Questões objetivas

Avaliações e exames em diferentes contextos utilizam uma variedade de tipos de questões objetivas em sua elaboração. Cada tipo possui um objetivo avaliativo específico e demanda diferentes habilidades e estratégias para sua resolução. Agora, navegue entre os tipos de questão para conhecer um pouco mais sobre estratégias de como resolvê-las. E, claro, tire um tempinho para praticar suas novas habilidades respondendo a uma nova questão. E aí, vamos estudar?

ilustração página inicial questões objetivas
icone questão asserção-razão

ASSERÇÃO-RAZÃO

Observe a questão e passe o mouse em seus elementos para conhecer estratégias de resolução (símbolo icone cursor ) e ter o feedback sobre ela.

QUESTÃO

Leia, a seguir, uma análise do historiador Jacques Le Goff a respeito do tempo na Idade Média:

Da mesma forma que o camponês, o mercador está submetido, na sua atividade profissional, em primeiro lugar, ao tempo meteorológico, ao ciclo das estações, à imprevisibilidade das intempéries e dos cataclismos naturais. Neste aspecto, e durante muito tempo, ele só necessitou de submissão à ordem da natureza e de Deus e só teve, como meio de ação, a oração e as práticas supersticiosas. Mas quando se organiza uma rede comercial, o tempo torna-se objeto de medida. A demora de uma viagem, por mar ou por terra, de um lugar para outro, o problema dos preços que, no decorrer de uma mesma operação comercial, e mais ainda quando o circuito se complica, sobem ou descem, aumentam ou diminuem os lucros, a duração do trabalho artesanal ou operário (o mercador é também quase sempre um dador de trabalho) - tudo isso se impõe cada vez mais à sua atenção e se torna objeto de regulamentação cada vez mais minuciosa. icone cursor 1

LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média: Tempo, Trabalho e Cultura no ocidente.Lisboa: Editorial Estampa, 1979.p. 51. (Adaptado).

Com base no trecho e em seus conhecimentos sobre concepções do tempo, avalie as proposições e a relação entre elas: icone cursor 2

I.A concepção de tempo dos mercadores transformou-se ao longo da Idade Média deixando de ser apenas uma noção meteorológica e ligada com a natureza.

PORQUE icone cursor 3

II.A noção de tempo enquanto medida tornou-se essencial para a organização de atividades econômicas dos mercadores como, entre outras, o estabelecimento de rotas comerciais, a definição de preços e cálculo do custo da mão-de-obra.

Assinale a opção correta: icone cursor 4

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Qual será a alternativa correta? icone cursor 5

ESTRATÉGIAS

O que é importante levar em conta ao responder a esse tipo de questão:

1. Esse é o momento da reflexão. Qual é o tema da questão? O que você conhece dele? Quais informações são dadas no texto? E como elas se relacionam com seus conhecimentos prévios?

2. Aqui você encontra qual ação deve realizar para responder. No caso, as asserções podem ser verdadeiras ou falsas. Se ambas forem verdadeiras, você precisa verificar a relação entre elas utilizando o PORQUE.

3. Sendo as duas asserções verdadeiras, a asserção II explica ou justifica a asserção I? Tente conectá-las usando as expressões “em razão de” ou “por motivo de”. Verifique se essa conexão faz sentido frente ao contexto e aos conteúdos estudados.

4. Elimine opções que possam te confundir. Se uma das asserções for falsa, perde-se o sentido em identificar a relação entre elas. Se as duas forem verdadeiras, foque somente nas alternativas coerentes com isso.

5. A alternativa correta é a (A).

RESPOSTA:

Jacques Le Goff explicou em seu texto que a noção meteorológica do tempo se tornou insuficiente para os mercadores da Idade Média. Conforme a economia se tornou mais complexa, esse mercador passou a depender do tempo enquanto medida para se organizar.

Se você escolheu a alternativa b, provavelmente analisou as duas proposições corretamente. No entanto, não acertou a relação entre elas. Tente reescrever as proposições unindo-as pelo "porque"

Se você escolheu as alternativas "c", "d" e "e”, possivelmente teve dificuldade na avaliação da veracidade. Tente escrever pequenas frases para si explicando o que está acontecendo no texto.

icone questão asserção-razão

ASSERÇÃO-RAZÃO

Agora é com você!

QUESTÃO

(ENADE 2022 – Parte Geral)

Em 2019, a violência armada foi três vezes maior para a população negra, em comparação com a não negra, tanto para a população em geral quanto para o grupo jovem (entre 15 e 29 anos de idade). Quanto à taxa de mortalidade por 100 mil habitantes no grupo de pessoas com até 14 anos de idade, destaca-se, da mesma forma, a desigualdade na vitimização de crianças e adolescentes negros por agressão com arma de fogo, com taxa 3,6 vezes maior do que a de não negros em 2019.

INSTITUTO SOU DA PAZ. Violência armada e racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial. Disponível em: https://soudapaz.org. Acesso em: 6 jul. 2022 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O fator racial é um importante condicionante na análise de dados relativos a homicídios e violência no Brasil na população de adolescentes e jovens.

PORQUE

II. A população negra sofre mais violência do que a população não negra, em razão do racismo estrutural existente no país, além de outras vulnerabilidades sociais associadas a essa forma de preconceito.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ESTRATÉGIAS

O que é importante levar em conta ao responder a esse tipo de questão:

Agora, selecione a alternativa que se encaixa com a sua conclusão!

RESPOSTA:

A alternativa correta é (A).

Conforme exposto no levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz, o índice de mortalidade da população negra por violência armada é significativamente maior que o da população não negra. Esse fenômeno é produto de uma série de desigualdades e vulnerabilidades relacionadas ao racismo estrutural, que marca a realidade social brasileira.

Dessa forma, as duas asserções discutidas na questão são verdadeiras e a asserção II justifica a asserção I. Caso você tenha optado por outra opção de resposta, busque em fontes confiáveis na internet, estudos e reportagens que discutam as relações entre índices de violência e racismo estrutural.

icone questão lacuna

LACUNA

Observe a questão e passe o mouse em seus elementos para conhecer estratégias de resolução (símbolo icone cursor) e ter o feedback sobre ela.

QUESTÃO

Observe a seguinte situação:

ilustração em preto e branco. No centro há a silhueta de duas figuras humanas segurando guarda-chuvas abertos. A da esquerda parece vestir calça e terno e traz uma das mãos viradas para o alto, a outra mão segura seu guarda-chuva aberto sobre si. A figura da direita veste um vestido ou sobretudo e saia e sapatos de salto. Uma das mãos segura o guarda-chuva sobre si e ela está virada para a direita, como se caminhasse para a direita, se afastando da outra figura. Há dois balões de fala com o seguinte texto: primeiro balão de fala “O tempo está estranho, melhor levarmos o guarda-chuva...”; e segundo balão de fala “Então é melhor nos apressarmos! Quero chegar a tempo no trabalho”.  ilustração em preto e branco. No centro há a silhueta de duas figuras humanas segurando guarda-chuvas abertos. A da esquerda parece vestir calça e terno e traz uma das mãos viradas para o alto, a outra mão segura seu guarda-chuva aberto sobre si. A figura da direita veste um vestido ou sobretudo e saia e sapatos de salto. Uma das mãos segura o guarda-chuva sobre si e ela está virada para a direita, como se caminhasse para a direita, se afastando da outra figura. Há dois balões de fala com o seguinte texto: primeiro balão de fala “O tempo está estranho, melhor levarmos o guarda-chuva...”; e segundo balão de fala “Então é melhor nos apressarmos! Quero chegar a tempo no trabalho”. icone cursor 1

A palavra tempo é empregada com dois significados [preencher 1] nas falas dos personagens. Enquanto no primeiro balão de fala a palavra tempo remete à (ao) [preencher 2], no segundo balão o termo assume o significado de [preencher 3]. icone cursor 2

Assinale a alternativa que apresenta palavras ou termos que corretamente completam as lacunas do trecho anterior, de acordo com sua ordem de leitura:
icone cursor 3

(a) 1 – iguais; 2 – estado da atmosfera; 3 – clima.
(b) 1 – iguais; 2 – duração; 3 – inflexões de um verbo.
(c) 1 – diferentes; 2 – estado da atmosfera; 3 – prazo.
(d) 1 – diferentes; 2 – linguagem poética; 3 – estado da atmosfera. 4
(e) 1 – diferentes; 2 – ritmo; 3 – clima. 4

Qual será a alternativa correta? icone cursor 5

ESTRATÉGIAS

O que é importante levar em conta ao responder a esse tipo de questão:

1. Qual é o tema da imagem? Você consegue identificar as semelhanças e diferenças entre as falas das duas personagens?

2. O parágrafo está incompleto e as lacunas devem ser preenchidas com palavras que façam sentido e sejam corretas frente ao contexto apresentado. Antes de analisar as alternativas, pense em quais palavras ou termos você utilizaria para preencher as lacunas e reflita se elas fazem sentido em relação ao contexto observado.

3. Aqui você encontra qual ação deve realizar para responder a questão. No caso, você deve analisar a situação e preencher as lacunas de acordo com a ordem de leitura no texto.

4. As palavras que você imaginou se aproximam de alguma das alternativas? Em caso negativo, procure analisar novamente os balões de fala e o parágrafo incompleto. Pense sobre os usos da palavra “tempo” em seu dia a dia.

5. A alternativa correta é a (C).

RESPOSTA:

Os personagens usam a palavra “tempo” com sentido diferente. O primeiro está preocupado com a chuva, enquanto o segundo está preocupado com o horário.

Se você escolheu as alternativas “a” e "b", você provavelmente considerou as duas situações como iguais. No entanto, elas indicam diferentes usos cotidianos da palavra tempo.

Se você escolheu as alternativas “d” e "e", você provavelmente identificou a diferença entre as situações. No entanto, não relacionou a primeira situação com um “estado da atmosfera” e a segunda como uma questão de “prazo”.

icone questão lacuna

LACUNA

Agora é com você!

QUESTÃO

Questão – Pref. Munic. de Amparo (2022) – Instituto Avança São Paulo

Um funcionário, que utiliza um computador com Windows 7 em sua configuração padrão, precisa acessar, com frequência, um determinado website de um órgão governamental, de modo que possa realizar algumas de suas tarefas. Para que o funcionário não precise, em todas as ocasiões, digitar o endereço do site, ele pode usar o recurso de [preencher 1], o que possibilitará que ele acesse o portal com apenas um clique do mouse.

Indique a alternativa com os termos que preenchem corretamente a lacuna do enunciado:

ESTRATÉGIAS

O que é importante levar em conta ao responder a esse tipo de questão:

Agora, selecione a alternativa que se encaixa com a sua conclusão!

RESPOSTA:

A alternativa correta é (C).

A situação exposta envolve a utilização de navegadores de internet e o acesso e execução de tarefas rotineiras em websites. Nota-se que o recurso escolhido deve permitir o acesso rápido ao site desejado. Essa função é desempenhada pelo recurso “favoritos”, que permite que os links sejam armazenados e rapidamente acessados no navegador. As demais funções listadas são importantes para o uso cotidiano de computadores, mas não atende à ação desejada pelo usuário.

icone questão associação

ASSOCIAÇÃO

Observe a questão e passe o mouse em seus elementos para conhecer estratégias de resolução (símbolo icone cursor) e ter o feedback sobre ela.

QUESTÃO

A comunidade científica calcula que o planeta Terra possui 4,54 bilhões de anos. De modo a melhor estudar esse grande intervalo de tempo, os cientistas o dividiram em unidades menores: éons, eras, períodos e épocas. icone cursor 1

As quatro grandes eras do nosso planeta são: icone cursor 2

A. Pré-Cambriana (entre 4.566 milhões de anos e 542 milhões de anos atrás).
B. Paleozóica (entre 542 milhões de anos e 245 milhões de anos atrás).
C. Mesozóica (entre 245 milhões de anos e 65,5 milhões de anos atrás).
D. Cenozóica (a partir de 65,5 milhões de anos atrás).

Considere informações a seguir sobre o surgimento de algumas formas de vida no planeta:

I. Primeiras plantas terrestres (entre 450 milhões e 400 milhões de anos atrás).
II. Primeiros organismos unicelulares (entre 4.500 milhões e 2.500 milhões de anos atrás)
III. Primeiros hominídeos (entre 3,5 milhões e 4 milhões de anos atrás).
IV. Primeiros pássaros (entre 160 milhões e 144 milhões de anos atrás).

Relacione corretamente o surgimento das formas de vida (I, II, III, IV) às eras geológicas do planeta (A, B, C e D): 3

(a) A-II; B-I; C-IV; D-III.
(b) A-I; B-II; C-III; D-IV.
(c) A-II; B-III; C-IV; D-I. icone cursor 4
(d) A-IV; B-III; C-I; D-III.
(e) A-III; B-IV; C-I; D-II. icone cursor 4

Qual será a alternativa correta? icone cursor 5

ESTRATÉGIAS

O que é importante levar em conta ao responder a esse tipo de questão:

1. Qual é o tema da questão? O que você sabe sobre o tema?

2. As duas listas apresentam dados relacionados ao tema discutido no contexto da questão. Antes de outras ações, reflita sobre o conteúdo específico de cada lista e como cada uma dialoga com o tema geral da questão.

3. O comando da questão estabelece quais ações você deverá realizar utilizando os dados fornecidos nas duas listas. Nesse caso, todos os dados deverão ser utilizados e a primeira lista serve de referência para a organização da segunda.

4. Relacione as listas indo da associação mais fácil para a mais difícil. Pense em quais elementos comprovam a sua conclusão. Em quais posições as associações mais fáceis devem aparecer na resposta? Elimine as alternativas que apresentam pelo menos uma associação que você já tem certeza que é incorreta. Assim, restariam apenas as alternativas que apresentam associações "mais difíceis", ou que você precisa refletir um pouco mais.

5. A alternativa correta é a (A).

RESPOSTA:

Se você selecionou as outras alternativas, possivelmente se confundiu com a escala das datas fornecidas nas duas listas. Nesse caso, desenhe uma linha do tempo usando a lista de referência. Após desenhá-la, faça pequenos pontos inserindo os itens da outra lista respeitando suas respectivas datas. Assim, ficará mais fácil enxergar a relação estabelecida.

Não se esqueça também de que o surgimento dos primeiros organismos unicelulares, por exemplo, é anterior ao das plantas e que o surgimento das plantas, por sua vez, é anterior ao dos animais. Esse cuidado pode te ajudar a organizar melhor as suas informações.

icone questão associação

ASSOCIAÇÃO

Agora é com você!

QUESTÃO

Concurso público IFRS-2015

Tendo em vista as características do mito e da filosofia na Grécia Antiga, relacione as colunas.

I. Mito.
II. Filosofia.

a - Pergunta e narra sobre o que era antes que tudo existisse.
b - Opera, discursivamente, por meio de analogias, metáforas e parábolas.
c- Exige investigação para responder aos problemas postos pela natureza.
d- Pergunta e explica como as coisas existem e são agora.
e- Não se preocupa com as contradições e irracionalidades de seu discurso.
f- Explica os fenômenos da natureza a partir de causas puramente naturais.

A sequência correta de cima para baixo encontra-se na alternativa:

ESTRATÉGIAS

O que é importante levar em conta ao responder a esse tipo de questão:

Agora, selecione a alternativa que se encaixa com a sua conclusão!

RESPOSTA:

A alternativa correta é (A).

A questão propõe a organização de um quadro comparativo entre os conceitos de Mito e Filosofia tomando a realidade da Grécia Antiga como referência. O Mito busca narrar a origem das coisas através de histórias marcadas pelos elementos mágicos e nas quais se sobressaem a utilização de parábolas, analogias e metáforas, sem compromisso com a razão ou com a lógica. Por sua vez, a Filosofia busca explicação para problemas presentes, partindo de uma investigação lógica e racional sobre a natureza.

icone questão resposta unica e complementação

RESPOSTA ÚNICA E COMPLEMENTAÇÃO

Observe a questão e passe o mouse em seus elementos para conhecer estratégias de resolução (símbolo icone cursor) e ter o feedback sobre ela.

QUESTÃO

A observação e compreensão de fenômenos naturais periódicos - como as fases da lua, a alternância entre dia e noite, as estações do ano, o ciclo menstrual etc. - proporcionou à humanidade maneiras de medir a passagem do tempo. Um exemplo disso é o calendário Asteca, constituído de um ciclo de 365 dias baseado na observação do Sol. De certa maneira, calendários como este, denominados como “agrícolas”, possibilitam também a compreensão das estações do ano. icone cursor 1

Considerando este contexto e seus conhecimentos sobre maneiras convencionais de medir a passagem do tempo, qual a duração aproximada de cada estação do ano? icone cursor 2

(a) 1 mês.
(b) 42 dias.
(c) 3 meses.
(d) 1 semestre e meio. icone cursor 3
(e) 1440 horas.

icone cursor 3

Qual será a alternativa correta? icone cursor 4

ESTRATÉGIAS

O que é importante levar em conta ao responder a esse tipo de questão:

1. Qual é o tema da questão? O que você sabe sobre esse tema? O que a contextualização te traz de informações sobre ele?

2. Esse modelo é bem direto. O comando pede uma resposta para uma pergunta bastante específica ou envolve completar uma frase. Usando seus conhecimentos prévios e as informações do contexto, você deve fornecer a resposta com uma ideia, conceito ou frase coerente com os critérios fornecidos.

3. Reflita sobre a coerência de cada uma das alternativas com o tema da questão e com o comando. Como a alternativa está relacionada ao tema? Ela apresenta informações corretas ou incorretas? Ela responde ao que está sendo pedido no comando?
Se possível, identifique conceitos ou palavras-chave que podem ajudar a descartar uma alternativa ou considerá-la como correta.

4. A alternativa correta é a (C).

RESPOSTA:

Se você selecionou uma das outras alternativas, possivelmente se confundiu em relação ao ciclo de estações do ano. Nesse caso, faça uma lista das estações do ano e veja quanto tempo cada uma teria que durar para caber em 12 meses.

Um cuidado importante nesse caso é o de não se confundir com as diferentes opções de respostas. Algumas podem até parecer plausíveis, mas estão lá para distrair quem não fica atento aos detalhes.

icone questão resposta unica e complementação

RESPOSTA ÚNICA E COMPLEMENTAÇÃO

Agora é com você!

QUESTÃO

(ENADE 2022 – Parte Geral)

Ao final de 2021, cerca de 89,3 milhões de pessoas estavam deslocadas em todo o mundo, em decorrência de violência, perseguições, violações dos direitos humanos ou outros conflitos em seus locais de origem. Esse contingente de deslocamentos forçados já alcançava mais de 100 milhões de pessoas em maio de 2022, sendo motivados por instabilidades como as ocorridas no Afeganistão, em alguns países africanos e nas regiões da Ucrânia ocupadas pela Rússia, além de outros locais onde já perduravam confrontos armados, como, por exemplo, na Síria.

https://www.acnur.org. Acesso em: 21 jun. 2022 (adaptado)

charge retangular colorida, de autoria de Latuff, 2015. Em uma praia, há no primeiro plano três pessoas da esquerda até o centro da imagem, na areia; em segundo plano o mar com alguns barcos lotados de pessoas, um corpo de um homem boiando na água; e, ao fundo, no canto direito, em terceiro plano, uma porção de terra cinza pegando fogo identificada com a palavra Síria. A primeira figura que está na areia é um homem branco, com cabelos e cavanhaque na cor branca e roupas com as cores da bandeira dos Estados Unidos, no estilo da figura do Tio Sam: fraque azul, camisa branca, gravata borboleta vermelha, calças listradas de vermelho e branco, sapato branco e cartola nas três cores também. Ele está de costas para o mar, de frente para o leitor, quase saindo da cena. Uma mão dentro do paletó e outra batendo nas costas da senhora ao lado, como quem se despede, de cabeça erguida e assobiando. Em um balão de fala, ele diz: 
                  'Eu vejo você na minha próxima aventura militar!'. Logo à sua direita, a segunda figura humana na areia
                  é uma senhora branca, de cabelos brancos presos em um coque, e vestida com a bandeira da União
                  Europeia, como um vestido de um ombro só: azul com estrelas amarelas em um círculo central. Ela tem
                  uma das mãos solta para baixo e leva a outra à cabeça, em pose de preocupação, ao olhar em direção ao
                  mar e aos barcos que chegam em direção à praia. Ela diz: 'Eu vejo dor de cabeça!' . Ao seu lado, a
                  terceira pessoa na areia é um senhor branco, calvo, com cabelos brancos. Ele usa um terno cinza com um
                  símbolo de um cifrão de dinheiro nas costas. Ele está de costas para o leitor, de frente para o mar,
                  com as mãos no bolso da calça e diz: 'Eu vejo mão de obra barata'.

LATUFF, Carlos. Sírios fogem de guerra civil e partem para Europa. Opera Mundi, 25 ago. 2024. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/opiniao/charge-do-latuff-sirios-fogem-de-guerra-civil-e-partem-para-europa/. Acesso em: 26 ago. 2024.

Com relação às atuais migrações internacionais forçadas, assinale a opção correta.

ESTRATÉGIAS

O que é importante levar em conta ao responder a esse tipo de questão:

Agora, selecione a alternativa que se encaixa com a sua conclusão!

RESPOSTA:

A alternativa correta é (E).

O texto caracteriza a migração forçada, realçando o papel que conflitos, perseguição política e violação dos direitos humanos têm no deslocamento involuntário desses grandes contingentes populacionais. A imagem, por sua vez, problematiza a tragédia pelas quais os migrantes forçados passam ao longo do deslocamento, a complexidade com que esses grupos são recebidos nas nações destino e a incapacidade do mundo desenvolvido de perceber criticamente como suas próprias ações impactam nos problemas que originaram esses deslocamentos.

icone questão respostas multiplas

RESPOSTAS MÚLTIPLAS

Observe a questão e passe o mouse em seus elementos para conhecer estratégias de resolução (símbolo icone cursor ) e ter o feedback sobre ela.

QUESTÃO

Leia o texto a seguir:

“Uma das formas de calcular a idade do Universo é medir o que os cientistas chamam de radiação cosmológica de fundo ou "ecos do Big Bang". Essa teoria ganhou mais força a partir de 1964, quando os físicos norte-americanos Robert Wilson e Arno Penzias descobriram um ruído que vinha do espaço e não desaparecia. (...) Wilson e Penzias foram então conversar com colegas da Universidade de Princeton, que contaram que esse ruído, uma espécie de eco da grande exploração que originou o Universo, já havia sido previsto por cientistas em 1948, mas até então ninguém havia conseguido prová-lo. A descoberta acidental rendeu a dupla de físicos norte-americanos o Prêmio Nobel em 1979”. icone cursor 1

SOUZA, Marcelle. 14 bilhões de anos: como os cientistas calculam a idade do Universo? Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/12/02/14-bilhoes-de-anos-como-os-cientistas-calculam-a-idade-do-universo.htm

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, avalie as afirmações a seguir. icone cursor 2

  • A utilização da radiação cosmológica de fundo não é uma técnica validada pela comunidade científica para calcular a idade do Universo, visto que até o presente momento não foi possível provar sua existência.
  • Os cientistas Wilson e Penzias provaram a existência da radiação cosmológica de fundo a partir da descoberta de um ruído que vinha do espaço e não desaparecia.
  • A existência dos "ecos do Big Bang" já havia sido provada em 1948, rendendo a seus descobridores o Prêmio Nobel daquele ano. icone cursor 3

São verdadeiras as afirmações:

(a) I, II e III.
(b) I e II, apenas.
(c) I, apenas.
(d) II, apenas.
(e) III, apenas. 4

Qual será a alternativa correta? icone cursor 5

ESTRATÉGIAS

O que é importante levar em conta ao responder a esse tipo de questão:

1. Qual é o tema da questão? Quais informações o enunciado te passa a esse respeito? O que você já sabe sobre o tema?

2. Nesse modelo, você deve avaliar uma série de afirmações sobre um determinado assunto para verificar sua veracidade.

3. Com base nos seus conhecimentos sobre o tema e nas afirmações apresentadas no enunciado, avalie se as afirmações são verdadeiras. Quais são as afirmações que você tem certeza sobre a sua avaliação? Se você as considerar verdadeiras, elas são coerentes ou excludentes entre si?

4. As alternativas apresentam a avaliação das afirmações seguindo a ordem de sua apresentação. Mesmo que você não consiga avaliar todas as afirmações, é possível descartar alternativas com base nas que você já tem mais certeza.

5. A alternativa correta é a (D).

RESPOSTA:

Se você selecionou outra alternativa, provavelmente encontrou alguma dificuldade em avaliar as afirmações. Leve em conta que a contextualização dessa questão está narrando o processo de comprovação de uma teoria científica e fornecendo datas de referência para os principais momentos desse processo.

Uma opção para chegar na interpretação correta é reler as afirmações e grifar os elementos do texto que as comprovem ou contradigam.

icone questão respostas multiplas

RESPOSTAS MULTIPLAS

Agora é com você!

QUESTÃO

(ENADE 2019 – Parte Geral)

Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos. Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

LIMA, J. S. G. Segurança alimentar e nutricional: sistemas agroecológicos são a mudança que a intensificação ecológica não alcança. Ciência e Cultura, v. 69, n. 2, 2017 (adaptado).

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

  • O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
  • A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.
  • A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em:

ESTRATÉGIAS

O que é importante levar em conta ao responder a esse tipo de questão:

Agora, selecione a alternativa que se encaixa com a sua conclusão!

RESPOSTA:

A alternativa correta é (C).

Os dados apresentados pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) indicam que o problema da subnutrição tem se agravado nos últimos anos, apesar do aumento no volume de alimentos produzidos. Essa situação é uma evidência de que o problema da insegurança alimentar está mais relacionado com dificuldades na oferta e distribuição sustentáveis de alimentos adequados, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade. As afirmações I e II estão corretas pois correspondem ao cenário projetado. A afirmação III é incorreta por indicar uma situação de déficit de produção de alimentos em um cenário que desconsidera práticas produtivas sustentáveis.