Orçamento Financeiro I

Este texto-base aborda os seguintes temas:

O balanço patrimonial de Renato

Lembra da história em que o sogro de Renato, o Nestor, pergunta sobre a condição financeira dele por estar preocupado com o casamento da filha Marcela? Veja abaixo como Renato explicou seus bens para Nestor.

Confira abaixo o balanço patrimonial que Renato entregou para Nestor:

Balanço patrimonial - Renato de Oliveira em $
Bens e direitos Dívidas com terceiros
Dinheiro no bolso 25,00 Dívida de curto prazo
Poupança 2 000,00 Automóvel 300,00
Estoques 300,00 Dívida de longo prazo
Roupas, sapatos, acessórios 800,00 Financiamento da casa 10 000,00
Salários a receber 800,00
Automóvel 5 000,00
Móveis 2 000,00
Casa 20 000,00 Capital próprio acumulado 20 625,00
Total bens e direitos 30 925,00 Total dívida + capital próprio 30 925,00

Momento de reflexão

Que tal fazer uma tabela parecida para sua situação atual de vida? Registre-a e, após esse estudo, faça os ajustes necessários.

O balanço patrimonial

Para estudar o que é um balanço patrimonial, é importante retomar o conceito de patrimônio que foi estudado na unidade anterior.

Patrimônio
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Patrimônio

É o conjunto de bens, direitos e obrigações da organização.

Renato estava habituado a falar em patrimônio! Inclusive havia acabado de elaborar o balanço patrimonial da organização em que trabalhava.

Balanço Patrimonial
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Balanço Patrimonial

É uma fotografia de como está o patrimônio de uma organização em determinado momento.

Você sabe dizer o que é necessário para calcular a situação do patrimônio da organização num determinado momento?

Veja o balanço patrimonial simplificado que Renato preparou:

Companhia ABC
Exercício encerrado em 31/12
Ativo Passivo 813 000,00
Ativo Circulante 538 000,00 Passivo Circulante 313 000,00
 Caixa 30 000,00  Empréstimos 10 000,00
 Bancos 78 000,00  Salários 80 000,00
 Contas a receber de clientes 240 000,00  Fornecedores 120 000,00
 Estoques 190 000,00  Impostos 73 000,00
 Dividendos 30 000,00
Ativo não circulante 648 000,00
Realizável a longo prazo 73 000,00 Passivo não circulante 500 000,00
 Títulos a receber 73 000,00  Financiamento 500 000,00
Investimento 40 000,00
 Terreno 40 000,00 Patrimônio Líquido (PL) 373 000,00
Imobilizado 525 000,00  Capital Social 200 000,00
 Móveis 43 000,00  Reserva de Lucros 173 000,00
 Equipamentos 512 000,00
 Depreciação Acumulada (30 000,00)
Intangível 10 000,00
 Marcas 10 000,00
Total Ativo 1 186 000,00 Total Passivo + PL 1 186 000,00

Mas o que significam os termos destacados em vermelho na tabela? É o que você verá no vídeo a seguir com mais detalhes.

Abaixo, para que você não esqueça, há uma síntese do significado de cada um desses termos que foram destacados no balanço patrimonial.

Exercício
O ativo
Total ativo
O passivo e patrimônio líquido
Total passivo + PL

Exercício

É um período contábil de 12 meses. Comumente, é considerado como início em 1º de janeiro e término em 31 de dezembro, mas podem ser definidos em outros dias, de acordo com o que dispuser o estatuto ou contrato social da empresa.

A organização ter um passivo não significa que ela está mal!

Toda organização tem um passivo na medida em que tem salários e contas a pagar. Tudo depende da quantidade de dívidas que ela tem e se o seu planejamento dá conta de pagá-las no momento previsto.

O que é liquidez?

Os itens no balanço patrimonial estão listados por ordem de liquidez, ou seja, a capacidade de um bem de transformar-se em dinheiro.

Por exemplo, dizemos que uma aplicação na poupança tem mais liquidez que um apartamento, pois o dinheiro pode ser retirado a qualquer momento, enquanto um apartamento pode levar meses para ser vendido.

Você verá agora a descrição de cada conta do balanço patrimonial.

As contas do balanço patrimonial

As contas do ativo

Ativo Realizável a Longo Prazo
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Ativo Realizável a Longo Prazo

São contas à receber que vencem depois de mais de um período, ou seja, num prazo de pelo menos dois anos. Por exemplo, numa construtora, as prestações de pessoas que compraram um apartamento a pagar em três anos são ativos realizáveis a longo prazo.

Ativo permanente

Divide-se imobilização, investimentos e diferido.

Imobilização
Investimentos
Diferido
Imobilização
Investimentos
Diferido
Imobilização
Investimentos
Diferido

Imobilização

São todos os bens utilizados na atividades operacional da organização, como máquinas, instalações, móveis, escritórios.

Investimentos

São investimentos financeiros de longo prazo (mais de dois períodos), não relacionados com a atividades operacional da organização. Por exemplo, uma organização pode investir os recursos financeiros na Bolsa de Valores, enquanto não investe os recursos em suas próprias atividades.

Diferido

Recursos investidos em bens intangíveis que trarão resultados por vários anos, por exemplo, pesquisa e desenvolvimento ou os gastos com a legalização da organização.

Ativo circulante

É a parte dos ativos que tem mais liquidez, pois os recursos do ativo circulante são utilizados nas operações do dia a dia da empresa. Divide-se nas seguintes contas: caixa, bancos, contas a receber, estoques, outros direitos.

Caixa e bancos
Contas a receber
Estoques
Outros direitos
Caixa e bancos
Contas a receber
Estoques
Outros direitos
Caixa e bancos
Contas a receber
Estoques
Outros direitos

Caixa e bancos

É o dinheiro de que a organização dispõe para pagar despesas imediatas. Pode ser em dinheiro vivo (“caixa”) ou depositado no banco.

Contas a receber

São dívidas de clientes com a organização por compras que fizeram (créditos concedidos).

Estoques

Podem ser de produtos acabados, em fabricação, materiais, componentes, peças de reposição.

Outros direitos

Incluem despesas pagas que ainda não foram usufruídas. Por exemplo, um seguro que foi contratado e totalmente pago, mas que ainda tem validade por um ano.

As contas do passivo

São obrigações ou dívidas da empresa que vencem no período seguinte. Por exemplo, salários que precisam ser pagos ou contas de fornecedores que irão vencer.

São dívidas que vencem após o término do exercício seguinte, ou seja, num prazo superior a um ano. Por exemplo, uma compra que foi parcelada para ser paga em vários anos ou um financiamento a longo prazo.

As contas do Patrimônio Líquido (PL)

O último grupo de contas do balanço patrimonial é o patrimônio líquido (PL), que é o capital próprio, dos sócios da empresa. Ele é composto por:

Capital aportado pelos sócios no momento da abertura da organização ou em momentos posteriores.

Os lucros alcançados podem ser retirados pelos sócios ou ficar na própria organização (retidos), para serem reinvestidos no negócio.

Companhia ABC
Exercício encerrado em 31/12
Ativo Passivo 813 000,00
Ativo Circulante 538 000,00 Passivo Circulante 313 000,00
Caixa 30 000,00 Empréstimos 10 000,00
Bancos 78 000,00 Salários 80 000,00
Contas a receber de clientes 240 000,00 Fornecedores 120 000,00
Estoques 190 000,00 Impostos 73 000,00
Dividendos 30 000,00
Ativo não circulante 648 000,00
Realizável a longo prazo 73 000,00 Passivo não circulante 500 000,00
Títulos a receber 73 000,00 Financiamento 500 000,00
Investimento 40 000,00
Terreno 40 000,00 Patrimônio Líquido 373 000,00
Imobilizado 525 000,00 Capital Social 200 000,00
Móveis 43 000,00 Reserva de Lucros 173 000,00
Equipamentos 512 000,00
Depreciação Acumulada (30 000,00)
Intangível 10 000,00
Marcas 10 000,00
Total Ativo 1 186 000,00 Total Passivo + PL 1 186 000,00

Você reparou, no exemplo da planilha elaborada por Renato, que o total do ativo é igual à soma do passivo mais o patrimônio líquido (PL)?

Isso acontece porque só há duas maneiras de adquirir patrimônio: com recursos próprios ou com recursos de terceiros. Por isso, a soma do patrimônio da organização tem que ser igual à soma do capital próprio mais as dívidas.

Demonstração do resultado do exercício

Nas rodas de negócios é comum os empresários se perguntarem: “Como foi o ano? As atividades da organização resultaram em lucros ou prejuízos?” Mas como eles fazem para responder com precisão a essa última pergunta? Esse dado é apurado por meio do que chamamos de demonstração do resultado do exercício, uma espécie de relatório que apresenta todas as operações realizadas ao longo do exercício contábil.

Em primeiro lugar, apresenta todas as receitas, ou seja, as entradas de dinheiro. Em seguida, traz a lista das despesas. Por fim, verifica se a organização teve lucro ou prejuízo. Repare no exemplo da demonstração do resultado do exercício que Renato preparou:

Observação: Nas demonstrações contábeis e financeiras, os números entre parênteses representam valores negativos, ou seja, devem ser subtraídos.

Companhia ABC
Demonstração do resultado do exercício findo em 31/12 (em R$ mil)
Receita bruta de vendas 15 030,00
Deduções das vendas (23,00)
Impostos sobre as vendas (2 130,00)
Receita líquida de vendas 12 877,00
Custo das mercadorias vendidas (4 752,00)
Lucro bruto 8 125,00
Despesas operacionais:
Despesas com vendas (305,00)
Despesas financeiras (63,00)
Despesas administrativas (102,00)
Despesas com depreciação (52,00)
Lucro antes do Imposto de Renda e CSLL 7 603,00
Imposto de Renda e CSLL (3 200,00)
Participações (59,00)
Lucro Líquido 4 344,00

Para entender o significado de cada um dos termos que estão na demonstração do resultado do exercício que Renato preparou e também sobre como fazer um DRE, assista ao vídeo abaixo:

Entenda as contas da demonstração do resultado do exercício (DRE)

O último grupo de contas do balanço patrimonial é o patrimônio líquido (PL), que é o capital próprio, dos sócios da empresa. Ele é composto por:

Receita bruta de venda
Deduções das vendas
Impostos incidentes sobre a receita
Receita líquida
Custo das mercadorias ou produtos vendidos
Lucro bruto
Receita bruta de venda
Deduções das vendas
Impostos incidentes sobre a receita
Receita líquida
Custo das mercadorias ou produtos vendidos
Lucro bruto
Receita bruta de venda
Deduções das vendas
Impostos incidentes sobre a receita
Receita líquida
Custo das mercadorias ou produtos vendidos
Lucro bruto

A receita é igual ao preço de venda dos produtos multiplicado pelo total de produtos vendidos.

Preço de venda dos produtos × Total de produtos vendidos = Receita bruta

A organização pode ter alguma venda cancelada, ou devoluções. Essas devem ser deduzidas, ou seja, retiradas das receitas.

Existem vários impostos que incidem sobre a receita: ISS, PIS, Cofins, e também ICMS e IPI, no caso de venda de produtos. IR e CSLL incidem sobre a receita bruta no caso do recolhimento sobre o lucro presumido.

É igual à receita bruta, menos as deduções das vendas, menos os impostos incidentes sobre a receita.

Receita bruta - Deduções das vendas - Impostos = Receita líquida

É o custo total das unidades vendidas. No caso de uma organização industrial, definimos como custo dos produtos vendidos. Numa organização comercial, falamos de custo das mercadorias vendidas.

Igual à receita líquida menos o custo das mercadorias ou produtos vendidos.

Receita líquida - Custo das mercadorias/produtos = Lucro bruto

Salários e comissões dos vendedores e outras despesas liadas ao esforço de vendas.

Salários do pessoal administrativo, material de escritório, serviço de manutenção do escritório.

São as despesas com juros, por empréstimos e financiamentos.

Não correspondem propriamente a uma saída de dinheiro. São uma provisão para futuras necessidades de reposição do capital imobilizado da empresa, que sofrerá desgaste com o uso e com o tempo. Veja mais detalhes sobre depreciação ao final dessa tabela.

No caso do recolhimento de IR e CSSL pelo lucro real, esse será a base de cálculo, após alguns ajustes previstos em lei.

As participações sobre o lucro podem ser para acionistas ou funcionários, de acordo com o combinado com cada um e o permitido pela lei.

É o lucro resultante das operações da empresa naquele período, o qual poderá ser reinvestido ou distribuído aos sócios.

Despesas de vendas
Despesas administrativas
Despesas financeiras líquidas
Despesas com depreciação
Lucro operacional ou lucro antes do IR e CSSL
Participações
Lucro líquido
Despesas de vendas
Despesas administrativas
Despesas financeiras líquidas
Despesas com depreciação
Lucro operacional ou lucro antes do IR e CSSL
Participações
Lucro líquido
Despesas de vendas
Despesas administrativas
Despesas financeiras líquidas
Despesas com depreciação
Lucro operacional ou lucro antes do IR e CSSL
Participações
Lucro líquido

E o caso das organizações sem fins lucrativos?

Nas ONGs, não se fala em lucro ou prejuízo, mas em superávit ou déficit. Nas cooperativas o equivalente aos lucros são as "sobras líquidas". Mas a lógica para a elaboração do balanço patrimonial e da DRE é a mesma.

A depreciação

Tanto no balanço patrimonial como na demonstração do resultado do exercício, você viu o conceito de depreciação. Então, entenda melhor do que se trata.

O imobilizado da organização, como móveis, equipamentos, sofre desgastes com o uso e o tempo. Assim, é preciso fazer uma estimativa desse desgaste e da perda de valor, até porque, mais cedo ou mais tarde, esse imobilizado terá que ser substituído. É isso que chamamos de despesas de depreciação, as quais são classificadas como despesas não desembolsáveis, pois não representam um desembolso efetivo de dinheiro. É uma espécie de previsão para um gasto futuro.

Em outras palavras: em Contabilidade, o termo depreciação representa a perda de eficiência funcional dos bens, como máquinas, instalações, veículos e etc., em função do seu uso.

Existem várias fórmulas para calcular o valor da depreciação, mas todas usam as seguintes variáveis: o período de vida útil do bem, ou seja, quanto tempo ele poderá funcionar de modo eficiente e seu custo de aquisição.

Uma forma de calcular a depreciação é usar a seguinte fórmula:

quota anual de depreciação = custo / nº de períodos de vida útil estimada

Exemplo: uma máquina para fiação foi comprada por R$ 15 mil e a fábrica espera usá-la por dez anos. Qual será sua despesa anual de depreciação? Antes de continuar a leitura, tente responder a essa questão no seu caderno. Em seguida, compare com a resposta apresentada a seguir.

Período de vida útil do bem = 10 anos

Valor de compra do bem = R$ 15.000,00

Depreciação anual = R$ 15.000/ 10 = R$ 1.500,00 por ano.

Mas atenção!
Não são apenas equipamentos, máquinas ou instalações que podem ser depreciados!

  • Podemos contabilizar uma quota de exaustão para recursos naturais, como reservas florestais, minas, poços de petróleo;
  • Podemos contabilizar amortização para bens intangíveis, como patentes, direitos autorais, benfeitorias em bens de terceiros (reforma em local alugado, por exemplo).

Se a organização tem um terreno, como é calculada a depreciação?

Não é calculada. Terrenos não são depreciados: eles não sofrem desgaste nem com o tempo nem com o uso.

Não confunda depreciação com desvalorização.

depreciação ≠ desvalorização

Desvalorização é a perda de valor resultante das variações do mercado. Por exemplo, o valor do terreno pode cair porque as terras se desvalorizaram no mercado.