PESQUISA DE MERCADO

As ações de Dorival

Você se lembra da história do mecânico Dorival, que estava fazendo uma pesquisa para verificar o motivo de sua oficina estar tão vazia? Abaixo, acompanhe o restante da história e veja o que ele conseguiu descobrir e quais ações tomou a partir disso.

Neste vídeo você irá conferir a importância de uma pesquisa para gerar informação para as organizações. Afinal, como as empresas sabem o que vai ou não agradar o consumidor?

Informação é poder

A organização está “mergulhada” em um ambiente – a sociedade, com suas leis, seus costumes, sua cultura e economia, o jeito das pessoas viverem e consumirem. As informações sobre esse ambiente externo, ou seja, todas as variáveis que estão fora da organização e que afetam o seu trabalho, são importantes para uma boa gestão.

Isso acontece porque o ambiente tem inúmeros agentes sociais e forças que interagem entre si, influenciando o desempenho da organização. Para que você entenda melhor essas relações de interdependência, observe o esquema a seguir:

Resumo esquemático dos diferentes atores e forças que influenciam a atividade da organização

O monitoramento do ambiente interno e externo, de modo a obter informações, é uma forma de reduzir o risco, pois permite tomar decisões mais seguras e consistentes.

Dentre as forças e atores que constam no esquema, identifique pelo menos dois que influenciaram nas decisões de Dorival. Explique o porquê, dando exemplos, e registre a resposta.

Por que pesquisar o mercado pode ser decisivo para o sucesso do negócio?

Obter informações sobre o mercado permite:

  • Estabelecer objetivos de maneira mais realista e precisa;
  • Verificar o resultado das atividades da organização e propor modificações, alinhamentos e redirecionamentos;
  • Detectar novas oportunidades de negócios, a partir de mudanças nas necessidades e desejos dos consumidores.

As grandes empresas investem muitos recursos para conhecer o mercado. As pequenas e médias empresas, embora não contem com o mesmo volume de recursos, também devem preocupar-se em conhecer seu mercado e recolher o máximo de informações que puderem.

A seguir, você irá estudar a principal ferramenta para obter informações: a pesquisa de mercado.

Pesquisa de mercado: como fazer?

Até aqui você já sabe da importância de fazer uma pesquisa de mercado. Mas, você já sabe como fazê-la? Assista ao vídeo abaixo que responde essa pergunta por meio de um passo a passo.

Passo a Passo da Pesquisa de Mercado

Veja a seguir cada um desses itens em detalhes:

1. Preparação para a pesquisa

Imagine que uma organização deseja lançar um novo produto. Ela vai precisar conhecer a reação dos consumidores.

A pesquisa de mercado não deve ser feita sem objetivo, fazer simplesmente por fazer. Sua necessidade surge em uma situação que exige respostas ou informações para tomar uma decisão com segurança.

A partir do reconhecimento das necessidades de informação, formula-se o problema de pesquisa, como:

  • Quais desejos e necessidades do público-alvo estão ligados ao produto?
  • Quais são os concorrentes diretos?
  • Que características na embalagem do produto os consumidores preferem?

É preciso que o problema selecionado seja importante para a tomada de decisão. Também convém verificar se obter essas informações é viável: pode acontecer que a informação buscada seja impossível de conseguir dentro do conhecimento existente hoje, ou que a pesquisa para obtê-la seja excessivamente cara, não justificando sua realização.

Finalmente, é necessário delimitar o problema de pesquisa, para não torná-la ampla demais. Por exemplo, sobre a aceitação do novo produto, pode-se perguntar:

Essas perguntas podem já ter sido respondidas, ou pode haver informações interessantes sobre isso publicadas em algum lugar. Por isso, o próximo passo é procurar informações que já estejam disponíveis a respeito do tema. Como?

Em conversas informais com pessoas que conheçam muito do mercado, conversas com clientes, relatórios de pesquisas anteriores, informações existentes nos registros da empresa, publicações sobre o tema em jornais e revistas, anuários e pesquisas realizadas por associações do setor, ou na internet.

O tipo de pesquisa que busca um primeiro contato com o tema pesquisado sem muita estruturação, com o objetivo de ganhar maior conhecimento sobre o assunto, é chamado de pesquisa exploratória. O pesquisador está fazendo uma “exploração do terreno”.

No exemplo dado, a pesquisa exploratória levantou dados secundários, pois utilizou apenas dados já publicados em algum meio.

Os dados que não puderem ser encontrados em publicações, pesquisas anteriores etc., e que serão conseguidos em pesquisas futuras são chamados de dados primários.

Dados primários
Clique para virar o cartão

Dados primários

São dados que serão conseguidos em pesquisas futuras.

Dados secundários
Clique para virar o cartão

Dados secundários

São dados que já foram publicados em algum meio.

2. Planejamento da pesquisa de mercado

O planejamento da pesquisa envolve as seguintes etapas:

3. A elaboração do instrumento de coleta de dados

Uma vez elaborado o planejamento, deve-se, com base nele, elaborar o instrumento de coleta de dados, que é o instrumento utilizado para fazer a pesquisa. Pode ser um roteiro de entrevista ou observação, ou um questionário.

Dependendo da pesquisa, não precisa ser um questionário imenso, que pode até desanimar a pessoa que for responder. Hoje as pessoas estão muito sem tempo, e um instrumento de pesquisa longo demais pode acabar afastando o público-alvo.

O questionário deve ser o mais curto possível, e ter perguntas simples e objetivas, fáceis de responder. No entanto, deve ser capaz de trazer informações sobre todas as questões que precisam de resposta.

Observe a entrevista a seguir. Veja o que você consegue descobrir sobre essa pesquisa quanto a:

  • Objetivo;
  • Abrangência;
  • Determinação das fontes de dados;
  • Metodologia;
  • Técnica de coleta de dados;
  • Definição da amostra.

Registre a sua resposta antes de seguir com a leitura do texto.

Compare sua resposta com a análise a seguir, observando a correspondência de cores do texto com os quadros laterais.

4. Pré-teste

O instrumento de coleta de dados (por exemplo, o roteiro de perguntas) pode parecer perfeito ao pesquisador, mas na hora de fazer a entrevista pode acontecer de as pessoas olharem confusas, sem entender bem o que é perguntado.

Por isso, depois de elaborar o instrumento de coleta de dados, ele deve ser testado, para ver se as perguntas realmente estão claras e bem formuladas e se podem ser respondidas com facilidade e conforto pelas pessoas.

As regras de pesquisa de mercado dizem que o ideal é fazer o pré-teste com 10% do número de pessoas da amostra.

5. Trabalho de campo

Chegou o momento de fazer as entrevistas, aplicar os questionários etc. Isso se chama trabalho de campo porque o pesquisador vai “ao terreno”, vai “a campo”, sai da organização para ir em busca da informação.

É bom preparar-se para dar explicações básicas aos entrevistados. Por exemplo, avisar ao entrevistado quanto tempo vai demorar a entrevista.

Também é importante explicar o objetivo da pesquisa e esclarecer que o nome e os dados dos entrevistados terão confidencialidade garantida.

Atenção! Caso sejam necessários entrevistadores, é importante tomar algumas decisões, como:

6. Tabulação e análise dos resultados

Por fim, é momento de reunir as informações levantadas e tabular os resultados, dividindo as informações por categorias e somando os dados.

Por exemplo: 300 pessoas afirmaram que não assistiriam a minisséries num sábado à noite, o que corresponde a 10% dos entrevistados.

Analisar os resultados: estudá-los detalhadamente e ver o que eles revelam e que decisões podem ser tomadas a partir deles. Esse é o objetivo de uma pesquisa.

A seguir, veja um exemplo de tabulação dos dados de uma pergunta e sua análise.

Análise dos resultados da pesquisa e conclusões

Percebe-se por essa resposta que os telespectadores apresentam forte inclinação para assistir a minisséries no sábado à noite, uma vez que 55% afirmaram que assistiriam a esse tipo de programa. Além disso, um público de 34% assistiria ocasionalmente. Assim, concluímos que a exibição de minisséries no sábado à noite é recomendável, podendo apresentar bons níveis de audiência.

Veja agora outro exemplo da tabulação dos dados, para a segunda pergunta da pesquisa.

Análises e conclusões: pelas respostas, percebemos que 74% das pessoas desejam lazer e humor na programação de sábado à noite, o que implica uma tendência para programas mais leves e amenos.

Você sabe qual a diferença entre uma pesquisa qualitativa e quantitativa? Neste vídeo você aprenderá um pouco mais sobre os tipos de pesquisa de mercado, e também como os dados coletados podem ser analisados. Confira!

Há outras informações importantes a buscar!

Dentro da própria empresa, é possível levantar, guardar e selecionar informações relevantes e significativas, que possam contribuir com os administradores na hora de tomar decisões.

Veja alguns exemplos de informações relevantes que podem ser conseguidas nos próprios registros da organização:

  • 1. Histórico de vendas mensais;
  • 2. Histórico dos clientes: o que compraram, quando, que quantidade etc.;
  • 3. Comportamento de compra de cada cliente;
  • 4. Clientes que preferiram a concorrência e por quê;
  • 5. Reclamações sobre os produtos.

Lembre-se: as informações devem ser organizadas e acessíveis, para que outras pessoas possam consultá-las.

Nós também somos fontes de pesquisa

Imagine que você entra numa loja de eletrodomésticos e vai olhar os ventiladores. Escolhe um modelo econômico e paga à vista. Todas as decisões tomadas revelam suas preferências.

Outra pessoa poderia entrar e optar por comprar o modelo mais novo de ventilador, aquele que está nos lançamentos, pagando em várias prestações. Ao fazer o crediário, ela irá colocar fornecer várias informações: onde mora, que renda tem, onde trabalha, qual seu padrão de vida.

Após algum tempo, a loja de eletrodomésticos terá um registro das preferências e comportamentos de seus clientes, e poderá até classificar esses dados (por profissão, área de moradia, nível de renda etc.).

Isso facilitará na definição de produtos que a loja irá vender, que tipo de promoções e propagandas ela irá fazer, o que os vendedores oferecerão a cada pessoa quando esta entrar na loja.

Você sabia que as empresas têm informações interessantes sobre seus clientes, apenas registrando o que eles fazem?

Por exemplo, há uma pesquisa que mostra que, em geral, as pessoas que entram numa loja de conveniência fazem um movimento circular, percorrendo a loja inteira, antes de parar para pegar algum produto em especial.

Outro estudo mostra que, no Brasil, quando um casal vai ao teatro, na maioria dos casos é a mulher quem escolheu o programa e o propôs ao homem.

E mais! Vários sites de venda pela internet têm programas espiões para acompanhar a navegação da pessoa. Assim, se ela faz uma compra, da próxima vez que entra no site a tela principal vai apresentar ofertas de produtos que estão associados aos seus gostos. Imagine que a pessoa comprou uma geladeira.

Da próxima vez que entrar no site, pode ser que apareça um anúncio sobre os lançamentos de eletrodomésticos. Isso acontece porque o programa é capaz de registrar as compras feitas pelo usuário daquele computador, e associar com novos produtos na navegação seguinte. Isso já aconteceu com você?