Você conhece as diferentes definições de planejamento da inovação?
O planejamento da inovação é uma técnica importante para ser adotada em empresas modernas.
Cada um dos modelos estudados tem etapas distintas, embora possamos encontrar equivalências entre os modelos.
Associe as atividades com as etapas do planejamento da inovação as quais elas pertencem para cada modelo.
Clique nas cartas para arrastá-las até a posição correta na tabela.
REINICIAR
Etapas do PI |
Wheelwright e Clark (1992) |
Khurana e Rosenthal (1997) |
Cooper (2001) |
Koen et al. (2001) |
Rainey (2005) |
Crawford e Benedetto (2006) |
Pahl e Beltz (2007) |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Identificação de oportunidades |
||||||||
Geração de conceitos |
Não se aplica |
|||||||
Definição do caso de negócios |
Não se aplica |
Avaliação e previsão da tecnologia de mercado – desenvolvimento de objetivos e metas
Identificação preliminar de oportunidade
Plano agregado de projetos
Desenvolvimento e seleção do conceito
Preparação do caso de negócio – aprovação para desenvolvimento
Esclarecer e elaborar
Analisar situação – formular estratégias de busca – identificar e selecionar ideias de produtos
Descoberta e seleção de ideias
Definição do programa de desenvolvimento de novos produtos
Identificação e análise de oportunidade – geração e seleção de ideias
Definição do produto e planejamento do projeto
Definir produtos
Geração de ideias
Definição e conceito do produto
Avaliação de conceitos e projetos de produtos
Investigação preliminar – segunda seleção
Geração de conceitos de produtos
Definição de conceito
Identificação e seleção de oportunidades de produtos
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
PresidenteFernanda Gouveia
Diretora AcadêmicaCleide Nébias
Diretor AdministrativoCarlos Augusto Freixo Corte Real
Docente responsávelMaurício Salles
CoordenaçãoJuliana Hampel
LayoutCelso de Oliveira
ProgramaçãoCelso de Oliveira
Planejamento e Design InstrucionalSimone Alves de Carvalho
Agosto/2018