Uma câmera e uma ideia ROTEIRO Uma câmera
e uma ideia

A apresentação de uma ideia é capaz de encantar ou de espantar. A maneira como você se expressa pode valorizar — e muito — o que você tem a dizer e, nesse sentido, a linguagem audiovisual ganha cada vez mais importância.

Com a divulgação fácil do YouTube e a criação de vídeos requisitada até em processos seletivos, a produção audiovisual torna-se uma habilidade bastante interessante.

Produzir um vídeo traz diversas oportunidades, mas exige planejamento e alguns conhecimentos técnicos para que, com uma câmera na mão, você consiga mostrar para o mundo as ideias que tem na cabeça.

É isso o que você vai aprender nos próximos takes. Dê o play e vem com a gente!

O que é que o roteiro tem?

Além dos elementos abordados no vídeo, ao planejar a produção do seu vídeo é desejável conhecer algumas possibilidades e elementos técnicos capazes de torná-lo mais dinâmico e atrativo.

É importante destacar, também, que a escolha de cada elemento tem muita influência no resultado final: por exemplo, enquanto um grande plano geral é utilizado para registrar uma bela paisagem, o plano detalhe pode ser a melhor escolha para destacar um olhar.

Navegue pelas setas laterais abaixo e veja recursos que você pode utilizar em sua produção audiovisual!

Fazendo seu filme

Agora que você já conhece os principais elementos da linguagem audiovisual, é hora de fazer o seu roteiro!

O roteiro é o guia para a gravação e a edição. Ele deve ter linguagem clara e direta, descrevendo como aquele conteúdo será trabalhado em imagens, diálogos e descrições. É no roteiro que você deve planejar seu vídeo e explorar as diversas possibilidades de ângulos, planos e efeitos.

O roteiro do vídeo que compõe este recurso pode ser consultado aqui.

Abaixo, disponibilizamos a estrutura de um roteiro, para que você possa usá-la ao planejar seu vídeo. Cada linha representa uma cena. Clique no botão Adicionar cena para adicionar uma nova ação e dar continuidade ao seu roteiro. =)

Você pode preencher e imprimir quantas fichas quiser, sempre que julgar necessário.
Se preferir, você pode baixar uma versão editável.

Baixar versão editável

Deixe seu like!

Além dos aspectos técnicos que você conheceu, lembre-se sempre de ter empatia com seu espectador, colocando-se no lugar dele: o que você gostaria de ver? O que prende a sua atenção? O que faz você desistir de um vídeo antes de ele acabar?

A prática e a experiência também são importantes para produzir bons resultados: pratique! Caso você tenha dúvidas, busque tutoriais sobre produção de vídeos — o próprio YouTube está cheio deles.

Não se esqueça também de, ao utilizar a imagem de alguém, contar com a autorização das pessoas envolvidas. Basta pedir que elas assinem um documento como este.

E, como todo mundo que faz vídeo gosta de receber feedback, não vá embora antes de dizer pra gente o que achou deste recurso. Até a próxima!