PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL

Este texto-base aborda os seguintes temas:

O planejamento tático

Você já sabe que o planejamento estratégico precisa ser desmembrado em outros tipos de planejamento para que possa ser colocado em prática. O planejamento tático traduz os objetivos estratégicos amplos em objetivos e planos mais específicos, que dizem respeito a cada área da organização.

Por exemplo, se um objetivo estratégico precisa do departamento de Recursos Humanos para ser implementado, este departamento vai desenhar um plano tático para colaborar com a estratégia global da organização.

Além de ter um escopo mais restrito, o planejamento tático é de médio prazo; normalmente, tem um horizonte de um ano.

Como você já sabe, as organizações dividem suas atribuições em várias áreas, também chamadas de departamentos, para desenvolver suas atividades com mais eficiência. Veja alguns exemplos:

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Planos e políticas

Os planos táticos são normalmente desenvolvidos para os departamentos ou divisões das empresas, por exemplo:

Plano tático de Produção

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Plano tático de Produção

Define quantidades a serem produzidas, tecnologias e equipamentos de produção necessários, local em que vai ficar cada equipamento nas unidades de produção etc.

Plano tático de Marketing

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Plano tático de Marketing

É composto pelo plano de vendas e distribuição de produtos e serviços, pela definição das formas de promoção e propaganda, atendimento ao cliente etc.

Plano de Recursos Humanos

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Plano de Recursos Humanos

Determina como vai ser a seleção das pessoas, a capacitação, como os funcionários precisam ser motivados etc.

Plano Financeiro

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Plano Financeiro

Define metas de entradas e saídas de recursos, como os recursos podem ser aplicados para dar suporte às atividades da organização etc.

As políticas são planos táticos que representam guias de ações para os funcionários de determinada área, dando um norte, uma orientação, para as atitudes e tomadas de decisão.

Por que é importante definir políticas em cada departamento?

As políticas não são imutáveis: ao contrário, devem ser questionadas e revistas sempre que necessário, para se adaptar às demandas dos clientes e melhorar cada vez mais o trabalho da organização.

Veja a seguir exemplos de políticas:

Agora que você compreendeu o que é o plano tático e sua relação com o plano estratégico, assista ao vídeo abaixo que apresenta o exemplo real dos planos de uma rede de academias.

O planejamento operacional

Após conhecer o planejamento tático, definido por cada departamento da empresa, você irá compreender o planejamento operacional: ele é de curto prazo e tem foco nas tarefas e operações do dia a dia da empresa.

Ele traduz os planejamentos estratégico e tático no trabalho diário das pessoas, indicando:

O que fazer?
Como fazer?

As respostas a essas questões se referem à rotina de atividades necessárias para atingir os objetivos maiores do planejamento.

Qual é o conteúdo do planejamento operacional?

O plano operacional é subdividido até atingir um nível de detalhamento em que as coisas estejam definidas e claras para ir à prática. É nesse ponto que termina o planejamento e começa a ação. Ele é elaborado a partir de:

A seguir, cada um desses tópicos será explicado mais detalhadamente.

Rotinas e procedimentos

Você conhece a música Cotidiano, de Chico Buarque? Observe a sua letra e repare que ela descreve poeticamente procedimentos que se repetem todo dia.

“Todo dia ela faz tudo sempre igual

Me sacode às seis horas da manhã

Me sorri um sorriso pontual e me beija com a boca de hortelã”

Chico Buarque, “Cotidiano”

A letra dessa música expressa a ideia de rotina. Você sabe qual o conceito de rotina?

Rotinas

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Rotinas

São procedimentos padronizados e formalizados.

Na vida pessoal, a rotina pode se tornar repetitiva e às vezes é bom fazer as coisas de forma diferente. Mas, nas organizações, estabelecer certos procedimentos e rotinas é muito necessário. Eles determinam de maneira detalhada como cumprir uma tarefa estabelecida. Precisam ser escritos de forma simples, para ser perfeitamente compreendidos por aqueles que devem utilizá-los e implementá-los. Então, conheça o conceito de procedimento:

Procedimentos

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Procedimentos

Descrevem métodos para executar atividades cotidianas.

Procedimentos definidos são importantes porque:

Usualmente, os procedimentos são apresentados em forma de fluxogramas, gráficos que representam uma sequência de ações ou rotinas. O fluxograma a seguir, por exemplo, descreve um processo simples referente à troca de uma luminária. Observe:

O vídeo a seguir demonstra a importância de rotinas e procedimentos em uma fábrica de garrafas de vidro, veja só:

Programas

Programas são planos detalhados que contêm atividades que devem ser executadas e tempos ou prazos para cada uma delas. Podem variar de formatos simples, como calendários, até cronogramas de produção, utilizando computadores. Conheça a seguir os principais tipos de programas:

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Este vídeo trata do planejamento e sua relação com a organização do tempo, fundamentais para que as pessoas cumpram as atividades necessárias. Perceba a importância de se prever quando as atividades devem ser desempenhadas:

Orçamentos

Orçamentos são planos operacionais que relacionam necessidades de recursos financeiros com períodos de tempo e atividades a desempenhar. Veja um exemplo de orçamento no nível operacional a seguir:

Orçamento anual do departamento de Marketing
Salários (RH) R$ 520.000,00
Encargos sociais( RH) R$ 208.000,00
Benefícios (RH) R$ 57.200,00
Bonificações (RH) R$ 41.600,00
Despesas com viagens (Marketing) R$ 60.000,00
Realização de eventos (Marketing) R$ 240.000,00
Serviços de terceiros (Marketing) R$ 90.000,00
Despesas de gráfica (Marketing) R$ 60.000,00
Material de escritório (Administrativo) R$ 12.000,00
Manutenção do escritório (Administrativo) R$ 12.000,00
Outras despesas (Financeiro) R$ 50.000,00
Total R$ 1.350.800,00

É importante destacar que um departamento de uma organização pode ter um orçamento que é a reunião de vários orçamentos menores, um de cada área que o compõe. Da mesma forma, o orçamento da organização é o resultado da reunião dos orçamentos de cada departamento.

Os orçamentos dos diferentes departamentos da organização, por outro lado, devem ser aprovados pela alta direção da empresa, e são consolidados de modo a constituir o orçamento global da organização. O orçamento global é projetado para o ano todo e é aprovado e preestabelecido dois ou três meses antes do ano iniciar-se.

Assista agora ao vídeo abaixo que explica o planejamento, cronograma e orçamento do processo de gravação de um CD.

Regulamentos

Os regulamentos referem-se ao comportamento esperado das pessoas na organização. Definem o que as pessoas podem ou não podem fazer e como devem comportar-se em diferentes situações.

É comum que, nas empresas, existam regulamentos referentes a comportamento no ambiente de trabalho, normas de segurança e saúde ocupacional, além de prevenção a acidentes de trabalho, entre outros.