Pequeno glossário de Administração

Acha que ‘alocar’ é o mesmo que ‘ficar louco’? Quando falam em ‘focar’, você já imagina um animal? Talvez seja bacana dar uma olhada neste pequeno glossário, que contém alguns termos utilizados durante seus estudos em Administração!

A

Abono: Soma em dinheiro paga a um trabalhador além do salário.

Ação: Título de propriedade de uma fração do capital de uma sociedade.

Acionista: Aquele que possui ações (títulos de propriedade de uma fração do capital) de uma empresa.

Adjacências: As imediações, os lugares próximos.

Alocar: Destinar recursos a um fim específico.

Ambiente externo: No âmbito da Administração, costuma significar todo o contexto que cerca a organização.

Amortização: Redução gradual de uma dívida por meio de pagamentos periódicos combinados entre o credor e o devedor. Significa também a redução percentual periódica do valor de um ativo, no período de alguns anos.

Aporte: Contribuição financeira para determinado fim. No caso, é o ato de um sócio fornecer recursos financeiros para uma empresa.

Apoiar: No sentido de “apoiar eventos”, significa a oferta gratuita por parte de uma empresa de recursos materiais produzidos por ela.

Atacado: Comércio em grandes volumes, realizado entre produtores, distribuidores e varejistas, em que as compras são feitas para revenda.

Atividade econômica: Conjunto de atos pelos quais as pessoas satisfazem suas necessidades ou as de outros por meio de produção e troca de bens e serviços.

Atividade-meio: Toda atividade que precisa ser realizada numa empresa, mas não é parte do objeto social, constituindo apenas atividade de apoio para que a atividade-fim seja realizada.

Atividade-fim: Atividade que constitui o objeto social da empresa.

Auditor: Profissional que verifica se as atividades e seus resultados estão em conformidade com requisitos especificados e objetivos planejados.





B

Baixa temporada: Período de menor procura por lugares turísticos, por conta da estação climática ou por não ser período de férias ou feriados.

Benfeitoria: Obra ou melhoria feita em coisas móveis ou imóveis com o objetivo de conservar, aprimorar ou embelezar.

Bem público: São as propriedades móveis e imóveis que integram o patrimônio público pertencentes à União, aos estados ou aos municípios.

Bolsa de Valores: Mercado onde se compram e vendem ações, que são títulos que representam fração do patrimônio de empresas de capital aberto.





C

Cadeia Produtiva: Conjunto de operações necessárias para transformar matérias-primas em uma família de produtos acabados.

Capital imobilizado: É o capital da organização investido em bens de uso da empresa, tais como: máquinas, equipamentos, imóveis, etc.

Categoria: Classificação ou conjunto no qual os dados de uma pesquisa podem ser agrupados. Por exemplo, no grupo “faixa etária”, poderíamos ter as categorias: crianças, jovens, adultos, terceira idade.

Censo demográfico: Conhecido como censo ou recenseamento demográfico. É uma pesquisa sobre a população, para obter informações acerca de faixa etária, gênero, escolaridade, trabalho e outras informações pertinentes. No Brasil, todas as famílias são pesquisadas e é realizada uma nova pesquisa a cada 10 anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é quem realiza a pesquisa.

Cidadania: Condição da pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos e responsável por executar deveres que lhe permitem participar da vida pública e política..

Cliente: Toda pessoa ou organização que adquire ou utiliza um produto ou serviço.

Clientela: Conjunto dos clientes.

Código Civil Brasileiro: Conjunto de normas que regulamentam a vida civil brasileira. O novo Código Civil está em vigor desde 11 de janeiro de 2003.

Concordata: Acordo entre o falido e seus credores (aqueles a quem ele deve).

Consolidado: Unificado, fortalecido.

Contabilizar: Registrar nos livros contábeis.

Corporativo: Referente a corporação, organização empresarial.

Cronometrista: Responsável por fazer o cálculo e o controle do tempo necessário para a atividade.

Credor: Aquele a quem se deve dinheiro.

Cronograma: A palavra cronograma vem do grego chrónos (tempo) + grámma (letra), e significa a representação gráfica do tempo. Na mitologia grega, Chronos é o mais jovem dos Titãs, filho de Urano. Chronos devorava os próprios filhos, assim que nasciam. Chronos personifica o tempo e simboliza a fome devoradora da vida.





D

Desenho instrucional: Desenvolvimento de materiais e processos educativos visando à alta qualidade do aprendizado, aplicado, principalmente, em projetos multimídia.

Desenvolvimento sustentável: Em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), definiu desenvolvimento sustentável como sendo “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades”. Com isso, procura chamar a atenção para a necessidade urgente de se respeitar e preservar o meio ambiente.

Diferencial: Aquilo que a organização oferece de diferente, que faz com que ela se destaque dos concorrentes.

Direito autoral (ou direito de autor): Nome dado ao direito que o autor, o criador, o tradutor, o pesquisador ou o artista tem de controlar o uso que se faz de sua obra.





E

Eficiência operacional: Desempenho das atividades da organização de forma eficiente, aumentando a produtividade.

Empreendedor: Aquele que empreende, tenta, experimenta e decide fazer alguma coisa.

Escopo: Do grego skopós, alvo. Fim ou propósito a atingir, limite de abrangência.

Estagnado: Parado, que não circula.

Estimativa: Cálculo, avaliação.

Ética nas organizações: É o estudo da forma pela qual as normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos da empresa comercial. Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seus códigos próprios e exclusivos.

Estratégias competitivas genéricas: Ações ofensivas e defensivas de uma empresa para criar uma posição sustentável no mercado.

Estratégico: Relativo à estratégia, ao plano de futuro da organização (em oposição ao operacional, ao trabalho do dia a dia).

Exaustão: Extremo cansaço decorrente de esforços ou, no caso de recursos naturais, desgaste em função do uso ou exploração. Ex.: exaustão de jazidas minerais.





F

Faturamento mensal: Quantidade de recursos financeiros que entram na organização como resultado de vendas, num determinado mês

Fisco: Parte da administração pública responsável pela administração dos tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais).

Flexibilidade: Qualidade daquele que é flexível, que pode variar, adaptar-se a situações diferentes.

Foco: Alvo principal ao qual a organização dedica seus esforços. Por exemplo, o foco de um clube é oferecer lazer.

Formalizado: Assumido formal e oficialmente pela organização.

Fornecedor: Aquele que fornece ou abastece produtos.

Franquia: Também conhecida como franchising empresarial, é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de exploração empresarial da marca ou patente, a distribuição ou venda exclusiva de um produto em determinada área geográfica, ou o sistema completo de prestação de serviços ao consumidor, no caso de empresas de serviços. Exemplos de franquia: O Boticário, McDonald´s, Casa do Pão de Queijo.

Fraude: Engano; deturpação intencional da verdade com o propósito de ganho.





G

Gestão: Ato de gerir, administrar.





H

Hierárquico: Referente à distribuição organizada de poderes, segundo a qual determinados níveis são subordinados a outros com maior autoridade.

Horário nobre: Horário da programação de televisão que conta com número mais alto de espectadores.





I

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - http://www.ibge.gov.br: Órgão federal que realiza pesquisas e fornece informações estatísticas sobre a população do país.

Identidade: Conjunto de elementos que permitem saber quem uma pessoa é. Em sentido figurado, pode-se dizer que uma organização tem uma identidade definida pela sua missão, sua razão de ser.

Identidade visual: Conjunto de elementos gráficos que dão forma à personalidade visual de um produto, serviço ou ideia.

Imagem organizacional: Resultante das experiências, impressões e sentimentos que os clientes apresentam em relação a determinada organização, a partir da apreciação dos serviços, publicidade e responsabilidade social que esta apresenta.

Imóvel: Bem que não é móvel, como terreno, prédio, edifício, casa etc.

Imposto: É o tributo cobrado sem que haja algo em troca para este ou aquele serviço ou para realizar esta ou aquela obra. Destina-se a financiar os serviços públicos universais, isto é, aqueles que devem ser prestados para beneficiar toda a coletividade.

Imutável: Que não pode ser mudado, inalterável.

Incidir: Cair sobre. Diz-se que sobre um valor “incide” uma determinada taxa de imposto.

Inércia: Falta de atividade.

Integralização: Pagamento para constituir o capital de uma sociedade.

Intermediário: Pessoa ou organização que se relaciona economicamente com outra organização, de forma a promover, vender e distribuir seus produtos para os compradores finais.





L

Layout: É um esboço mostrando a distribuição física e elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço.

Levantar: Em pesquisa, usa-se no sentido de coletar ou procurar dados ou informações.

Liquidação das dívidas: Ato de pagar/saldar as dívidas.

Ludibriar: Enganar.




M

Má-fé (agir de): Agir de modo contrário à lei ou ao direito.

Margem de lucro: A parcela correspondente ao que sobra da receita de um produto depois de deduzidos o seu custo, impostos, despesas de envio e de cobrança.

Matéria-prima: Nome dado a um material que sirva de entrada para um sistema de produção, por exemplo: tinta para fazer um quadro ou madeira para fazer um móvel.

Material multimídia: Produto que contém o uso combinado de diferentes meios de comunicação ou várias manifestações visuais e/ou sonoras.

Maximizar: Elevar ao máximo.

Mercado de capitais: Toda a rede de bolsas de valores e instituições financeiras (bancos, companhias de investimento e de seguro) que operam com compra e venda de papéis (ações, títulos de dívida em geral).




N

Não-conformidade: Tudo o que não cumpre os requisitos especificados.

Negligência: Descuido, desleixo.

Novo entrante: Organização que ainda vai entrar no mercado e que pode disputar o mesmo público-alvo.




O

Objetivos estratégicos: Objetivos de amplo alcance, definidos na organização com vistas ao médio e longo prazo.

OCDE: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, compreendendo 34 países em 2011, entre eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça e Turquia. Nasceu em 1961.

Operacional: Relativo à parte de operação, ao cotidiano concreto dos processos de uma organização (em oposição ao estratégico).

Organizações flexíveis: Organizações capazes de se reconfigurar de forma ágil frente a novos desafios (em oposição a organizações rígidas, nas quais nada muda facilmente e todos fazem sempre as mesmas coisas).




P

Participação de mercado: Parcela do mercado total que uma organização detém para si. Por exemplo, uma empresa de telefonia pode deter 20% do mercado se o número total de clientes for 100 mil e ela tiver 20 mil clientes.

Patente: Uma forma de proteção da propriedade industrial. Documento legal que representa um conjunto de direitos exclusivos concedidos por um governo a um inventor. Permite que um inventor exclua outros de fazer, usar ou vender uma invenção que ele reivindique como sua, durante o prazo de validade da patente.

Patrimônio: Juridicamente, é o conjunto dos bens, ou seja, conjunto de tudo aquilo que é propriedade de alguém.

Patrocinar: Oferecer recursos financeiros para a realização de eventos de outra instituição.

Patrocínio: Apoio financeiro concedido como estratégia de Marketing por uma organização a determinada atividade artística, cultural, científica, comunitária, educacional, esportiva ou promocional.

Pesquisa e desenvolvimento: Chamamos assim ao departamento das organizações que se ocupa em desenvolver pesquisas, de modo a lançar novos produtos ou até inovações nos produtos com que a organização trabalha. Empresas de tecnologia – por exemplo, as fabricantes de celulares – têm departamentos de pesquisa e desenvolvimento muito numerosos e caros, o que lhes permite lançar muitos produtos novos por ano.

Pessoa-chave: Pessoa que é muito importante para que a organização atinja determinados objetivos.

Pessoa física (ou pessoa natural): É um ser humano sujeito a leis físicas (em contraste à pessoa jurídica).

Pessoa jurídica: É qualquer instituição que a lei trata, para alguns propósitos, como se fosse uma pessoa distinta de seus membros, responsáveis ou donos. Sua existência depende de aspectos legais e só é dissolvida por força da lei ou por acordo de seus componentes.

Pesquisa: Ato ou efeito de pesquisar, ou seja, de buscar informações sobre algum tema; técnica para conhecer as motivações, atitudes e comportamentos dos consumidores.

Poder aquisitivo: Capacidade de compra que uma pessoa ou um grupo possui.

Proativo: Aquele que tem proatividade: é capaz de tomar iniciativas, tem responsabilidade pelas próprias ações e se antecipa aos desafios.

Programação: Quando referente à programação de dados, é a arte da criação de um programa, um conjunto concreto de instruções para um computador desempenhar. O programa é escrito numa linguagem de programação. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.

Protótipo: Primeira versão de um produto, que serve como modelo.




Q

Quentinha: Embalagem para transportar e manter quentes os alimentos para viagem. É conhecida também como marmita.





R

Regular: Regulamentar, regularizar, sujeitar a regras.

Rescindir: Anular ou cancelar um contrato.

Resma: Uma resma de papel é um pacote de 500 folhas.

Reserva de caixa: Valor guardado na reserva para eventuais gastos, como contas ou novos investimentos.

Responsabilidade social: Conjunto de metas sociais focadas na melhoria da qualidade de vida da população e estabelecidas com base em indicadores periodicamente mensurados.

Roteirização: Criação de roteiros ou storyboards, que servem de guia para a produção de um material multimídia.




S

Shiatsu: Massagem terapêutica de origem japonesa.

Substituto: Produto que atende a uma mesma necessidade do consumidor, embora seja essencialmente distinto (exemplo: requeijão é um substituto potencial de manteiga).

Subscrição: a) Declaração unilateral de vontade pela qual a pessoa assume a responsabilidade de pagar o preço de emissão das ações adquiridas. b) Emissão de novas ações no mercado, por uma sociedade anônima, para o aumento de seu capital.

Sustentabilidade: Sobrevivência, entendida como a possibilidade de continuidade de existência dos empreendimentos humanos e do planeta.




T

Taxa de juros: É a taxa cobrada para empréstimos de dinheiro, e seu valor expressa o custo do dinheiro no mercado. É um ganho para quem empresta e uma despesa para o tomador do empréstimo.

Tabular: Fazer tabelas com informações numéricas, organizando os dados obtidos em uma pesquisa de campo.

Tecnologias digitais: As tecnologias digitais criam, guardam, processam e transmitem dados, transformando em código todo tipo de informação, sendo um representado pelo número 1, e outro representado pelo número 0 – os chamados bits (abreviação de binary digits). Aplicadas a computadores, permitem criar diferentes estruturas de organização, como hipertextos.

Terceirização: Forma de organização através da qual uma empresa transfere a outra as suas atividades-meio, de modo a ter mais disponibilidade de recursos para aplicar em sua atividade-fim.

Tributo: É a parcela que a sociedade entrega ao Estado, em dinheiro, de forma obrigatória, para financiamento dos gastos públicos. Tributos são impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.




V

Varejo: Comércio no qual as mercadorias são vendidas em pequenas quantidades para consumo final.

Variável: Elemento que pode mudar, inconstante.

Veicular: Difundir, propagar.

Versatilidade: Capacidade de adaptar-se com facilidade e rapidez a diversas funções e situações.