AS FINANÇAS DA

ORGANIZAÇÃO

O planejamento de recursos humanos

Quando você lê no jornal que uma organização está com a saúde financeira abalada, compreende que certamente está havendo algum problema ligado ao equilíbrio na gestão do seu conjunto de bens, direitos ou obrigações.

Veja, então, o que significa cada um desses termos:

Bens
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Bens

É tudo aquilo que pode ser avaliado em moeda e satisfazer alguma necessidade humana.

Os bens de uma organização podem ser tangíveis ou intangíveis. Observe os quadros a seguir:

Os bens intangíveis podem alcançar valores altíssimos!

A empresa de consultoria internacional Interbrand realiza todos os anos uma pesquisa para verificar quais são as marcas mais valiosas do mundo e qual é o seu valor. Por exemplo, se alguém quisesse hoje comprar a marca Coca-Cola, para usar em seus produtos e sua organização com exclusividade, quanto teria que pagar? As primeiras colocadas chegam a valer bilhões de dólares. A seguir, veja quais são as cinco marcas mais valiosas do mundo e seus respectivos valores em US$ bilhões segundo a pesquisa da Interbrand realizada em 2019.

Mas atenção! Repare que os bens também podem ser classificados de acordo com sua utilização. Veja abaixo o que caracteriza cada um deles.

BENS DE CAPITAL OU DE PRODUÇÃO
BENS DE CONSUMO
Bens de capital ou de produção

É utilizado para produzir outros bens.

Exemplo: Máquinas e equipamentos.

Os bens de consumo podem ser:

Agora que você já conhece o significado de alguns termos, poderá entender completamente a definição de patrimônio da organização.

Patrimônio da organização
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Patrimônio da organização

É o conjunto de bens, direitos e obrigações da organização.

Não confunda termos técnicos da Administração com palavras do dia a dia. Embora apareçam a toda hora no nosso cotidiano, em Administração os conceitos bem, direito e obrigação têm outro sentido! Conheça cada um deles clicando abaixo:

Direitos

Direitos

São todos os valores que uma organização tem direito a receber de terceiros. Por exemplo: as dívidas de clientes com a organização.

Obrigações

Obrigações

São compromissos ou dívidas assumidas com terceiros. Por exemplo: obrigações de pagar salários aos empregados, tributos ao Governo, compras feitas a prazo, dívidas contraídas com bancos etc.

A Contabilidade

A Contabilidade é o estudo e o controle do patrimônio das organizações. Registra os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio, fornecendo informações para os administradores, proprietários e terceiros sobre como a organização está desenvolvendo as suas atividades econômicas e financeiras.

A Contabilidade é muito importante, pois ajuda a entender o desempenho da organização, oferecendo informações importantes, tais como:

  • Relatórios internos que podem oferecer subsídios tanto para o processo de planejamento estratégico e para a tomada de decisões, como também para uso no planejamento e controle das atividades do dia a dia.

  • Relatórios externos, para acionistas, para o Governo e outras partes interessadas.

Contabilidade Administrativa e Contabilidade Financeira

A Contabilidade pode ser dividida em Contabilidade administrativa e Contabilidade financeira.

A Contabilidade financeira se relaciona com as informações que precisam ser colocadas à disposição do público externo à organização.

Por exemplo: o balanço patrimonial.

A Contabilidade administrativa diz respeito ao registro de informações para apoiar os processos internos de trabalho. Consiste em levantar, classificar e interpretar informações financeiras, fiscais e de custos sobre a organização, de modo a oferecer subsídios para que os administradores possam fazer os seus diagnósticos e, principalmente, os prognósticos.

Por exemplo: observando os registros contábeis, podemos ver o volume de vendas da empresa e projetar investimentos.

As informações da Contabilidade administrativa permitem responder a três tipos de perguntas. Observe-as com atenção.

COMO ESTOU ME SAINDO?

Por meio dos relatórios financeiros, é possível ver se a organização está trabalhando com eficiência, se há departamentos que estão gastando mais do que o esperado, ou se está se gastando muito para atingir resultados.

QUAIS QUESTÕES DENTRO DA EMPRESA DEVEM SER ANALISADAS MAIS PROFUNDAMENTE E PRECISAM DE INTERVENÇÃO?

A Contabilidade administrativa permite emitir sinais de alerta. Por exemplo, se um departamento está gastando mais do que o planejado, deve-se analisar se isso é sinal de problemas, ineficiência, ou se no planejamento orçamentário os custos do departamento foram subdimensionados.

QUAL A MELHOR MANEIRA DE FAZER UM DETERMINADO TRABALHO?

Se analisarmos com detalhes e profundidade as receitas de vendas, as despesas, os custos, poderemos fazer diversos ensaios até encontrar a maneira mais eficiente de trabalhar, na qual cada recurso investido gere o máximo de resultados para a organização.

Você consegue ver, então, que a Contabilidade administrativa é um importante apoio às tomadas de decisões estratégicas, táticas e operacionais dos gestores?

Ela atua em duas grandes funções da Administração: o planejamento e o controle. Neste estudo, você aprenderá o papel da Contabilidade administrativa na função de planejamento da organização.

O controller e a controladoria

Algumas empresas chamam de controller o profissional que trabalha na área de Contabilidade administrativa. Seu trabalho pode envolver desde o registro de informações financeiras e a atualização dos livros contábeis até coisas mais complexas, como o apoio ao planejamento estratégico de uma grande empresa ou um grupo de empresas.

A palavra controller vem do francês comptroller (compt em francês quer dizer conta). Seu trabalho está ligado à controladoria, pois ele e sua equipe devem:

  • Elaborar relatórios financeiros e interpretar os dados;

  • Ajudar a administração da empresa a tomar decisões razoáveis e compatíveis com seu planejamento estratégico em termos de recursos financeiros.

Assista ao vídeo abaixo e aprenda um pouco mais sobre o papel do controller numa organização.

Você costuma fazer um planejamento de todos os gastos que você terá no mês? Se não, é importante refletir sobre os aspectos positivos que um planejamento financeiro pode proporcionar na sua vida. Assista ao vídeo abaixo que discute este tema e, em seguida, você estudará sobre o planejamento financeiro no contexto das organizações.

Planejamento financeiro da organização: O orçamento geral

O bom desempenho de uma organização depende de uma boa gestão financeira. Por isso, as organizações planejam com muito cuidado como vão aplicar e gerir seus recursos.

O planejamento financeiro de uma organização é feito por meio de um orçamento geral. Ele apresenta as expectativas futuras dos gestores com relação a receitas, despesas e lucros no período seguinte. O orçamento é um instrumento tanto para o planejamento como para o controle.

Uma empresa possui diferentes custos para planejar e controlar, por exemplo, o custo dos materiais para venda, o salário dos funcionários, o dinheiro que recebe dos clientes. Você sabe como uma empresa lida com isso? O vídeo abaixo discute essas questões e evidencia a importância do planejamento financeiro neste contexto. Assista!

Prazo para a realização do orçamento

O orçamento geral da organização, envolvendo todos os departamentos da empresa, é feito para um ano inteiro.

No entanto, o orçamento anual pode ser subdividido em orçamentos mensais ou trimestrais. É comum o gerente financeiro montar orçamentos para os três meses seguintes e, depois, para três trimestres à frente.

No final de cada ano, a organização elabora o planejamento orçamentário do ano seguinte. Observe que, nesse momento, o orçamento é um instrumento de planejamento, apresentando um padrão do que se espera que aconteça no ano seguinte.

Repare, no entanto, que, ao longo do período, ele se torna um instrumento de controle, funcionando como critério para analisar o desempenho da organização e seus diversos departamentos, por meio da comparação entre o orçamento planejado e o realizado, dando subsídios para definir que áreas da organização devem melhorar ou modificar-se no futuro.

O orçamento geral se divide em duas categorias:

Orçamento Operacional

O orçamento operacional consiste nos seguintes elementos:

Não se preocupe em entender todos os detalhes dessas planilhas! Elas foram adicionadas ao texto como exemplo, para que você tenha noção das informações que são normalmente incluídas em planilhas quando se faz um orçamento operacional.

Você estudará planilhas com mais detalhes, quando chegar o momento de se dedicar a conhecer os aspectos financeiros referentes à administração das organizações, assim como outros aspectos importantes a respeito das finanças de uma organização.