
Recrutamento e Seleção de Talentos
Este texto-base aborda os seguintes temas. Clique para navegar.
Recrutamento e Seleção
Quando precisa preencher um cargo, uma organização deve encontrar o profissional ideal, ou pelo menos aquele
que mais se aproxime do perfil desejado.
O processo de atração de novos talentos é realizado em duas etapas: recrutamento e seleção.
Recrutamento é o processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar.
Seleção é o processo de escolha entre os candidatos encontrados a partir da fase de recrutamento.
Existem algumas formas de divulgação e recrutamento de vagas de trabalho:
- Anúncio em sites especializados em empregos.
- Anúncio no principal jornal da cidade.
- Consulta a banco de dados de currículos.
E mesmo que a Companhia Nova Era Ltda. não tenha adotado outras técnicas, saiba que existem outras formas de divulgação, por exemplo:

Contato com agências de emprego.

Contato com escolas, universidades e sindicatos.

Cartazes ou anúncios em locais visíveis ou de grande circulação.

Indicação de outros funcionários da organização.

Contratação de consultoria especializada (nesse caso, a empresa contratante faz uma descrição do cargo a ser preenchido e do perfil do candidato).
Você acha que alguma dessas técnicas poderia ser também adotada neste processo de seleção que você está supostamente conduzindo?
Lembre-se também de que é possível encomendar esse processo para empresas especializadas. Normalmente, essas empresas terceirizadas se encarregam de realizar todos os processos de recrutamento e seleção e enviam dois ou três candidatos para serem entrevistados pela empresa cliente.
Fique sabendo
As organizações podem também fazer recrutamento interno, ou seja, procurar preencher a vaga com seus quadros já existentes. Esse aspecto é positivo por representar um incentivo pra os funcionários e uma possibilidade de ascensão. Por outro lado, uma pessoa de fora por fazer renovação.
A seleção
Uma vez atraídos os candidatos, é preciso escolher o mais adequado à vaga. Esse é o processo de seleção.

Em outras palavras, seleção é o processo de análise das informações a respeito dos candidatos recrutados, de modo a escolher qual deles apresenta as características desejadas pela organização, visando manter ou aumentar a eficiência e a eficácia da equipe.
Um processo de seleção deve ser muito cuidadoso. Afinal, não é simples analisar profissionais e suas competências, perceber personalidades, atitudes e valores, não apenas no momento presente, mas entender como aquela pessoa se comportará no futuro.
Tenha em conta que a seleção pode ter duas bases diferentes:
- O perfil do cargo a ser preenchido e/ou...
- O próprio conjunto de competências necessário para aquele cargo.
No caso da Companhia Nova Era Ltda., por exemplo, foram utilizadas as duas formas.
Técnicas de seleção de pessoas
As técnicas de seleção têm como objetivo conhecer as características específicas de cada candidato. A partir da observação e comparação das pessoas, são colhidos subsídios para se analisar e escolher os candidatos mais adequados a cada cargo.
Essas técnicas precisam ser tão rápidas e confiáveis quanto possível, uma vez que, em geral, dispõe-se de pouco tempo para fazer essa escolha, que deve ser precisa.
As organizações utilizam diferentes técnicas de seleção: entrevistas, provas, testes psicológicos, testes de personalidade, simulações. Veja como a Companhia Nova Era Ltda. se valeu de cada uma dessas técnicas.
Entrevistas pessoais
Na entrevista, cada candidato conversa individualmente com uma ou mais pessoas da organização. A entrevista pode ser estruturada ou livre, dependendo da existência ou não de um roteiro de perguntas preestabelecido.



Depois de cada entrevista, é importante reservar um tempo para fazer anotações relevantes sobre o candidato, para não correr o risco de esquecer as impressões sobre ele, sobretudo quando são muitos candidatos num mesmo dia.
Provas
As organizações podem medir por meio de provas o conhecimento técnico na área em que o candidato vai atuar, ou ainda competências como redação, correção no uso da língua portuguesa, habilidades com línguas estrangeiras, conhecimentos gerais e cultura.


Testes psicológicos
Os testes psicológicos procuram medir as aptidões das pessoas e prever como estas se comportarão em situações futuras do trabalho, além de verificar seu potencial de crescimento.

Mas quais aptidões pessoais devem ser medidas? Que aptidões um ser humano pode ter? Existem vários modelos desenvolvidos por psicólogos e pedagogos que mapeiam as aptidões humanas.
Quais são as suas aptidões?
Um modelo muito usado em testes psicológicos de processos de seleção é a Teoria Multifatorial de Thurstone. Ela define sete aptidões que as pessoas podem ter e que, segundo Thurstone, o criador da teoria, são independentes entre si. Ou seja, podemos ser muito bons em uma aptidão, e menos desenvolvidos em outra. Veja a lista das sete aptidões, observando o que cada pessoa faz bem ou tem tendência a fazer com mais facilidade.
Com base nestas características, quais você acha que se aplicam a você? Quais você precisaria desenvolver mais?
- Aptidão verbal: escrever, redigir, escolher palavras certas.
- Fluência verbal: falar, expressar-se de maneira oral ou escrita, argumentar.
- Aptidão numérica: cálculos, matemática, lidar com números.
- Aptidão espacial: ter noção de espaço, trabalhar com geometria, arquitetura, engenharia, pintura ou escultura.
- Memória associativa: memorizar coisas, pessoas, datas, eventos, textos.
- Aptidão perceptiva: ter atenção focada, ter cuidado com detalhes, ser perfeccionista, ter capacidade de concentração.
- Raciocínio lógico: pensar com lógica, definir conceitos, ter visão global de uma situação.
Testes de personalidade
Personalidade é aquilo que determina a individualidade, distinguindo uma pessoa de todas as outras. É formada por um conjunto de traços individuais adquiridos ao longo da formação da pessoa.
Elogios no trabalho
Revolução
Sucesso
Música
Os testes de personalidade podem procurar informações sobre a pessoa como um todo ou sobre algum aspecto específico do seu comportamento, como interesses, motivações, aspirações, equilíbrio emocional.
Técnicas de dinâmica de grupo
Nessa técnica, os candidatos são avaliados em grupos. Veja como essas técnicas podem funcionar e quais são as suas características:
Processo de seleção



Fique ligado!
Na hora de efetivar a seleção de um profissional, atualmente as organizações também estão avaliando a sua postura nas redes sociais: tipos de postagens, curtidas, comentários, participação em discussões, mensagens com erros de português, dentre outros. Evite, portanto, postagens que evidenciem preconceitos sociais, temas polêmicos, brincadeiras de mau gosto, falta de respeito. Evite qualquer tipo de exposição que possa prejudicar a sua imagem.
Momento de reflexão
Você já pensou como é desanimador, ou até humilhante, fazer um trabalho para o qual você não está qualificado ou não tem o perfil adequado?
Você acha que vale a pena aceitar um emprego para o qual não tem o perfil ou a qualificação, só porque ele é atraente em termos financeiros?
Nem todas as empresas utilizam todas as ferramentas de seleção que você conheceu neste estudo. É comum que escolham apenas algumas delas para conduzir o processo de seleção dos seus candidatos.
O importante é ter plena segurança sobre a escolha da técnica a ser aplicada. Você sabe quais os benefícios que um processo de seleção conduzido corretamente pode trazer à organização?
Clique nos cards abaixo e vamos responder para você!
As pessoas ocuparão cargos adequados a seus perfis profissionais e personalidades, e com isso se sentirão mais satisfeitas e serão mais produtivas.
O potencial de realização de cada cargo aumentará.
Aumentará também o capital humano da organização.
A satisfação da equipe com a organização será elevada.
O esforço de capacitação será reduzido.
A rotatividade excessiva de pessoal será evitada.
A importância da ambientação
Uma vez escolhido o candidato, não se pode esperar que no primeiro dia de trabalho ele já saiba tudo sobre a empresa e sua função dentro dela. Cada organização tem seus costumes, sua cultura, seus processos de trabalho definidos.
É fundamental reservar um tempo para ambientar o novo funcionário, para que ele se sinta bem acolhido e possa fazer o que se espera dele, sem retrabalho.