REA?

Você sabe o que é

Podemos definir um Recurso Educacional Aberto como:

“...materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos Educacionais Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.” UNESCO

Um REA não é simplesmente um material digital, ele possui principalmente dois princípios:

Os Recursos Educacionais Abertos oferecem uma alternativa para os altos custos da educação e fazem parte de um movimento guiado por professores, alunos e instituições de ensino, que ganhou força em meados dos anos 2000. Mais do que um recurso, o REA é um processo de engajamento com recursos didáticos, focado em:

1. Usar e adaptar o que foi criado por outros para o seu próprio uso.

2. Compartilhar o que você cria sozinho ou em conjunto com outros professores/alunos.

3. Compartilhar novamente o material que você adaptou, de forma que outros usuários possam ser beneficiados.
Para entender melhor como funciona a produção dos REAs, é interessante ter em mente um “ciclo de vida” para o recurso educacional. Na perspectiva de um professor, começa com uma tarefa que faz parte do cotidiano: o desejo ou a necessidade de aprender ou ensinar algo.

ANALISE O CICLO A SEGUIR:

clique nos elementos para visualizar a descrição

Uma vez finalizado os REA, você pode disponibilizá-lo à comunidade, de dentro e de fora da escola, que poderá reusá-lo e assim recomeçar o ciclo de vida novamente.

Encontrar

O primeiro passo é procurar recursos capazes de atender adequadamente a sua necessidade. Você pode utilizar ferramentas de busca na Internet ou ainda recorrer ao seu próprio material, como por exemplo: anotações de aula do ano anterior, projetos e atividades antigas etc.

Criar

Nessa etapa, você pode tanto criar seu recurso “do zero”, como pode combinar os recursos que você encontrou para montar um novo recurso.

Adaptar

Ao compor novos recursos, quase sempre será necessário fazer algumas adaptações no material que você encontrou para que ele se adeque ao seu contexto. Esse processo pode incluir correções, melhoramentos, contextualização e algumas vezes pode ser necessário refazer completamente o material.

Usar

Finalmente você pode usar os REA na sala de aula, na Internet, em reuniões pedagógicas etc.

ENCONTRAR

CRIAR

ADAPTAR

USAR