Distribuição
É o termo utilizado para o trabalho de colocar os produtos de um fabricante ou fornecedor ao alcance de usuários finais.
ESTRATÉGIA DE VENDAS E DISTRIBUIÇÃO
Este texto-base aborda os seguintes temas. Clique para navegar.
O trabalho de vendas não é simples, ele envolve algumas etapas, como:
Nas grandes empresas, que distribuem seus produtos em todo o território brasileiro, o processo de vendas pode ser muito complexo e caro. As empresas fazem anúncios na TV, revistas e jornais para oferecer seus produtos aos clientes e falar de seus benefícios.
Finalmente, têm uma grande rede de distribuição, que entrega os produtos nos diferentes armazéns, supermercados, hipermercados etc., de cada cidade do país.
É o termo utilizado para o trabalho de colocar os produtos de um fabricante ou fornecedor ao alcance de usuários finais.
Imagine a estrutura necessária, por exemplo, para distribuir amaciante de roupas em todo o Brasil. É preciso ter muitos caminhões pelas estradas, muitos centros de distribuição com estoques. Afinal, o amaciante é vendido em hipermercados, supermercados, pequenos armazéns etc. É muito endereço para entregar!
No caso de pequenas empresas, tudo pode se dar de maneira mais simples. O próprio empreendedor muitas vezes visita pessoalmente os clientes para oferecer seus produtos e serviços.
A seguir, você estudará os principais canais de vendas e as estratégias existentes para vender produtos e serviços.
Os produtos e serviços podem ser colocados à venda através de diferentes canais.
Canais de venda, também chamados de canais de distribuição, são os diferentes caminhos que bens e serviços podem seguir, desde o produtor até o consumidor final.
Para cada tipo de canal deve haver uma estratégia específica de vendas. A seguir, você verá os principais canais e estratégias de vendas.
Você já ouviu falar em venda direta? É aquela na qual um vendedor vai de porta em porta visitando os clientes e oferecendo os produtos ou serviços. Esse canal é muito interessante porque permite um contato direto entre vendedor e cliente. Como exemplo de empresas que utilizam esse sistema, temos: Mary Kay, Natura etc.
Imagine que você vai visitar alguém para vender seu produto. Na visita é possível perceber os gostos, os hábitos, o estilo de vida e diversas outras informações do cliente, não é mesmo? Por outro lado, esse tipo de vendas tem limitações:
Algumas empresas estabelecem redes de venda direta, com vendedores credenciados que vendem nas casas, no local de trabalho das pessoas ou em qualquer outro lugar.
Seu desafio é diferenciar varejo e atacado.
Dê um exemplo de venda no varejo e no atacado, registre no seu bloco de notas e depois compare com o exemplo a seguir.
Você sabia que não precisa estar perto do seu comprador para que ele compre os produtos? Existem diferentes tipos de venda à distância.
Antes da internet, a venda por correspondência era o meio mais comum para vendas à distância, e ainda é utilizado por muitas empresas.
Elas enviam catálogos a seus clientes, que escolhem o produto que querem e o recebem em casa. Essa modalidade pode ser considerada precursora das vendas por telefone ou pela internet.
Você costuma comprar por telefone? Hoje é raro encontrar algum pequeno comércio que não tenha entrega por telefone: restaurantes, bares, farmácias, armazéns.
Nesses casos, no entanto, existe apenas a resposta a um pedido de um cliente que entrou em contato.
Cada vez é mais comum as empresas fazerem o inverso: ligar para os clientes para oferecer os produtos e serviços da empresa pelo telefone.
A eficácia de uma venda por telefone é muito menor; é claro que se vende muito mais em encontros presenciais do que por telefone, à distância. No entanto, enquanto um vendedor pode visitar um número limitado de pessoas, em uma área geográfica pequena, por telefone, ele pode ligar para o país inteiro, e fazer contato com centenas de clientes potenciais.
Para vender por telefone é preciso ter alguns cuidados:
A desvantagem mais comum do telemarketing é o incômodo que causa ao cliente quando o contato acontece em uma hora inapropriada, criando uma sensação de privacidade invadida.
Se não for bem planejado, o telemarketing pode causar antipatia do consumidor com relação à empresa.
Você sabe o que quer dizer a palavra telemarketing?
“Tele” vem do grego e significa distância; “marketing” é uma palavra inglesa que significa mercado. Portanto, telemarketing quer dizer mercado a distância.
Nos últimos tempos, o uso da internet como canal de venda (e-commerce ou comércio eletrônico) vem crescendo muito. Pela internet, a empresa pode apresentar seu produto em diversas localidades, usando imagem e som.
Além disso, a internet não tem limites geográficos, e o produto pode ser visto por consumidores das mais distantes localidades. A empresa que opta por esse canal deve planejar bem e verificar se:
Segundo a pesquisa Webshoppers1, da empresa e-Bit, o volume de vendas pela internet no Brasil faturou R$ 23,6 bilhões no 1° semestre de 2018, alta de 12,1%. O setor deve fechar o ano com crescimento na mesma proporção e vendas totais de R$53,4 bilhões.
1. Disponível em: https://www.nielsen.com/br/pt/insights/news/2018/Webshoppers-38-e-commerce-fatura-vinte-e-tres-bilhoes-no-primeiro-semestre-de-2018-alta-de-doze-porcento.html
Você já estudou bastante a respeito dos diversos canais e estratégias de vendas. Mas será que sabe quais os critérios que deve escolher para elaborar uma estratégia de vendas? A seguir, você encontrará alguns critérios importantes que devem ser levados em conta.
A empresa deve avaliar os custos que terá com determinada estratégia de venda e compará-los aos lucros que a estratégia pode trazer.
Existem muitos mercados que são grandes demais para empresas pequenas. É preciso saber qual a capacidade da empresa de atender determinado canal.
Todas as questões contratuais devem ser avaliadas com cuidado. No caso de um pequeno negócio, por exemplo, fazer contratos com prazos muito longos pode ser arriscado. Imagine se, nesse intervalo de tempo, surge um canal de venda mais eficiente, mas a empresa está presa ao contrato anterior?
A empresa deve analisar se o canal escolhido tem capacidade de fazer vendas para o público-alvo ao qual pretende vender os seus produtos. De que adianta, por exemplo, vender roupas dirigidas a mulheres adultas numa loja especializada em adolescentes? Além disso, é preciso que quem trabalha no canal escolhido conheça bem os produtos da empresa para fornecer informação adequada ao consumidor final.
Para finalizar, assista ao vídeo abaixo que mostra como uma empresa começou a vender flores pela internet. Aproveite e identifique no vídeo os conceitos que você aprendeu ao longo deste texto-base.