PROGRAMAÇÃO E TRANSIÇÃO
DE ACTIVITY

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PROGRAMAÇÃO E TRANSIÇÃO
DE ACTIVITY
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O projeto “MateApp” conta com algumas telas ou interfaces, a primeira é a tela principal, que abre a opção para utilizar o conversor de quilômetros em metros ou de metros para quilômetros.
Essa interface principal já foi desenvolvida na unidade anterior, e agora vamos inserir novas Activity’s para desenvolver as telas dos conversores.
Para inserir uma nova Activity é necessário localizar o pacote layout no seguinte caminho: “app” > “res” “layout”. Depois, vamos aplicar um clique com o botão direito do mouse sobre o pacote “layout”. Após a abertura de um menu, vamos localizar a opção “new”, e na sequência no segundo menu a opção “Activity”.
No terceiro menu vamos localizar a opção “Empty Activity”.
Na imagem anterior, verificamos os menus e as etapas para inserir uma nova interface ou tela.
Após a aberturado do assistente “New Android Activity”, vamos colocar um nome para nossa nova Activity, no campo “Activity Name”, colocaremos “KmM”, remetendo o nome dessa tela à função de converter quilômetros em metros.
Após a alteração do nome, vamos clicar em “Finish” para concluir a operação de inclusão de uma nova Activity ao projeto. Acompanhe a seguir a imagem que mostra o preenchimento do assistente “New Android Activity”:
Uma das linguagens de programação utilizadas no Android Studio é a Java, que é uma linguagem computacional multiplataforma. Ela foi desenvolvida pela empresa Sun Microsystems, e posteriormente vendida para a empresa Oracle.
Uma diferença presente na linguagem Java é que ela não se amarra a um único sistema operacional ou hardware. Os programas desenvolvidos nessa linguagem rodam nos ambientes computacionais em um maquina virtual, o que permite que o mesmo programa desenvolvido para funcionar em um determinado sistema operacional trabalhe perfeitamente em outro.
Vamos utilizar essa linguagem para programar as funcionalidades do nosso aplicativo. Começaremos programando a ação do botão da nossa Activity principal para chamar nossa tela de conversão de quilômetros em metros.
Durante a exibição ou retirada de uma Activity da tela do nosso dispositivo mobile, alguns métodos são executados, o que chamamos de ciclo de vida de uma Activity.
Os métodos de controle do ciclo de vida de uma Activity são:
As definições anteriores foram retiradas da documentação oficial do Android Studio, disponível no site:
Para efetuar uma transição de tela no Android, é necessário informar a intenção da sua ação para o sistema operacional Android. Essa intenção será programada no botão da tela de menu do aplicativo. Para programar o botão, vamos utilizar o método “onCreate()” presente na nossa Activity.
Esse processo é realizado na classe Java localizada em: “App” > “java” > “com.example.aula01” > “MainActivity”.
Primeiramente, para utilizar na programação um componente presente em nossa Activity, é necessário criar a espécie de uma referência, associando um componente criado na programação Java com o componente da Activity.
@Override
protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_main);
//Desenvolvimento do Button btnKmMT e associação
//ao Button btnKmMT da Activity (tela)
Button btnKmMtprog = (Button) findViewById(R.idebtnKmMt);
}
Na sequência, é desenvolvido o “setOnClickListener”, que é responsável por verificar quando o usuário do aplicativo pressiona o botão, e no método “onClick()”, vamos desenvolver as rotinas para chamar a outra tela.
@Override
protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_main);
//Desenvolvimento do Button btnKmMT e associação
//ao Button btnKmMT da Activity (tela)
Button btnKmMtprog = (Button) findViewById(R.id.btnKMMt);
//Estrutura responsável por verificar o momenta que o
//botao e pressionado, disparando as ações (códigos)
//para chamar a tela.
btnKmMt prog.setOnClickListener(new View.OnClickListener() {
@Override
public void onClick(View v) {
}
});
}
O “Intent” informa uma intenção para o Android, que administra o ciclo de vida das Activitys. Essa intenção carrega a nova tela que deve ser exibida para o usuário do aplicativo. No “Intent” vamos informar ao Android, que estamos na Activity principal do projeto, ou seja, a “MainActivity”, e vamos para a Activity “KmM”.
@Override
protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity main);
//Desenvolvimento do Button btnKmMT e associação
//ao Button btnKmMT da Activity (tela)
Button btnKmMtprog = (Button) findViewById(R.id.btnKMMt);
//Estrutura responsável por verificar o momenta que o
//botao e pressionado, disparando as ações (códigos)
//para chamar a tela.
btnKmMt prog.setOnClickListener(new View.OnClickListener() {
@Override
public void onClick(View v) {
//Intent informando que estamos na Activity "MainActivity"
//e vamos para a Activity "Intent"
Intent intent = new Intent(MainActivity.this, KmM.class);
//Comando que executa a intenção desenvolvida anteriormente
startActivity(intent);
}
});
}