O DIAGRAMA DE VENN

O Diagrama de Venn tem esse nome em homenagem ao matemático John Venn que o criou no século XIX. Trata-se de uma ferramenta muito útil para representar relações entre conjuntos (união e interseção), bem como para resolver alguns problemas de probabilidade e estatística e até mesmo de lógica.

EXPLICANDO O DIAGRAMA

O diagrama utiliza círculos sobrepostos que permitem ilustrar as relações entre conjuntos. Veja a seguir.

Conjunto dos elementos que pertencem apenas a A.

Um pouco mais sobre o Diagrama de Venn

As oito regiões distintas que definem o diagrama, conforme você viu anteriormente, podem ser combinadas de 256 (28) maneiras diferentes e formar outros conjuntos. Caso queira entender este cálculo, clique aqui. Abaixo, apresentamos alguns deles a título de explicação.

1. Conjunto de todos os elementos que pertencem a A. Observe que reunimos quatro regiões para obtê-lo.

O DIAGRAMA DE VENN PARA RESOLVER PROBLEMAS

Veja a seguir como utilizar o Diagrama de Venn para resolver problemas.

  • Problema 1 - A avaliação de Cálculo

      Sobre uma avaliação de Cálculo que continha 3 questões, sabe-se que:

      • 60 alunos acertaram as três questões.
      • 130 alunos acertaram a Questão 1 e a Questão 2.
      • 200 alunos acertaram a Questão 1 e a Questão 3.
      • 150 alunos acertaram a Questão 2 e a Questão 3.
      • 290 alunos acertaram a Questão 1.
      • 230 alunos acertaram a Questão 2.
      • 300 alunos acertaram a Questão 3.
      • 40 alunos não acertaram nenhuma questão.

      Pergunta: Quantos alunos fizeram a prova?

      Solução:

      Observe que os alunos que acertaram a Questão 1 somam 290 alunos, mas destes já sabemos que 60 acertaram as três questões, 140 acertaram as questões 1 e 3 e 70 acertaram as questões 1 e 2. Assim, fazendo: 290 - 60 - 140 - 70 = 20. Logo, 20 alunos acertaram apenas a Questão 1.

      Pelo mesmo raciocínio, note: os alunos que acertaram a Questão 2 somam 230, destes 60 acertaram as três questões, 70 acertaram as questões 1 e 2 e 90 acertaram as questões 2 e 3. Assim, fazendo: 230 - 60 - 70 - 90 = 10. Logo, 10 alunos acertaram apenas a Questão 2.

      Por sua vez, os alunos que acertaram a Questão 3 somam 300 alunos, mas destes sabemos que 60 acertaram as três questões, 140 acertaram as questões 1 e 3 e 90 acertaram as questões 2 e 3. Assim, fazendo: 300 - 60 - 140 - 90 = 10. Logo, 10 alunos acertaram apenas a Questão 2.

      Fique atento que, 200 alunos acertaram as questões 1 e 3. Mas, destes 60 acertaram as três questões, logo, 200 - 60 = 140. Assim, 140 alunos acertaram apenas as questões 1 e 3.

      130 alunos acertaram as questões 1 e 2, destes 60 acertaram as três questões. Logo, 130 - 60 = 70. Assim, 70 alunos acertaram apenas as questões 1 e 2.

      150 alunos acertaram as questões 2 e 3, destes 60 acertaram as três questões. Logo, 150 - 60 = 90. Assim, 90 alunos acertaram apenas as questões 2 e 3.

      Agora então podemos completar o diagrama.

      Não acertaram nenhuma questão: 40

      Fazendo a soma: 20 + 140 + 10 + 70 + 60 + 90 + 10 + 40 = 440. Concluímos então que 440 alunos fizeram a prova de Cálculo.

  • Problema 2 - O meio de transporte utilizado

      Numa escola, foi feita uma pesquisa sobre o meio de transporte utilizado pelos alunos para ir à escola. Dos 300 alunos que responderam a pesquisa, concluiu-se que:

      • 16 dos alunos entrevistados utilizam ônibus e metrô.
      • 14 dos alunos entrevistados utilizam ônibus.
      • 13 dos alunos entrevistados utilizam metrô.

      Pergunta:Quantos alunos não utilizam nenhum dos transportes (ônibus ou metrô)?

      Solução:

      Sabemos que 14 dos alunos utilizam ônibus, mas destes 16 utilizam ônibus e metrô. Assim, fazendo: 14 - 16 = 224 = 112, obtemos que 112 dos entrevistados utilizam apenas ônibus.

      13 dos alunos utilizam metrô, mas destes 16 utilizam ônibus e metrô. Assim, fazendo: 13 - 16 = 318 = 16, obtemos que 16 utilizam apenas metrô.

      Utilizando a representação por meio do Diagrama de Venn, obtemos:

      Não utilizam nenhum dos transportes (ônibus ou metrô).

      Queremos descobrir a quantidade de alunos entrevistados que não utilizam nenhum dos transportes. Para tanto, vamos representar essa fração por x. Sabemos que:

      112 + 16 + 16 + x = 1

      x = 1 - 112 - 16 - 16 = 1 - 512 = 712

      Assim, 712 dos 300 entrevistados não utilizam nem ônibus nem metrô. Como temos: 712 de 300 igual a 175, concluímos que esta é a quantidade de alunos entrevistados que não utilizam nenhum dos transportes.

FAÇA O SEU PRÓPRIO DIAGRAMA DE VENN
Diagrama com 2 conjuntos
Diagrama com 3 conjuntos
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CURIOSIDADE: COMO SERIA UM DIAGRAMA DE VENN PARA 5 CONJUNTOS?

As aplicações do Diagrama de Venn não se restringem aos casos com dois ou três conjuntos. Para problemas mais complexos, pode-se utilizar até mesmo 5 conjuntos. Veja abaixo uma forma de representar um Diagrama de Venn com 4 e 5 conjuntos, respectivamente.

Duas formas diferentes para representar o Diagrama de Venn com 4 conjuntos.

Diagrama de Venn com 5 conjuntos.

Caso queira, responda a este quiz para consolidar sua aprendizagem sobre o Diagrama

Localize no Diagrama de Venn:

Exemplo, você se encontra apenas no conjunto dos que estiveram na Terra, mas sem interseção com nenhum outro grupo - (a menos que você seja um astronauta!):

  • A) Yuri Gagarin, cosmonauta russo, foi o primeiro homem a ir ao espaço.
  • B) Neil Armstrong foi um dos primeiros homens a pisar em solo lunar.
  • C) A Mars Pathfinder foi a primeira “rover” a pousar em Marte, em 1993.
  • D) A sonda Voyager 1 foi a primeira construção humana a atingir o espaço exterior ao nosso sistema solar.
  • E) Cometa Halley passou perto da Terra, pela última vez, em 1986.
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Referência bibliográfica:

OBMEP. Diagrama de Venn: problemas de raciocínio lógico. Disponível em: http://clubes.obmep.org.br/blog/diagrama-de-venn-problemas-de-raciocinio-logico/. Acesso em: 18 dez. 2020.