
Escrevendo a carta de apresentação
Este texto-base traz os seguintes temas para você:
Introdução
Buscar uma posição no mercado começa de forma semelhante para todos: montando a carta de apresentação e o currículo.
A carta de apresentação deve destacar sua melhor formação e realização profissional, justificando por que você é o candidato ideal para a empresa. Ela deve instigar o entrevistador a ler seu currículo; por isso, precisa ser breve e objetiva.
E você sabe quais informações deve ter uma boa carta de apresentação? Veja só:
Data;
Nome do candidato;
Endereço;
E-mail;
Referência de anúncio (caso seja encaminhada para uma vaga específica, divulgada em alguma mídia);
Justificativa do envio da carta.
Ao finalizar a carta, pode-se solicitar ao leitor que entre em contato para agendar uma entrevista. Veja um exemplo de carta de apresentação:

1. Nunca deixe passar um erro de grafia ou digitação. Encontrar um erro na carta pode fazer com que o profissional que avalia os vandidatos desista de ler seu currículo.
2. Evite palavras difíceis ou pouco usadas. O avaliador deve notar que você se expressa de forma clara e elegante, simples e atual.
Elaborando o currículo
O currículo é o registro de sua história profissional. Ele deve destacar suas habilidades e experiências de maneira breve e agradável. Lembre-se de que ele chega ao entrevistador antes de você; portanto, precisa causar uma boa impressão.
Em muitos lugares utiliza-se a palavra francesa "résumé" (pronuncia-se "resumê" e significa resumo, sumário) para falar de currículo. E não é à toa: o currículo deve ser um resumo.
Ao elaborar um currículo, inclua as seguintes informações:
- Objetivo profissional (em que área ou função você deseja atuar).
- Qualificações (as suas competências, qualidades e habilidades; enfim, o que você sabe fazer).
- Formação acadêmica (a sua formação escolar).
- Experiências mais relevantes (descrição das atividades profissionais mais importantes que exerceu – nome da empresa, função exercida, período de atividade).
Também é essencial que você cuide da aparência do documento, por exemplo:

Aproveite este momento para escolher a melhor apresentação para seu currículo. Qual seria a melhor fonte de letra? Tamanho? Formatação? Quantidade de páginas?
Registre essas informações.
Se você optou por fontes sóbrias e muito usadas, como Arial, e tamanho entre 10 e 12, fez uma boa escolha. A formatação deve colaborar para uma boa leitura e a quantidade de páginas deve ser a menor possível.
O currículo passo a passo
Então, que tal começar a elaborar o seu currículo?
1 | Inicie informando seu nome completo, endereço, números de telefone e e-mail para contato. Lembre-se de que os currículos são lidos rapidamente. Se o recrutador pensar que você se esqueceu de colocar essas informações, seu currículo pode ser descartado. |
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2 | Faça um breve resumo de sua situação pessoal. Exemplo: casado, 25 anos, sem filhos. |
3 | Em seguida, inclua seu objetivo profissional, que deve ser breve e informar o cargo desejado ou uma área mais abrangente. Exemplo: profissional de secretariado ou assistente executivo. |
4 | Faça uma síntese de suas qualificações profissionais. Exemplo: Qualificação Profissional em Auxiliar de Escritório com três anos de experiência. |
5 |
Informe suas experiências anteriores, incluindo as datas de admissão/demissão, focando sempre nas atividades desempenhadas. Exemplo:
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6 |
Atividades: Digitação de documentos, preparo relatórios e planilhas, organização de arquivos, controle de estoque do material de escritório e atendimento telefônico e presencial. Diga qual a sua formação acadêmica, conhecimento de idiomas e informática. Exemplo:
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7 | Fale sobre suas principais competências ou qualidades. Pode haver outros candidatos com a sua formação e experiência, então você precisa mostrar aspectos que possam distingui-lo dos demais. Exemplo: grande disposição para o trabalho; senso de urgência; ágil e proativo. |
Mais uma dica aí?
Não coloque cores ou figuras em seu currículo. Ele é um documento de apresentação pessoal; portanto, deve demonstrar sobriedade e discrição. Se precisar destacar alguma informação, use outros recursos, como negrito ou sublinhado.
Veja agora um exemplo de currículo:
FERDINANDO DO AMARAL
Rua das Bromélias, 10
CEP: 00000-000 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 99999-9999
E-mail: ferdinando_amaral@gotemail2.com
Casado, 25 anos, sem filhos.
Objetivo: Atuar como Auxiliar de Escritório
Experiência profissional:
Dois anos de experiência prestando suporte à gerência administrativa de empresa de grande porte
Vitória
S.A. (abril de 2017 a março de 2020)
Principais atividades desempenhadas: Digitação de documentos, preparo relatórios e planilhas,
organização de arquivos, controle de estoque do material de escritório e atendimento telefônico e
presencial.
Formação acadêmica:
Ensino médio completo e curso de qualificação profissional em Auxiliar de Escritório.
Idiomas:
Inglês e espanhol básicos.
Informática:
Domínio de softwares no nível de usuário de editor de textos, editor de planilhas e aplicativos de
apresentações.
Principais características pessoais:
Proatividade, dinamismo, disposição para aprender, motivação frente a desafios.
Erros comuns na elaboração do currículo
Agora que você já sabe os pontos básicos para elaborar um bom currículo, é importante que saiba também o que não deve fazer. Há alguns erros bastante comuns em currículos. Conheça alguns deles para poder evitá-los.
Ao iniciar seu currículo, informe imediatamente seu objetivo profissional. Ninguém consegue adivinhar o que você deseja; portanto, seja claro e destaque essa informação.
Preparando-se para a entrevista
Currículo pronto. Hora de ir à entrevista! E agora?


Que tal estudar um pouco a melhor forma de se preparar para uma entrevista? Vamos lá!
Quando você for a uma entrevista de emprego, deve ter bastante cuidado com a sua aparência. As suas qualificações não são percebidas imediatamente, mas sua higiene, discrição e maneiras gerais, sim.
Como o ambiente das empresas costuma ser formal, é sempre aconselhável escolher roupas discretas. Imagine que você é o entrevistador. Como você espera receber um candidato à vaga em sua empresa? Provavelmente não gostaria de encontrar alguém de calças com bolsos rasgados e camisa cheia de brilhos, não é? Por isso, moderação e discrição são palavras de ordem!
Mas é claro que nem todas as empresas têm hábitos iguais. É importante que você se informe sobre os hábitos da empresa na qual fará entrevista. Os funcionários são mais formais e usam ternos? Ou são mais informais e trabalham de jeans?
Erros comuns ao apresentar-se para uma entrevista
Quais são os erros imperdoáveis durante um processo seletivo?
- ❌ Vestir-se de forma inadequada.
- ❌ Mascar chiclete.
- ❌ Não olhar nos olhos do entrevistador.
- ❌ Ser arrogante ou autoritário.
- ❌ Falar demais.
- ❌ Falar mal do ex-chefe ou das empresas em que você trabalhou antes.
- ❌ Manter o celular ligado durante o processo.
O Processo seletivo
Os processos seletivos acontecem de várias formas. Aqui você vai conhecer os três processos mais utilizados atualmente nas empresas.

Provas
As provas avaliam seu conhecimento de forma objetiva, ou seja, medem seu grau de domínio sobre determinado assunto. Atualmente, é muito comum que as empresas avaliem competências, como língua portuguesa, conhecimentos técnicos e, eventualmente, idiomas.
Dinâmicas de grupo

É difícil preparar-se para uma dinâmica de grupo; então, o melhor é não disfarçar ou fingir. Mas que tal conhecer alguns conselhos de especialistas sobre o melhor comportamento durante uma dinâmica de grupo?
Entrevista Pessoal

Cada dica é um ponto a mais para você!
Sobretudo, seja você mesmo! Não crie uma imagem falsa de você só para hora da entrevista, pois certamente o entrevistador não vai achar sua fala natural.