Gestão Orçamentária

Este texto-base traz os seguintes temas para você:

Lidando com orçamentos

Você leu na abertura desta agenda que as empresas buscam uma boa gestão dos seus gastos, pois, além de evitar o desperdício, a gestão adequada do dinheiro leva à lucratividade. Se bem gerenciada, ela gera novos negócios, empregos, pagamento de salários e de fornecedores em dia. Tudo isso move a economia local e do país como um todo.

Por isso, todos os gastos e aquisições devem ser feitos de maneira planejada. Mesmo as grandes empresas têm desafios de custos e os empregados são orientados a economizar.

Veja algumas orientações básicas para a aquisição de produtos ou serviços.

Pesquisar fornecedores

Procure saber quais são os fornecedores que a empresa costuma utilizar, informando-se sobre a pessoa de contato, preços, prazos e a qualidade do serviço. Se possível, recorra a orçamentos anteriores, para que você possa ter uma base da dimensão daquele gasto. Crie o hábito de pesquisar sempre novos fornecedores e de pedir que seus colegas de trabalho indiquem empresas que demonstraram postura de parceria.

O significado de parceria é “reunião de esforços com um objetivo comum”. Dessa forma, fornecedores parceiros são aqueles que não estão preocupados apenas em vender seus produtos e serviços, mas demonstrar interesse em atender às necessidades de seu cliente.

Em contrapartida, um cliente parceiro é aquele que procura atender aos objetivos da empresa, mas sempre tratando seus fornecedores com ética e respeito e gerando boas possibilidades de negócios para ambos.

Solicitar o orçamento

A solicitação de orçamento demonstra ao fornecedor uma intenção de realizar uma transação comercial, mas não é uma garantia de compra

Grande parte das empresas analisa no mínimo três orçamentos antes de contratar algum produto ou serviço. Portanto, nas compras sob sua responsabilidade, procure entrar em contato com pelo menos três fornecedores, esclarecendo todas as condições de sua compra:

  • Produto ou serviço desejado.
  • Especificações do produto ou serviço (cor, formato, tamanho etc.).
  • Quantidade necessária.
  • Prazo de entrega.
  • Condições de pagamento.

Atenção!

Jamais aceite um produto ou serviço sem solicitar o orçamento antes e, se for a prática da empresa, aprová-lo com o seu superior.

É cada vez mais comum solicitar orçamentos e comprar pela internet ou por meio de aplicativos. Nesses casos, certifique-se de que existirá um contrato definindo quais são as obrigações e os direitos de cada parte.

Analisar os orçamentos recebidos

Quando receber os orçamentos, faça um comparativo entre eles, analisando não somente o preço, mas a qualidade do produto oferecido.

Algumas vezes algo que custa um pouco mais caro pode oferecer mais vantagens do que o similar mais barato. Elaborar uma planilha eletrônica é um bom caminho para a sua análise.

Caso você precise apresentar os orçamentos para seus superiores, não se limite a somente reportar os preços. Mostre o comparativo e relate a sua análise, discutindo vantagens e desvantagens de cada fornecedor e, principalmente, indicando qual seria a melhor compra. Isso é proatividade.

Negociar

Você pode se deparar com situações em que o valor que você tem disponível não é compatível com os orçamentos apresentados ou com outras situações em que seja preciso negociar com os fornecedores.

Uma boa negociação exige que o profissional utilize técnicas de negociação, conheça o negócio de sua empresa (e da outra parte também) e habilidades interpessoais.

Caso você não tenha esses conhecimentos e habilidades, lance mão do seu bom senso: seja claro, sincero e ético durante a negociação. Mantenha o foco no seu objetivo e apresente argumentos claros e convincentes. Procure sempre escutar a outra parte, demonstrando receptividade.

No fundo, todo mundo negocia no dia a dia, seja em casa, no trabalho, na vida social. Quantas vezes você se depara com pessoas que pensam diferente de você e com quem é preciso conversar, negociar, para chegar a um interesse comum?

A negociação permite concretizar objetivos pessoais e profissionais e conciliar diferenças. Alcançar o acordo geralmente significa que, ao menos, uma das partes terá que se deslocar de sua posição original. Nesse processo, é importante que ambos saiam satisfeitos com o resultado da negociação.

Saber negociar é importante não só para o trabalho, mas nas diversas situações da vida: comprando uma roupa, tomando decisões em família, organizando um grupo de estudos etc.

Existem diversos artigos, livros e cursos sobre negociação. Que tal pesquisar sobre o assunto e buscar aprofundamento nesse tema.

Contratar, receber e avaliar

No momento da contratação de um produto ou serviço, é importante reiterar tudo o que foi acordado, garantindo que o que foi orçado será entregue dentro das condições negociadas. De acordo com a compra realizada e o sistema de trabalho de cada empresa, a confirmação da compra pode ser feita por e-mail, por aplicativos, pela celebração de um contrato formal, entre outros.

Antes de realizar compras ou contratações, procure conhecer todas as normas da empresa em que trabalha e siga detalhadamente essas diretrizes

Quando o fornecedor entregar a compra ou efetuar o serviço, sempre confira a entrega e a Nota Fiscal. Caso algo não esteja de acordo, sinalize imediatamente e não receba a mercadoria. Se for um serviço, não confirme que ele foi totalmente cumprido, ou seja, não assine nenhum documento de finalização do trabalho.

Nunca aceite uma Nota Fiscal rasurada. Documentos rasurados não têm valor fiscal. Além disso, podem trazer problemas para a empresa.

Encerrado o processo de compra, avalie seu fornecedor. Busque elogiar um serviço bem prestado. Afinal, quem não gosta de um elogio? Além de fazer o dia da pessoa mais feliz, essa atitude reforça a parceria de trabalho e consolida a relação comercial. Se algo ficou a desejar, é importante que você esclareça com a empresa contratada, seja para ressarcimento, seja para contribuir com a melhora dos próximos atendimentos.

Algumas empresas costumam avaliar formalmente seus fornecedores, outras não.

Seja qual for o caso, faça uma avaliação por escrito e disponibilize esse documento à sua empresa.

Veja algumas informações que podem estar contidas nesse documento:

O fornecedor não precisa receber a avaliação, mas é importante que outras pessoas, ao pesquisarem o fornecedor, considerem seus últimos serviços prestados. Muitos clientes usam sites de buscas e encontram avaliações com o grau de satisfação de outros clientes sobre a empresa, isso também reflete na decisão de escolha de um fornecedor. Fique sempre atento!

Que tal elaborar a sua avaliação de fornecedores? Pense em três empresas que tenham vendido algo para você nos últimos dias. Avalie esses três fornecedores com base no roteiro proposto anteriormente.

Você pode avaliar algum fornecedor da empresa em que trabalha. Também pode avaliar alguma compra particular: uma loja, um supermercado, um restaurante etc.

Controle de estoques

Existe um elemento muito importante que está ligado ao processo de compras e à gestão de orçamentos: o controle de estoques. Conheça um pouco sobre esse tema com a história de Mariana, que vem a seguir.

Mariana é uma secretária novata, sempre empenhada em realizar um excelente trabalho. Ela é responsável pelas compras de material de escritório da empresa. Quando foi fazer as compras do último mês, o fornecedor ofereceu uma promoção especial de borrachas e apontadores: para grandes quantidades, tinha um desconto sensacional!

Mariana ficou feliz com a compra, pois faria uma economia e tanto! Mas, quando recebeu o material, teve uma “surpresinha”: não tinha lugar no armário para tantos apontadores e borrachas... Além do mais, a quantidade de lápis em estoque não era proporcional: havia pouquíssimos, porque a maioria das pessoas na empresa usava lapiseira ou apenas o computador. Levaria um bom tempo até que esse estoque esvaziasse!

Estoque

Estoque é o conjunto de materiais que uma organização compra e armazena, para garantir que suas necessidades de uso e produção sejam atendidas. As compras são feitas em quantidade proporcional ao volume de produtos que serão produzidos ou vendidos.

Há diversos tipos de estoque, de acordo com a atividade da organização. Podem existir estoques de matérias-primas, de materiais em processamento, de produtos acabados, de produtos de consumo, e assim por diante.

Para que existam produtos em estoque, a empresa precisa desembolsar dinheiro para pagar aos fornecedores. Ou seja: o material que está ali guardado no estoque significa dinheiro parado.

Ao fazer compras de produtos que ficarão estocados, procure dimensionar corretamente a quantidade a ser comprada, evitando que mercadorias fiquem muito tempo paradas, gerando prejuízo para a empresa. O dinheiro gasto com mercadorias em excesso pode ser utilizado em outro tipo de investimento.

Fique atento também à quantidade dos bens em estoque consumida por mês. Deixar faltar produtos também pode trazer transtornos para a organização, por isso é importante que você tenha um controle de estoques, identificando qual é a quantidade mínima para cada produto armazenado. Considere sempre em suas compras as datas importantes no calendário da empresa, como comemorações, eventos, viagens dos seus superiores. Para essas datas, o estoque de determinados produtos deverá ser maior. Procure se precaver.

Imagine novamente o coquetel de inauguração da nova sede da empresa de advocacia para a qual você, hipoteticamente, trabalha.

Quais fornecedores deveriam ser acessados? Que cuidados deveriam ser tomados? Quais produtos deveria haver em estoque?

Pense em tudo: nos convites, no número de convidados, nos comes e bebes, nos folhetos da empresa e brindes oferecidos.

O pequeno caixa

Para administrar os gastos menores no dia a dia, é comum que as empresas utilizem o “pequeno caixa”. Trata-se de uma quantia em dinheiro (comumente de até um salário mínimo) que fica disponível para solucionar questões do cotidiano, como a compra de um produto de última hora, fotocópias, envio de correspondências, entre outros.

O controle do pequeno caixa é feito por meio de um livro-caixa ou de uma planilha eletrônica. Nesse controle, devem constar o valor disponível no caixa inicialmente, o valor das despesas e o valor final (subtraindo-se o valor das despesas).

É fundamental que sejam feitos os registros do fornecedor e das Notas Fiscais, pois essas informações devem ser enviadas para a Contabilidade.

Veja a seguir um exemplo de pequeno caixa:

Pequeno caixa
Data Descrição Fornecedor Nº Nota Fiscal Entrada Saída Saldo
1 04/06/XX Saldo Anterior 120,00
2 08/06/XX Fotocópia e encadernação Papelaria Papel e Caneta 123456 12,60 107,40
3 12/06/XX Compra de copos, café, coador e chá doce Compra de copos, café, coador e chá doce 654321 36,13 71,27
4 15/06/XX Táxi do sr. A. Curado Cooperativa Táxi Confiáve 852369 10,00 61,27
5 16/06/XX Compra de papel sulfite Compra de papel sulfite 123478 30,00 31,27
6 Pagamento de seguro Seguradora Segurança 1478 10,28 20,99
7 30/06/XX Suprimento de caixa 350,00 370,99
8 Compra de pen drive Loja dos Computadores Ltda. 5269 130,00 240,99
9 Fotocópias de comprovantes de serviços prestados 123500 30,00 210,99
Total despesas 259,01
Total entradas 350,00
Caixa no início do mês 120,00
Caixa no fim do mês 210,99

Veja que no pequeno caixa é fundamental controlar os números das Notas Fiscais que geraram as despesas registradas.

Toda Nota Fiscal deve ser enviada para a Contabilidade, que é responsável pelos documentos contábeis e fiscais da empresa. Antes de enviá-las, verifique todas as informações, como data de emissão, data de entrega da mercadoria, valores, quantidades, condições de pagamento, frete, entre outros dados.