QUESTIONÁRIO ELASI

A Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI) foi construída pelo prof. Dr. Sadao Omote, visando a favorecer o desenvolvimento de pesquisas sobre os contextos sociais nos quais se procura realizar a inclusão. Constitui-se de duas formas equivalentes, e para este exercício utilizamos a versão A, disponível aqui.

Preparado para descobrir o quanto as suas atitudes são favoráveis à inclusão?

ANTES DE COMEÇAR

A seguir, você verá 35 enunciados, cada um com cinco opções que indicam a extensão em que você concorda com o enunciado ou discorda do seu conteúdo.

A sua tarefa consiste em ler atentamente cada enunciado e assinalar a opção que expressa melhor o seu grau de concordância ou discordância quanto a ele. As opções são:

Concordo inteiramente

Concordo mais ou menos

Nem concordo nem discordo

Discordo mais ou menos

Discordo inteiramente

Veja o seguinte exemplo:

A pena de morte deve ser instituída no Código Penal Brasileiro.

Se você concorda inteiramente com o enunciado de que a pena de morte deve ser instituída no Código Penal Brasileiro, deve assinalar a opção concordo inteiramente; se concorda mais ou menos (apenas em parte), deve assinalar a opção concordo mais ou menos; se nem concorda nem discorda (é indiferente, não tem opinião formada a esse respeito, está completamente indeciso ou não compreendeu direito o enunciado), deve assinalar a opção nem concordo nem discordo; se discorda mais ou menos (em parte), deve assinalar a opção discordo mais ou menos; e se discorda inteiramente do enunciado, deve assinalar a opção discordo inteiramente.

QUESTIONÁRIO

Concordo inteiramente

Concordo mais ou menos

Nem concordo nem discordo

Discordo mais ou menos

Discordo inteiramente

  1. Devemos aceitar e conviver com a singularidade das pessoas.

  2. O currículo deve ser adaptado para garantir ao aluno com deficiência a sua participação em classe comum.

  3. Com a inclusão, a pessoa com deficiência não tem o direito de optar por estudar em classe especial.

  4. Dentro do processo de escolarização, os alunos devem ser separados em categorias, de acordo com o nível de aproveitamento.

  5. As escolas públicas devem adaptar-se ao sistema de educação inclusiva.

  6. A participação de alunos diferentes, inclusive com deficiência, na mesma sala de aula, é benéfica para todos.

  7. Deve ser favorecida a convivência das pessoas com deficiência e sem deficiência.

  8. A educação inclusiva tem princípios democráticos e pluralistas, garantindo a igualdade de oportunidades educacionais a todos os alunos.

  9. Não é saudável a convivência de pessoas com deficiência com os normais.

  10. O aluno com deficiência tem o direito de receber apoio pedagógico como forma de responder às suas necessidades educacionais.

  11. Todos temos direitos e deveres apesar das diferenças.

  12. Os alunos com deficiência não devem frequentar classe comum.

  13. Pessoas com deficiência não devem chegar à universidade porque não têm condições de cumprir com os compromissos acadêmicos.

  14. A escola deve promover a convivência solidária entre os alunos com deficiência e sem deficiência.

  15. Os direitos de cidadania devem ser garantidos a todos.

  16. As sociedades, em geral, devem ser favoráveis à inclusão.

  17. A interação entre as pessoas com as mais variadas diferenças é sempre vantajosa para todos.

  18. Não há benefícios com a inclusão, ela prejudica tanto alunos com deficiência quanto os normais.

  19. Aquele que é muito diferente deve ter seu próprio mundo.

  20. As universidades devem ter garantida a autonomia de somente atender a alunos que possam adequar-se à sua estrutura em todos os aspectos.

  21. A sociedade deve exigir que as pessoas com deficiência sejam atendidas em seus direitos.

  22. Os alunos com deficiência auditiva possuem diferenças significativas que os impedem de aprender junto com os alunos sem deficiência.

  23. O melhor local de atendimento educacional para a pessoa com deficiência é na instituição especializada.

  24. Todas as pessoas com deficiência, independentemente do grau de comprometimento, devem ter garantidos os seus direitos de cidadania.

  25. O direito ao atendimento das necessidades básicas deve ser assegurado a todos.

  26. Uma sociedade inclusiva deve estar estruturada para atender as necessidades de todos os cidadãos, por mais diferentes que sejam.

  27. Os alunos com deficiência mental possuem diferenças significativas que os impedem de aprender junto com os alunos sem deficiência.

  28. Não devem ser atendidos os alunos surdos no ensino universitário, uma vez que não são oferecidos serviços de apoio.

  29. O aluno com deficiência deve ter direito às mesmas oportunidades de emprego que os demais cidadãos.

  30. As universidades não devem adaptar seus recursos para o atendimento de alunos com deficiências.

  31. Não existe nenhuma possibilidade de troca de experiências positivas entre aluno comum e aluno especial.

  32. O serviço de apoio ao educando com deficiência para a implantação de uma pedagogia inclusiva é um gasto injustificado.

  33. As escolas particulares devem adaptar seus recursos para o atendimento de alunos com deficiência.

  34. O sistema de saúde deve estar preparado para atender com qualidade toda e qualquer pessoa que necessita de seus serviços.

  35. A reforma agrária é uma medida necessária para a construção de uma sociedade inclusiva.

Você precisa responder a todas as perguntas para avançar para a próxima etapa! Verifique suas respostas e tente novamente.

RESULTADO


Enunciados Favoráveis: Referem-se as atitudes favoráveis em relação à inclusão, ou seja, é o que almejamos na construção de instituições na perspectiva inclusiva, a valorização da diversidade e inclusão.

Enunciados Desfavoráveis: Retratam que o respondente não é favorável aos princípios da inclusão e suas atitudes são desfavoráveis em relação à perspectiva inclusiva.

Enunciados Favoráveis

15
75

Enunciados Desfavoráveis

15
75