Que teoria sou eu?

Ao longo da História da Educação, formularam-se diversas abordagens teóricas a respeito do ensino e da aprendizagem. Cada qual a seu modo, essas correntes defendem diferentes concepções de ser humano, sociedade, conhecimento e escola, por exemplo.

Cada uma delas foi defendida por determinados autores e todas nos trazem contribuições válidas para refletirmos sobre a Educação contemporânea.
Neste jogo, vamos retomar cinco dessas abordagens:

Tradicional

Comportamentalista

Humanista

Cognitivista

Sociocultural

O objetivo do jogo é descobrir qual é a teoria a partir de suas características.
Quanto menos dicas você precisar para acertar, mais pontos você ganha!

Vamos jogar?

  1. Clique sobre o baralho a seguir para abrir a primeira carta.
  2. Com a carta aberta, clique sobre um número para ver a dica correlata.
  3. Depois de ler a dica, você pode tentar acertar a abordagem teórica correspondente.
  4. Se preferir, você pode pedir mais uma dica antes de tentar acertar.
  5. Quanto menos dicas você utilizar, maior será sua pontuação.
  6. Depois que você descobrir a respectiva teoria, uma segunda carta será desbloqueada.
  7. A pontuação máxima do jogo é de 150 pontos.
  8. ATENÇÃO: a cada tentativa incorreta você perde 1 ponto.
    Portanto, chutar sem critério pode não ser uma boa ideia =)

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1
Vejo o ser humano como uma tábula rasa, um receptor passivo que acumula informações e as reproduz.
2
Escola, para mim, deve ser um ambiente austero, onde o aluno não se distraia.
3
Minha aula se baseia no modelo expositivo, com conteúdo pronto e aluno passivo.
4
Defendo a aprendizagem padronizada, a rotina e a memorização.
5
Aqui, o professor detém o poder decisório quanto à metodologia, ao conteúdo e à avaliação, conduzindo os alunos e transmitindo conhecimentos.
6
Um dos autores ligados a esta abordagem é Dürkheim.
7
Creio no caráter cumulativo do conhecimento humano, que é adquirido por meio da transmissão (educação formal/escola).
8
As relações, na minha escola, são verticais e individualistas.
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eu sou a abordagem

Tradicional

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1
Acredito que a sociedade perpetua a ordem estabelecida por meio da reprodução do conhecimento.
2
Minha avaliação mede a quantidade e a exatidão de informações que o aluno consegue reproduzir.
3
Vejo a Educação como um produto, com resultados e modelos pré-estabelecidos.
4
Alguns de meus autores são Chartier e Snyders.
5
Para mim, inteligência é a capacidade de acumular / armazenar informações, das mais simples às mais complexas.
6
A escola, para mim, está restrita a um processo de transmissão de ideias e informações.
7
Utilizo o método maiêutico: o professor dirige a classe a um resultado desejado, seguindo passos para chegar ao objetivo proposto.
8
Acredito que as notas obtidas pelo aluno são demonstração de patrimônio cultural.
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eu sou a abordagem

Tradicional

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1
Aqui, a Educação assume poder controlador, cuja finalidade é promover mudanças desejáveis em direção ao autocontrole e à maior liberdade.
2
Vejo a aprendizagem como mudança comportamental e/ou mental na vida do indivíduo, resultado de uma prática reforçada.
3
A meu ver, o conhecimento é resultado direto da experiência planejada, já que é possível controlar o comportamento observável.
4
Acredito que a sociedade pode ser planejada e controlada para o bem-estar das pessoas, aplicando-se a teoria do reforço.
5
Vejo a escola como uma agência educacional de controle de comportamentos que pretende instalar e manter.
6
Defendo que o professor deve ser como um engenheiro comportamental, controlando os passos e percursos de aprendizagem.
7
Minhas práticas de ensino incluem a especificação de objetivos, o feedback constante e o ensino modular.
8
Alguns de meus autores são Skinner, Popham, Gerlach e Briggs.
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eu sou a abordagem

Comportamentalista

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1
Alguns de meus autores são Glaser, Papay e Madsen.
2
Para mim, o indivíduo é consequência das influências ou forças existentes no ambiente.
3
Acredito que a cultura é representada pelos costumes dominantes e pelos comportamentos reforçados na medida em que servem ao poder.
4
Tento prever e controlar o comportamento, que acredito ser regido por leis identificadas.
5
A Educação para mim é a transmissão cultural de conhecimentos e comportamentos.
6
Vejo a escola como uma instituição que atua em conjunto com outras agências controladoras da sociedade (governo, política, economia).
7
Ensinar, para mim, é planejar condicionantes que assegurem a aquisição do comportamento desejável (elogios, notas, diplomas).
8
Minha avaliação consiste em constatar se o aluno atingiu os objetivos propostos no início, no decorrer do processo e no final.
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Comportamentalista

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1
Um de meus principais autores é Carl Rogers.
2
Defendo a educação democrática, centrada no aluno, incentivando a autonomia e o espírito livre e criativo.
3
Minhas práticas de ensino estimulam a curiosidade. O aluno escolhe o que quer aprender, e o conteúdo deve ser significativo.
4
Desprezo padronização de produtos de aprendizagem e competências.
5
Não aceito um projeto de planificação social, nem o controle e a manipulação das pessoas.
6
Defendo que o relacionamento entre professor e aluno é pessoal e único.
7
Acredito que, ao experienciar, o sujeito conhece. O conhecimento é construído na experiência pessoal e subjetiva.
8
Meu método é não diretivo: dirigir a pessoa à sua própria experiência, para que ela possa estruturar-se e agir.
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eu sou a abordagem

Humanista

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1
Para mim, a escola deve respeitar a criança e oferecer condições para que ela se desenvolva.
2
Acredito que cada pessoa no mundo é única, portanto não existem modelos prontos ou regras a seguir.
3
Entre meus autores, destacam-se Alexander Neill e Erich Fromm.
4
Vejo o docente como uma personalidade única, que assume a função de facilitador da aprendizagem.
5
Não trato especificamente de sociedade, mas me preocupo com a pessoa, a confiança no humano e no pequeno grupo.
6
Meu objetivo básico é liberar no aluno a capacidade de autoaprendizagem (desenvolvimento intelectual e emocional).
7
Defendo a autoavaliação com critérios: só o indivíduo pode conhecer sua própria experiência.
8
Para mim, o conhecimento é construído no decorrer do processo de vir-a-ser da pessoa humana.
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eu sou a abordagem

Humanista

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1
Minha avaliação deve ser apoiada em múltiplos critérios, considerando a assimilação e a aplicação do conhecimento.
2
Defendo que a escola deve possibilitar ao aluno o desenvolvimento de suas possibilidades (motoras, verbais e mentais) para que ele possa intervir e inovar a sociedade.
3
Minha didática é baseada na investigação, com experiências e jogos feitos pelos alunos em um ambiente desafiador.
4
A meu ver, o objetivo da educação é que o aluno aprenda por si próprio (autonomia intelectual).
5
Meu autor mais conhecido é Jean Piaget.
6
Acredito no conhecimento como fruto da interação entre mundo, sujeito e objeto.
7
Aqui, o ensino e a aprendizagem se baseiam em ensaio e erro, na pesquisa, na investigação e na solução de problemas.
8
Para mim, a sociedade deve caminhar no sentido da democracia, com a participação ativa na elaboração de regras comuns para o grupo.
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eu sou a abordagem

Cognitivista

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1
Em minha concepção, o desenvolvimento do ser humano ocorre por fases que se inter-relacionam e se sucedem (estágios).
2
Acredito na livre cooperação dos alunos entre si e não apenas entre professor e aluno. O professor também deve ser pesquisador, investigador.
3
Entre meus autores estão Jerome Bruner e Henry Wallon.
4
Acredito em um processo progressivo de assimilação, acomodação e superação.
5
Para mim, toda atividade humana envolve inteligência e afetividade.
6
Divido a aquisição do conhecimento em duas fases: exógena (cópia, repetição) e endógena (compreensão).
7
Vejo a Educação como um todo indissociável formado pelos elementos intelectual e moral.
8
Priorizo o sujeito ativo e o desenvolvimento da inteligência.
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eu sou a abordagem

Cognitivista

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1
Minhas práticas de ensino são ativas, dialógicas e críticas.
2
Alguns de meus autores são Vygotsky e Álvaro Vieira Pinto.
3
Acredito em uma relação professor-aluno que seja horizontal.
4
A meu ver, a Educação não é neutra, mas sim um ato político, que não é restrito à escola.
5
Acredito no conhecimento como conscientização, isto é, progressivo desvelamento da realidade (reflexão crítica).
6
Aqui, a participação do ser humano como sujeito na sociedade, na cultura e na História se faz na medida de sua conscientização.
7
Defendo uma educação problematizadora, em que o ensino e a aprendizagem devem buscar superar a relação opressor-oprimido.
8
Vejo o ser humano como o sujeito da Educação, o elaborador e o criador do conhecimento.
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eu sou a abordagem

Sociocultural

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1
Para mim, a escola deve possibilitar o crescimento mútuo de professores e alunos.
2
Defendo a autoavaliação e/ou a avaliação mútua e permanente, por professor e aluno.
3
Um de meus autores mais importantes é Paulo Freire.
4
Acredito que o professor deve valorizar a linguagem e a cultura do aluno e, junto a ele, questionar a cultura dominante.
5
Busco superar a dicotomia sujeito-objeto.
6
Antes da ação educativa, procuro refletir sobre o homem e analisar o meio de vida desse homem concreto, que é sujeito da educação.
7
Para mim, a Educação tem caráter utópico.
8
Vejo a escola como uma instituição que existe num contexto histórico de uma determinada sociedade.
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eu sou a abordagem

Sociocultural

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JÁ SEI!
Tradicional
Comportamentalista
Humanista
Cognitivista
Sociocultural

Você fez pontos

Ao conhecer mais sobre as diversas teorias de ensino e aprendizagem, você pode ter se identificado mais com uma ou outra, o que é normal. =)

O importante é conhecer os aspectos centrais de cada abordagem e, também, refletir sobre os limites e contribuições de cada teoria ao contexto escolar atual.