Taxonomia de Bloom
Você conhece os teóricos, metodologias e instrumentos que fundamentaram a aplicação e criação de objetos de aprendizagem?
Embora se trate de tema atual, é interessante entender que alguns autores da década de 50 e 60 desenvolveram metodologias educacionais e instrumentos que hoje são utilizados como referência para estudo e aplicação das metodologias ativas e criação de objetos de aprendizagem.
Vamos conhecer aqui, neste recurso, o conceito da Taxonomia de Bloom, criado em 1956 pelo doutor em Educação Benjamim Bloom e revisada por Lorin Anderson e David Krathwohl, em 2001.
Taxonomia é a ciência de classificação, denominação e organização de um sistema predeterminado e que tem como resultante um framework conceitual para discussões, análises e/ou recuperação de informação.
- SIGNORI et al., 2016
A taxonomia de Bloom é utilizada para classificar objetivos de aprendizagem e foi apresentada, em 1956, pela primeira vez, com a publicação de “A Taxonomia dos Objetivos Educacionais, a Classificação das Metas Educacionais, Manual I: Domínio Cognitivo” (no título original: “The Taxonomy of Educational Objectives, The Classification of Educational Goals, Handbook I: Cognitive Domain”).
- BLOOM, 1956
A metodologia e o processo de aprendizagem do estudante
Na taxonomia de processos educacionais há três capacidades: a cognição, a afetividade e a psicomotora, em que o estudante deve se desenvolver. Vamos conhecer as categorias/domínios de cada capacidade?
Vamos entender na prática?
Anderson e Krathwohl’s (2001, p.30, tradução nossa), explica que:
As categorias da dimensão do processo cognitivo são destinadas a fornecer um conjunto abrangente de classificações para os processos cognitivos dos alunos incluídos nos objetivos. (..) as categorias vão desde os processos cognitivos mais comumente encontrados em objetivos, aqueles associados a Lembre-se, através de Compreender e Aplicar, para aqueles encontrados com menos frequência, Analisar, Avaliar e Criar.
Figura: Dimensões do processo cognitivo.
Criar - gerar novas ideias, conclusões ou hipoteses sobre o objeto de conhecimento.
Avaliar - utilizar certos critérios, normas ou padrões para julgar, criticar ou avaliar.
Analisar - desconstruir o todo em suas partes constitutivas, de modo a estabelecer relações sobre elas e como conferem significado ao todo.
Aplicar - transpor conhecimentos sobre um tema para lidar ou resolver determinada situação ou problema a ele relacionadas.
Entender - compreender elementos que conterem significado ao objeto de conhecimento.
Lembrar - identificar ou relembrar características relevantes do objeto de conhecimento.
Como aplicar esse conceito na prática?
Sabemos que Bloom tinha como premissa estabelecer objetivos de aprendizagem nos alunos e com isso planejar o processo de ensino e aprendizagem. Bloom, criou a tabela de verbos mais tarde revisitada por Anderson e Krathwohl’s e com esses verbos os educadores conseguem determinar ações para a aplicação e aperfeiçoamento de determinada capacidade.
Podemos aplicar esses verbos quando estamos criando objetos de aprendizagem e temos que definir quais serão os objetivos que queremos alcançar.
Capacidade x Definição x Verbos. Pronto para entender essas relações?
Agora você poderá exercitar suas habilidades cognitivas, para entender praticando! Vamos apresentar cards com as capacidades e definições e você deverá posicionar os verbos correspondentes. Esse é apenas um exercício e, ao final, você irá conferir quais são os verbos corretos, caso não acerte. Vamos lá?
CAPACIDADECAPACIDADE | DEFINIÇÃO | AMOSTRA DE VERBOS | |
---|---|---|---|
LembrarLembrar | O estudante irá identificar ou relembrar características relevantes do objeto de conhecimento. | Hipotetizar – Inventar – Construir – Elaborar – Desenvolver |
|
EntenderEntender | O estudante irá compreender elementos que conferem significado ao objeto de conhecimento. | Julgar – Criticar – Apreciar – Examinar – Justificar |
|
AplicarAplicar | O estudante irá transpor conhecimentos sobre um tema para lidar ou resolver determinada situação ou problema a ele relacionadas. | Interpretar – Exemplificar – Comparar – Explicar – Parafrasear – Resumir |
|
AnalisarAnalisar | O estudante irá desconstruir o todo em suas partes constitutivas, de modo a estabelecer relações sobre elas e como conferem significado ao todo. | Usar – Calcular – Computar – Resolver – Demonstrar |
|
AvaliarAvaliar | O estudante irá utilizar certos critérios, normas ou padrões para julgar, criticar ou avaliar. | Categorizar – Descontruir – Estruturar – Discriminar – Comparar |
|
CriarCriar | O estudante irá gerar novas ideias, conclusões ou hipóteses sobre o objeto de conhecimento. | Identificar – Reconhecer – Recordar – Localizar – Definir |
Agora que você exercitou a utilização dos verbos e conseguiu entender um pouco das relações entre capacidade, definição e verbo, você ainda pode estar se perguntando e como utilizo essa metodologia na prática?
Um exemplo que vamos abordar neste recurso são objetos de aprendizagem que a partir de um objetivo podemos classificar como fácil, médio e de difícil aprendizado, essa classificação também é muito importante quando pensamos no desenvolvimento do aprendizado e nos objetivos que queremos atingir.
Na prática, vamos pensar na elaboração de uma prova com questões de teste e a partir dos verbos classificar os níveis de grau de dificuldade que essas questões terão. Nesse sentido é importante entender a hierarquização e grau de dificuldade a partir dos verbos aplicados e assim poder testar os resultados desejados.
Complexidade X Dificuldade. Vamos ver como se relacionam?
O quadro resumo a seguir apresenta objetivamente as características de cada um dos níveis de complexidade que os objetivos de aprendizagem podem atingir, de acordo com a Taxonomia de Bloom revisada por Anderson e Krathwohl’s. O quadro também apresenta uma classificação que permite considerar as questões como sendo de grau fácil, intermediário ou difícil, a partir desses níveis de complexidade.
NÍVEL | DEFINIÇÃO | AMOSTRA DE VERBOS | CLASSIFICAÇÃO DO GRAU DE DIFICULDADE |
---|---|---|---|
LEMBRAR | O estudante irá identificar ou relembrar características relevantes do objeto de conhecimento. | Identificar – Reconhecer – Recordar – Localizar – Definir |
Fácil |
ENTENDER | O estudante irá compreender elementos que conferem significado ao objeto de conhecimento. | Interpretar – Exemplificar – Comparar – Explicar – Parafrasear – Resumir |
Médio |
APLICAR | O estudante irá transpor conhecimentos sobre um tema para lidar ou resolver determinada situação ou problema a ele relacionadas. | Usar – Calcular – Computar – Resolver – Demonstrar |
Médio |
ANALISAR | O estudante irá desconstruir o todo em suas partes constitutivas, de modo a estabelecer relações sobre elas e como conferem significado ao todo. | Categorizar – Descontruir – Estruturar – Discriminar – Comparar |
Difícil |
AVALIAR | O estudante irá utilizar certos critérios, normas ou padrões para julgar, criticar ou avaliar. | Julgar – Criticar – Apreciar – Examinar – Justificar |
Difícil |
CRIAR | O estudante irá gerar novas ideias, conclusões ou hipóteses sobre o objeto de conhecimento. | Hipotetizar – Inventar – Construir – Elaborar – Desenvolver |
Difícil, mais apropriado para questões dissertativas. |
Fonte: adaptado de Pelissoni (2009).
Você já aprendeu conceitos básicos sobre a taxonomia de Bloom revisada. Vamos colocar em prática, então?
O desafio é redigir diferentes questões para o mesmo objetivo de aprendizagem, com diferentes níveis de dificuldade.
Pense em uma disciplina que você leciona. No campo apropriado, escreva um objetivo de aprendizagem para esta disciplina.
Depois você irá redigir uma questão fácil (que mobiliza as capacidades de recordação), uma média (que mobiliza as capacidades de entendimento e aplicação) e uma difícil (que mobiliza as capacidades de análise, avaliação e criação).
-
Objetivo de aprendizagem
-
Fácil (Lembrar)
-
Faça sua apostaVerbos básicos
-
Médio (Entender e Aplicar)
-
Faça sua apostaVerbos básicos
-
Difícil (Analisar, Avaliar e Criar)
-
Faça sua apostaVerbos básicos
O segundo desafio é redigir mais questões relativas ao mesmo objetivo (até um máximo de 10). A diferença é que você vai começar escolhendo o verbo principal a ser usado na questão e o REA irá informar o nível de dificuldade desta questão.
Ao final de tudo, você poderá imprimir o resultado de sua experimentação.
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Lembrar
- Identificar
- Reconhecer
- Recordar
- Localizar
- Definir
- Escrever
- Listar
- Nomear
- Dizer
- Rotular
- Reproduzir
- Entender
- Aplicar
- Interpretar
- Exemplificar
- Comparar
- Explicar
- Parafrasear
- Resumir
- Descrever
- Ilustrar
- Usar
- Calcular
- Computar
- Resolver
- Demonstrar
- Executar
- Implementar
- Manipular
- Analisar
- Avaliar
- Criar
- Categorizar
- Descontruir
- Estruturar
- Discriminar
- Classificar
- Julgar
- Criticar
- Apreciar
- Examinar
- Justificar
- Defender
- Validar
- Hipotetizar
- Inventar
- Construir
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Lembrar
- Identificar
- Reconhecer
- Recordar
- Localizar
- Definir
- Escrever
- Listar
- Nomear
- Dizer
- Rotular
- Reproduzir
- Entender
- Aplicar
- Interpretar
- Exemplificar
- Comparar
- Explicar
- Parafrasear
- Resumir
- Descrever
- Ilustrar
- Usar
- Calcular
- Computar
- Resolver
- Demonstrar
- Executar
- Implementar
- Manipular
- Analisar
- Avaliar
- Criar
- Categorizar
- Descontruir
- Estruturar
- Discriminar
- Comparar
- Classificar
- Julgar
- Criticar
- Apreciar
- Examinar
- Justificar
- Defender
- Validar
- Hipotetizar
- Inventar
- Construir
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Lembrar
- Identificar
- Reconhecer
- Recordar
- Localizar
- Definir
- Escrever
- Listar
- Nomear
- Dizer
- Rotular
- Reproduzir
- Entender
- Aplicar
- Interpretar
- Exemplificar
- Comparar
- Explicar
- Parafrasear
- Resumir
- Descrever
- Ilustrar
- Usar
- Calcular
- Computar
- Resolver
- Demonstrar
- Executar
- Implementar
- Manipular
- Analisar
- Avaliar
- Criar
- Categorizar
- Descontruir
- Estruturar
- Discriminar
- Comparar
- Classificar
- Julgar
- Criticar
- Apreciar
- Examinar
- Justificar
- Defender
- Validar
- Hipotetizar
- Inventar
- Construir
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Lembrar
- Identificar
- Reconhecer
- Recordar
- Localizar
- Definir
- Escrever
- Listar
- Nomear
- Dizer
- Rotular
- Reproduzir
- Entender
- Aplicar
- Interpretar
- Exemplificar
- Comparar
- Explicar
- Parafrasear
- Resumir
- Descrever
- Ilustrar
- Usar
- Calcular
- Computar
- Resolver
- Demonstrar
- Executar
- Implementar
- Manipular
- Analisar
- Avaliar
- Criar
- Categorizar
- Descontruir
- Estruturar
- Discriminar
- Comparar
- Classificar
- Julgar
- Criticar
- Apreciar
- Examinar
- Justificar
- Defender
- Validar
- Hipotetizar
- Inventar
- Construir
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Lembrar
- Identificar
- Reconhecer
- Recordar
- Localizar
- Definir
- Escrever
- Listar
- Nomear
- Dizer
- Rotular
- Reproduzir
- Entender
- Aplicar
- Interpretar
- Exemplificar
- Comparar
- Explicar
- Parafrasear
- Resumir
- Descrever
- Ilustrar
- Usar
- Calcular
- Computar
- Resolver
- Demonstrar
- Executar
- Implementar
- Manipular
- Analisar
- Avaliar
- Criar
- Categorizar
- Descontruir
- Estruturar
- Discriminar
- Comparar
- Classificar
- Julgar
- Criticar
- Apreciar
- Examinar
- Justificar
- Defender
- Validar
- Hipotetizar
- Inventar
- Construir
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Lembrar
- Identificar
- Reconhecer
- Recordar
- Localizar
- Definir
- Escrever
- Listar
- Nomear
- Dizer
- Rotular
- Reproduzir
- Entender
- Aplicar
- Interpretar
- Exemplificar
- Comparar
- Explicar
- Parafrasear
- Resumir
- Descrever
- Ilustrar
- Usar
- Calcular
- Computar
- Resolver
- Demonstrar
- Executar
- Implementar
- Manipular
- Analisar
- Avaliar
- Criar
- Categorizar
- Descontruir
- Estruturar
- Discriminar
- Comparar
- Classificar
- Julgar
- Criticar
- Apreciar
- Examinar
- Justificar
- Defender
- Validar
- Hipotetizar
- Inventar
- Construir
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Lembrar
- Identificar
- Reconhecer
- Recordar
- Localizar
- Definir
- Escrever
- Listar
- Nomear
- Dizer
- Rotular
- Reproduzir
- Entender
- Aplicar
- Interpretar
- Exemplificar
- Comparar
- Explicar
- Parafrasear
- Resumir
- Descrever
- Ilustrar
- Usar
- Calcular
- Computar
- Resolver
- Demonstrar
- Executar
- Implementar
- Manipular
- Analisar
- Avaliar
- Criar
- Categorizar
- Descontruir
- Estruturar
- Discriminar
- Comparar
- Classificar
- Julgar
- Criticar
- Apreciar
- Examinar
- Justificar
- Defender
- Validar
- Hipotetizar
- Inventar
- Construir
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Lembrar
- Identificar
- Reconhecer
- Recordar
- Localizar
- Definir
- Escrever
- Listar
- Nomear
- Dizer
- Rotular
- Reproduzir
- Entender
- Aplicar
- Interpretar
- Exemplificar
- Comparar
- Explicar
- Parafrasear
- Resumir
- Descrever
- Ilustrar
- Usar
- Calcular
- Computar
- Resolver
- Demonstrar
- Executar
- Implementar
- Manipular
- Analisar
- Avaliar
- Criar
- Categorizar
- Descontruir
- Estruturar
- Discriminar
- Comparar
- Classificar
- Julgar
- Criticar
- Apreciar
- Examinar
- Justificar
- Defender
- Validar
- Hipotetizar
- Inventar
- Construir
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Lembrar
- Identificar
- Reconhecer
- Recordar
- Localizar
- Definir
- Escrever
- Listar
- Nomear
- Dizer
- Rotular
- Reproduzir
- Entender
- Aplicar
- Interpretar
- Exemplificar
- Comparar
- Explicar
- Parafrasear
- Resumir
- Descrever
- Ilustrar
- Usar
- Calcular
- Computar
- Resolver
- Demonstrar
- Executar
- Implementar
- Manipular
- Analisar
- Avaliar
- Criar
- Categorizar
- Descontruir
- Estruturar
- Discriminar
- Comparar
- Classificar
- Julgar
- Criticar
- Apreciar
- Examinar
- Justificar
- Defender
- Validar
- Hipotetizar
- Inventar
- Construir
-
Nível
-
Faça sua apostaVerbos básicos
- Lembrar
- Identificar
- Reconhecer
- Recordar
- Localizar
- Definir
- Escrever
- Listar
- Nomear
- Dizer
- Rotular
- Reproduzir
- Entender
- Aplicar
- Interpretar
- Exemplificar
- Comparar
- Explicar
- Parafrasear
- Resumir
- Descrever
- Ilustrar
- Usar
- Calcular
- Computar
- Resolver
- Demonstrar
- Executar
- Implementar
- Manipular
- Analisar
- Avaliar
- Criar
- Categorizar
- Descontruir
- Estruturar
- Discriminar
- Comparar
- Classificar
- Julgar
- Criticar
- Apreciar
- Examinar
- Justificar
- Defender
- Validar
- Hipotetizar
- Inventar
- Construir
-
Nível