Posicionamento de mercado
É o desenvolvimento de uma oferta claramente diferente das demais e de uma imagem na mente dos consumidores que destaca a organização frente às outras organizações do mercado.
Este texto-base aborda os seguintes temas:
Para começarmos nosso estudo sobre marketing, assista o vídeo abaixo, em que alguns clientes falam sobre quais critérios utilizam para realizarem a compra de um determinado produto. Será que eles levam mais em conta o preço ou a qualidade? Confira!
Uma vez definida a maneira como a empresa vai satisfazer os desejos e necessidades dos clientes, é importante deixar isso claro para eles.
Todos querem saber o que vão encontrar num restaurante, numa loja, num salão de beleza, ninguém quer "levar gato por lebre". Por isso, as organizações procuram sempre dizer quem são, o que oferecem e a que preço.
A forma como a organização se posiciona no mercado, como deseja ser vista, é chamada posicionamento de mercado.
É o desenvolvimento de uma oferta claramente diferente das demais e de uma imagem na mente dos consumidores que destaca a organização frente às outras organizações do mercado.
Você já se viu em dúvida sobre o que comprar quando encontrou o mesmo produto com diferentes promoções em duas lojas?
Já parou para pensar em como as empresas criam estratégias para chamar atenção do consumidor e conquistar mais clientes?
O vídeo abaixo apresenta o que chamamos de 'Estratégia de marketing' e explica como as empresas fazem para chamar a atenção dos consumidores. Assista!
Você consegue identificar uma estratégia de marketing de uma empresa? O vídeo abaixo apresenta alguns exemplos.
Michael Porter, reconhecido economista na área de estratégia empresarial, definiu um modelo com três estratégias de posicionamento: as estratégias competitivas genéricas. A seguir, veja detalhadamente cada uma delas.
Diferenciar-se significa apresentar um conjunto de diferenças significativas para o cliente que destaquem os produtos da empresa frente à concorrência.
Por exemplo, não seria a melhor estratégia de Marketing um fabricante de caixas de fósforos produzir caixas decoradas, pois normalmente a escolha desse produto é feita em função da qualidade e consistência da madeira, e não dos aspectos externos da embalagem.
Dizemos que as diferenças têm que ser significativas para o cliente, porque de nada adianta acrescentar características e atributos a um produto se o consumidor não lhes dá importância e não os considera benéficos.
A empresa pode diferenciar-se pela qualidade do produto ou serviço que oferece, pelo atendimento personalizado, pela imagem da empresa ou marca do produto, pelo canal de venda que utiliza, entre outras formas.
Qual pode ser o diferencial do restaurante da figura abaixo? Imagine como ele é, lá dentro, o que ele oferece: é diferente dos outros dois? Analisando o tipo de cliente que o procura, você poderá deduzir quais são as suas preferências.
Verifique se em sua resposta você considerou os pontos que são apresentados a seguir.
Registre suas ideias. Depois, verifique se, em sua resposta, você considerou os pontos que são apresentados abaixo.
Veja agora o restaurante da figura seguinte:
Esse restaurante atende a todo e qualquer público?
Qual é a estratégia escolhida por essa organização?
Verifique se em sua resposta você considerou os pontos que são apresentados a seguir.
São outros exemplos de nichos de mercado: produtos para montanhismo, alimentos para diabéticos, ração para peixes, etc.
Lembre-se de que as organizações devem escolher apenas uma estratégia genérica. A fórmula certa para o fracasso é tentar ser bom em todas as frentes.
Imagine um restaurante de luxo que no almoço vendesse quentinhas baratas! O que acha que aconteceria?
A organização deve escolher um posicionamento estratégico e agir de maneira coerente com ele.
Por volta dos anos 1930, Henry Ford, fundador da montadora de veículos Ford, disse uma frase que se tornou célebre: "Você pode ter um Ford T de qualquer cor, desde que seja preto."
Naquela época, as indústrias não tinham a tecnologia que têm hoje, não conseguiam produzir coisas com grande variedade ou quantidade a preços acessíveis.
Hoje em dia é mais fácil produzir. Os desafios da produção já foram vencidos. As vendas de produtos e serviços atingem milhões e milhões de unidades, e as empresas ainda têm capacidade para produzir muito mais.
A briga hoje não está na capacidade produtiva, mas na luta para conquistar mercado, tornar os clientes fiéis a uma marca, a um produto ou uma empresa. É aí que entra o Marketing.
O Ford T, produzido pela Henry Ford's Motor Company de 1908 a 1928, foi o primeiro carro a ser produzido em série e vendido a preços mais acessíveis do que os carros anteriores.
"Marketing significa trabalhar com mercados para conseguir trocas, com o propósito de satisfazer necessidades e desejos humanos." - Philip Kotler
Philip Kotler é um reconhecido pensador do Marketing e autor de diversos livros, entre os quais se destaca "Administração de Marketing", traduzido para vários idiomas em diversos países do mundo.
Em outras palavras, Marketing implica estudar os mercados em que a organização atua, entender quem são os consumidores, o que desejam, o que necessitam.
Quanto mais uma empresa entender seu público-alvo, e quanto mais sua oferta de produtos se aproximar daquilo que as pessoas desejam comprar, mais ela conseguirá vender. É o que Kotler chama de "conseguir trocas".
Na definição de Marketing que você acaba de ler, Philip Kotler fala de desejos e necessidades. Você sabe qual é a diferença entre eles?
Para finalizar, assista ao vídeo abaixo que retoma um ponto muito importante que você tem estudado ao longo de todos os módulos: a importância do planejamento de uma empresa. Você verá como uma escola de samba se organiza para que no período do Carnaval, tudo saia conforme o planejado.