PLANEJAMENTO

ESTRATÉGICO

Qual é o negócio da organização? A missão

As pessoas podem ter uma missão ou definir objetivos de vida. Essas são algumas formas de responder à pergunta: Para que vim ao mundo?

Alguém até pode falar algo como “Minha missão na vida é ganhar dinheiro” ou “Vim ao mundo para ser rico”, dando importância apenas a si mesmo e a um único aspecto da vida. Mas, em geral, a missão ou o objetivo de vida são coisas mais nobres, mais amplas.

Nas organizações também existe uma finalidade, uma razão de existir. Ou seja, uma forma de responder: para que a organização existe? Em Administração, usa-se o termo “missão” para falar da razão de existir de um negócio.


Para fixar o conceito de missão, vamos a um breve exercício. Imagine que você tem um restaurante em uma cidade pequena. Você consegue definir uma possível missão desse negócio?

SOLUÇÃO

Veja a seguir uma análise sobre três possíveis respostas de missão para o restaurante:

OPÇÃO 1
OPÇÃO 2
OPÇÃO 3

“Oferecer refeições para as pessoas do bairro e adjacências”.

De certa forma, esse modo de descrever a missão define o negócio, pois um restaurante tem a função de oferecer refeições. No entanto, é preciso muito mais do que isso, pois não se pode esquecer que as pessoas não vão a um restaurante só para se alimentar: elas procuram diversão, entretenimento, encontro com amigos.

A missão é a definição do negócio, sua razão de existir. Ela é fundamental porque define o foco da empresa, a sua identidade.

Na missão podem ser incluídas informações como:

Cuidado com a chamada miopia de Marketing!

Em oftalmologia, miopia é o erro de refração em que a imagem se forma antes de chegar à retina, e tem como consequência a dificuldade de ver à distância. Em linguagem figurada, significa algo de pouco alcance, de visão estreita.

Chama-se miopia de Marketing a incapacidade de enxergar um negócio de forma mais ampla, a partir dos benefícios oferecidos ao cliente.

Você precisará exercitar a capacidade de compreender o contexto do seu negócio e as necessidades dos seus clientes para conseguir chegar à uma missão sem erros de miopia!


Agora que você já entendeu o conceito de missão, que tal conhecer dois exemplos reais? Você conhece a empresa Cacau Show? E a Samsung? Qual é o negócio delas? Como você imagina que elas definem a sua missão? No site das empresas está disponível a missão de cada uma delas, que trazemos aqui:

Missão da Cacau Show
Clique para virar o cartão
Missão da Cacau Show:

“Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate.”

Missão da Samsung
Clique para virar o cartão
Missão da Samsung:

“Inspirar o mundo com nossas tecnologias inovadoras, produtos e design que melhoram as vidas das pessoas e contribuem para a prosperidade social ao criar um novo futuro.”

Você percebeu que na missão da Cacau Show está indicado que o diferencial da empresa é criar uma experiência memorável? Que seu compromisso é entregar produtos e serviços de excelência? Que deseja atingir o público mais amplo possível? E, analisando a missão da Samsung, reparou que o diferencial é entregar produtos inovadores? Que seu compromisso é contribuir para a prosperidade social pensando no futuro?

Então, é hora de avançarmos para a visão.

Onde a organização quer estar no futuro? A Visão

Vamos retornar ao exemplo do seu restaurante, que você já definiu a missão. Como esse restaurante poderá estar daqui há cinco anos? Talvez você deseje estabelecer uma rede de franquias. Ou, tenha como visão, ampliar o local, transformando-o num espaço com shows e estabelecendo uma loja anexa de produtos com a marca do restaurante. Outra possibilidade de visão seria, em cinco anos, transformá-lo no espaço mais famoso da localidade, classificado como o melhor restaurante no guia de turismo vendido nas bancas. Tudo dependerá da sua orientação estratégica.

Conseguiu perceber o que é a visão? É a perspectiva de longo prazo,: onde a organização estará em cinco anos. Se a organização sabe aonde quer chegar, pode dirigir todos os seus esforços e recursos nessa direção.

Lembre-se disso! Um líder precisa ter a capacidade de ver onde a organização deve estar no futuro e motivar a equipe no sentido de caminhar nessa direção.

A visão não deve ser impossível, mas deve ser suficientemente ambiciosa para dar energia e motivação a todos os membros da organização, constituindo-se num verdadeiro desafio.


Conheça agora as visões das empresas que citamos:


Para te inspirar quando for pensar em sua visão – seja pessoal, seja de um negócio que pretende abrir – veja o que dizia São Alberto Hurtado (1901-1952), padre jesuíta chileno:

“Aquele que não pensa grande está perdido de antemão. Alguns te dirão: Cuidado com o orgulho! Por que pensar tão grande? Mas, quanto maior o empreendimento, menores nos sentimos. Vale mais a humildade de empreender grandes tarefas com o risco de fracassar do que o orgulho de querer ter sucesso se contentando com pouco.”

Os valores da organização

Você já conhece os conceitos de missão e visão no contexto empresarial, e já percebeu que diversos conteúdos desse curso se aplicam à sua vida pessoal. Então, para conceituar valores, convidamos você a uma breve reflexão:

Momento de Reflexão

Para você, o que traz felicidade? Saúde, estabilidade na família, dinheiro, amor...? Você já deve ter percebido que as decisões e atitudes que as pessoas tomam são motivadas por seus valores, pelo entendimento que têm da vida.

Uma pessoa que pensa que o mais importante na vida é agir de maneira correta e honesta não vai aceitar entrar em negócios ilícitos, não importa quanto possa ganhar com isso, não é mesmo?

E você, o que prioriza em sua vida?

Assim como as pessoas, as organizações também têm valores, que formam sua cultura organizacional e orientam a ação.

Talvez você já tenha percebido: valores são as ideais e crenças fundamentais em torno das quais se constrói a organização. É aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. Funcionam como elementos de motivação para inspirar e direcionar o trabalho e as ações das pessoas da organização, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho.

É importante definir quais são os valores da organização de maneira clara, para orientar a equipe, de modo que todos saibam como agir quando tiverem que tomar uma decisão importante. Muitas organizações contemporâneas inclusive publicam no site ou penduram em pôsteres na parede seus valores organizacionais, de modo a orientar as pessoas sobre o tipo de organização com que estão lidando.

Em certas organizações há regras mais ou menos explícitas, por exemplo,: todos devem ter solidariedade com os colegas ou participar de confraternizações. Nessas organizações, adotar um comportamento diferente do esperado pode ser algo negativo para a imagem pessoal, então fique atento!


Tendo como exemplo mais uma vez, o seu hipotético restaurante, pense: quais seriam os valores do estabelecimento?

SOLUÇÃO

Retornando às empresas Cacau Show e Samsung, agora conheça seus valores:

Agora, conheça a missão, visão e valores de uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil. Assista ao vídeo a seguir, que apresenta cada um deles e relaciona-os ao planejamento estratégico.

Agora que já compreendeu os conceitos de missão, visão e valores, trazemos esste exemplo de visão baseada nos valores de igualdade e justiça. A frase é de Martin Luther King (1929-1968), que ganhou o Prêmio Nobel da Paz pela sua luta pacifista em favor dos direitos civis dos negros.

“Eu tenho um sonho: que um dia minhas quatro crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter”

Como a organização está diante do ambiente externo? A análise FOFA

Uma organização não existe sozinha: ela afeta e é afetada pelo ambiente externo. Por isso, ao formular o planejamento estratégico, é fundamental olhar para o ambiente e relacioná-lo com a organização.

Vamos ver agora a análise FOFA, uma ferramenta muito utilizada por organizações de todos os tamanhos.

FOFA é uma sigla. Observe no quadro a seguir a análise de cada uma das “letras”.

Ambiente Interno

Forças
Clique para virar o cartão
Forças:

São os pontos fortes da organização.

Fraquezas
Clique para virar o cartão
Fraquezas:

São os pontos fracos, aquilo em que a organização não é tão boa como a concorrência ou pode melhorar.

Ambiente Externo

Oportunidades
Clique para virar o cartão
Oportunidades:

Oportunidades que existem no ambiente externo e podem ser aproveitadas.

Ameaças
Clique para virar o cartão
Ameaças:

Fatores que colocam o negócio em risco.

Veja abaixo exemplos de força, oportunidade, fraqueza e ameaça:

FORÇA
OPORTUNIDADES
FRAQUEZA
AMEAÇA
Força

Exemplo: uma boa reserva de caixa, a tradição da marca, a qualidade dos produtos ou processos de produção, a experiência acumulada no trabalho em determinado setor, a competência das pessoas que trabalham na organização.

Os desafios para a organização a partir da análise FOFA são: tirar proveito de suas forças, por meio das oportunidades existentes no mercado, desenvolver novas forças e minimizar ou neutralizar as fraquezas e ameaças.

A análise FOFA é também conhecida como SWOT, do inglês Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

Assista ao vídeo abaixo que apresenta as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um time de vôlei e quais estratégias foram definidas a partir da análise SWOT visando alcançar melhores resultados nos jogos.

Os objetivos estratégicos

Você já definiu a missão do seu restaurante, já pensou na visão (aonde deseja estar em 5 anos) e os valores que orientarão seu negócio nessa jornada. Também viu como analisar as forças e fraquezas do seu negócio no contexto em que ele se encontra. Nesste momento do seu estudo, você pode estar se perguntando: o que você deve fazer para atingir o futuro que deseja?

Definir objetivos estratégicos! Um bom objetivo estratégico deve ser:

Os objetivos estratégicos são definidos a partir da missão e da visão. São resultados globais e de amplo alcance que a organização deseja atingir em médio e longo prazo, como dois a cinco anos, ou mais.

São exemplos de possíveis objetivos estratégicos de uma organização:

  • Atingir determinada participação de mercado;
  • Obter determinado nível de rentabilidade;
  • Expandir atividades para outras regiões do país;
  • Fortalecer a marca;
  • Melhorar a imagem com os clientes;
  • Melhorar a qualidade dos produtos.