
Você no mercado de trabalho I
Este texto-base traz os seguintes temas para você:
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A nossa imagem pessoal não depende somente daquilo que sabemos e de nossa capacidade de realizar as coisas, mas sim de tudo o que somos. Tem a ver com nossa maneira de pensar, nossas características pessoais, nossa forma de falar, vestir ou andar.

Nós somos a mesma pessoa em casa, no trabalho ou em uma festa. A diferença é que nem sempre podemos nos comportar da mesma forma em todos os lugares. A postura profissional de uma pessoa pode variar de acordo com a empresa ou segmento que atua, ou o cargo que ocupa.
Apesar disso, existem algumas diretrizes que são comuns a todos.
Você verá a seguir algumas dessas diretrizes. Que tal se, no decorrer do texto, você aproveitar para se autoavaliar Pense quais são as características que você já possui, o que pode aprender e o que pode ser aprimorado. Pense também se você concorda ou não com as orientações propostas e por quê. Vamos lá?
Trabalhar com comprometimento
O profissional comprometido é aquele que se envolve com seu trabalho, que “veste a camisa”.
Para entender melhor, imagine que um chefe tenha pedido a seus funcionários um trabalho, a ser feito pela equipe. Uma equipe com profissionais comprometidos é composta por pessoas que estão realmente preocupadas em atender às demandas e não só em cumprir o expediente para receber um salário no final do mês.
Por isso, as suas reuniões serão organizadas, todos serão pontuais e cumprirão com suas responsabilidades. O trabalho será desenvolvido dentro da data solicitada pelo chefe ou pelos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos. E ninguém vai querer jogar o trabalho para os outros; todos terão interesse em atingir resultados excelentes (se a empresa está bem, isso é bom para todos os profissionais que trabalham nela).
O profissional comprometido se envolve com seu trabalho, não faz suas tarefas por fazer, pois vê sentido no que realiza. Também busca seguir as normas da organização e cumpre o que prometeu. Além disso, é proativo: não fica sentado esperando que o mandem – antecipa-se aos desafios, vê o que é preciso fazer e age.

Pense em sua postura no dia a dia frente a pequenos problemas ou demandas e em como você reage a elas. Coisas bem triviais, do tipo:
- Acabou o papel higiênico no banheiro do seu trabalho. Há outro rolo disponível dentro do mesmo banheiro. O que você faz: troca ou deixa como está?
- Há um compromisso agendado há mais de um mês. Você liga antes para confirmar ou vai mesmo assim? E se a outra pessoa tiver esquecido?
Esses são alguns exemplos para ilustrar o que faz uma pessoa que tem tendência à proatividade, que se vira por si mesma e não depende de outros fazerem as coisas para ela.
Gostar do que você faz vai ajudá-lo muito a ser um profissional comprometido. Se você se realiza no trabalho, seu envolvimento acontece naturalmente. Todos saem ganhando: a empresa e você!
Cuidar da imagem pessoal
Cuidar da imagem não é sinônimo de vaidade nem de obsessão pela beleza. Significa proporcionar uma presença agradável em seu ambiente. Isso quer dizer cuidar de sua aparência física, mas também de sua forma de se expressar, seu comportamento no ambiente. Trata-se da imagem de si mesmo que você deixa para as pessoas.


Imagine que você foi ao médico e, ao chegar lá, ele o atendeu com um jeans surrado (você não tem certeza se está limpo) e com uma camiseta sem mangas. Como você se sentiria? Você acreditaria que esse é um bom médico?
Esse exemplo pode ser um pouco exagerado, mas retrata algo real: a roupa que você usa para trabalhar reflete não só a sua imagem como profissional, como também a imagem de sua empresa.

Procure vestir-se de acordo com a função que ocupa e com as características de sua empresa. Se a empresa for informal, não há necessidade de usar terno ou tailleur.
Entretanto, não é por isso que você precisa se vestir como se estivesse indo a um churrasco com amigos. Então, bom senso é a palavra-chave. Se você estiver em dúvida, converse com algum colega de trabalho em que confie e peça a sua opinião.
A forma como um profissional se comunica é muito importante, para ele mesmo e para a sua organização. Que tal refletir sobre os principais aspectos de comunicação oral e escrita, pensando em sua postura profissional?
Você já sabe que a comunicação não verbal às vezes fala muito mais do que mil palavras. A forma como você age, senta, caminha, fala etc. mostra muito sobre o profissional que você é. Fique atento a todos esses aspectos.


Isso não significa que você precise agir como um robô, sem naturalidade. Seja quem você é, agindo com espontaneidade, mas lembre sempre que está em um ambiente profissional. Cuidado com os extremos, por exemplo:
- Procure não ser tão expansivo a ponto de todos notarem você.
- Nem ser tão tímido a ponto de ninguém perceber que você está ali.
Como em tudo na vida, o equilíbrio é o ideal
Pense um pouco sobre a maneira como você caminha, a forma como você se senta, em seus gestos. Há algo que possa ser melhorado?
Discrição e confiabilidade devem ser características de qualquer profissional. Veja o quadro abaixo. Quais destes itens fazem parte de seu modo de agir?
Lidar com assuntos confidenciais | Se você tem acesso privilegiado a alguma informação, não cabe a você comentar o assunto com ninguém. |
Resguardar a vida dos superiores | Também não faz nenhum sentido comentar sobre a vida ou os hábitos de seus superiores. Além de cuidar da sua imagem, você também deve zelar pela imagem deles. |
Respeite as reuniões | Se alguém faz uma reunião, é para resolver algum assunto importante. Procure não interromper, ou faça-o com bom senso. Caso precise interromper uma reunião para levar algum recado, bata na porta primeiro. Prepare antes um bilhete com o assunto e entregue diretamente ao interessado ou a quem está presidindo a reunião. Se precisar de resposta, basta aguardar. Certamente alguém irá atendê-lo brevemente. |
Resolva o que puder sozinho, de forma autônoma | Leve ao seu superior somente o que realmente lhe interessa; poupe o seu tempo e o dele. Tenha iniciativa, resolvendo tudo o que puder, de acordo com seu poder de tomar decisões. |
Comunicação
Tudo o que você acabou de ver sobre o cuidado com sua imagem também influencia a forma como você se comunica. Além disso, o profissional que fala bem, escreve corretamente, não faz fofocas, não fica reclamando de tudo e de todos, não usa linguagem vulgar, entre outras atitudes, certamente faz um bom uso da comunicação.

Ainda dentro desse tema, vale salientar alguns pontos. Veja a seguir.
Como qualquer outro instrumento de trabalho, é preciso fazer o uso racional do telefone. Seja sempre breve nos telefonemas, avaliando antes da ligação se ela é realmente necessária, ou se você pode tratar do assunto pessoalmente ou por e-mail.
Quando estiver usando o telefone, pense que pode haver outras pessoas tentando ligar para o seu ambiente de trabalho, ou até mesmo para você, com a finalidade de resolver algo importante. Alguém poderá desistir do telefonema se a linha ficar ocupada durante muito tempo, fazendo com que oportunidades sejam perdidas ou algum problema tenha sua solução prorrogada. Veja outras dicas importantes:
1) Sempre que você atende o telefone em sua empresa, você é a empresa para seu interlocutor. Por isso, é importante dizer o nome da empresa e/ou área em que trabalha. Cumprimente a pessoa (bom dia ou boa tarde) de um modo tranquilo (sem exageros no tom) e diga o seu nome.
2) Quando alguém procurar por seu superior e este ainda não estiver na empresa, você não precisa dizer: “Ele ainda não chegou”, nem dar um relatório detalhado de sua agenda. Procure ser discreto, dando o mínimo de informações, e anote o recado, para posteriormente tomar as providências necessárias.
Um exemplo do que você pode responder:
– No momento ele não está. Gostaria de deixar algum recado?
3) Pode acontecer que você fique encarregado de fazer uma triagem das ligações feitas para seu superior. Tome cuidado para não isolar o seu chefe, criando situações difíceis para ele ou para quem o procurou. A decisão de quem ele deve ou não atender é dele, e não sua. Siga as orientações que receber dele.
4) Se um telefone que não é seu tocar insistentemente e você estiver disponível, não custa nada atender e anotar o recado. Isso demonstra sua visão de equipe e comprometimento.
5) Você passa a maior parte de seu dia no trabalho e é natural que eventualmente tenha algum assunto pessoal para tratar ao telefone. Quando isso acontecer, lembre que sua vida pessoal é realmente sua. Você também não precisa fazer um relatório do que está acontecendo para todo mundo.
Procure o momento adequado, quando estiver com poucas demandas. Se for algum problema em relação ao qual precise ser duro com alguém, procure usar o seu celular, ou algum telefone público, em seu horário de descanso.
6) Se você trabalha no mesmo ambiente que outras pessoas, procure moderar o tom da voz ao falar ao telefone, para não atrapalhar os colegas.
Imagine a seguinte situação: Vanessa chegou de manhã ao trabalho e uma colega logo a chamou para contar uma fofoca. A notícia é mesmo bombástica! Régis e Marta, dois membros da alta direção da empresa, foram vistos num restaurante na noite passada, jantando juntos, e parecia haver um clima de romance entre eles! Uau!
A pessoa que contou “a grande notícia” é mesmo muito próxima de Vanessa, e sua amizade tem se estreitado cada vez mais. Provavelmente esse comentário não vai prejudicar ninguém.
Como Vanessa deve agir? Reflita com base no texto a seguir.
A regra sobre a sua vida vale também para a vida dos outros: ela é realmente dos outros. Falar da vida alheia não agrega nada à sua vida. Você gostaria que outros fizessem comentários a seu respeito, ou sobre a sua vida?
No lugar de Vanessa, um bom caminho seria não dar continuidade ao assunto. Não é preciso mostrar desaprovação; basta não alimentar a conversa, guardando a opinião sobre o ocorrido somente para si, ou dizer que nesse dia você está muito ocupado e que em outro momento vocês podem colocar o papo em dia.

Se você permitir que o outro note que não quer ir adiante com o tema, passará a não mais procurá-lo para fazer fofocas.
Postura semelhante é recomendada para as reclamações. Se alguma coisa em sua empresa não estiver satisfatória, procure levar o assunto diretamente para quem puder fazer algo para mudar. Seja imparcial e leve as suas sugestões de melhoria.
Isso é melhor do que ficar reclamando da empresa pelos cantos, atitude que só faz prejudicar o clima geral e a pessoa em particular.
Quem nunca falou palavrão que atire a primeira pedra! Às vezes um palavrão escapa. Mas isso não faz parte do contexto corporativo. Mesmo que muitas pessoas de sua empresa o façam (inclusive seu chefe), você não precisa praguejar, nem falar palavras de baixo calão.
Momento de reflexão
Você já pensou que existem diversas formas de reagir e expressar pensamentos e sentimentos?
Você conhece pessoas que falam palavrão na empresa a toda hora? Qual é a imagem delas na empresa?
Relacionamento
Na história de Vanessa, uma das coisas que ela percebeu é que precisaria melhorar o seu relacionamento interpessoal. Ela concluiu que um bom ambiente de trabalho é também fruto da postura das pessoas que ali estão.
Ao promover um ambiente agradável, no qual as pessoas se respeitem mutuamente, a produtividade aumenta e todos ganham mais qualidade de vida.
Veja algumas das mudanças que Vanessa fez em sua vida:
Trabalhar em equipe | Ao trabalhar em equipe, uns aprendem com os outros. A distribuição de tarefas permite que todos trabalhem e mostrem suas aptidões, sem sobrecarregar ninguém. |
Promover a troca | Ao ler um artigo interessante: compartilhar. Ao aprender algo novo: dividir. Não devemos guardar o que sabemos só para nós mesmos, pois, ao ensinar, aprendemos muitas coisas novas também. |
Falar o que pensa | Não é preciso concordar com tudo e com todos para ter um bom relacionamento no trabalho. Existem diversas formas de dar opiniões e defender posições sem ser agressivo. Até mesmo com o chefe, se tivermos embasamento para os nossos argumentos, por que não dizer o que se pensa? A sua opinião pode trazer as respostas para questões importantes na empresa. Defendendo nossas opiniões com firmeza, conquistamos o respeito e a confiança dos demais. |
Tratar os outros com cortesia | Reconhecer erros, dizer "por favor" e "obrigado", reconhecer o bom trabalho de outros: atitudes como essas, quando feitas com naturalidade e sinceridade, conquistam a admiração e a simpatia das pessoas. |
Resumindo, a antiga filosofia que diz “faça aos outros somente aquilo que gostaria que fizessem a você” é verdadeira, e funciona também para o mundo corporativo.
Autodisciplina e autogestão
A disciplina de um profissional tem muito a ver com responsabilidade e organização.
Os atletas campeões são famosos por sua disciplina e persistência. Procure na internet, jornais ou revistas a trajetória de alguns campeões do esporte. Que lições você pode aproveitar em sua vida profissional?

Trabalhando com autogestão
Você sabe o que é autogestão? Trata-se da capacidade que um profissional tem de gerenciar a si mesmo, dentro e fora do ambiente de trabalho. Relaciona-se com um pouco de cada assunto que você viu até o momento.
Profissionais que têm uma boa autogestão dificilmente precisam ser cobrados pelo chefe sobre “como vai aquele assunto que eu pedi?”
Quem tem uma boa autogestão consegue priorizar suas tarefas, aproveitando bem o seu tempo.
Planejar o seu trabalho é muito importante. No início de cada semana, avalie quais são suas tarefas e faça uma lista, identificando o que você vai fazer em cada dia.
Todos os dias faça a sua lista e use-a como um “mapa” de seu trabalho. Durante o dia, retome essa lista, conferindo o que já fez e o que é preciso fazer. Caso surjam novas demandas, acrescente em sua lista.
Antes de começar a trabalhar, avalie essa relação de tarefas, identificando o que é urgente e importante. Essas tarefas devem ser priorizadas, para em seguida fazer o que é importante, mesmo que não seja urgente. As demais atribuições devem vir em seguida. Caso tenha dúvida do que deve priorizar, peça orientações ao seu superior.