a Experiência Analítica
- A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento
- “Você sabe como a gente brinca? De mamãe, de pega-pega, de escolinha, de médico, de neném...” a teoria histórico-cultural: o brincar como atividade essencial para o desenvolvimento infantil
- A importância do brincar no desenvolvimento da criança: vivências, lembranças e contribuições teóricas
PUBLICAÇÕES
- Ministério da Educação - Publicações da Secretaria de Educação Básica
- Ministério da Educação - Publicações de Educação Infantil
- A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular
- Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil
- BNCC na prática: tudo que você precisa saber sobre educação infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
- Indicadores da qualidade na educação infantil
- Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças
LIVROS IMPRESSOS
CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo. In: FRIEDMANN, A. et al. (Coord.) O direito de brincar: Brinquedoteca. São Paulo: Scritta/Abrinq, 1992.
GIMENES, B. P; TEIXEIRA, S. R de O. Brinquedoteca: manual em educação e saúde. São Paulo: Cortez, 2011.