Boas-vindas ao curso Formação de Conteudistas para EaD da Univesp!
Neste primeiro módulo, você conhecerá mais sobre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo
–
Univesp, uma vez que, antes de começar a atuar como professor(a) conteudista, é de suma importância
entender de onde partimos, para quem e com qual intuito, pois esses aspectos influenciarão a sua produção de
materiais didáticos.
Aula 0 – Conversa inicial
Vamos começar?!
Objetivo de aprendizagem:
Conhecer a Univesp em detalhes, como características e particularidades, sua estrutura
técnico-pedagógica,
seu público-alvo, e as diferenças entre aulas presenciais e EaD.
Neste módulo iremos perpassar pelos tópicos a seguir, sugerimos que siga a trilha de aprendizagem para
dominar todos os aspectos importantes antes da produção. Você poderá
acessar os tópicos abaixo pelo menu lateral.
A Univesp em números
Criada em 2012, a Univesp tem como propósito colocar a tecnologia a serviço da educação e,
assim, contribuir com a universalização da excelência do ensino superior no Brasil. Trata-se de uma
instituição de ensino superior, exclusivamente de Educação a Distância (EaD), mantida pelo Governo do
Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), que tem por
objetivo o ensino, a pesquisa e a extensão, obedecendo ao princípio de sua indissociabilidade, integrados pelo
conhecimento como bem público.
De lá para cá, a Univesp cresceu muito e continua a crescer!
Veja alguns números atuais da Univesp:
4ªuniversidade pública paulista
100% educação a distância (EaD)
424polos em 370 municípios
25 350vagas no vestibular de 2023
59 781alunos de Graduação matriculados
9cursos oferecidos*
347disciplinas ofertadas em 2022
*Cursos: Letras,
Pedagogia, Matemática, Tecnologia da Informação, Ciência de Dados,
Engenharia de Computação, Administração, Engenharia de Produção, e Tecnologia em Processos
Gerenciais.
O alcance da Univesp é gigante!
Esse é um dos motivos de atenção para que reflita sobre os impactos de sua
produção junto a
Univesp.
É importante que tudo ocorra bem para que esse impacto seja positivo para nossos estudantes.
Você Sabia?
Você sabia que uma disciplina na Univesp pode ter cerca de 25 mil estudantes matriculados?
Diferentemente de uma aula presencial, na qual o conteúdo preparado por você atinge, no máximo, cerca de
100 estudantes em um espaço físico único, a aula da Univesp é ministrada para todo estado de São Paulo e
para milhares de estudantes (e até para mais longe, considerando nosso canal no YouTube).
Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:
Aula 1 – A Univesp em números
Perfil dos alunos da Univesp
A Univesp conta com um perfil de alunos diversificado e que, em maioria, é diferente do perfil dos
estudantes
que você pode estar acostumado(a).
Repare que o perfil do estudante da Univesp é diferente do perfil dos estudantes da USP, Unicamp e Unesp,
esse também é um ponto que deve influenciar a sua produção conosco. Para isso:
Planeje e selecione os materiais adequados.
Produza conteúdos que façam sentido para o público-alvo.
Dimensione e distribua a carga-horária dos materiais de forma realista.
Traga propostas pedagógicas de acordo com a realidade dos estudantes.
Adeque a linguagem à realidade dos estudantes.
A equipe Univesp estará presente para auxiliar você com esses pontos!
Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:
Aula 2 – Perfil dos alunos na Univesp
EaD x ensino presencial
É necessário ficar claro desde já que a EaD é uma modalidade diferente da educação presencial, com suas
particularidades e seus principais usos. Assim, não é porque uma prática docente funciona na sua
disciplina
presencial que ela vai promover a aprendizagem da mesma forma na EaD.
A legislação é clara, EaD é:
“a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de
ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e
comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e
avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e
profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos”.
Vamos dar uma olhada, então, em algumas diferenças da EaD frente à educação presencial, com ênfase na
realidade da Univesp.
Clique nos itens abaixo para ver as características.
Sala de aula e presença
Tamanho das turmas
Comunicação
Atividades
Duração
Organização didática
Construção
Não há sala de aula física e controle de presença. Há uma sala de aula digital, nosso
Ambiente Virtual
de Aprendizagem (AVA) é o Blackboard.
As atividades e interações é que marcam a participação em aula.
Turmas possuem cerca de 1000 estudantes frente aos 40, em média, na graduação
presencial.
Há disciplinas que são cursadas ao mesmo tempo por até 25 mil
alunos.
Você irá se comunicar assincronamente. O material que você irá construir exercerá este
papel, conforme descritivo do modelo
pedagógico.
Temos uma equipe responsável pela interação direta com o aluno:
supervisores pedagógicos e facilitadores.
Os estudantes fazem as atividades de forma assíncrona, afinal estão on-line. Mas
também há casos em que os alunos fazem
atividades síncronas, isto é, com horário marcado. Isso geralmente
acontece em atividades de Projeto Integrador (PI), Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC) e prova final.
As disciplinas regulares podem ter uma duração máxima de 10 semanas.
O conteúdo que você irá elaborar será cursado em um bimestre
letivo.
A organização didática em termos de carga-horária é importantíssima, por isso a
Univesp criou uma métrica de horas
para elaboração de conteúdo.
Junto com o autor, a equipe Univesp revisa, analisa, sugere
alterações e melhorias dos materiais didáticos.
A disciplina precisa ser cuidadosamente elaborada e publicada no AVA antes do
oferecimento.
Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:
Aula 3 – EaD x ensino presencial
A equipe de produção
Nenhum curso da Univesp é construído por uma única pessoa. A elaboração de um curso — ou, a depender
do caso, de uma disciplina — é realizada em conjunto com:
Pré-Produção
Docente Univesp
O papel do docente é crucial, pois além de ter experiência em EaD, ele
conhece o Projeto Pedagógico e as necessidades da comunidade
acadêmica da Univesp. Procure-o quando tiver dúvidas/sugestões
sobre o inter-relacionamento entre disciplinas e atualização de
ementas e bibliografia, por exemplo.
Produção
Professor(a) conteudista
Cada ciclo de produção inicia com a entrega do material por você,
professor(a) autor(a), conforme o cronograma acordado. Ao final do
processo, valida o material no AVA.
Designer instrucional - DI
O profissional é especialista em transformar atividades presenciais para
o ensino a distância, dominando o modelo pedagógico e as tecnologias
da Univesp. Ele colabora com os professores, alinhando diretrizes,
analisando entregas, concluindo roteiros e validando o processo, além
de auxiliar na elaboração do conteúdo, melhorar a linguagem, criar
Recursos Educacionais Abertos (REA) e gerenciar o projeto educacional,
tendo um papel crucial no desenvolvimento das disciplinas.
Supervisor pedagógico
É especialista no conteúdo da disciplina que você está elaborando. É
responsável pela análise técnica do conteúdo desenvolvido, tendo
domínio da área específica da disciplina, oferecendo sugestões de
melhorias do material entregue, tais como: contextualização de
situações-problema, sugestões sobre Exercícios de Apoio e questões
avaliativas e orientações sobre materiais específicos da área.
Equipe de arte
Com o conteúdo consolidado, o DI produzirá roteiros e encaminhará o
que for necessário para a equipe de Arte, que desenvolverá os recursos
da disciplina.
Revisão textual e montagem
A equipe de Montagem é responsável por revisar textualmente os
materiais didáticos, trabalhar graficamente com o material que você irá
produzir e disponibilizá-lo no nosso AVA, com a mediação do seu DI.
Equipe de gravação e edição da Univesp TV
É responsável pela gravação das videoaulas da Univesp, sua edição e
disponibilização.
Pós-Produção
Facilitadores e supervisores
Atuam diretamente com os estudantes realizando o suporte
pedagógico, fazendo lives, mediando fóruns de dúvidas e temático etc.
Normalmente, interagem diretamente com os supervisores
pedagógicos repassando feedbacks e dúvidas dos estudantes.
Para finalizar, explore o REA:
O modelo pedagógico
O modelo pedagógico da Univesp é centrado em 5 eixos. Veja a descrição desses eixos:
Clique na itens abaixo para vê-los.
1 – Ampliação do acesso à educação superior
Democratizar o ensino superior paulista por meio da oferta de educação pública gratuita
de qualidade onde as demais universidades públicas não conseguem chegar devido às
limitações físicas.
2 – Foco no aluno
As metodologias devem ser centradas na ação dos estudantes, incentivando leitura,
escrita, discussão e resolução coletiva de problemas. As disciplinas devem promover
interação e colaboração do aluno, relacionando o conteúdo com situações reais
acadêmicas e profissionais. Ao apresentar um tema, crie atividades que demonstrem a
compreensão do aluno.
3 – Inclusão digital
Desenvolver habilidades digitais críticas e eficazes, incorporando atividades que
simulem o uso da tecnologia em contextos reais.
4 – Interação
Na abordagem educacional da Univesp, a interação é central, principalmente entre
estudantes e o material didático. Seu material deve promover a participação ativa dos
alunos, conectando o conteúdo com situações do mundo real. As interações podem
ocorrer de diversas formas: através do material, fóruns e atividades em equipe, além de
outras interações fora do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
5 – Educação para o exercício profissional
A educação profissional na Univesp se baseia nos quatro eixos anteriores. O material
deve refletir as realidades dos alunos, focando neles como protagonistas e promovendo
interações cruciais. A tecnologia é essencial para acesso e compartilhamento de
conhecimento, e o conteúdo deve relacionar-se com situações acadêmicas e
profissionais reais. Os objetivos incluem capacidade crítica, habilidades de
comunicação, atualização profissional contínua, formação alinhada com a sociedade,
conhecimento contextualizado e colaboração interdisciplinar.
Para refletir
Professor(a), ao integrar acessibilidade, foco no aluno, inclusão digital, interação e educação
profissional, criamos um ambiente inclusivo e dinâmico que prepara nossos estudantes para
os desafios reais do mundo acadêmico e profissional.
Pense nisso quando for produzir o material didático de uma disciplina da Univesp.
Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:
Aula 4 – Modelo pedagógico
Estrutura dos cursos
Atualmente a Univesp oferece 9 cursos que distribuídos em 3
eixos:
Eixo de Licenciatura
Letras
Matemática
Pedagogia
Eixo de Produção e Negócios
Engenharia de Produção
Processos Gerenciais
Administração
Eixo de Computação
Tecnologia da Informação
Ciência de Dados
Engenharia de Computação
O nosso candidato presta vestibular para um eixo de curso e, depois de vivenciar o que é Educação a
Distância e ter um panorama amplo sobre a área, ele escolhe o curso específico.
Veja o percurso do estudante ingressante que começa com disciplinas comuns:
1° SEMESTRE
Disciplinas comuns a todos os eixos
Competências que a instituição acredita serem fundamentais a todos os profissionais
2° SEMESTRE
Disciplinas comuns do eixo
Competências específicas para esse grupo de futuros profissionais
3° SEMESTRE
Disciplinas específicas
Competências específicas para cada área profissional
Para refletir
Atente-se ao fato de que sua disciplina pode estar tanto na parte geral do eixo (o que faz
com que os conteúdos precisem abranger uma gama de especificidades) ou na parte mais
específica, na qual estamos mais acostumados a trabalhar.
Nossos cursos estão estruturados majoritariamente em bimestres (apenas TCCs, estágios e PIs, por exemplo,
são semestrais). Assim, a carga-horária e os conteúdos de nossas disciplinas estão organizados da seguinte
forma:
Disciplina padrão
Bimestral / 10 semanas
Composição
7 semanas de conteúdo
1 semana de revisão
2 semanas de prova
Avaliação
Atividade Avaliativa das Semanas 1-7 (40% da média)
Prova final, aplicada após a última semana de conteúdo (60% da média)
Atividade Avaliativa a distância e prova presencial Média 5,0
Local de oferta
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Projeto integrador (PI)
Semestral / 7 quinzenas
Composição
entrega parcial na quinzena 3
entrega final na quinzena 7
Avaliação
Entrega de:
Plano de ação
Relatórios parcial e final
Vídeo de apresentação
Autoavaliação
Local de oferta
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
TCC
Semestral / 7 quinzenas
Composição
entregas parciais nas quinzenas 3 e 6
entrega final na quinzena 7
Avaliação
Entregas parciais
Entrega final do TCC
Vídeo de apresentação
Local de oferta
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Estágio
Semestral / 10 quinzenas
Composição
Até 8 módulos de
conteúdo, já liberados
no início da disciplina
Avaliação
Entrega de:
Relatório de Estágio
Curricular
Local de oferta
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:
Aula 5 – Estrutura dos cursos
Perfil do egresso • Licenciaturas
Antes de você, professor(a) conteudista, construir uma disciplina na Univesp, precisa conhecer o perfil de
egresso de nossos estudantes, assim poderá atender ao que se espera do futuro profissional com os materiais
didáticos.
Veja o perfil de egresso dos estudantes do eixo de Licenciatura:
Atuação
Capazes de atuar no campo da Educação Básica, nos anos finais do ensino
fundamental e no ensino médio, buscando respostas aos desafios e problemas
existentes nas escolas, especialmente nas da rede pública.
Capaz de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos
contextos oral e escrito, e consciente de sua inserção na sociedade e das relações
com o outro.
Competências
Dominar do uso da língua portuguesa.
Dominar das variedades linguísticas da língua
portuguesa.
Dominar da historiografia e da análise de obras
literárias.
Refletir teoricamente sobre a linguagem.
Refletir criticamente sobre temas e questões relativas
aos conhecimentos linguísticos e
literários.
Compreender a importância do uso das linguagens e dos
meios de comunicação na prática
didático-pedagógica.
Atuação
Capazes de atuar no campo da Educação Básica, nos anos finais do ensino
fundamental e no ensino médio, buscando respostas aos desafios e problemas
existentes nas escolas, especialmente nas da rede pública.
Competências
Ter formação ampla, diversificada e sólida no que se refere aos conhecimentos da matemática.
Entender o que a aprendizagem da matemática pode oferecer à formação dos sujeitos para o
exercício da cidadania.
Compreender seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou
rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.
Compreender que o conhecimento matemático deve ser acessível a todos.
Ser capaz de enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de
trabalho e das condições de exercício profissional.
Visualizar a importância do uso das linguagens e dos meios de comunicação na prática
didáticopedagógica, de maneira a inserir as tecnologias nos processos de ensino das diferentes
áreas do
conhecimento.
Atuação
Capaz de atuar no campo da educação básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino
Médio, buscando respostas aos desafios e problemas existentes nas escolas, especialmente nas
da rede pública.
Para isso, pretende proporcionar domínio dos processos de ensino e
aprendizagem visando o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação
básica e a sua aprendizagem com qualidade; o tratamento e a valorização da
diversidade; o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação; o
desenvolvimento profissional e a pesquisa sobre a prática; a compreensão e
atuação política; a competência para trabalhar em equipe e gerir processos
educacionais.
Competências
Dominar os processos ensino/aprendizagem.
Tratar e valorizar a diversidade.
Utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação.
Ter desenvolvimento profissional e pesquisar sobre a prática.
Ter competência para trabalhar em equipe e gerir processos educacionais.
Compreender e atuar politicamente.
Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:
Aula 6 – Perfil do egresso – Licenciaturas
Perfil do egresso • Produção e Negócios
Antes de você, professor(a) conteudista, construir uma disciplina na Univesp, precisa conhecer o perfil de
egresso de nossos estudantes, assim poderá atender ao que se espera do futuro profissional com os materiais
didáticos.
Veja o perfil de egresso dos estudantes do eixo de Produção e Negócios:
Atuação
Capazes de desenvolver soluções que busquem otimizar os recursos de uma organização, propondo
melhorias e promovendo uma mudança organizacional planejada.
Competências
Analisar e avaliar o ambiente interno e externo e formular objetivos e estratégias gerenciais.
Planejar, projetar, gerenciar e promover os processos organizacionais e os
sistemas da organização.
Desenvolver e gerenciar processos logísticos, financeiros e de custos.
Otimizar os recursos da organização, por meio de melhorias nos processos.
Promover a mudança organizacional planejada.
Promover a gestão e governança por processos e consequentemente o
desenvolvimento de sistemas, a gestão do conhecimento, o redesenho e a
melhoria.
Atuação
Qualificados para gerir organizações, conduzir equipes e gerar inovações. Tem
como funções fundamentais planejar, dirigir, organizar e controlar. A formação do
administrador transita pelo ecletismo dos conhecimentos, pela multiplicidade de
áreas que auxiliam na construção da formação desse profissional.
Competências
Integrar conhecimentos fundamentais ao Administrador.
Abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica / Analisar e
resolver problemas.
Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e
oportunidades.
Comunicar-se de forma eficaz / Ter relacionamento interpessoal.
Aprender de forma autônoma / Ser capaz de adquirir novos conhecimentos,
desenvolver habilidades e aplicá-las em contextos novos.
Ter prontidão tecnológica e pensamento computacional.
Atuação
Capazes de atuar nos setores de indústria, comércio e serviços, além de ser
capacitado para criar sua própria empresa.
Competências
Projetar e implantar processos e desenvolver novos produtos.
Implementar sistemas de qualidade na linha de produção de acordo com
normas e procedimentos.
Criar sistemas de produção sustentáveis.
Aperfeiçoar os sistemas de produção, trazendo maior eficiência.
Uso de ferramentas adequadas para apoio a tomada de decisão.
Implementar sistemas com integração de recursos humanos,
tecnológicos e de informação.
Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:
Aula 7 – Perfil do egresso – Produção e Negócios
Perfil do egresso • Computação
Antes de você, professor(a) conteudista, construir uma disciplina na Univesp, precisa conhecer o perfil de
egresso de nossos estudantes, assim poderá atender ao que se espera do futuro profissional com os materiais
didáticos.
Veja o perfil de egresso dos estudantes do eixo de Computação:
Atuação
Aptos a trabalharem com desenvolvimento de software, seja em empresas, setor
público, terceiro setor, como também desenvolvendo suas próprias iniciativas
empreendedoras.
Competências
Capacidade de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios e
responder a novas demandas da sociedade contemporânea.
Capacidade de atuar em áreas de fronteira e interfaces de diferentes
disciplinas e campos de saber.
Capacidade de utilizar novas tecnologias que formam a base das atividades
profissionais.
Comprometimento com a sustentabilidade nas relações entre ciência,
tecnologia, economia, sociedade e ambiente.
Postura flexível e aberta em relação ao mundo do trabalho.
Capacidade de empreendedorismo nos setores público, privado e terceiro
setor.
Atuação
Aptos a trabalharem com coleta, análise e extração de conhecimento de dados,
seja em empresas, setor público, terceiro setor, como também desenvolvendo
suas próprias iniciativas empreendedoras.
Competências
Capacidade de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios e
responder a novas demandas da sociedade contemporânea.
Capacidade de tomar decisões em cenários de imprecisões e incertezas.
Capacidade de utilizar novas tecnologias que formam a base das
atividades profissionais.
Comprometimento com a sustentabilidade nas relações entre ciência,
tecnologia, economia, sociedade e ambiente.
Postura flexível e aberta em relação ao mundo do trabalho.
Capacidade de empreendedorismo nos setores público, privado e terceiro
setor.
Atuação
Aptos a trabalharem especificação, modelagem e desenvolvimento de sistemas
com hardware e software para solucionar problemas, tendo habilidades para
compreender e projetar a interface entre essas camadas, como no caso da
Internet das Coisas.
Competências
Capacidade de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios e
responder a novas demandas da sociedade contemporânea.
Capacidade de tomar decisões em cenários de imprecisões e incertezas.
Capacidade de utilizar novas tecnologias que formam a base das
atividades profissionais.
Comprometimento com a sustentabilidade nas relações entre ciência,
tecnologia, economia, sociedade e ambiente.
Postura flexível e aberta em relação ao mundo do trabalho.
Capacidade de empreendedorismo nos setores público, privado e terceiro
setor.
Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:
Aula 8 – Perfil do egresso – Computação
Acessibilidade
A Educação a Distância está crescendo no Brasil, impactando a democratização do ensino superior. Isso traz
desafios e oportunidades para a inclusão social, escolar e digital no ambiente acadêmico, buscando
estratégias para uma educação mais inclusiva, abrangendo diversidade, acessibilidade e qualidade de
ensino para todos.
Nesse contexto, a Univesp, em sua
proposta
pedagógica, busca propiciar:
Suporte e estrutura
Acessibilidade adequada na sede e nos polos.
Alocação de profissionais para o atendimento assistido
personalizado.
Inclusão do estudante na instituição.
Informações à comunidade acadêmica.
Mapeamento do corpo discente com deficiência e necessidades
específicas.
Sala de apoio à acessibilidade e inclusão.
Convênios com outras instituições para parcerias.
Material de apoio
Recursos Educacionais Abertos (REAs) que auxiliam na compreensão das dimensões e processos de
inclusão.
Desenvolvimento de material especializado ou adaptado.
Manual e-Portal de acessibilidade.
Divulgação do Programa Libras para Todos.
Formação
Oferta do curso Introdução de Libras para a comunidade acadêmica.
Inclusão das disciplinas Educação Especial e Inclusiva e Letramento
em Libras para Professores para os cursos de eixo de Licenciatura.
Orientação, formação e eventos para a comunidade acadêmica da
Univesp.
Você Sabia?
Você sabia que a Univesp tem, de acordo com o último levantamento, 1.094 estudantes
com deficiência?
Por isso, seguir as orientações quanto à produção de conteúdo considerando aspectos de
acessibilidade e inclusão são tão importantes: elas impactam diretamente a vida de muitos
estudantes.
Para finalizar, assista ao vídeo dessa seção:
Aula 9 – Acessibilidade
Revisão
Para finalizar, revisite um pouco do que foi visto neste primeiro módulo com o
vídeo
abaixo:
Aula 10 – Revisão
Esperamos que você, professor(a) conteudista, tenha conhecido mais a
Univesp, seu público-alvo, estrutura e proposta pedagógica. Esses saberes
serão preciosos quando estiver produzindo uma disciplina conosco, pois
serão a base para as suas intencionalidades pedagógicas.
No Módulo 2, iremos perpassar pelos principais aspectos que permeiam a
produção dos materiais didáticos de uma disciplina da Univesp. Até lá!