Formação de Conteudistas

Módulo 1 • Conhecendo a Univesp

Boas-vindas ao curso Formação de Conteudistas para EaD da Univesp!

Neste primeiro módulo, você conhecerá mais sobre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp, uma vez que, antes de começar a atuar como professor(a) conteudista, é de suma importância entender de onde partimos, para quem e com qual intuito, pois esses aspectos influenciarão a sua produção de materiais didáticos.

Aula 0 – Conversa inicial
Assista no YouTube: "Aula 0 – Conversa inicial"

Vamos começar?!

Objetivo de aprendizagem:

  • Conhecer a Univesp em detalhes, como características e particularidades, sua estrutura técnico-pedagógica, seu público-alvo, e as diferenças entre aulas presenciais e EaD.

Neste módulo iremos perpassar pelos tópicos a seguir, sugerimos que siga a trilha de aprendizagem para dominar todos os aspectos importantes antes da produção. Você poderá acessar os tópicos abaixo pelo menu lateral.

A Univesp em números

Criada em 2012, a Univesp tem como propósito colocar a tecnologia a serviço da educação e, assim, contribuir com a universalização da excelência do ensino superior no Brasil. Trata-se de uma instituição de ensino superior, exclusivamente de Educação a Distância (EaD), mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), que tem por objetivo o ensino, a pesquisa e a extensão, obedecendo ao princípio de sua indissociabilidade, integrados pelo conhecimento como bem público.

De lá para cá, a Univesp cresceu muito e continua a crescer!

Veja alguns números atuais da Univesp:

  • universidade pública paulista
  • 100% educação a distância (EaD)
  • 424 polos em 370 municípios
  • 25 350 vagas no vestibular de 2023
  • 59 781 alunos de Graduação matriculados
  • 9 cursos oferecidos*
  • 347 disciplinas ofertadas em 2022

*Cursos: Letras, Pedagogia, Matemática, Tecnologia da Informação, Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Administração, Engenharia de Produção, e Tecnologia em Processos Gerenciais.

O alcance da Univesp é gigante!

Esse é um dos motivos de atenção para que reflita sobre os impactos de sua produção junto a Univesp. É importante que tudo ocorra bem para que esse impacto seja positivo para nossos estudantes.

Você Sabia?

Você sabia que uma disciplina na Univesp pode ter cerca de 25 mil estudantes matriculados?

Diferentemente de uma aula presencial, na qual o conteúdo preparado por você atinge, no máximo, cerca de 100 estudantes em um espaço físico único, a aula da Univesp é ministrada para todo estado de São Paulo e para milhares de estudantes (e até para mais longe, considerando nosso canal no YouTube).

Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:

Aula 1 – A Univesp em números
Assista no YouTube: "Aula 1 – A Univesp em números"

Perfil dos alunos da Univesp

A Univesp conta com um perfil de alunos diversificado e que, em maioria, é diferente do perfil dos estudantes que você pode estar acostumado(a).

78%
tem atividade profissional remunerada regularmente
52%
são do sexo feminino
36%
declaram-se preto, pardo ou indígena (PPI)
39%
são responsáveis pelo sustento da família
60%
possuem 30 anos ou mais
85%
concluíram os estudos em escolas públicas
Dados de vestibular 2024

Repare que o perfil do estudante da Univesp é diferente do perfil dos estudantes da USP, Unicamp e Unesp, esse também é um ponto que deve influenciar a sua produção conosco. Para isso:

  • Planeje e selecione os materiais adequados.
  • Produza conteúdos que façam sentido para o público-alvo.
  • Dimensione e distribua a carga-horária dos materiais de forma realista.
  • Traga propostas pedagógicas de acordo com a realidade dos estudantes.
  • Adeque a linguagem à realidade dos estudantes.

A equipe Univesp estará presente para auxiliar você com esses pontos!

Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:

Aula 2 – Perfil dos alunos na Univesp
Assista no YouTube: "Aula 2 – Perfil dos alunos na Univesp"

EaD x ensino presencial

É necessário ficar claro desde já que a EaD é uma modalidade diferente da educação presencial, com suas particularidades e seus principais usos. Assim, não é porque uma prática docente funciona na sua disciplina presencial que ela vai promover a aprendizagem da mesma forma na EaD.

A legislação é clara, EaD é:

“a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos”.

Vamos dar uma olhada, então, em algumas diferenças da EaD frente à educação presencial, com ênfase na realidade da Univesp.

Clique nos itens abaixo para ver as características.

Não há sala de aula física e controle de presença. Há uma sala de aula digital, nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é o Blackboard.

As atividades e interações é que marcam a participação em aula.

Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:

Aula 3 – EaD x ensino presencial
Assista no YouTube: "Aula 3 – EaD x ensino presencial"

A equipe de produção

Nenhum curso da Univesp é construído por uma única pessoa. A elaboração de um curso — ou, a depender do caso, de uma disciplina — é realizada em conjunto com:

Pré-Produção

Docente Univesp

O papel do docente é crucial, pois além de ter experiência em EaD, ele conhece o Projeto Pedagógico e as necessidades da comunidade acadêmica da Univesp. Procure-o quando tiver dúvidas/sugestões sobre o inter-relacionamento entre disciplinas e atualização de ementas e bibliografia, por exemplo.

Produção

Professor(a) conteudista

Cada ciclo de produção inicia com a entrega do material por você, professor(a) autor(a), conforme o cronograma acordado. Ao final do processo, valida o material no AVA.

Designer instrucional - DI

O profissional é especialista em transformar atividades presenciais para o ensino a distância, dominando o modelo pedagógico e as tecnologias da Univesp. Ele colabora com os professores, alinhando diretrizes, analisando entregas, concluindo roteiros e validando o processo, além de auxiliar na elaboração do conteúdo, melhorar a linguagem, criar Recursos Educacionais Abertos (REA) e gerenciar o projeto educacional, tendo um papel crucial no desenvolvimento das disciplinas.

Supervisor pedagógico

É especialista no conteúdo da disciplina que você está elaborando. É responsável pela análise técnica do conteúdo desenvolvido, tendo domínio da área específica da disciplina, oferecendo sugestões de melhorias do material entregue, tais como: contextualização de situações-problema, sugestões sobre Exercícios de Apoio e questões avaliativas e orientações sobre materiais específicos da área.

Equipe de arte

Com o conteúdo consolidado, o DI produzirá roteiros e encaminhará o que for necessário para a equipe de Arte, que desenvolverá os recursos da disciplina.

Revisão textual e montagem

A equipe de Montagem é responsável por revisar textualmente os materiais didáticos, trabalhar graficamente com o material que você irá produzir e disponibilizá-lo no nosso AVA, com a mediação do seu DI.

Equipe de gravação e edição da Univesp TV

É responsável pela gravação das videoaulas da Univesp, sua edição e disponibilização.

Pós-Produção

Facilitadores e supervisores

Atuam diretamente com os estudantes realizando o suporte pedagógico, fazendo lives, mediando fóruns de dúvidas e temático etc. Normalmente, interagem diretamente com os supervisores pedagógicos repassando feedbacks e dúvidas dos estudantes.

Para finalizar, explore o REA:

O modelo pedagógico

O modelo pedagógico da Univesp é centrado em 5 eixos. Veja a descrição desses eixos:

Clique na itens abaixo para vê-los.

1 – Ampliação do acesso à educação superior

Democratizar o ensino superior paulista por meio da oferta de educação pública gratuita de qualidade onde as demais universidades públicas não conseguem chegar devido às limitações físicas.

2 – Foco no aluno

As metodologias devem ser centradas na ação dos estudantes, incentivando leitura, escrita, discussão e resolução coletiva de problemas. As disciplinas devem promover interação e colaboração do aluno, relacionando o conteúdo com situações reais acadêmicas e profissionais. Ao apresentar um tema, crie atividades que demonstrem a compreensão do aluno.

3 – Inclusão digital

Desenvolver habilidades digitais críticas e eficazes, incorporando atividades que simulem o uso da tecnologia em contextos reais.

4 – Interação

Na abordagem educacional da Univesp, a interação é central, principalmente entre estudantes e o material didático. Seu material deve promover a participação ativa dos alunos, conectando o conteúdo com situações do mundo real. As interações podem ocorrer de diversas formas: através do material, fóruns e atividades em equipe, além de outras interações fora do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

5 – Educação para o exercício profissional

A educação profissional na Univesp se baseia nos quatro eixos anteriores. O material deve refletir as realidades dos alunos, focando neles como protagonistas e promovendo interações cruciais. A tecnologia é essencial para acesso e compartilhamento de conhecimento, e o conteúdo deve relacionar-se com situações acadêmicas e profissionais reais. Os objetivos incluem capacidade crítica, habilidades de comunicação, atualização profissional contínua, formação alinhada com a sociedade, conhecimento contextualizado e colaboração interdisciplinar.

Para refletir

Professor(a), ao integrar acessibilidade, foco no aluno, inclusão digital, interação e educação profissional, criamos um ambiente inclusivo e dinâmico que prepara nossos estudantes para os desafios reais do mundo acadêmico e profissional.

Pense nisso quando for produzir o material didático de uma disciplina da Univesp.

Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:

Aula 4 – Modelo pedagógico
Assista no YouTube: "Aula 4 – Modelo pedagógico"

Estrutura dos cursos

Atualmente a Univesp oferece 9 cursos que distribuídos em 3 eixos:

  • Eixo de Licenciatura

    • Letras
    • Matemática
    • Pedagogia
  • Eixo de Produção e Negócios

    • Engenharia de Produção
    • Processos Gerenciais
    • Administração
  • Eixo de Computação

    • Tecnologia da Informação
    • Ciência de Dados
    • Engenharia de Computação

O nosso candidato presta vestibular para um eixo de curso e, depois de vivenciar o que é Educação a Distância e ter um panorama amplo sobre a área, ele escolhe o curso específico.

Veja o percurso do estudante ingressante que começa com disciplinas comuns:

1° SEMESTRE

Disciplinas comuns a todos os eixos Competências que a instituição acredita serem fundamentais a todos os profissionais

2° SEMESTRE

Disciplinas comuns do eixo Competências específicas para esse grupo de futuros profissionais

3° SEMESTRE

Disciplinas específicas Competências específicas para cada área profissional

Para refletir

Atente-se ao fato de que sua disciplina pode estar tanto na parte geral do eixo (o que faz com que os conteúdos precisem abranger uma gama de especificidades) ou na parte mais específica, na qual estamos mais acostumados a trabalhar.

Nossos cursos estão estruturados majoritariamente em bimestres (apenas TCCs, estágios e PIs, por exemplo, são semestrais). Assim, a carga-horária e os conteúdos de nossas disciplinas estão organizados da seguinte forma:

Disciplina padrão

Bimestral / 10 semanas

Composição

  • 7 semanas de conteúdo
  • 1 semana de revisão
  • 2 semanas de prova

Avaliação

  • Atividade Avaliativa das Semanas 1-7 (40% da média)
  • Prova final, aplicada após a última semana de conteúdo (60% da média)
  • Atividade Avaliativa a distância e prova presencial Média 5,0

Local de oferta

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Projeto integrador (PI)

Semestral / 7 quinzenas

Composição

  • entrega parcial na quinzena 3
  • entrega final na quinzena 7

Avaliação

Entrega de:

  • Plano de ação
  • Relatórios parcial e final
  • Vídeo de apresentação
  • Autoavaliação

Local de oferta

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

TCC

Semestral / 7 quinzenas

Composição

  • entregas parciais nas quinzenas 3 e 6
  • entrega final na quinzena 7

Avaliação

  • Entregas parciais
  • Entrega final do TCC
  • Vídeo de apresentação

Local de oferta

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Estágio

Semestral / 10 quinzenas

Composição

  • Até 8 módulos de conteúdo, já liberados no início da disciplina

Avaliação

Entrega de:

  • Relatório de Estágio
  • Curricular

Local de oferta

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:

Aula 5 – Estrutura dos cursos
Assista no YouTube: "Aula 5 – Estrutura dos cursos"

Perfil do egresso • Licenciaturas

Antes de você, professor(a) conteudista, construir uma disciplina na Univesp, precisa conhecer o perfil de egresso de nossos estudantes, assim poderá atender ao que se espera do futuro profissional com os materiais didáticos.

Veja o perfil de egresso dos estudantes do eixo de Licenciatura:

Letras

Atuação

Capazes de atuar no campo da Educação Básica, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, buscando respostas aos desafios e problemas existentes nas escolas, especialmente nas da rede pública.

Capaz de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e consciente de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.


Competências

  • Dominar do uso da língua portuguesa.
  • Dominar das variedades linguísticas da língua portuguesa.
  • Dominar da historiografia e da análise de obras literárias.
  • Refletir teoricamente sobre a linguagem.
  • Refletir criticamente sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
  • Compreender a importância do uso das linguagens e dos meios de comunicação na prática didático-pedagógica.
Matemática

Atuação

Capazes de atuar no campo da Educação Básica, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, buscando respostas aos desafios e problemas existentes nas escolas, especialmente nas da rede pública.


Competências

  • Ter formação ampla, diversificada e sólida no que se refere aos conhecimentos da matemática.
  • Entender o que a aprendizagem da matemática pode oferecer à formação dos sujeitos para o exercício da cidadania.
  • Compreender seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.
  • Compreender que o conhecimento matemático deve ser acessível a todos.
  • Ser capaz de enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.
  • Visualizar a importância do uso das linguagens e dos meios de comunicação na prática didáticopedagógica, de maneira a inserir as tecnologias nos processos de ensino das diferentes áreas do conhecimento.
Pedagogia

Atuação

Capaz de atuar no campo da educação básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, buscando respostas aos desafios e problemas existentes nas escolas, especialmente nas da rede pública.

Para isso, pretende proporcionar domínio dos processos de ensino e aprendizagem visando o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica e a sua aprendizagem com qualidade; o tratamento e a valorização da diversidade; o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação; o desenvolvimento profissional e a pesquisa sobre a prática; a compreensão e atuação política; a competência para trabalhar em equipe e gerir processos educacionais.


Competências

  • Dominar os processos ensino/aprendizagem.
  • Tratar e valorizar a diversidade.
  • Utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação.
  • Ter desenvolvimento profissional e pesquisar sobre a prática.
  • Ter competência para trabalhar em equipe e gerir processos educacionais.
  • Compreender e atuar politicamente.

Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:

Aula 6 – Perfil do egresso – Licenciaturas
Assista no YouTube: "Aula 6 – Perfil do egresso – Licenciaturas"

Perfil do egresso • Produção e Negócios

Antes de você, professor(a) conteudista, construir uma disciplina na Univesp, precisa conhecer o perfil de egresso de nossos estudantes, assim poderá atender ao que se espera do futuro profissional com os materiais didáticos.

Veja o perfil de egresso dos estudantes do eixo de Produção e Negócios:

Processos gerenciais

Atuação

Capazes de desenvolver soluções que busquem otimizar os recursos de uma organização, propondo melhorias e promovendo uma mudança organizacional planejada.


Competências

  • Analisar e avaliar o ambiente interno e externo e formular objetivos e estratégias gerenciais.
  • Planejar, projetar, gerenciar e promover os processos organizacionais e os sistemas da organização.
  • Desenvolver e gerenciar processos logísticos, financeiros e de custos.
  • Otimizar os recursos da organização, por meio de melhorias nos processos.
  • Promover a mudança organizacional planejada.
  • Promover a gestão e governança por processos e consequentemente o desenvolvimento de sistemas, a gestão do conhecimento, o redesenho e a melhoria.
Administração

Atuação

Qualificados para gerir organizações, conduzir equipes e gerar inovações. Tem como funções fundamentais planejar, dirigir, organizar e controlar. A formação do administrador transita pelo ecletismo dos conhecimentos, pela multiplicidade de áreas que auxiliam na construção da formação desse profissional.


Competências

  • Integrar conhecimentos fundamentais ao Administrador.
  • Abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica / Analisar e resolver problemas.
  • Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades.
  • Comunicar-se de forma eficaz / Ter relacionamento interpessoal.
  • Aprender de forma autônoma / Ser capaz de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e aplicá-las em contextos novos.
  • Ter prontidão tecnológica e pensamento computacional.
Engenharia de produção

Atuação

Capazes de atuar nos setores de indústria, comércio e serviços, além de ser capacitado para criar sua própria empresa.


Competências

  • Projetar e implantar processos e desenvolver novos produtos.
  • Implementar sistemas de qualidade na linha de produção de acordo com normas e procedimentos.
  • Criar sistemas de produção sustentáveis.
  • Aperfeiçoar os sistemas de produção, trazendo maior eficiência.
  • Uso de ferramentas adequadas para apoio a tomada de decisão.
  • Implementar sistemas com integração de recursos humanos, tecnológicos e de informação.

Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:

Aula 7 – Perfil do egresso – Produção e Negócios
Assista no YouTube: "Aula 7 – Perfil do egresso – Produção e Negócios"

Perfil do egresso • Computação

Antes de você, professor(a) conteudista, construir uma disciplina na Univesp, precisa conhecer o perfil de egresso de nossos estudantes, assim poderá atender ao que se espera do futuro profissional com os materiais didáticos.

Veja o perfil de egresso dos estudantes do eixo de Computação:

Tecnologia da informação

Atuação

Aptos a trabalharem com desenvolvimento de software, seja em empresas, setor público, terceiro setor, como também desenvolvendo suas próprias iniciativas empreendedoras.


Competências

  • Capacidade de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios e responder a novas demandas da sociedade contemporânea.
  • Capacidade de atuar em áreas de fronteira e interfaces de diferentes disciplinas e campos de saber.
  • Capacidade de utilizar novas tecnologias que formam a base das atividades profissionais.
  • Comprometimento com a sustentabilidade nas relações entre ciência, tecnologia, economia, sociedade e ambiente.
  • Postura flexível e aberta em relação ao mundo do trabalho.
  • Capacidade de empreendedorismo nos setores público, privado e terceiro setor.
Ciência de dados

Atuação

Aptos a trabalharem com coleta, análise e extração de conhecimento de dados, seja em empresas, setor público, terceiro setor, como também desenvolvendo suas próprias iniciativas empreendedoras.


Competências

  • Capacidade de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios e responder a novas demandas da sociedade contemporânea.
  • Capacidade de tomar decisões em cenários de imprecisões e incertezas.
  • Capacidade de utilizar novas tecnologias que formam a base das atividades profissionais.
  • Comprometimento com a sustentabilidade nas relações entre ciência, tecnologia, economia, sociedade e ambiente.
  • Postura flexível e aberta em relação ao mundo do trabalho.
  • Capacidade de empreendedorismo nos setores público, privado e terceiro setor.
Engenharia de computação

Atuação

Aptos a trabalharem especificação, modelagem e desenvolvimento de sistemas com hardware e software para solucionar problemas, tendo habilidades para compreender e projetar a interface entre essas camadas, como no caso da Internet das Coisas.


Competências

  • Capacidade de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios e responder a novas demandas da sociedade contemporânea.
  • Capacidade de tomar decisões em cenários de imprecisões e incertezas.
  • Capacidade de utilizar novas tecnologias que formam a base das atividades profissionais.
  • Comprometimento com a sustentabilidade nas relações entre ciência, tecnologia, economia, sociedade e ambiente.
  • Postura flexível e aberta em relação ao mundo do trabalho.
  • Capacidade de empreendedorismo nos setores público, privado e terceiro setor.

Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:

Aula 8 – Perfil do egresso – Computação
Assista no YouTube: "Aula 8 – Perfil do egresso – Computação"

Acessibilidade

A Educação a Distância está crescendo no Brasil, impactando a democratização do ensino superior. Isso traz desafios e oportunidades para a inclusão social, escolar e digital no ambiente acadêmico, buscando estratégias para uma educação mais inclusiva, abrangendo diversidade, acessibilidade e qualidade de ensino para todos.

Nesse contexto, a Univesp, em sua proposta pedagógica, busca propiciar:

Suporte e estrutura

  • Acessibilidade adequada na sede e nos polos.
  • Alocação de profissionais para o atendimento assistido personalizado.
  • Inclusão do estudante na instituição.
  • Informações à comunidade acadêmica.
  • Mapeamento do corpo discente com deficiência e necessidades específicas.
  • Sala de apoio à acessibilidade e inclusão.
  • Convênios com outras instituições para parcerias.

Material de apoio

  • Recursos Educacionais Abertos (REAs) que auxiliam na compreensão das dimensões e processos de inclusão.
  • Desenvolvimento de material especializado ou adaptado.
  • Manual e-Portal de acessibilidade.
  • Divulgação do Programa Libras para Todos.

Formação

  • Oferta do curso Introdução de Libras para a comunidade acadêmica.
  • Inclusão das disciplinas Educação Especial e Inclusiva e Letramento em Libras para Professores para os cursos de eixo de Licenciatura.
  • Orientação, formação e eventos para a comunidade acadêmica da Univesp.

Você Sabia?

Você sabia que a Univesp tem, de acordo com o último levantamento, 1.094 estudantes com deficiência?

Por isso, seguir as orientações quanto à produção de conteúdo considerando aspectos de acessibilidade e inclusão são tão importantes: elas impactam diretamente a vida de muitos estudantes.

Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:

Aula 9 – Acessibilidade
Assista no YouTube: "Aula 9 – Acessibilidade"

Revisão

Para finalizar, revisite um pouco do que foi visto neste primeiro módulo com o vídeo abaixo:

Aula 10 – Revisão
Assista no YouTube: "Aula 10 – Revisão"
Chegamos ao fim desse módulo!

Esperamos que você, professor(a) conteudista, tenha conhecido mais a Univesp, seu público-alvo, estrutura e proposta pedagógica. Esses saberes serão preciosos quando estiver produzindo uma disciplina conosco, pois serão a base para as suas intencionalidades pedagógicas.

No Módulo 2, iremos perpassar pelos principais aspectos que permeiam a produção dos materiais didáticos de uma disciplina da Univesp. Até lá!