Instalação do Android Studio
Antes de instalar o Android Studio, vamos efetuar uma verificação rápida para analisar se o nosso computador suporta o software.
- A primeira coisa é verificar qual sistema operacional utilizamos em nosso computador, pois o Android Studio possui versões específicas para Windows, Linux e MAC. O nosso cenário de laboratório possui o sistema operacional Windows 10. O sistema do seu computador é diferente? Calma! A essência de instalação, configuração e utilização é a mesma. Acompanhe as etapas realizadas no Windows e você terá sucesso, também, no seu sistema operacional.
- Outro requisito para a execução do Android Studio é que o Oracle JDK (Java Development Kit) esteja instalado e funcionando em seu computador. Vamos abordar, em um primeiro momento, o processo de instalação do JDK. Caso seu computador já o tenha, é só desconsiderar essa etapa, partindo direto para a etapa de instalação do Android Studio.
- Para finalizar, embora a Google aconselhe que o computador tenha no mínimo 3GB de memória RAM, o recomendado é 4GB para um bom desempenho.
Como informado, vamos iniciar a instalação no nosso laboratório de estudos em um computador com Windows 10 a partir da instalação do JDK. Você encontra na seção “Ampliando Horizontes” um vídeo referente a esse processo!

Instalação do Oracle JDK
Para iniciar a instalação do Oracle JDK, vamos fazer o Download no site oficial da Oracle!
Na página oficial, encontramos as versões do JDK para os sistemas operacionais do mercadp. Para cada sistema operacional, encontramos as versões para as arquiteturas de hardware dos computadores, isto é, para os casos de a máquina ser 32 ou 64 bits.
A figura abaixo ilustra as opções para efetuar o download da versão adequada. É necessário aceitar os termos de uso. Vamos efetuar a instalação da versão para Windows 64 bits.


Execute o arquivo que foi descarregado em seu computador. O Windows, por medida de segurança, pergunta se você deseja realmente executar o aplicativo em uma janela. Clique em “Sim”.
O processo de instalação do JDK é bem simples e intuitivo, é só ter atenção e ler as telas do assistente que nos auxilia no processo.
O instalador já define a pasta onde ele será instalado e nos pergunta quais itens desejamos instalar. Por padrão, não alteramos nada, vamos apenas prosseguindo nas etapas e confirmando!
Dessa forma, aguardamos a instalação e a mensagem de confirmação.
A imagem abaixo exibe as telas do processo de instalação do JDK, verifique se as etapas ocorrem também em seu computador. É muito importante, para o sucesso do processo, que a última tela mostre a mensagem “Successfully Installed”, ou seja, confirme o sucesso da instalação.




Uma vez completada com sucesso a etapa de instalação, podemos fechar o assistente em “Close” e partir para a etapa de download e instalação do Android Studio.
Para efetuar a instalação do Android Studio, acesse o site da ferramenta, disponível em:
https://developer.android.com/studio/O Android Studio sempre disponibiliza sua última versão estável para download. Dessa forma, na data de criação desta unidade, a versão disponível é a 3.6.3, conforme imagem a seguir, que será a utilizada em nosso laboratório.

Clique no botão “Download Android Studio” e aceite os termos de uso informados pelo site. Por fim, aguarde até que o arquivo de instalação seja descarregado em seu computador.
O processo de instalação é bem similar ao do JDK. Não vamos alterar as configurações sugeridas pelo as- sistente, vamos apenas prosseguir nas etapas e atentar ao que é solicitado.
Execute o arquivo de instalação e confirme com um “Sim” a mensagem de segurança do Windows.
O assistente de instalação solicita quais itens gostaríamos de instalar. Vamos selecionar todos e, na sequência, o local em que será instalado o Android Studio, que nos sugere uma pasta. Por padrão, não vamos alterar a localização. Podemos prosseguir para a próxima etapa até que se inicie a instalação dos arquivos no computador.
A imagem abaixo exibe as telas do assistente de instalação do Android Studio com todas as etapas. Verifique e compare com as exibidas em seu computador até o final da instalação. O processo estará concluído com sucesso quando aparecer a janela informando a palavra “Completed”, ou seja, a instalação foi completada.





Clique em “Next” na janela que indica o sucesso da instalação. Em seguida, escolha se você deseja ou não executar o Android Studio após encerrar o assistente de instalação, conforme a imagem a seguir.

Na primeira execução do Android Studio são solicitadas algumas informações, pelas quais serão definidos alguns parâmetros de utilização. A primeira delas é se você deseja importar as configurações de alguma outra instalação. Como é a primeira vez que instalamos o programa em nosso computador, optamos por não importar, utilizando a opção “Do not import settings”, conforme é mostrado na figura.

Na sequência, uma tela de boas-vindas é exibida. Podemos prosseguir por meio do “Next”. O Android Studio ainda precisa efetuar o download de alguns componentes para o seu perfeito funcionamento, entre eles, o SDK, tema do nosso próximo item de estudo! Para efetuar esse processo, ele oferece duas formas, a “Standard”, que seria a padrão, e a “Custom”, para o usuário customizar o processo.
Aconselhamos a utilização do padrão “Standard”, assim, todas as dependências necessárias serão descarregadas em seu computador. Avançando no botão “Next”, é solicitada a escolha do padrão de interface da nossa IDE. Essa escolha deixamos para você, pois ela é pessoal.
Utilizando o botão “Next”, são exibidas as informações sobre o que o Android Studio precisa descarregar no computador para funcionar. Basta clicar no botão “Finish” e o processo de download se iniciará. É uma etapa demorada. Vamos aguardar o processo e esperar a tela com o relatório da instalação e o botão “Finish” para finalizar o processo e, então, aguardar a execução da tela inicial do Android Studio.
A imagem a seguir mostra as telas do processo mencionado, com a tela inicial do Android Studio ao final.
Android SDK (Software Development Kit)
O SDK (Software Development Kit), ou Kit de Desenvolvimento de Software, para Android é um item muito importante para nossa jornada como desenvolvedores mobile. Ele é um conjunto de arquivos e programas para criação de aplicativos nativos para o sistema operacional Android.
Utilizamos esse componente para codificar nossos aplicativos em Java e para trabalhar nas máquinas virtuais projetadas para o sistema operacional Android. No desenvolvimento de programas para computadores, utilizando a linguagem de programação Java, é necessário uma máquina virtual Java para a sua execução, ou seja, utilizamos a Java Runtime Environment para executar o programa desenvolvido em cada sistema operacional. Por isso a linguagem Java é única e funciona nos principais sistemas operacionais.
O Android também utiliza as máquinas ART e Dalvik para executar no kernel Linux os aplicativos desenvolvidos no Java, e o SDK é fundamental nesse processo, pois é ele que fornece os recursos da linguagem para o desenvolvedor trabalhar.
O conjunto de ferramentas do SDK é chamado de SDK Tools e nele encontramos o Android SDK Manager, o AVD Manager, Emulador, SQLite etc. O SDK Manager é o que vamos abordar e configurar nesta etapa, deixando as outras ferramentas para abordagens futuras.

O SDK Manager pode ser acessado de duas formas, a primeira é pela tela inicial do Android Studio, através do botão “Configure”, e a segunda pela IDE. A figura anterior mostra o acesso pelo botão “Configure -> SDK Manager”.
Na tela do SDK Manager, encontramos a guia “SDK Platforms”, que mostra os pacotes instalados no Android Studio para criação de aplicativos. Para cada versão do sistema operacional Android, é lançado, também, o SDK compatível para o desenvolvimento de aplicativos.
Nossos projetos serão desenvolvidos para atender dispositivos mobile com o sistema operacional Android 7.0 ou superior, portanto, será necessário efetuar o download e instalar a API de número 24. Calma! O processo é bem simples. Se você já chegou até aqui, terá sucesso também nessa etapa!
É importante frisar que, em projetos futuros na carreira como desenvolvedor mobile, o SDK utilizado fará toda a diferença. Você terá que saber para qual público seu projeto será voltado, isto é, saber qual versão mínima de sistema operacional exigir de seus utilizadores. Não adianta você desenvolver um aplicativo na última versão do SDK se o seu público possui, na maioria dos casos, smartphones com versões inferiores do Android. Eles certamente não conseguirão executar seu aplicativo!
Por outro lado, você não pode utilizar versões antigas do SDK, pois importantes recursos e ferramentas atuais do Android não estarão presentes, deixando seu aplicativo deficiente de ferramentas modernas e atuais de interação com o usuário.
O correto é efetuar uma pesquisa de mercado, verificando o cenário e analisando qual versão do sistema Android está sendo mais utilizada. Então você a escolhe como versão mínima do SDK para desenvolver o aplicativo.
Para instalar o pacote do SDK da API 24, é necessário marcar a sua caixa, conforme a figura abaixo, e, depois, clicar no botão “Apply”.

Em seguida, uma tela de confirmação será exibida, informando quais API’s serão descarregadas. Clique no botão “Ok” e será iniciado o download dos itens necessários e a instalação através da janela “Component Installer” . Aguarde a finalização do processo de instalação e clique no botão “Finish”, conforme segue:

Verifique na figura abaixo que, agora, o SDK da API 24 consta como instalado na guia “SDK Platforms” presente no SDK Manager. Clique no botão “Ok” para finalizar o SDK Manager e voltar para a tela inicial do Android Studio.

Pronto! Já estamos quase lá! Logo vamos desenvolver nossa primeira aplicação e descobrir as maravilhas do Android Studio!