O que é
Projeto
Integrador

?

O Projeto
Integrador

Trata-se de uma atividade curricular obrigatória que consiste na resolução de um problema real contextualizado na profissão em que o curso está inserido.​

A cada semestre o tema do Projeto Integrador [PI] muda, mas a metodologia continua a mesma!

Em grupo, os estudantes devem delimitar um problema a partir do tema norteador da disciplina, propondo uma solução aplicável, usando os conhecimentos estudados nas disciplinas cursadas até o momento. ​
Ao longo do semestre os alunos terão autonomia de aprendizagem no que tange à pesquisa, organização e desenvolvimento do projeto, com suportes e acompanhamentos semanais do orientador de PI.​

A cada semestre o tema do Projeto Integrador [PI] muda, mas a metodologia continua a mesma!

Estrutura do PI

O Projeto Integrador (PI) é parte do Modelo Pedagógico da Univesp e está presente em quase todos os cursos da universidade.

Ele é bem diferente das outras disciplinas.

Disciplina Padrão
Projeto Integrador
Periodicidade
Bimestral Semestral
Novos conteúdos
A cada semana A cada quinzena
Avaliação
  • Atividades avaliativas
  • Prova
  • Relatórios parcial e final
  • Plano de ação
  • Vídeo de apresentação
  • Avaliação colaborativa
Equipe

Atividades Individuais

Grupos de 5 a 7 estudantes

Metodologia

O PI fundamenta-se em duas metodologias de ensino-aprendizagem:

Aprendizagem baseada em problemas e por projetos
[ABPP]
Design Thinking
[DT]

Essas metodologias pressupõem:

  • Trabalho coletivo e colaborativo;
  • Aprendizagem ativa;
  • Identificação de problemas em contextos reais;
  • Empatia para busca por soluções centradas no ser humano.

No Projeto Integrador, adaptamos algumas etapas dessas metodologias e adotamos o seguinte processo:

Encontrar problemas

Pelo processo de imersão, os grupos entram em contato com uma realidade relacionada ao seu curso (ex. escola, empresa, indústria) e levantam um problema que será solucionado durante o semestre.​

  • 1. Ouvir
  • 2. Definir

Encontrar soluções

Na etapa de ideação, os alunos, juntos, pesquisam e pensam em soluções para o problema levantado.​

Utilizando a prototipagem*, as soluções são colocadas em teste e aprimoradas pelo grupo.​

  • 3. Idear
  • 4. Prototipar
  • 5. Testar

*Prototipagem?

Vimos que, no desenvolvimento da solução, as ideias são validadas por prototipagem.
Mas o que são os protótipos, exatamente?

O que é protótipo
  • Protótipo é um modelo preliminar resultado de algum projeto, pelo qual será possível realizar testes para a validação de uma ideia.
  • Um protótipo não precisa se referir exclusivamente aos produtos físicos, mas também a qualquer tipo de versão preliminar de um sistema ou software.
O que não é protótipo
  • Uma proposta ou ideia que não pode ser testada ou colocada em prática.
  • Um projeto que não envolveu nenhum teste do que foi proposto.

Percurso do PI

A partir das metodologias ativas de aprendizagem estabelecidas pela Univesp, este é o caminho a ser percorrido pelos grupos:

  • Quinzena 0

    Escolher e localizar os colegas de grupo e iniciar a comunicação com eles, bem como conhecer as ferramentas de colaboração.

  • Quinzena 1

    Localizar o orientador do seu PI, bem como realizar a aproximação com o tema, a escolha do cenário do projeto e o entendimento do contexto.

  • Quinzena 2

    Integração com a comunidade externa, definição e estudo sobre o problema.​

  • Quinzena 3

    Construindo a solução.

  • Quinzena 4

    Coletando sugestões com a comunidade externa.

  • Quinzena 5

    Repensando a solução com base nas sugestões.

  • Quinzena 6

    Finalizando a solução.

  • Quinzena 7

    Entrega da solução final.

Quem é quem
no PI

Vamos entender os papéis de cada um dos envolvidos no Projeto Integrador?

Clique sobre os itens para ver uma descrição detalhada de suas atribuições.

Aluno

Protagonista das ações​

  • Está em contato semanal com os colegas do grupo e com o orientador de PI​;
  • Conhece todo o material do PI e segue as orientações para a realização das etapas.

Grupo

5 a 7 estudantes que atuarão de forma colaborativa no projeto​

  • Está em contato semanal com o orientador de PI​;
  • Busca formas para organizar o trabalho colaborativo (recursos de comunicação e compartilhamento de arquivos, reuniões etc.)​;
  • Respeita as diferenças e distribui as atividades entre os participantes, de modo que todos se envolvam no projeto.

Orientador de PI

Contato mais próximo do aluno / grupo​

  • Verifica a organização dos grupos e faz ajustes, quando necessário;​
  • Realiza reuniões quinzenais com os grupos por videoconferência ou presencial, quando possível;​
  • Orienta e auxilia na definição do problema, no cronograma e caminhos para a realização dos projetos;​
  • Responde dúvidas e faz sugestões.

Orientador de Polo [OP]

Contato do aluno no polo presencial​

  • Auxilia os alunos no polo de apoio presencial.​
  • Auxilia os orientadores de PI no contato com os alunos e grupos.​
  • Faz a mediação entre os alunos do polo com a Univesp.

Supervisor

Contato mais próximo dos orientadores de PI

  • Acompanha a atuação dos orientadores de PI​;
  • Monitora a organização dos grupos​;
  • Orienta os orientadores de PI para garantir que os projetos atendam aos objetivos e temáticas propostas.

Professor-autor

Especialista da área, responsável pelo tema e proposta do PI no semestre​

  • Apresenta a temática e proposta do PI para o semestre​;
  • Relaciona a proposta do PI com o mundo do trabalho​;
  • Organiza os conteúdos quinzenais com objetivo de auxiliar os alunos em seus projetos​;
  • Apresenta referências e exemplos relacionados ao tema.

Professor Univesp e Supervisor de Curso

Responsáveis pela garantia da metodologia do PI

  • Alinha o PI ao Modelo Pedagógico da Univesp​;
  • Apresenta os fundamentos do PI Univesp (metodologia, organização, avaliação)​;
  • Explica sobre as etapas do PI e estrutura dos relatórios.

Com quem eu falo?

Restou alguma dúvida ou está com alguma dificuldade?

Confira quem pode te ajudar em cada caso, clicando nos itens abaixo.

Fale com seu Orientador do PI, por meio de:

  • E-mail Univesp;
  • Fórum do grupo (AVA);
  • Reuniões quinzenais de orientação.

ou

  • Procure o Orientador de polo.

Dúvida sobre a nota atribuída no AVA:

  • Procure o Orientador do PI.
  • Se não resolver, protocole um pedido de revisão de nota no Portal do Aluno.

Dúvida sobre nota publicada no Portal do Aluno:

Agora que você já sabe um pouco sobre o Projeto Integrador, que tal começar?

Procure seus
colegas de grupo
e apresente-se!