RACIOCINANDO

A LÓGICA

imagem de uma mesa de escritório com uma funcionária trabalhando

Este texto-base aborda os seguintes temas. Clique para navegar.

O conceito de algoritmo

Você já percebeu que, como desenvolvedor, irá elaborar instruções para que o computador permita ao usuário resolver uma tarefa – qualquer que seja ela. Para isso, você deve ter domínio sobre essa ação ou problema, analisando e identificando cada etapa necessária para sua resolução. A essa sequência lógica chamamos algoritmo.

Algoritmo
Clique para virar o cartão

Algoritmo

Sequência lógica de ações que devem ser realizadas para que se resolva uma tarefa.

Em nosso cotidiano, para realizar qualquer tarefa, desempenhamos ações organizadas em uma sequência lógica. A programação de um software é muito parecida com as demais atividades do seu dia a dia: é preciso saber quais atividades deverão ser realizadas antes de partir para a ação.

Então, sabendo qual problema seu programa deverá resolver, você irá analisar e identificar todas as etapas necessárias para chegar a essa solução e só depois começará a programar o computador!

Um algoritmo é como uma receita de bolo: indica os itens necessários e em qual sequência devem ser realizadas determinadas ações, para que se chegue ao resultado desejado – o bolo.

Outro exemplo de algoritmo é o trajeto que você faz de casa à escola (ou ao trabalho). É uma sequência de procedimentos que devem ser cumpridos para que você chegue ao destino sem complicações.

Procure pensar em um deslocamento que você costuma fazer. Você conseguiria descrevê-lo em etapas?

Pronto, você acabou de escrever seu primeiro algoritmo!

Agora, observe esse algoritmo para a tarefa beber refrigerante:

Como desenvolvedor, você sempre deve ter em mente que o computador não conhece conceitos básicos e óbvios para nós, pessoas. Dessa forma, é fundamental que as suas instruções sejam o mais detalhadas possível.

Observe agora o mesmo algoritmo, com etapas intermediárias:

No video a seguir, você irá retormar alguns conceitos importantes já estudados.

Formas de comunicar um algoritmo

Você já notou que construir o algoritmo é o primeiro passo para resolver um problema. Até agora, você registrou o seu algoritmo na chamada descrição narrativa: utilizando nossa linguagem convencional, você listou as etapas necessárias para a realização de uma tarefa.

Mas no desenvolvimento de sistemas há outras duas formas de comunicar o seu algoritmo: o fluxograma e os pseudocódigos, tópicos que você conhecerá em maiores detalhes agora.

FLUXOGRAMA

Fluxograma é uma representação gráfica da sequência lógica do seu algoritmo. Mas essa representação gráfica segue algumas formas corretas, que carregam significados: você não pode usar qualquer diagrama ou desenho. Conheça a seguir os símbolos e significados utilizados em fluxogramas para DS:

SIMBOLOGIA DO FLUXOGRAMA
SÍMBOLO NOME E FUNÇÃO
NOME = TERMINAL
FUNÇÃO = indica INíCIO ou FIM de um processamento.
NOME = PROCESSAMENTO
FUNÇÃO = definição de variáveis ou processamentos em geral (cálculos) .
NOME = ENTRADA MANUAL
FUNÇÃO = entrada de dados via teclado, idêntico ao comando LEIA .
NOME = DISPLAY
FUNÇÃO = saída de dados, mostra um texto e/ou variável na tela, idêntico ao comando ESCREVA.
NOME = DOCUMENTO
FUNÇÃO = saída de dados, envia um texto e/ou variável para a impressora, usado em relatórios. Idêntico ao comando IMPRIMA.
NOME = DECISÃO
FUNÇÃO = decisão a ser tomada, retornando verdadeiro ou falso, idêntico ao comando SE.
NOME = CONECTOR
FUNÇÃO = desvia o fluxo para uma outra página, sendo interligado pelo conector.
NOME = entrada/saída
FUNÇÃO = leitura de gravação de arquivos.
NOME = SETA
FUNÇÃO = indica a direção do fluxo.
NOME = LOOP
FUNÇÃO = realiza o controle de LOOP.

Lembra-se do algoritmo para a tarefa beber refrigerante? Veja sua representação na forma de fluxograma:

Para montar um Fluxograma, há diversas ferramentas disponíveis: você pode utilizar os softwares Microsoft Visio, Microsoft Word, o LibreOffice Writer ou Impress (que são gratuitos) e muitas outras ferramentas online gratuitas.

PSEUDOCÓDIGOS

Você já sabe o que é um algoritmo e como representá-lo na forma de fluxograma. Mas, para que suas instruções sejam executadas por um computador, é importante que você consiga transmití-las de um modo que a máquina compreenda.

Pseudocódigo é a escrita mais próxima da linguagem de programação, ou seja, que não utiliza nenhuma informação técnica da linguagem de programação, mas escreve de uma maneira similar às instruções computacionais. Muitos autores chamam o pseudocódigo de “Portugol” ou “Português Estruturado”.

A seguir, veja um pequeno modelo, como orientação, para escrever um pseudocódigo:

Etapas para desenvolvimento de um software
Até agora você viu que para desenvolver um software que responda a um problema, precisa desenvolver um algoritmo, comunicá-lo na forma de um fluxograma ou de um pseudocódigo. Essas são três etapas importantes para o desenvolvimento de um software, e futuramente você estudará a escrita em linguagem de programação e o software em si.

Agora, revise e complemente seus estudos assistindo às videoaulas Lógica de programação, com o professor Rogério Silva: