Abono: Soma em dinheiro paga a um trabalhador além do salário.
Ação: Título de propriedade de uma fração do capital de uma sociedade.
Acionista: Aquele que possui ações (títulos de propriedade de uma fração do capital) de uma empresa.
Adjacências: As imediações, os lugares próximos.
Alocar: Destinar recursos a um fim específico.
Ambiente externo: No âmbito da Administração, costuma significar todo o contexto que cerca a organização.
Amortização: Redução gradual de uma dívida por meio de pagamentos periódicos combinados entre o credor e o devedor. Significa também a redução percentual periódica do valor de um ativo, no período de alguns anos.
Aporte: Contribuição financeira para determinado fim. No caso, é o ato de um sócio fornecer recursos financeiros para uma empresa.
Apoiar: No sentido de “apoiar eventos”, significa a oferta gratuita por parte de uma empresa de recursos materiais produzidos por ela.
Atacado: Comércio em grandes volumes, realizado entre produtores, distribuidores e varejistas, em que as compras são feitas para revenda.
Atividade econômica: Conjunto de atos pelos quais as pessoas satisfazem suas necessidades ou as de outros por meio de produção e troca de bens e serviços.
Atividade-meio: Toda atividade que precisa ser realizada numa empresa, mas não é parte do objeto social, constituindo apenas atividade de apoio para que a atividade-fim seja realizada.
Atividade-fim: Atividade que constitui o objeto social da empresa.
Auditor: Profissional que verifica se as atividades e seus resultados estão em conformidade com requisitos especificados e objetivos planejados.
Baixa temporada: Período de menor procura por lugares turísticos, por conta da estação climática ou por não ser período de férias ou feriados.
Benfeitoria: Obra ou melhoria feita em coisas móveis ou imóveis com o objetivo de conservar, aprimorar ou embelezar.
Bem público: São as propriedades móveis e imóveis que integram o patrimônio público pertencentes à União, aos estados ou aos municípios.
Bolsa de Valores: Mercado onde se compram e vendem ações, que são títulos que representam fração do patrimônio de empresas de capital aberto.
Cadeia Produtiva: Conjunto de operações necessárias para transformar matérias-primas em uma família de produtos acabados.
Capital imobilizado: É o capital da organização investido em bens de uso da empresa, tais como: máquinas, equipamentos, imóveis, etc.
Categoria: Classificação ou conjunto no qual os dados de uma pesquisa podem ser agrupados. Por exemplo, no grupo “faixa etária”, poderíamos ter as categorias: crianças, jovens, adultos, terceira idade.
Censo demográfico: Conhecido como censo ou recenseamento demográfico. É uma pesquisa sobre a população, para obter informações acerca de faixa etária, gênero, escolaridade, trabalho e outras informações pertinentes. No Brasil, todas as famílias são pesquisadas e é realizada uma nova pesquisa a cada 10 anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é quem realiza a pesquisa.
Cidadania: Condição da pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos e responsável por executar deveres que lhe permitem participar da vida pública e política..
Cliente: Toda pessoa ou organização que adquire ou utiliza um produto ou serviço.
Clientela: Conjunto dos clientes.
Código Civil Brasileiro: Conjunto de normas que regulamentam a vida civil brasileira. O novo Código Civil está em vigor desde 11 de janeiro de 2003.
Concordata: Acordo entre o falido e seus credores (aqueles a quem ele deve).
Consolidado: Unificado, fortalecido.
Contabilizar: Registrar nos livros contábeis.
Corporativo: Referente a corporação, organização empresarial.
Cronometrista: Responsável por fazer o cálculo e o controle do tempo necessário para a atividade.
Credor: Aquele a quem se deve dinheiro.
Cronograma: A palavra cronograma vem do grego chrónos (tempo) + grámma (letra), e significa a representação gráfica do tempo. Na mitologia grega, Chronos é o mais jovem dos Titãs, filho de Urano. Chronos devorava os próprios filhos, assim que nasciam. Chronos personifica o tempo e simboliza a fome devoradora da vida.
Desenho instrucional: Desenvolvimento de materiais e processos educativos visando à alta qualidade do aprendizado, aplicado, principalmente, em projetos multimídia.
Desenvolvimento sustentável: Em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), definiu desenvolvimento sustentável como sendo “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades”. Com isso, procura chamar a atenção para a necessidade urgente de se respeitar e preservar o meio ambiente.
Diferencial: Aquilo que a organização oferece de diferente, que faz com que ela se destaque dos concorrentes.
Direito autoral (ou direito de autor): Nome dado ao direito que o autor, o criador, o tradutor, o pesquisador ou o artista tem de controlar o uso que se faz de sua obra.
Eficiência operacional: Desempenho das atividades da organização de forma eficiente, aumentando a produtividade.
Empreendedor: Aquele que empreende, tenta, experimenta e decide fazer alguma coisa.
Escopo: Do grego skopós, alvo. Fim ou propósito a atingir, limite de abrangência.
Estagnado: Parado, que não circula.
Estimativa: Cálculo, avaliação.
Ética nas organizações: É o estudo da forma pela qual as normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos da empresa comercial. Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seus códigos próprios e exclusivos.
Estratégias competitivas genéricas: Ações ofensivas e defensivas de uma empresa para criar uma posição sustentável no mercado.
Estratégico: Relativo à estratégia, ao plano de futuro da organização (em oposição ao operacional, ao trabalho do dia a dia).
Exaustão: Extremo cansaço decorrente de esforços ou, no caso de recursos naturais, desgaste em função do uso ou exploração. Ex.: exaustão de jazidas minerais.
Faturamento mensal: Quantidade de recursos financeiros que entram na organização como resultado de vendas, num determinado mês
Fisco: Parte da administração pública responsável pela administração dos tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais).
Flexibilidade: Qualidade daquele que é flexível, que pode variar, adaptar-se a situações diferentes.
Foco: Alvo principal ao qual a organização dedica seus esforços. Por exemplo, o foco de um clube é oferecer lazer.
Formalizado: Assumido formal e oficialmente pela organização.
Fornecedor: Aquele que fornece ou abastece produtos.
Franquia: Também conhecida como franchising empresarial, é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de exploração empresarial da marca ou patente, a distribuição ou venda exclusiva de um produto em determinada área geográfica, ou o sistema completo de prestação de serviços ao consumidor, no caso de empresas de serviços. Exemplos de franquia: O Boticário, McDonald´s, Casa do Pão de Queijo.
Fraude: Engano; deturpação intencional da verdade com o propósito de ganho.
Gestão: Ato de gerir, administrar.
Hierárquico: Referente à distribuição organizada de poderes, segundo a qual determinados níveis são subordinados a outros com maior autoridade.
Horário nobre: Horário da programação de televisão que conta com número mais alto de espectadores.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - http://www.ibge.gov.br: Órgão federal que realiza pesquisas e fornece informações estatísticas sobre a população do país.
Identidade: Conjunto de elementos que permitem saber quem uma pessoa é. Em sentido figurado, pode-se dizer que uma organização tem uma identidade definida pela sua missão, sua razão de ser.
Identidade visual: Conjunto de elementos gráficos que dão forma à personalidade visual de um produto, serviço ou ideia.
Imagem organizacional: Resultante das experiências, impressões e sentimentos que os clientes apresentam em relação a determinada organização, a partir da apreciação dos serviços, publicidade e responsabilidade social que esta apresenta.
Imóvel: Bem que não é móvel, como terreno, prédio, edifício, casa etc.
Imposto: É o tributo cobrado sem que haja algo em troca para este ou aquele serviço ou para realizar esta ou aquela obra. Destina-se a financiar os serviços públicos universais, isto é, aqueles que devem ser prestados para beneficiar toda a coletividade.
Imutável: Que não pode ser mudado, inalterável.
Incidir: Cair sobre. Diz-se que sobre um valor “incide” uma determinada taxa de imposto.
Inércia: Falta de atividade.
Integralização: Pagamento para constituir o capital de uma sociedade.
Intermediário: Pessoa ou organização que se relaciona economicamente com outra organização, de forma a promover, vender e distribuir seus produtos para os compradores finais.
Layout: É um esboço mostrando a distribuição física e elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço.
Levantar: Em pesquisa, usa-se no sentido de coletar ou procurar dados ou informações.
Liquidação das dívidas: Ato de pagar/saldar as dívidas.
Ludibriar: Enganar.
Má-fé (agir de): Agir de modo contrário à lei ou ao direito.
Margem de lucro: A parcela correspondente ao que sobra da receita de um produto depois de deduzidos o seu custo, impostos, despesas de envio e de cobrança.
Matéria-prima: Nome dado a um material que sirva de entrada para um sistema de produção, por exemplo: tinta para fazer um quadro ou madeira para fazer um móvel.
Material multimídia: Produto que contém o uso combinado de diferentes meios de comunicação ou várias manifestações visuais e/ou sonoras.
Maximizar: Elevar ao máximo.
Mercado de capitais: Toda a rede de bolsas de valores e instituições financeiras (bancos, companhias de investimento e de seguro) que operam com compra e venda de papéis (ações, títulos de dívida em geral).
Não-conformidade: Tudo o que não cumpre os requisitos especificados.
Negligência: Descuido, desleixo.
Novo entrante: Organização que ainda vai entrar no mercado e que pode disputar o mesmo público-alvo.
Objetivos estratégicos: Objetivos de amplo alcance, definidos na organização com vistas ao médio e longo prazo.
OCDE: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, compreendendo 34 países em 2011, entre eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça e Turquia. Nasceu em 1961.
Operacional: Relativo à parte de operação, ao cotidiano concreto dos processos de uma organização (em oposição ao estratégico).
Organizações flexíveis: Organizações capazes de se reconfigurar de forma ágil frente a novos desafios (em oposição a organizações rígidas, nas quais nada muda facilmente e todos fazem sempre as mesmas coisas).
Participação de mercado: Parcela do mercado total que uma organização detém para si. Por exemplo, uma empresa de telefonia pode deter 20% do mercado se o número total de clientes for 100 mil e ela tiver 20 mil clientes.
Patente: Uma forma de proteção da propriedade industrial. Documento legal que representa um conjunto de direitos exclusivos concedidos por um governo a um inventor. Permite que um inventor exclua outros de fazer, usar ou vender uma invenção que ele reivindique como sua, durante o prazo de validade da patente.
Patrimônio: Juridicamente, é o conjunto dos bens, ou seja, conjunto de tudo aquilo que é propriedade de alguém.
Patrocinar: Oferecer recursos financeiros para a realização de eventos de outra instituição.
Patrocínio: Apoio financeiro concedido como estratégia de Marketing por uma organização a determinada atividade artística, cultural, científica, comunitária, educacional, esportiva ou promocional.
Pesquisa e desenvolvimento: Chamamos assim ao departamento das organizações que se ocupa em desenvolver pesquisas, de modo a lançar novos produtos ou até inovações nos produtos com que a organização trabalha. Empresas de tecnologia – por exemplo, as fabricantes de celulares – têm departamentos de pesquisa e desenvolvimento muito numerosos e caros, o que lhes permite lançar muitos produtos novos por ano.
Pessoa-chave: Pessoa que é muito importante para que a organização atinja determinados objetivos.
Pessoa física (ou pessoa natural): É um ser humano sujeito a leis físicas (em contraste à pessoa jurídica).
Pessoa jurídica: É qualquer instituição que a lei trata, para alguns propósitos, como se fosse uma pessoa distinta de seus membros, responsáveis ou donos. Sua existência depende de aspectos legais e só é dissolvida por força da lei ou por acordo de seus componentes.
Pesquisa: Ato ou efeito de pesquisar, ou seja, de buscar informações sobre algum tema; técnica para conhecer as motivações, atitudes e comportamentos dos consumidores.
Poder aquisitivo: Capacidade de compra que uma pessoa ou um grupo possui.
Proativo: Aquele que tem proatividade: é capaz de tomar iniciativas, tem responsabilidade pelas próprias ações e se antecipa aos desafios.
Programação: Quando referente à programação de dados, é a arte da criação de um programa, um conjunto concreto de instruções para um computador desempenhar. O programa é escrito numa linguagem de programação. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.
Protótipo: Primeira versão de um produto, que serve como modelo.
Quentinha: Embalagem para transportar e manter quentes os alimentos para viagem. É conhecida também como marmita.
Regular: Regulamentar, regularizar, sujeitar a regras.
Rescindir: Anular ou cancelar um contrato.
Resma: Uma resma de papel é um pacote de 500 folhas.
Reserva de caixa: Valor guardado na reserva para eventuais gastos, como contas ou novos investimentos.
Responsabilidade social: Conjunto de metas sociais focadas na melhoria da qualidade de vida da população e estabelecidas com base em indicadores periodicamente mensurados.
Roteirização: Criação de roteiros ou storyboards, que servem de guia para a produção de um material multimídia.
Shiatsu: Massagem terapêutica de origem japonesa.
Substituto: Produto que atende a uma mesma necessidade do consumidor, embora seja essencialmente distinto (exemplo: requeijão é um substituto potencial de manteiga).
Subscrição: a) Declaração unilateral de vontade pela qual a pessoa assume a responsabilidade de pagar o preço de emissão das ações adquiridas. b) Emissão de novas ações no mercado, por uma sociedade anônima, para o aumento de seu capital.
Sustentabilidade: Sobrevivência, entendida como a possibilidade de continuidade de existência dos empreendimentos humanos e do planeta.
Taxa de juros: É a taxa cobrada para empréstimos de dinheiro, e seu valor expressa o custo do dinheiro no mercado. É um ganho para quem empresta e uma despesa para o tomador do empréstimo.
Tabular: Fazer tabelas com informações numéricas, organizando os dados obtidos em uma pesquisa de campo.
Tecnologias digitais: As tecnologias digitais criam, guardam, processam e transmitem dados, transformando em código todo tipo de informação, sendo um representado pelo número 1, e outro representado pelo número 0 – os chamados bits (abreviação de binary digits). Aplicadas a computadores, permitem criar diferentes estruturas de organização, como hipertextos.
Terceirização: Forma de organização através da qual uma empresa transfere a outra as suas atividades-meio, de modo a ter mais disponibilidade de recursos para aplicar em sua atividade-fim.
Tributo: É a parcela que a sociedade entrega ao Estado, em dinheiro, de forma obrigatória, para financiamento dos gastos públicos. Tributos são impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.
Varejo: Comércio no qual as mercadorias são vendidas em pequenas quantidades para consumo final.
Variável: Elemento que pode mudar, inconstante.
Veicular: Difundir, propagar.
Versatilidade: Capacidade de adaptar-se com facilidade e rapidez a diversas funções e situações.