Este texto-base aborda os seguintes temas:
Juliana analisa o restaurante do Vitório
A importância de planejar no contexto empresarial e pessoal
Planejar é decidir
É preciso atitude
A importância do planejamento
Você conheceu a situação do restaurante do Vitório – que era referência no local onde ele morava, mas que com o passar do tempo já não fazia tanto sucesso e Vitório não entendia o motivo disso. Viu ainda que sua filha, Juliana, notou que havia algo errado com a gestão do restaurante e levantou alguns pontos de melhoria para ajudar o pai. Conheça os apontamentos feitos por Juliana:
– Agora eu entendo que trabalhar de sol a sol nem sempre é o mais eficiente. Não é a quantidade de tempo que você trabalha que garante o sucesso de seu negócio, embora trabalho seja fundamental. Trabalhar não basta, é preciso trabalhar com inteligência e planejar mudanças e melhorias.
Você percebeu como a gestão planejada e bem executada de Juliana melhorou a vida na cidade? Como isso fez as pessoas mais felizes e ofereceu uma forma muito bonita de melhorar a qualidade de vida delas?
Mesmo que você esteja iniciando seus estudos sobre planejamento, marketing, gestão e finanças, é possível notar que o bom senso e a experiência que você tem como cliente podem ser importantes fontes de melhorias na sua futura atividade profissional. Então, convidamos você a refletir:
Momento de reflexão
Pense em um estabelecimento comercial que você gosta de frequentar, como uma lanchonete. O que lhe agrada nesse lugar? O que faz com que você volte regularmente?
Agora, pense em outro, que você considera que precisa melhorar. Para que você sentisse prazer em frequentá-lo, que alterações proporia?
A falta de planejamento pode acontecer também na própria vida das pessoas: quantas acabam deixando o tempo passar, vivendo sem prever o amanhã?
Como exemplo, suponha que você no próximo mês fará um processo seletivo para trabalhar numa empresa que você quer muito. Você pode ser aprovado, ou não. Caso não seja, deverá pesquisar outras possibilidades de vagas para se candidatar, bem como em estratégias para melhorar seu desempenho nas entrevistas e, depois, tentar novamente – até atingir o seu objetivo de conseguir um novo emprego.
É nesse sentido que planejar também é antecipar soluções.
É importante que suas ações futuras sejam pensadas de antemão, para que você já tenha um plano estabelecido, um caminho a seguir. Se só tomamos atitudes quando aparece um problema, reduzimos nossa postura ao “deixa a vida me levar”.
Ah, eu queria ter feito...
Ah, eu queria ter estudado...
Ah, se eu tivesse planejado melhor, se eu tivesse me preparado...
“O homem é do tamanho do seu sonho.”
Fernando Pessoa
Todo mundo tem sonhos.
Sonhos de ter um carro, ir ao show da banda favorita, conseguir um bom emprego, ser dono do próprio negócio. Talvez encontrar um amor? Ou fazer uma viagem internacional...
Enfim, todo mundo quer ser feliz.
Sonho, nesse sentido, significa um desejo, vontade de conseguir uma determinada coisa: “o sonho dela é ser administradora”. É o que, em linguagem técnica, chamamos de objetivo: um alvo, um resultado que se quer conquistar.
Sonho = Objetivo
Para alcançá-lo, é preciso realizar determinadas ações. Afinal, nada cai do céu. Além disso, é preciso fazer uma estimativa do que vai ocorrer em cada ação e pensar em alternativas se uma ação der errado.
Se Vitório tivesse parado para pensar de modo mais amplo no seu empreendimento, teria tomado algumas atitudes diferentes. Mas que ações precisamos ter? Que decisões precisamos tomar?
Aquelas que nos levam aos objetivos definidos.
Ao definir objetivos e as ações necessárias para alcançá-los, você está imaginando uma ponte que vai do momento em que está até o ponto aonde quer chegar. Isso é planejamento.
Na sociedade moderna, o planejamento é um instrumento de trabalho indispensável.
Porque planeja, a sociedade moderna é capaz de se organizar para produzir comida, produtos de consumo, habitação, serviços de saúde, educação e transporte para bilhões de pessoas em todo o mundo.
Seja qual for a atividade, quase tudo é feito por organizações, ou seja, grupos de pessoas que trabalham em conjunto para atingir objetivos comuns.
Veja como Peter Drucker define planejamento:
Planejamento é o processo contínuo e sistemático de tomar decisões futuras no presente, com o melhor conhecimento possível do que deverá acontecer, organizando sistematicamente os esforços necessários para levar adiante essas decisões e medir os resultados das decisões em relação ao esperado, através de um organizado sistema de controle.
Planejamento é pensar o futuro de maneira organizada, definindo objetivos e resultados que se quer atingir, e o que vai se fazer para atingi-los.
O planejamento é uma atividade dinâmica. São decisões de hoje, visando a resultados que vão acontecer no futuro. Ora, a realidade está sempre mudando, e o amanhã depende de uma série enorme de variáveis (políticas, econômicas, sociais, meteorológicas, culturais etc.).
É impossível prever tudo.
Logo, é importante que os planos tenham flexibilidade para se adaptar às mudanças que podem ocorrer. É por isso que nas empresas e organizações em geral se fala muito em “Plano B”, um plano alternativo que é usado se o original encontrar desafios intransponíveis.
A superação dos obstáculos e desafios, no entanto, depende da atitude das pessoas e das organizações, de como elas encaram as ameaças que a realidade traz aos objetivos.
“Pedras no caminho, guardo todas. Um dia, ainda farei um castelo.”
Fernando Pessoa
Momento de reflexão
Você costuma se antecipar e enfrentar positivamente os possíveis problemas, ou eles parecem bombas que caem sobre você e o deixam atordoado e sem reação?
Retomando o caso do restaurante do Vitório, você notou que quando Juliana identificou que o negócio tinha problemas na gestão ela imediatamente pensou em como poderia fazer para resolver esse problema? Ao contrário de Vitório, que durante anos deixou o negócio do jeito que estava.
Isso mostra que, diante de um problema, temos sempre dois tipos de atitude que podemos tomar, sendo elas:
Atitude Proativa
Atitude Proativa
É a atitude favorável às mudanças, à quebra de tradições culturais que não fazem mais sentido, dos velhos modelos de trabalho. Essa postura leva a mudanças na vida pessoal, a inovações tecnológicas, ao investimento em novos mercados e à busca de novas soluções para os problemas humanos.
Atitude Reativa
Atitude Reativa
É a postura de quem quer fazer sempre as mesmas coisas, percorrer os mesmos caminhos e tem horror a mudanças. São pessoas e organizações que conservam sempre as mesmas condutas, apostando no provérbio “em time que está ganhando não se mexe”.
Você não pode controlar o futuro (ninguém pode!), mas o ato de planejar é o que nos permite prever problemas e reduzir ao mínimo o impacto que eles trarão.
Para concluir seus estudos, que tal assistir a este vídeo que trata da importância do planejamento na prática?