Por uma nova didática

O objetivo da Didática, quando do seu surgimento no século XVI, era a reflexão e o trabalho com um conjunto de práticas para educação de crianças e jovens. A obra Didática Magna, de Comenius, foi pioneira neste sentido, pois tinha a intenção de organizar o conjunto de saberes para orientar o ensino de todas as coisas a todos, por meio da escola. Posteriormente, as ideias de Rousseau também contribuíram para a área: segundo ele, é necessário conhecer os alunos para ensiná-los. Já no século XX, outros fatores foram acrescentados a esse debate: apregoou-se também a necessidade de conhecer a escola e a sala de aula.

Deste momento para a frente, duas grandes correntes didáticas ficaram delimitadas: a tradicional, segundo a qual a aprendizagem é como introjeção de conhecimentos e valores resultantes da memorização da criança; e uma outra didática, com ênfase na aprendizagem, na qual professor é orientador da aprendizagem e deve, além de orientar e transmitir, considerar os vínculos sociais, aprender sobre os alunos e criar novas estratégias particulares para a sua realidade.

Vamos comparar, visualmente, essas duas concepções de didática?

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