Divulgação da imagem da empresa e de seus produtos e serviços

Este texto-base aborda os seguintes temas:

Ações de David na banca de doces

Veja algumas das ações que David já usou na banca de doces:

Em 2018, David possuía quase 5 mil clientes cadastrados no seu site (sim, ele tem um). Cada um deles ganha uma caixa de bombons no dia do aniversário.

Você acha que esse tipo de ação vale a pena? David corre o risco de levar prejuízo ou isso é lucrativo para ele?

Em seu site, o camelô revela: "Cada pessoa cadastrada gasta uns R$ 2.500,00 por ano na minha banca. E quanto custa a caixa de bombons que eu dou no aniversário? R$ 6,00? Pelas minhas contas, é um ótimo negócio."

Com essas e outras ações, David conseguiu se diferenciar da concorrência, que vende os mesmos produtos que ele.

Tanta novidade chamou a atenção da imprensa: David já concedeu várias entrevistas para programas de TV, sites e revistas. Com a fama, começaram a chover convites de palestras para executivos de grandes empresas, como Coca-Cola, O Boticário, Sadia, Petrobras e Ford, entre muitas outras.

A reputação de David cresceu tanto que, em 2006, ele recebeu o prêmio internacional Bizz Awards de melhor palestrante do mundo.

David Portes, atualmente, é um palestrante conhecido.

Sua palestra "Uma lição de vida e Marketing" está na lista das mais solicitadas do país.

Ficou curioso e quer conhecer um pouco mais sobre o David? Assista ao vídeo abaixo que motra sua loja de doces e seus clientes opinando sobre ela. Além disso, David é entrevistado para falar sobre suas estratégias de marketing e o segredo do sucesso!

Nos meios de comunicação e nas ruas, você pode observar o quanto as empresas investem em divulgação.

Porém, assim como o camelô David, mesmo com poucos recursos financeiros, você pode promover um negócio de forma eficiente. Basta ter criatividade e o conhecimento básico de algumas técnicas de comunicação.

Mas, antes, é preciso ter clareza sobre:

O orçamento disponível

É o dinheiro que você tem para gastar e o quanto vale a pena investir, pensando no quanto você espera ter de retorno por meio daquela ação (resultados).

A mensagem que se quer transmitir

Determine qual é a imagem que você deseja que o consumidor tenha da empresa ou do produto.

O público-alvo a ser atingido

Pense no tipo de pessoa que você deseja sensibilizar. A seguir, você terá informações que vão ajudar a avaliar o seu público-alvo.

Até a década de 90, os anúncios das Havaianas diziam que as sandálias "não têm cheiro e não soltam as tiras". Com a reformulação da imagem do produto, ele passou a ser divulgado como um item da última moda, que "todo mundo usa".

Propaganda

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Propaganda

É qualquer forma paga de apresentação de ideias, produtos, serviços e organizações.

Quando os anúncios de propaganda são bem realizados, eles são formas eficazes de mobilizar as pessoas para a compra.

Os anúncios de propaganda podem ser veiculados em diversos meios de difusão de mensagem, tais como:

  1. Cartazes;
  2. Panfletos ou folhetos;
  3. Outdoors;
  4. Jornais e revistas;
  5. Comerciais de rádio ou TV;
  6. Anúncios em sites da internet e redes sociais.

No mercado, há profissionais e agências especializadas em propaganda. O ideal é contratar esse tipo de serviço. Mas, caso o investimento necessário não caiba no seu orçamento, tente exercitar a sua capacidade de comunicação e a criatividade.

Por exemplo: o camelô David utilizava cartazes de baixo custo, feitos de cartolina, cujos slogans bem-humorados chamavam a atenção e agradavam aos passantes.

Slogan
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Slogan

É uma frase ou expressão curta e marcante, que busca levar o público a entender instantaneamente e a memorizar o conteúdo do anúncio. O slogan resume toda a intenção da campanha.

Você conhece esses slogans?

  1. "Bombril: 1001 utilidades."
  2. "Hellmann's: a verdadeira maionese."

Mesmo sem perceber, você vai memorizando no seu dia a dia diferentes slogans que aparecem na TV, no rádio, em outdoors nas ruas e em outros meios de divulgação. Eles parecem tão naturais que a sensação é que eles sempre existiram!

Antes de prosseguir a leitura, pense e anote, no seu bloco de notas, slogans que você conhece, de produtos como:

  1. Remédio para dor de cabeça;
  2. Caldo de galinha;
  3. Cartão de crédito;
  4. Outros.

Os slogans dessas marcas estão gravados na memória de milhões de brasileiros: Doril, Caldo Maggi e Mastercard. Falar com o público consumidor é uma arte e, por isso, publicitários criativos são muito valorizados no mercado.

Merchandising

Momento de reflexão

Já reparou que, na maioria dos supermercados, perto dos caixas, há prateleiras de doces, que ficam estrategicamente posicionadas ao alcance das crianças?

Algum vez você foi ao mercado pensando em comprar o produto de uma marca e se decidiu na hora por outra? Se sim, o que o levou a isso?

É bem provável que você alguma vez tenha ido às compras pensando: "Vou comprar o sabonete X." Mas, na hora H, foi atraído por uma promoção do tipo "leve o sabonete Y e concorra a uma viagem", mudou de ideia e levou o produto da marca concorrente.

Também é possível que já tenha visto esta cena na fila do caixa: um pai que não resistiu ao pedido do filho que queria uma guloseima numa prateleira bem ao alcance dos seus olhos.

É por isso que você precisa se preocupar com o último estágio da promoção de seu produto: a hora da compra. O conjunto de ações voltadas para "pescar" o consumidor nesse momento decisivo, tem o nome de merchandising.

Merchandising
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Merchandising

É o conjunto de técnicas, ações promocionais e materiais de impacto visual utilizados no ponto de venda, com a finalidade de dar visibilidade ao produto e influenciar a decisão de compra dos consumidores.

Merchandising é uma palavra de origem inglesa. A pronúncia em português seria "merchandáizing".

Confira algumas das principais ações de merchandising:

Ações de Merchandising

Brinde – Produto oferecido a preços relativamente baixos mediante a compra de um outro produto, ou dado como incentivo para a compra.

Cupom de desconto – Dá direito a desconto na hora da compra. Especialistas em Marketing afirmam que, para serem eficazes, os cupons devem proporcionar um desconto de 15 a 20% do preço.

Concursos e sorteios – Permitem aos compradores concorrerem a valores em dinheiro, mercadorias grátis ou outros prêmios.

Display – Prateleira especial elaborada para expor exclusivamente o produto de uma determinada marca. Favorece a visualização e aumenta o impacto visual. (Pronuncia-se "displei").

Experimentações e amostras grátis – Oferecimento gratuito de uma quantidade de produto ou serviço. É especialmente eficaz para estimular o consumidor a aderir a um produto ou marca nova.

Pacote promocional – Na compra de um conjunto de produtos, o consumidor ganha uma redução de preço. Exemplo: "Leve 2 e pague 1".

Promoção vinculada – Duas ou mais empresas se unem para se promover mutuamente em uma mesma ação de divulgação por meio de uma parceria estabelecida. Exemplo: o camelô David formou uma parceria com o Banco Real para sortear uma caderneta de poupança de R$ 500,00 entre seus clientes. Em troca, o banco mandou um representante comercial para a banca, para promover a instituição financeira.

Momento de reflexão

Você já pensou que é comum que as roupas e objetos utilizados por personagens de novelas ditem a moda?

Alguma vez você já comprou algum produto influenciado por um personagem de TV?

Tie-In

Em uma cena de novela, por exemplo, uma personagem que é decoradora leva um cliente a uma loja de tintas (a câmera mostra o letreiro da fachada). Chega e diz: "Que belos lançamentos! Com essas tintas seu apartamento ficará maravilhoso!"

Você acha que isso acontece por acaso? De jeito nenhum! O aparecimento ou citação de marcas, mesmo que de relance, em cenas de filmes, seriados ou novelas faz parte de um recurso de divulgação chamado tie in.

Tie-in
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Tie-in

É a exposição de produtos ou serviços em cenas de cinema ou de teledramaturgia, visando divulgá-los. A palavra é de origem inglesa, e se pronuncia "tai in".

As ações de tie-in costumam ter um preço elevado, principalmente se aparecem em um programa ou em um horário de muita audiência. Mas há outra forma de divulgação muito eficaz e de baixo custo: as empresas e artesãos cedem seus produtos gratuitamente para compor os cenários e os figurinos de novelas. As marcas dos produtos não são mostradas nem citadas nas tramas, mas o público entra em contato com a emissora para se informar.

Segundo a Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) da TV Globo, milhares de pessoas telefonam ou enviam e-mails mensalmente querendo saber qual é a marca e onde comprar os mais diversos produtos vistos em cenas de novelas da emissora.

Relações Públicas

Como você viu, as técnicas de publicidade e promoção de vendas são muito importantes para o sucesso de um empreendimento. Mas de nada adianta aplicar esses recursos se a sua empresa não cultiva um bom relacionamento com todos os públicos e não possui uma boa imagem.

Quais são os públicos de uma empresa?

São todos os grupos que se interessam pelos produtos, serviços ou assuntos ligados à empresa ou que sofrem impactos reais devido às suas atividades.

Alguns anos atrás, os principais jornais da Europa noticiaram a contaminação de alguns lotes de leite em embalagem de caixinha da Nestlé. A substância era chamada ITX, proveniente da tinta de impressão nas embalagens.

A empresa tomou medidas rápidas: no dia em que o caso foi divulgado, emitiu uma nota comunicando que a substância não oferecia nenhum risco à saúde. Mas, por precaução, todos os lotes com a referida substância seriam retirados do mercado. Também disponibilizou uma central para o atendimento de chamadas telefônicas, respondendo a todas as questões sobre o assunto.

Duas semanas depois, a Agência Europeia para a Segurança Alimentar concluiu que a presença da substância ITX em alimentos "não constitui preocupação em relação à saúde, nos níveis reportados". Esse parecer, somado à atitude transparente da empresa, fez com que não se abalasse a confiança na Nestlé e no produto.

Esse é um caso exemplar em que as técnicas de Relações Públicas (RP) foram bem aplicadas.

Relações Públicas
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Relações Públicas

São estratégias que envolvem uma variedade de ações de comunicação destinadas a resguardar ou promover a imagem de uma instituição e de seus produtos ou serviços.

Aconselhamento
Assessoria de Imprensa
Comunicação Corporativa
Divulgação em Eventos

Aconselhamento: orienta a Administração e o Marketing da empresa sobre qual é a posição perante a sociedade e a atitude que a empresa deve adotar para alcançar ou manter a imagem adequada.

Assessoria de imprensa: faz a mediação das relações com os órgãos de imprensa (como jornais, revistas, sites por exemplo) e encaminha informações favoráveis sobre a empresa. As notícias são um meio de divulgação eficaz e de baixo custo. O camelô David, por exemplo, deve grande parte de seu sucesso às diversas aparições na mídia.

Comunicação corporativa: promove a empresa por meio de instrumentos de comunicação voltados para seus públicos internos (funcionários e acionistas) e externos (mídia, comunidade em geral etc.). Busca a opinião dos diversos públicos sobre a instituição e seus produtos por meio de conversas e pesquisas de opinião.

Divulgação em eventos: realiza eventos como um meio de chamar a atenção para o lançamento de novos produtos ou atividades da empresa. Os eventos podem ser:

• Feiras de negócios;

• Entrevistas coletivas com a imprensa;

• Festas inaugurais;

• Palestras e seminários;

• Shows etc.

Há também a opção de patrocinar ou apoiar eventos de outras instituições, em troca da visibilidade da marca da empresa.

As técnicas de comunicação apresentadas até agora buscam atrair novos consumidores. Mas, além dessa finalidade, elas devem cumprir um objetivo igualmente importante. Pense no caso do camelô David e responda: que outro objetivo é esse? Depois de anotar a resposta no seu bloco de notas, continue a leitura.

Marketing de Relacionamento

O que será que tem um custo financeiro maior: atrair novos consumidores ou mantê-los satisfeitos? O que você acha?

Especialistas estimam que o custo de conquistar novos clientes é cinco vezes maior do que o de reter os que já se possui.

Por isso, além de atrair, a estratégia de promoção da sua empresa deve buscar fidelizar os clientes que você já tem. Quanto mais o cliente estiver satisfeito, menos estará disposto a mudar para a concorrência.

As ações que buscam criar uma forte lealdade por parte dos consumidores são chamadas de Marketing de relacionamento.

Disso o camelô David entende bem: oferece vantagens para os clientes mais assíduos e presenteia os aniversariantes cadastrados.

Para finalizar, analise a situação abaixo:

Certo modelo de sandália, muito vendido, apresentou problemas: algumas clientes retornaram à loja dizendo que o salto quebrou com poucos dias de uso. E agora, o que você vai fazer, sabendo que tanta gente comprou a sandália?

Veja algumas comparações entre as ações que podem afetar os relacionamentos de compra e venda.

(+) Ações Positivas

• Sinceridade na linguagem;

• Linguagem simples e objetiva;

• Mostrar apreço, antecipando-se aos problemas;

• Aceitar a responsabilidade;

• Estimular o cliente a dar sugestões.

(-) Ações Negativas

• "Papo" para acomodar situações;

• Comunicações longas e vazias;

• Esperar o cliente perceber o problema e reclamar;

• Transferir a culpa;

• Esperar que o cliente dê sugestões.

Portanto, no caso da loja de calçados, a melhor atitude que você poderia tomar como proprietário ou gerente de atendimento, seria buscar contatar as clientes cadastradas que compraram o sapato defeituoso, antes mesmo que elas percebessem ou reclamassem do problema.

Afinal, muitas podem nem se dar ao trabalho de reclamar, pensando: "Que produto ruim! Nunca mais volto naquela loja!" E o pior: podem espalhar isso para os amigos.

Quando precisar se comunicar com o cliente, sempre que possível, dê preferência às comunicações via telefone, numa ligação pessoal. É mais caloroso e simpático do que uma carta ou e-mail.

Transparência, cordialidade e objetividade são fatores muito admirados pelas pessoas em geral, e são fundamentais no Marketing de relacionamento.