A LÓGICA
APLICADA
EM JAVA
Este texto-base aborda os seguintes temas. Clique para navegar.
A LÓGICA
APLICADA
EM JAVA
Este texto-base aborda os seguintes temas. Clique para navegar.
Você já viu que para escrevermos um programa desenvolvido em Pseudocódigo, de forma que o computador possa compilá-lo e executá-lo, precisamos utilizar uma linguagem de programação, que nada mais é do que o "idioma" necessário para conversar com o computador. No desenvolvimento de nossos estudos em lógica de programação utilizaremos a linguagem de programação Java.
O Java atualmente é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mercado de trabalho, sendo capaz de fornecer uma portabilidade muito grande. Além disso, pode ser utilizada para desenvolver páginas da Internet, e aplicativos para celulares que utilizam o Sistema Operacional Android.
Java é uma Linguagem de Programação Orientada a Objetos, porém para que você compreenda melhor a Lógica utilizando essa Linguagem, iremos usar o Console, uma forma estruturada, para exercitar os comandos.
Você sabia que o Java não é a única linguagem de programação que funciona em todos os principais Sistemas Operacionais do mercado? Pesquise outras linguagens existentes no mercado e reflita sobre a eficiência delas em relação à linguagem Java.
Para iniciar o estudo, primeiramente é necessário conhecer as diferentes ferramentas para desenvolvimento que o Java oferece: JRE, JVM, JSE, JEE, JME, JDK... parece uma sopa de letrinha, não é mesmo?
Em seguida, com base na aplicação que pretende desenvolver, deve selecionar as tecnologias e ferramentas necessárias para este fim.
É mais ou menos assim: imagine que você precisa fazer um brigadeiro! Com a receita em mãos, você vai até o supermercado, compra os ingredientes: leite condensado, chocolate em pó, manteiga, chocolate granulado e ainda providencia as ferramentas necessárias para a confecção do doce: panela e colher de pau.
A mesma coisa acontece com o desenvolvimento de um aplicativo em Java! Conhecendo o tipo de aplicação que deseja desenvolver, você seleciona as ferramentas necessárias para tal finalidade.
Como em breve seremos desenvolvedores e não usuários, precisaremos instalar em nosso computador o kit para desenvolvimento de programas feitos em Java e a Máquina Virtual (JVM).
O que faz com que a portabilidade da linguagem Java seja eficiente é uma aplicação responsável por executar programas desenvolvidos na linguagem. Sua função é simular um computador permitindo a execução do código fonte, por isso, recebe o nome de Máquina Virtual.
Na prática, basta instalar em seu computador a JVM desenvolvida para o Sistema Operacional correspondente ao que estiver instalado em seu computador e você estará pronto para executar programas desenvolvidos em Java.
O kit para desenvolvimento de programas (JDK) feitos em Java inclui o compilador da linguagem de programação. Sem ele não é possível finalizar um programa desenvolvido em Java, mesmo que você escreva o código fonte completo.
Apesar de já ser possível criar programas apenas com o JDK, utilizaremos uma interface de desenvolvimento integrada (IDE) para nos auxiliar na escrita, compilação e testes dos nossos programas. O Java tem como principais IDEs de desenvolvimento o NetBeans e o Eclipse. Independente da IDE escolhida, os comandos sempre serão os mesmos, logo, se você aprende a programar em Java, conseguirá utilizar qualquer uma das IDEs sem maiores problemas.
Durante o desenvolvimento das atividades utilizaremos a IDE Eclipse, porém você pode utilizar qualquer outra, desde que siga fielmente as estruturas listadas neste material.
Para começar seu primeiro software, é necessário baixar e instalar as ferramentas que você acabou de conhecer.
Neste material, utilizamos a distribuição do Java SE (Standard Edition), que é voltada para o Desenvolvimento de Sistemas Desktop. Existem também as Distribuições Java ME (Micro Edition) que é voltada para dispositivos de pequeno porte e Java EE (Enterprise Edition) que é direcionado a aplicações corporativas e Web.
Você pode efetuar o download e instalação do JDK e do Eclipse nestes links:
Primeiro, faça a instalação do JDK. Depois, baixe a IDE Eclipse.
Na estrutura de organização do Eclipse Oxygen, cada programa desenvolvido é caracterizado como um Projeto. E cada código fonte, será tratado como uma Classe.
No vídeo tutorial abaixo, você terá informações detalhadas e precisas sobre como iniciar seu projeto:
Como utilizaremos a Linguagem de Programação Estruturada Java, não entraremos fundo no significado de Projeto, Pacote e Classe, pois essas definições são utilizadas em programas Orientados a Objetos.