
EDIÇÃO BÁSICA
DE IMAGENS I
Este texto-base aborda os seguintes temas. Clique para navegar.
EDIÇÃO BÁSICA
DE IMAGENS I
Este texto-base aborda os seguintes temas. Clique para navegar.
Para que um banco de dados, ou qualquer outro software, possa ser utilizado por usuários leigos é importante que exista uma interface gráfica: um conjunto de elementos visuais que permitem a interação com os sistemas criados pelo desenvolvedor. Quando uma interface gráfica não é adequada, o usuário tem dificuldade para utilizar o sistema criado pelo desenvolvedor, mesmo se esse sistema estiver muito bem construído.
O software Adobe Photoshop é muito utilizado para a criação de interfaces gráficas e para o tratamento de imagens, e diversas vagas para desenvolvedores costumam solicitar que o candidato tenha noções básicas do programa. Por isso, neste material você aprenderá alguns recursos para criação de imagens e efeitos especiais, com foco nas ferramentas e funções mais importantes para o tratamento de imagens. Você vai aprender a melhorar alguns aspectos como brilho e contraste, saturação de cores, tonalidade e temperatura.
“O Photoshop é uma das principais ferramentas para edição e retoque de imagens. Com seus recursos de desenho e pintura é possível manipular fotos, criar galerias de imagens, restaurar velhas fotos, criar logotipos e capas, efeitos especiais e muito mais.” (LIMA, 2008, pág. 09).
O Photoshop é um software pago da Adobe, mas a empresa disponibiliza uma versão de teste gratuita que vale por sete dias. Acesse o site para fazer o download gratuito e faça a instalação do programa:
Vale dizer que existem outros sofwares para tratamento de imagens, como o Gimp, que é gratuito. Neste material será utilizado o Photoshop porque é o software mais solicitado no mercado de trabalho.
Abrindo uma imagem
Após instalar o programa em seu computador, você deverá iniciá-lo. Para manipular uma imagem será preciso, antes de tudo, importá-la para dentro do programa:
1. Clique em Arquivo e selecione a opção Abrir.
2. Encontre a imagem que você deseja tratar no seu computador e selecione Abrir.
3. A imagem será aberta no programa.
Camadas
O Photoshop cria imagens a partir de camadas. Para compreender esse conceito, imagine uma pilha de folhas de papel: algumas estão em cima, outras estão embaixo. As camadas seguem a mesma lógica, são imagens sobrepostas que, juntas, formam uma única imagem.
A lista de camadas aparece no canto direito da tela. Você pode arrastar as camadas para cima ou para baixo e colocá-las na ordem que desejar.
Uma dica antes de começar qualquer trabalho é garantir que a imagem original não será perdida, pois você pode precisar dela. Para isso, crie uma cópia dessa imagem, duplicando a camada:
Clique sobre ela com o botão direito e selecione a opção Duplicar camada e clique em ok.
Se preferir, você também pode duplicar a camada pressionando CTRL+J.
Se você quiser deixar uma camada invisível, basta clicar no ícone de olho do lado esquerdo, de forma que apareça um quadrado.
Veja que dessa maneira você terá duas camadas: “plano de fundo” (ou “camada 0”) e “camada 1”. O plano de fundo é a imagem original. Observe que ela tem um cadeado do lado direito. Isso quer dizer que ela está bloqueada, ou seja, está preservada e não sofrerá alterações.
Você irá trabalhar sempre a partir da camada 1, que é a cópia. É possível renomear as camadas dando dois cliques sobre seu nome, e é importante que você mantenha seu arquivo organizado, mesmo com muitas camadas.
Canais de cores
Antes de aprender a utilizar as ferramentas do Photoshop, é preciso entender os princípios básicos que definem uma imagem. É importante que você compreenda a diferença entre as imagens vistas em telas e as imagens que são impressas.
Logo, ao tratar uma imagem no Photoshop você precisa saber, primeiramente, para onde ela será direcionada: para uma mídia digital ou para uma mídia impressa? Se você for trabalhar com imagens digitais, então precisa configurar o Photoshop para mostrar as cores do padrão RGB. Se você não indicar essa opção para o programa, correrá o risco de ter o arquivo final com cores distorcidas, diferentes do que esperava.
Para configurar as cores para uso em telas digitais, basta clicar em Imagem > Modo > selecionar a opção cores RGB.
Se for trabalhar uma imagem para impressão, configure o Photoshop para o padrão CMYK.
Você pode obter mais informações sobre os canais de cor RGB e CMYK no artigo O que são RGB e CMYK? ou no vídeo Qual a diferença entre RGB e CMYK.
Agora que você já configurou corretamente o programa, é hora de fazer o tratamento básico da imagem.
A primeira edição que você verá é como melhorar a iluminação de uma imagem. Você pode precisar dessa ferramenta em casos de fotos muito escuras (chamadas de foto subexpostas).
1. Com a imagem aberta, clique em Imagem > Ajustes > Brilho/contraste.
Veja que uma janela se abre mostrando duas linhas com ponteiros no centro.
2. Para ajustar a quantidade de luz, arraste o ponteiro da linha Brilho para a direita.
Veja que a imagem fica mais clara! Faça isso até encontrar a iluminação mais agradável.
Agora, veja o exemplo de imagem com brilho corrigido. A primeira fotografia, escura, mostra uma praia com pouco brilho. Já a segunda, mais clara, está com brilho equiilibrado.
Neste segundo caso, a imagem está muito clara (na fotografia, chamadas de fotos superexpostas). Para corrigí-la, arraste o ponteiro do brilho para a esquerda para diminuí-lo até que volte a ver os detalhes das sombras.
Em outros casos você precisará alterar o constraste. Ele é a diferença entre tons claros e escuros. Quando dizemos que uma foto tem pouco contraste, quer dizer que a diferença entre tons claros e escuros é pequena, ou seja, a foto é opaca e sem profundidade devido à ausência de sombras e luzes.
Para melhorar esse aspecto, basta arrastar o ponteiro da linha contraste para a direita. Veja que os tons escuros ficam ainda mais escuros e os tons claros ficam ainda mais claros, o que aumenta a sensação de profundidade e realça as cores.
Clique no botão Ok para aplicar as suas alterações.
As imagens podem nos transmitir sensações e emoções por meio das cores. Por exemplo, podemos olhar uma fotografia e dizer se naquele lugar fazia frio ou calor de acordo com suas cores e luzes.
Com o Photoshop podemos manipular as cores das imagens para alcançar a sensação desejada. Vamos pegar como exemplo uma imagem “fria”, ou seja, com tons mais azulados e editar sua temperatura para deixá-la mais “quente”, utilizando tons amarelados. Para isso será utilizada a ferramenta equilíbrio de cores.
1. Com a imagem aberta, clique em Imagem > Ajustes > Brilho/Equilíbrio de cores.
2. Para tornar a imagem mais quente devemos aumentar o amarelo, o magenta e o vermelho. Se a intenção for o contrário, que a imagem pareça mais fria, devemos aumentar o azul, o ciano e o verde.
Veja o exemplo a seguir. A mesma imagem recebeu dois tratamentos diferentes. À esquerda, ela está mais fria: azulada e esverdeada. À direita, mais quente: avermelhada e amarelada.
Você também pode regular a temperatura de cor utilizando a ferramenta curvas. Com ela, pode-se corrigir a invasão de uma cor em particular, deixando a imagem neutra. Essa ferramenta também serve para corrigir o contraste. Vamos tomar como exemplo uma imagem com muita incidência da cor azul e corrigi-la.
Como visto no início, as imagens digitais são formadas pelas cores do padrão RGB. Com a ferramenta curvas pode-se ver a intensidade das três cores separadamente.
1. Clique em Imagem > Ajustes > Curvas.
2. Agora clique no menu Canal e selecione a opção Azul.
3. Para diminuir a incidência de azul, basta pegar a linha desta cor e arrastar na diagonal para baixo. Faça isso até tirar todo o excesso de azul e depois clique em Ok.
Veja que agora as cores da imagem ficaram neutras e a imagem mais natural. A imagem da esquerda estava com grande incidência da cor azul. A da direita está com o canal azul ajustado.
Para alterar o contraste com a ferramenta curvas basta movimentar o canal RGB até encontrar a combinação mais agradável. Depois clique em Ok para aplicar as alterações.
Matiz
Também é possível mudar a tonalidade de uma imagem. Por exemplo, uma árvore com folhas alaranjadas, como a imagem abaixo, pode virar uma árvore com folhas verdes. Para isso, utiliza-se a ferramenta Matiz/Saturação.
1. Clique em Imagem > Ajustes > Matiz/saturação.
Observe que aparece uma janela com três linhas.
Na linha Matiz, pode-se escolher a cor que será predominante na imagem. Todas as cores da imagem serão transformadas em variações de tons da cor escolhida. Nesse caso, nós queremos que as folhas fiquem verdes, então arraste o ponteiro até a cor oposta a do laranja, que é o roxo. Veja que todas as cores da imagem viraram diferentes tons de verde!
Saturação
Em alguns casos, você poderá notar que as cores de uma fotografia estão muito vibrantes, e talvez queira deixá-la em preto em branco, para um efeito mais dramático. Nesses casos, deverá utilizar a segunda linha da ferramenta Matiz/Saturação.
A saturação é a intensidade de uma determinada cor, que varia de -100 (sem cor) até +100 (aparência mais forte da cor). Basta arrastar o ponteiro para a esquerda e para a direita e ajustar até chegar na quantidade de cor desejada.
Veja, no exemplo a seguir, a primeira fotografia está pouco saturada, quase preto e branco. A segunda tem saturação equilibrada. Já a última está excessivamente saturada, nota-se que o tom da paisagem não real.