EDIÇÃO BÁSICA DE IMAGENS II

Este texto-base aborda os seguintes temas:

Se você ainda não fez o download da versão de teste gratuita do Photoshop, acesse o link e faça a instalação em sua máquina. Depois de instalar o programa, siga as orientações da unidade anterior e abra a imagem desejada para começar a edição. Não se esqueça de criar uma cópia da camada que contém a imagem original pressionando CTRL + J!

Nitidez e desfoque

Na fotografia, a nitidez tem relação com a qualidade da imagem, ou seja, é a clareza de detalhes. Quando vemos uma foto que parece borrada, quer dizer que ela está sem nitidez ou desfocada. Entenda o conceito lendo o artigo Compreendendo a Nitidez. Agora, observe a imagem a seguir, um exemplo de falta de nitidez:

Pode-se aplicar a ferramenta nitidez para tentar recuperar um pouco dos detalhes de imagens sem definição ou sem resolução suficiente para o uso desejado.

1.    Para acessar a ferramenta nitidez, clique em Filtro > Tornar nítido > Máscara de nitidez.

2.    Veja que se abre uma janela com três linhas reguláveis.

As linhas Intensidade e Raio acrescentam nitidez ao movimentar o ponteiro para a esquerda. A linha Limiar serve para disfarçar possíveis distorções causadas pelo uso da ferramenta.

Desfoque

Já o desfoque pode ser entendido como o inverso da nitidez, ou seja, é uma forma de borrar a imagem. Você pode utilizar a ferramenta para realçar um objeto em uma cena, gerando a sensação de que ele está distante do fundo. Na fotografia, este efeito se chama “baixa profundidade de campo”. Para compreender melhor sobre o conceito, leia o artigo Fundo desfocado e a Profundidade de Campo.

Tome como exemplo a imagem abaixo. Perceba que o fundo está nítido. A proposta é desfocá-lo seguindo o passo a passo a seguir.

1.    Para criar essa efeito no Photoshop, você precisará utilizar a ferramenta Seleção rápida (atalho W). Essa ferramenta é um pincel que fica no menu lateral esquerdo do programa.

2.    Clique e arraste a ferramenta de seleção sobre a área que deseja desfocar.

Observe que a área selecionada ficará contornada por uma linha pontilhada.

Dica: Se você selecionar uma área indesejada por engano, não se preocupe! É só apertar ALT e passar o pincel na área que deseja remover da seleção. Para compreender melhor essa ferramenta, assista à videoaula Ferramentas de seleção e manipulação de objetos.

3.    Agora clique em Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano.

4.    Você notará que a janela aberta apresentará uma linha Raio. Ao mover o ponteiro para a direita, observe que a área selecionada ficará borrada. Pressione Ok para aplicar a edição.

Agora, compare o resultado da edição com a imagem original. Na fotografia à direita, veja como o objeto que não foi borrado fica em destaque. O fundo perde nitidez e fica menos evidente.

Correção de manchas e remoção de objetos indesejados

Você já deve ter escutado que o Photoshop é um software muito utilizado para correção de imperfeições na pele, remoção de manchas e objetos indesejados em fotografias. Agora você aprenderá a fazer esse processo utilizando duas ferramentas diferentes: Recuperação para manchas e Carimbo.

Veja a imagem a seguir, do rosto de uma pessoa com acne. A poposta é corrigi-la com a ferramenta Recuperação para manchas.

1.    Selecione a ferramenta, localizada no canto esquerdo da tela.

2.    Clique sobre a mancha que deseja recuperar e solte. Caso a mancha ocupe uma área maior, você pode clicar e arrastar.

Observe que a área selecionada foi coberta com cor e textura apropriadas. Isso acontece porque a ferramenta de recuperação para manchas copia as informações que mais se adequam para cobrir a área retocada.

Compare o resultado da edição com a imagem original. Na fotografia à esquerda, veja novamente o rosto com as marcas de acne. Perceba que, na imagem à direita, as manchas do rosto foram removidas.

Agora, veja a imagem a seguir, que mostra pedras sobre areia na praia. Dessa vez, a proposta é remover as pedras da fotografia utilizando a ferramenta Carimbo. Essa ferramenta também serve para correções, mas é preciso determinar a área que será copiada para cobrir a mancha ou objeto que se quer disfarçar.

1.    Selecione a ferramenta Carimbo, localizada no menu lateral esquerdo

2.    Posicione o mouse sobre a área que deseja copiar – no caso do exemplo, sobre uma área que mostra apenas a areia. Segure botão o ALT e clique e solte com o mouse. Dessa forma, você indicou ao programa qual área da imagem deseja copiar.

3.    Agora posicione o mouse na área que deseja cobrir – no exemplo, sobre as pedras.

4.    Repita esse processo até que o objeto indesejado desapareça completamente.

Compare com o resultado a seguir. A primeira fotografia é a original, e está sem alterações. A segunda, apresenta a fotografia durante o processo de modificação. A última já está sem as pedras.

Resolução e tamanho da imagem

Como você viu anteriormente, a imagem digital é composta por pixels e a imagem impressa, por pontos. A qualidade de uma imagem depende da quantidade de pixels ou pontos que ela possui por polegada e do seu tamanho (largura e altura). Isso é chamado de resolução, que é a medida de definição dos detalhes da imagem. Ou seja, quanto mais pixels ou pontos por polegada, maior a resolução da imagem.

Quando dizemos que uma imagem está com baixa resolução, quer dizer que ela possui poucas informações (pixels ou pontos) gravadas para o seu tamanho. Logo, ela terá menos detalhes para exibir. Veja um exemplo de fotografia com baixa resolução:

A resolução de imagens para monitores é medida em pixels por polegada (pixels per inch, ou PPI). Já a resolução de imagens para impressão é expressa por pontos por polegada (dots per inch, ou DPI).

O tamanho é composto pelas dimensões da imagem (largura e altura), que podem ser expressas em centímetros, milímetros, pontos etc. Ele influencia na qualidade da imagem. Por exemplo, uma imagem de 10cmX20cm com 150ppi tem mais definição de detalhes do que se tivesse 50X100cm com 150ppi.

Para compreender melhor a diferença entre resolução e tamanho de imagens, leia o artigo Qual é a diferença entre resolução e tamanho da imagem?. Você também pode ler o artigo Entenda quais são as diferenças entre o PPI e o DPI.

Para obter imagens com qualidade, é recomendada a resolução mínima de 72 PPI para imagens digitais e de 300 DPI para imagens que serão impressas. Entretanto, no Photoshop trabalharemos sempre com PPI, pois a imagem que produziremos é digital, já que está na tela do computador. Quando o material for impresso, a impressora converte os pixels em pontos. Um pixel equivale, em média, à 2,5 a 3 pontos.

Caso deseje, o Photoshop calcula automaticamente a resolução recomendada de acordo com o tamanho da imagem. Veja como redimensionar uma imagem a seguir.

1.    Clique em Imagem > Tamanho da imagem.

2.    Veja que se abre uma janela apresentando o tamanho e a resolução. Para definir o tamanho da imagem e calcular proporcionalmente a resolução apropriada, desmarque a opção Reamostrar. Perceba que, ao modificar a largura ou altura desejada, o software tambem modifica a resolução da imagem, para manter os detalhes existentes.

Salvando uma imagem

Depois de finalizar todas as modificações na imagem, você deve salvá-la em um formato apropriado para sua utilização. Basicamente, existem três formatos de arquivos mais utilizados para imagens digitais: JPG (ou JPEG), PNG e GIF. Veja a diferença:

VOLTAR PRÓXIMO

Você encontrará mais informações sobre os formatos de imagens nos artigos Quais as diferenças entre os formatos de imagem PNG, JPG, GIF, SVG e BMP? e Os formatos de imagens para a web: JPEG ou JPG, GIF e PNG.

No Photoshop, após realizar suas edições, você deverá escolher qual o formato mais adequado para salvar a imagem. Siga as orientações:

1.    Clique em Arquivo > Salvar para web.

2.    Uma janela se abrirá. No lado direito haverá uma coluna com diversas informações. No início dessa coluna você verá uma lista com diversos formatos. Selecione o desejado e clique em Salvar. Escolha o local em que a imagem será salva no computador, digite o nome do arquivo e clique em Ok para finalizar.