
Cerimonial e Protocolo
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As decobertas de Ricardo
Lembra que Ricardo fez uma pesquisa para descobrir o significado dos termos que ele não conhecia? Veja abaixo o que ele encontrou.

Veja um dos trechos que mais impressionaram Ricardo:
Existe um conjunto de procedimentos básicos que devem ser seguidos num evento, conforme o seu tipo de propósito.
Há reuniões que exigem o cerimonial formal, ou seja, a organização do ritual baseada principalmente em leis, que podem dizer se um país, de uma empresa, de um clube. Já o cerimonial informal não possui legislação específica, escrita, mas se baseia em uma sequência de rituais implícitos em um evento informal.
Em uma festa de inauguração de uma empresa, por exemplo, quem deve cortar a fita inaugural é o executivo com o cargo mais representativo. Não há lei especificando esse procedimento, porém, ele é regido pela tradição.
Outros pontos importantes são a ordem de precedência nas falas e a posição na mesa de honra, que dependem do cargo e da importância da pessoa no evento.
Ricardo começava a entender onde estava falhando. Então, continuou a pesquisar sobre eventos e contratou profissionais experientes e capacitados para a sua equipe.
Imagine que você foi solicitado a apoiar um cerimonialista – que é o profissional especializado em eventos – ou até mesmo a atuar como tal. Imagine que você trabalhe numa ONG e que foi solicitado a ajudar na contratação da atração musical e do bufê para um chá beneficiente com idosos. Que estilo de música buscaria? E que tipo de comida? Registre suas ideias, depois prossiga a leitura.
Se antes Ricardo achava que os croquetes eram bons para todos os eventos, agora sabia que não seriam apropriados, por exemplo, para uma festa com idosos, que costumam solicitar comidas menos gordurosas.
A música também precisava ser adequada ao gosto daquela geração. Banda de rock pesado, nem pensar!
Com base nesse e em outros critérios aprendidos nos seus estudos e na troca de ideias com outros profissionais, Ricardo deu um novo rumo ao seu negócio.
Em alguns meses, os clientes aprovaram as mudanças, e a empresa voltou a crescer!
Cerimonial e protocolo não são novidades
Cerimonial e protocolo são quase tão antigos quanto a história da humanidade. Muito antes da descoberta do fogo e da roda, os homens já se organizavam em clãs e respeitavam uma hierarquia em determinadas ocasiões, como a hora de saborear a caça. Os comportamentos protocolares foram sendo ditados por costumes de várias culturas, formando os cerimoniais.
As organizações militares e religiosas utilizam um grande conjunto de cerimoniais.
Quanto ao cerimonial oficial moderno, suas diretrizes foram debatidas e estabelecidas em 1815 no Congresso de Viena, em Viena, capital da Áustria.
Imagine uma audiência em um tribunal. Você já deve ter visto em algum filme ou novela, tente lembrar. Como você identifica o juiz? Qual é a posição dele na sala? A atitude dele é a mesma dos advogados? Responda e depois continue a leitura.
Por que existem o cerimonial e o protocolo?
Você lembra da situação inconveniente mostrada na ilustração de abertura deste estudo? As normas existem para determinar os procedimentos e orientar as atitudes das pessoas nas diversas ocasiões, evitando embaraços como aquele. Todo o processo de protocolo e cerimonial segue uma lógica.


Silêncio no tribunal!
Em uma audiência, o juiz está sempre sentado no centro da sala, por ser o representante do Estado e o mediador. É ele, por exemplo, quem determina o momento em que cada participante deve ou não se manifestar. Imagine se todo mundo falasse ao mesmo tempo...

O Congresso de Viena estabeleceu que todas as nações têm a mesma importância: num evento, a ordem de precedência deve obedecer à ordem de chegada dos representantes dos países.
É preciso que você fique atento para não cometer indelicadezas, especialmente nos eventos que envolvem parcerias empresariais ou a conquista de novos clientes. Veja os exemplos:
Nesse caso, o profissional terá que entrar em contato com uma série de fornecedores:
Formas de tratamento
Veja a seguir os principais pronomes de tratamento utilizados especialmente em textos de cartas, convites e outros documentos formais:


É um prazer encontrar Vossa Eminência Reverendíssima!
Civis
Pronome de tratamento | Abreviatura | Usado para |
---|---|---|
Vossa Excelência | V. EX.a | Presidente da República, Senadores, Ministro de Estado, Governadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Embaixadores, Vereadores, Cônsules, Chefes das casas civis e casas militares. |
Vossa Magnificência | V. M. | Reitores de Universidade |
Vossa Senhoria | V.S.a | Diretores de autarquias federais, estaduais e municipais. |
Judiciárias
Pronome de tratamento | Abreviatura | Usado para |
---|---|---|
Vossa Excelência | V. EX.a | Desembargador da Justiça, curador, promotor. |
Meritíssimo Juiz | M. Juiz | Juízes de DIreito |
Militares
Pronome de tratamento | Abreviatura | Usado para |
---|---|---|
Vossa Excelência | V. EX.a | Oficiais generais (até coronéis) |
Vossa Senhoria | V.S.a | Outras patentes militares |
Pronome de tratamento | Abreviatura | Usado para |
---|---|---|
Vossa Santidade | V.S. | Papa |
Vossa Eminência Reverendíssima | V. Em a Revm. a | Cardeais, arcebispos e bispos |
Vossa Reverendíssima | V. Revm. a | Abades, superiores de conventos, outras autoridades eclesiásticas e sacerdotes em geral |
Pronome de tratamento | Abreviatura | Usado para |
---|---|---|
Vossa Majestade | V.M. | Reis e imperadores |
Vossa Alteza | V.A. | Príncipes |
Pronome de tratamento | Abreviatura | Usado para |
---|---|---|
Doutor | Dr. | Doutor |
Comendador | Com. | Comendador |
Professor | Prof. | Professor |
Tipos de trajes
Como você escolhe a roupa que vai vestir numa festa ou em outro tipo de evento? Primeiro, é preciso pensar no que vai acontecer no evento: será uma reunião de negócios, na qual é preciso causar boa impressão? Ou será uma reunião informal, que permite o uso de roupas casuais?
Momento de reflexão
Você já pensou quantos fatores estão incluídos na sua decisão sobre o que vestir? Tente enumerar alguns deles.
Além da roupa, quantas escolhas você faz diariamente, para se adequar a uma ocasião? (Pense na forma como trata as pessoas, como fala, como age.)
Em segundo lugar, considere:
O local.
O horário.
Os participantes.
Todos os anos, os jornais, revistas e TV fazem a cobertura da cerimônia do Oscar, a festa de premiação norte-americana para os melhores do Cinema. Que tipo de traje os participantes usam nesse evento? Anote sua resposta e depois prossiga a leitura.
Ao receber um convite formal, grande parte das pessoas fica em dúvida, por desconhecer o que significam os nomes de alguns dos principais trajes: “passeio”, “esporte completo”, “black-tie”, entre outros. Você precisa estar por dentro disso, para poder definir o traje adequado para cada evento e para orientar os participantes, pois eles irão perguntar sobre isso. Esta tabela pode ser uma boa fonte de consulta:
Fique atento, pois os tempos mudam e, com eles, a moda também.
Traje e tipo de evento | Homem | Mulher |
---|---|---|
ESPORTIVO (Somente para a prática de atividades físicas em academias ou caminhadas ao ar livre, plantio de árvores na empresa). |
Shorts, bermudas e calças de moletons, malha, sarja, tactel, lycra, camisetas de algodão, malha e dry-fit e tênis. | Calças, fusôs, shorts e bermudas de moletons, malha, sarja, tactel, lycra, camisetas de algodão e dry-fit, tops de lycra e malha e tênis. |
ESPORTE (Em eventos simples e informais: reuniões ao ar livre, refeitório de fábrica, almoços, churrascos). |
Calças de sarja, jeans ou gabardine, malha e moletons, camisa sem gravata e até com gola polo, bermudas discretas. Sapatos confortáveis, inclusive tênis. | Calças e jaquetas jeans, saia e blusa, vestidos longos coloridos (no verão), calças compridas, bermudas discretas. Sapatos confortáveis, inclusive tênis. |
ESPORTE FINO (Em eventos com pouca formalidade: coquetéis, jantares, almoços, eventos da empresa, sessões não-solenes em ambientes governamentais). |
Paletó esporte, calça em tecido diferente do blazer, camisa de cor ou camiseta lisa, gravata de tecido sem brilho. Sapatos confortáveis (mas não tênis). | Tailleur (conjunto de saia e blazer), terninho, blusas e calças mais elegantes, vestido refinado e discreto. Sapato de salto médio a alto, bolsa de tamanho médio e menores, à noite. |
PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL (Em eventos de total formalidade: Jantares formais, coquetéis, concertos, casamentos, bailes de formatura, festa de quinze anos, ópera, comemorações oficiais). |
Terno escuro, gravata discreta em tecido nobre (seda pura), camisa de preferência lisa. Sapatos e meias pretas. | Vestidos longos ou duas peças e pantalonas, em tecidos nobres. Sapato e bolsa em couro metalizado, camurça ou tecido. |
BLACK-TIE, GALA OU RIGOR (Em eventos de total formalidade: bailes, jantares, grandes premiações e comemorações especiais que especifiquem o traje). |
Smoking | Vestido longo ou curto sofisticados, tops e saias em tecido luxuosos com brilho ou pedrarias, sapato de salto alto. As bolsas devem ser pequenas. |
Lei, dedicação e bom senso: grandes amigos do cerimonialista
Hoje se fala que a organização tem clientes externos e internos. Vamos ver um pouco de cada um deles.
Um cerimonialista deve ser muito bem informado sobre as normas e a legislação da área. Se estiver cuidando de uma cerimônia que não é oficial, por exemplo, precisa conhecer as normas de precedência, para saber qual é o grau de importância de cada convidado.
Cerimonial e protocolo: lei regulamenta normas
As normas oficiais de cerimonial e protocolo estão descritas no Decreto nº70.274, de 9 de março de 1972, e visam principalmente às precedências.
O texto completo está no site da Casa Civil da Presidência da República, em:
Durante um evento, é importante que o organizador circule entre os convidados, de maneira discreta, e observe as eventuais falhas, para que possam ser corrigidas em tempo.
Mas, mesmo seguindo as orientações e normas de cerimonial e protocolo, imprevistos podem acontecer. Nesses casos, é preciso ter “jogo de cintura” para contornar as situações complicadas, agindo com tranquilidade, bom senso e criatividade.
Veja nos trechos desta matéria publicada na revista “Veja Rio”, algumas situações enfrentadas por cerimonialistas:
São justamente os anos de prática que fazem com que esses profissionais jamais saiam para um evento sem levar a mala de trabalho. Nela carregam martelo, prego e Superbonder para saltos quebrados, linha e agulha para frágeis alças de vestidos [...] sachê de sal para pressão baixa, band-aid [...] e até remédios para o coração [...]. O cerimonialista Roberto Cohen já teve de providenciar o resgate de um noivo e de sua mãe de um elevador que despencara momentos antes de começar a cerimônia. “Foi um sufoco! Tive de mandar a noiva voltar e, ao mesmo tempo, achar alguém para tirá-los dali. Deu tudo certo”, conta ele, com 20 anos de estrada.
[...] A cerimonialista Amarílis Vianna já teve de tirar do próprio dedo a aliança e pegar outra com um dos padrinho para substituir as esquecidas pelo noivo.
Fonte: revista “Veja Rio”