Algoritmo
Sequência lógica de ações que devem ser realizadas para que se resolva uma tarefa.
RACIOCINANDO
A LÓGICA
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Você já percebeu que, como desenvolvedor, irá elaborar instruções para que o computador permita ao usuário resolver uma tarefa – qualquer que seja ela. Para isso, você deve ter domínio sobre essa ação ou problema, analisando e identificando cada etapa necessária para sua resolução. A essa sequência lógica chamamos algoritmo.
Sequência lógica de ações que devem ser realizadas para que se resolva uma tarefa.
Em nosso cotidiano, para realizar qualquer tarefa, desempenhamos ações organizadas em uma sequência lógica. A programação de um software é muito parecida com as demais atividades do seu dia a dia: é preciso saber quais atividades deverão ser realizadas antes de partir para a ação.
Então, sabendo qual problema seu programa deverá resolver, você irá analisar e identificar todas as etapas necessárias para chegar a essa solução e só depois começará a programar o computador!
Um algoritmo é como uma receita de bolo: indica os itens necessários e em qual sequência devem ser realizadas determinadas ações, para que se chegue ao resultado desejado – o bolo.
Outro exemplo de algoritmo é o trajeto que você faz de casa à escola (ou ao trabalho). É uma sequência de procedimentos que devem ser cumpridos para que você chegue ao destino sem complicações.
Procure pensar em um deslocamento que você costuma fazer. Você conseguiria descrevê-lo em etapas?
Pronto, você acabou de escrever seu primeiro algoritmo!
Agora, observe esse algoritmo para a tarefa beber refrigerante:
Como desenvolvedor, você sempre deve ter em mente que o computador não conhece conceitos básicos e óbvios para nós, pessoas. Dessa forma, é fundamental que as suas instruções sejam o mais detalhadas possível.
Observe agora o mesmo algoritmo, com etapas intermediárias:
No video a seguir, você irá retormar alguns conceitos importantes já estudados.
Você já notou que construir o algoritmo é o primeiro passo para resolver um problema. Até agora, você registrou o seu algoritmo na chamada descrição narrativa: utilizando nossa linguagem convencional, você listou as etapas necessárias para a realização de uma tarefa.
Mas no desenvolvimento de sistemas há outras duas formas de comunicar o seu algoritmo: o fluxograma e os pseudocódigos, tópicos que você conhecerá em maiores detalhes agora.
Fluxograma é uma representação gráfica da sequência lógica do seu algoritmo. Mas essa representação gráfica segue algumas formas corretas, que carregam significados: você não pode usar qualquer diagrama ou desenho. Conheça a seguir os símbolos e significados utilizados em fluxogramas para DS:
SIMBOLOGIA DO FLUXOGRAMA | SÍMBOLO | NOME E FUNÇÃO |
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NOME = TERMINAL FUNÇÃO = indica INíCIO ou FIM de um processamento. |
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NOME = PROCESSAMENTO FUNÇÃO = definição de variáveis ou processamentos em geral (cálculos) . |
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NOME = ENTRADA MANUAL FUNÇÃO = entrada de dados via teclado, idêntico ao comando LEIA . |
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NOME = DISPLAY FUNÇÃO = saída de dados, mostra um texto e/ou variável na tela, idêntico ao comando ESCREVA. |
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NOME = DOCUMENTO FUNÇÃO = saída de dados, envia um texto e/ou variável para a impressora, usado em relatórios. Idêntico ao comando IMPRIMA. |
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NOME = DECISÃO FUNÇÃO = decisão a ser tomada, retornando verdadeiro ou falso, idêntico ao comando SE. |
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NOME = CONECTOR FUNÇÃO = desvia o fluxo para uma outra página, sendo interligado pelo conector. |
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NOME = entrada/saída FUNÇÃO = leitura de gravação de arquivos. |
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NOME = SETA FUNÇÃO = indica a direção do fluxo. |
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NOME = LOOP FUNÇÃO = realiza o controle de LOOP. |
Lembra-se do algoritmo para a tarefa beber refrigerante? Veja sua representação na forma de fluxograma:
Para montar um Fluxograma, há diversas ferramentas disponíveis: você pode utilizar os softwares Microsoft Visio, Microsoft Word, o LibreOffice Writer ou Impress (que são gratuitos) e muitas outras ferramentas online gratuitas.
Você já sabe o que é um algoritmo e como representá-lo na forma de fluxograma. Mas, para que suas instruções sejam executadas por um computador, é importante que você consiga transmití-las de um modo que a máquina compreenda.
Pseudocódigo é a escrita mais próxima da linguagem de programação, ou seja, que não utiliza nenhuma informação técnica da linguagem de programação, mas escreve de uma maneira similar às instruções computacionais. Muitos autores chamam o pseudocódigo de “Portugol” ou “Português Estruturado”.
A seguir, veja um pequeno modelo, como orientação, para escrever um pseudocódigo:
Agora, revise e complemente seus estudos assistindo às videoaulas Lógica de programação, com o professor Rogério Silva: