Link para site institucional. Logotipo da universidade formado pela palavra Univesp em letras maiúsculas, sendo a letra V estilizada.
COMPARTILHE!

Na Educação Infantil, é muito importante a oferta de diferentes materiais e brinquedos para os bebês, as crianças bem pequenas e as crianças pequenas. Clique nas crianças a seguir para associar as atividades mais recomendadas para cada faixa etária. Em seguida, associe as atividades às sugestões de brinquedos e brincadeiras para cada caso.

0 a 1 ano e
meio

1 ano e meio a
3 anos e 11 meses

3 anos e 11 meses a
5 anos e 11 meses

0 a 5 anos e
11 meses

ACERTOU
DE 4

ACERTOU
DE 4

ACERTOU
DE 4

ACERTOU
DE 4

ACERTOU
DE 4

ACERTOU
DE 4

ACERTOU
DE 4

ACERTOU
DE 4

Fase 1

Fase 2

Fase 1

Fase 2

Fase 1

Fase 2

Fase 1

Fase 2

Início

Já completou cada faixa etária?

Ver quadro
comparativo
Atividades recomendadas para a faixa etária
Atividades possíveis

Muito bem! Agora, no menu à esquerda da tela, clique em FASE 2 para encontrar os materiais e brincadeiras adequadas para cada atividade.

Clique nas atividades recomendadas para esta faixa etária e arraste-as para a coluna da esquerda.

Brincar de pensar sobre como medir e quantificar.
Manipular objetos (atividade oral ou manual).
Brincadeiras com poesia e literatura.
Explorar, apertar botões e mover alavancas, além de encaixar objetos.
Compreender situações.
Imitar outros seres ou pessoas.
Brincar de faz-de-conta.
Encaixar, derrubar.
Materiais adequados para cada atividade
Manipular objetos (atividade oral ou manual)
Explorar, apertar botões e mover alavancas, além de encaixar objetos
Compreender situações
Encaixar, derrubar
Materiais possíveis

Muito bem! Agora, no menu à esquerda da tela, clique em INÍCIO para explorar outra faixa etária.

Agora, relacione as brincadeiras e os materiais adequados a cada tipo de atividade.

Brincar com fantasias, animais de pelúcia, fantoches, quebra-cabeças simples, jogos de construção com peças grandes.
Brincar com quadro colorido e sonoro de engrenagens com botões e manivelas, copos e caixas que se encaixam umas nas outras, blocos e argolas para empilhar.
Desenhar os móveis e objetos dentro da sala; criar símbolos para indicar quantidades; boliche, dança das cadeiras; brincar de medir as crianças; fazer comprar em supermercado da sala/escola, pagando com dinheiro feito pelas crianças.
Brincar com chocalhos, brinquedos para martelar e empilhar, brinquedos flutuantes, blocos com ilustrações, objetos sonoros.
Recitar poesias e ouvir histórias.
Brincar com livro de rimas, ilustrações e estribilhos, brinquedos musicais e com guizo, telefone de brinquedo.
Brincar com móbiles, brinquedos de puxar, empurrar, cesto do tesouro (objetos com diversas formas, cores e texturas).
Brincar com bonecas-bebê com corpo macio e diferentes identidades étnicas e raciais, roupas fáceis de tirar e por, mamadeiras, cobertor e lençol de boneca, cama, berço e carrinho; embalagens vazias de alimentos.
Atividades recomendadas para a faixa etária
Atividades possíveis

Muito bem! Agora, no menu à esquerda da tela, clique em FASE 2 para encontrar os materiais e brincadeiras adequadas para cada atividade.

Clique nas atividades recomendadas para esta faixa etária e arraste-as para a coluna da esquerda.

Explorar, apertar botões e mover alavancas, além de encaixar objetos.
Manipular objetos.
Imitar outros seres ou pessoas.
Desenhar os móveis e objetos dentro da sala; criar símbolos para indicar quantidades; boliche, dança das cadeiras; brincar de medir as crianças; fazer comprar em supermercado da sala/escola, pagando com dinheiro feito pelas crianças.
Assistir juntos, professores e crianças, a programas de tv que apreciam para comentar a qualidade.
Brincar de faz-de-conta.
Dançar, pintar, desenhar e construir outras formas de expressão lúdica.
Recitar poesias e ouvir histórias.
Materiais adequados para cada atividade
Manipular objetos
Imitar outros seres ou pessoas
Brincar de faz-de-conta
Dançar, pintar, desenhar e construir outras formas de expressão lúdica
Materiais possíveis

Muito bem! Agora, no menu à esquerda da tela, clique em INÍCIO para explorar outra faixa etária.

Agora, relacione as brincadeiras e os materiais adequados a cada tipo de atividade.

Explorar tinta, papéis diversos, lápis, cadernos, adesivos, agendas, calendários, caixas de papelão, gesso, argila, tubos, tecidos.
Recitar poesias e ouvir histórias.
Brincar com fantasias, animais de pelúcia, fantoches, quebra-cabeças simples, jogos de construção com peças grandes.
Desenhar os móveis e objetos dentro da sala; criar símbolos para indicar quantidades; boliche, dança das cadeiras; brincar de medir as crianças; fazer comprar em supermercado da sala/escola, pagando com dinheiro feito pelas crianças.
Brincar com móbiles, brinquedos de puxar, empurrar, cesto do tesouro (objetos com diversas formas, cores e texturas).
Brincar com objetos para caixa de areia (baldes, pás, formas), blocos de formas e tamanhos diferentes, bolas.
Brincar com bonecas-bebê com corpo macio e diferentes identidades étnicas e raciais, roupas fáceis de tirar e por, mamadeiras, cobertor e lençol de boneca, cama, berço e carrinho; embalagens vazias de alimentos.
Assistir juntos, professores e crianças, a programas de tv que apreciam para comentar a qualidade.
Atividades recomendadas para a faixa etária
Atividades possíveis

Muito bem! Agora, no menu à esquerda da tela, clique em FASE 2 para encontrar os materiais e brincadeiras adequadas para cada atividade.

Clique nas atividades recomendadas para esta faixa etária e arraste-as para a coluna da esquerda.

Encaixar, derrubar.
Explorar, apertar botões e mover alavancas, além de encaixar objetos.
Brincadeiras com poesia e literatura.
Caixas de madeira.
Brincar de pensar sobre como medir e quantificar.
Compreender situações.
Brincadeiras e tecnologias.
Brincadeiras e manifestações culturais.
Materiais adequados para cada atividade
Brincar de pensar sobre como medir e quantificar
Brincadeiras e tecnologias
Brincadeiras e manifestações culturais
Brincadeiras com poesia e literatura
Materiais possíveis

Muito bem! Agora, no menu à esquerda da tela, clique em INÍCIO para explorar outra faixa etária.

Agora, relacione as brincadeiras e os materiais adequados a cada tipo de atividade.

Brincar com chocalhos, brinquedos para martelar e empilhar, brinquedos flutuantes, blocos com ilustrações, objetos sonoros.
Recitar poesias e ouvir histórias.
Brincar com livro de rimas, ilustrações e estribilhos, brinquedos musicais e com guizo, telefone de brinquedo.
Desenhar os móveis e objetos dentro da sala; criar símbolos para indicar quantidades; boliche, dança das cadeiras; brincar de medir as crianças; fazer comprar em supermercado da sala/escola, pagando com dinheiro feito pelas crianças.
Brincar com quadro colorido e sonoro de engrenagens com botões e manivelas, copos e caixas que se encaixam umas nas outras, blocos e argolas para empilhar.
Assistir juntos, professores e crianças, a programas de tv que apreciam para comentar a qualidade.
Visitar exposições e apresentações de grupos culturais; ler histórias de diferentes culturas; ouvir e dançar músicas e danças de diferentes culturas.
Brincar com móbiles, brinquedos de puxar, empurrar, cesto do tesouro (objetos com diversas formas, cores e texturas).
Atividades recomendadas para a faixa etária
Atividades possíveis

Muito bem! Agora, no menu à esquerda da tela, clique em FASE 2 para encontrar os materiais e brincadeiras adequadas para cada atividade.

Clique nas atividades recomendadas para esta faixa etária e arraste-as para a coluna da esquerda.

Manipular objetos.
Explorar, apertar botões e mover alavancas, além de encaixar objetos.
Brincadeiras com biodiversidade e recursos naturais.
Se expressar por meio da linguagem gestual e verbal.
Brincadeiras e tecnologias
Se expressar por meio da linguagem musical.
Brincar de pensar sobre como medir e quantificar.
Conhecer narrativas e gêneros textuais.
Materiais adequados para cada atividade
Se expressar por meio da linguagem gestual e verbal
Se expressar por meio da linguagem musical
Conhecer narrativas e gêneros textuais
Brincadeiras com biodiversidade e recursos naturais
Materiais possíveis

Muito bem! Agora, no menu à esquerda da tela, clique em INÍCIO para explorar outra faixa etária.

Agora, relacione as brincadeiras e os materiais adequados a cada tipo de atividade.

Desenhar os móveis e objetos dentro da sala; criar símbolos para indicar quantidades; boliche, dança das cadeiras; brincar de medir as crianças; fazer comprar em supermercado da sala/escola, pagando com dinheiro feito pelas crianças.
Brincar com água, mas evitando o desperdício; explorar as áreas externas colhendo folhas e flores caídas, pedrinhas, cascalhos e depois utilizá-los em obras de arte.
Explorar os objetos do ambiente; danças e músicas, desenhos e grafismos; recontar histórias; na expressão de poesias, parlendas, adivinhas, cantigas de roda.
Assistir juntos, professores e crianças, a programas de tv que apreciam para comentar a qualidade.
Ouvir e produzir sons altos, baixos, acompanhados de movimentos, de objetos, de recursos da natureza.
Brincar com objetos para caixa de areia (baldes, pás, formas), blocos de formas e tamanhos diferentes, bolas.
Brincar com móbiles, brinquedos de puxar, empurrar, cesto do tesouro (objetos com diversas formas, cores e texturas).
Ouvir músicas, cantar, contar e ouvir histórias.

Licença Creative Commons

Avaliar este recurso Reportar erro
Governo do Estado de São Paulo

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – UNIVESP

PresidenteFernanda Gouveia

Diretora AcadêmicaCleide Nébias

Diretor AdministrativoCarlos Augusto Freixo Corte Real

Equipe

Docente responsávelSônia Castellar

CoordenaçãoJuliana Hampel

IlustraçãoCelso Roberto Lourenço

LayoutCelso Roberto Lourenço

ProgramaçãoCelso de Oliveira

Planejamento e Design InstrucionalAparecida Azevedo

ColaboraçãoAna Clara Viola Goyeneche Gatti

Agosto/2018