Plano de aula

Suponha que você vai iniciar a sua carreira na docência. Independentemente da etapa: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, é de extrema importância a organização e o planejamento das aulas. Planejar e pensar o que e como os alunos deverão aprender faz parte da rotina do professor. Assim, no decorrer das aulas, é possível avaliar o que funcionou e o que precisa de melhorias.

Pensando nisso, elaboramos este recurso que explica os principais elementos que um plano de aula deve conter e, também, um modelo editável para que você utilize quando estiver lecionando, ou mesmo na elaboração de planos de aulas para seus Estágios ou Projetos Integradores.

PLANO DE AULA

O(s) plano(s) de aula deve(m) conter as informações referentes ao planejamento das atividades que o professor pretende aplicar em sua turma.

NOME DO PROFESSOR:
ESCOLA:
DISCIPLINA:
SÉRIE/ANO:
TEMPO:

Para preencher os campos “Bloco Temático”, “Conteúdos” e “Objetivos”, é importante consultar o Currículo do Estado de São Paulo ou a Base Nacional Comum Curricular. Contudo, poderão ser mencionados conteúdos e objetivos diferentes dos sugeridos pelo currículo ou pela BNCC.

1. BLOCO TEMÁTICO
2. CONTEÚDOS
3. OBJETIVOS
4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
5. AVALIAÇÃO
6. RECURSOS DIDÁTICOS
7. REFERÊNCIAS
8. ANEXOS

Se você quiser se aprofundar e ler mais a respeito de planos de aula, sugerimos a seguinte referência (na qual nos baseamos para a elaboração deste recurso): LIB NEO, José Carlos. O Planejamento Escolar. In: ______. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. p. 221-247. (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor)