A Administracao Contemporânea

A ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA

imagem de uma mesa de escritório com uma funcionária trabalhando
O administrador na organização de hoje
Toda a variedade de produtos e serviços de que dispomos na vida moderna, todos os avanços, confortos e facilidades existem porque o ser humano percebeu que podia se organizar, somar esforços, trabalhar em grupo, dividir tarefas e aplicar recursos para atingir um resultado de interesse comum. É isso o que ocorre nas organizações.
Organização
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Organização

É uma reunião de pessoas que agem juntas e de maneira estruturada para atingir objetivos comuns. Na maioria das vezes, essa ação conjunta está voltada para um trabalho que visa à obtenção de recursos fundamentais para as pessoas e a sociedade: alimentos, roupas, habitação, educação etc.

A Administração estuda a aplicação e coordenação de recursos – humanos, materiais, financeiros, de informação, tecnológicos – numa organização, de modo a atingir determinados objetivos e resultados planejados com o máximo de eficiência e eficácia.
Recursos

Recursos

São os meios de que uma organização dispõe para poder funcionar e operar adequadamente.

Eficiência

Eficiência

É a capacidade de alcançar resultados, com o mínimo de recursos, energia e tempo.

Eficácia

Eficácia

É a capacidade de alcançar os resultados e objetivos propostos.

Para funcionar bem, todas as organizações, das mais simples até as mais complexas, têm administradores.
A família, por exemplo, é uma espécie de organização. Pense em uma família (pode ser a sua ou a de um amigo):
1. A família tem um objetivo comum? Qual é ou quais são eles?
2. Quem é(são) o(s) administrador(es)?
3. A organização é eficaz, ou seja, ela atinge os resultados desejados?
4. A organização é eficiente, ou seja, ela atinge esses resultados do melhor modo possível, com o mínimo de recursos, energia ou tempo?
imagem de uma família
Agora, veja a importância de se admininstrar recursos com eficiência e eficácia na prática:
As funções básicas da administração
O trabalho da administração envolve quatro funções, ou tipos de atividades, inter-relacionadas e interdependentes. Analise as ilustrações a seguir e responda com suas palavras: o que cada administrador está fazendo?
FUNÇÃO 1:
imagem de uma mulher digitando em um notebook

FUNÇÃO 2:
imagem de um padeiro

FUNÇÃO 3:
imagem de um chefe pedindo para secretária executar uma tarefa

FUNÇÃO 4:
imagem de um treinador dando orientações ao time

Agora compare suas respostas com as definições das quatro funções básicas da administração:

COMPARAR
Se quiser, você pode clicar aqui para salvar o pdf com as suas respostas.

É importante que você saiba que as funções da administração acontecem de maneira integrada e também influenciam continuamente umas às outras, por isso é comum que sejam representadas de forma cíclica.

Que tal ver as funções da administração na prática?

imagem de um circulo representando as funções administrativas
A organização e suas relações

Você já pensou em quantas pessoas são afetadas e afetam o trabalho da organização? Pois é, uma instituição nunca está sozinha ou isolada: ela depende de muitos envolvidos para que tudo aconteça como se espera, e também influencia a vida de muita gente.

A atividade de uma organização tem um raio de influência muito maior do que poderia parecer à primeira vista. Atualmente, a visão da sociedade sobre o papel e a responsabilidade das organizações tem mudado continuamente.

Antigamente, a literatura de administração era muito voltada apenas para a gestão de organizações com fins de lucro – a prova disso é que muitos cursos de Administração até hoje usam o termo “Administração de Empresas”. Nessa época, falava-se que a organização com fins de lucro tinha como principal objetivo maximizar a riqueza dos acionistas. Essa visão permeou boa parte do estudo e pesquisa da administração.

Hoje, a visão de administração é muito mais ampla. Em primeiro lugar, há muitos tipos de organizações, com os mais variados objetivos e em alguns casos, até mesmo sem fins de lucro.

É por isso que atualmente o foco está não só nos acionistas, mas em todos os envolvidos com a organização.

Veja a seguir como a organização afeta diversos públicos e é também afetada por eles.

1. CLIENTES
2. EMPREGADOS
3. FORNECEDORES
4. CONCORRENTES
CLIENTES
Os produtos e serviços oferecidos definem, em parte, a qualidade de vida da sociedade e dos clientes. O cliente também tem poder sobre a organização, pois, se parar de utilizar seus produtos e serviços, ela perderá sua razão de existir.

Momento de Reflexão

Que outros públicos você conhece que afetam e são afetados por uma organização?

Existem muitos grupos que, embora não atuem diretamente na mesma área, influenciam e são influenciados pela atividade da organização. Pense como uma empresa de construção pode, eventualmente, afetar ou ser afetada por:

1. Bancos
2. Sindicatos
3. Associação de moradores
4. Governo
5. Imprensa
MOSTRAR GABARITO
O administrador na organização de hoje

O administrador pode estar envolvido em todas as funções da administração, e sua atividade está sempre vinculada, de alguma maneira, à coordenação de recursos para a realização de objetivos e resultados.

O profissional de administração precisa ter uma postura adequada às exigências do mundo contemporâneo. Há certas características que podem ser determinantes para seu sucesso no trabalho. Veja algumas delas:

1. Atitude empreendedora

O termo empreendedor é muito associado à pessoa que abre o próprio negócio. No entanto, hoje existe o conceito de empreendedorismo corporativo. Isso significa que o empregado deve ver a organização em que trabalha como se fosse sua e ter uma postura proativa, ou seja:

  • Estar atento às mudanças no mercado e no ambiente externo, para detectar oportunidades de negócios.
  • Propor mudanças, inovações e melhorias que possam aumentar a eficiência e a eficácia da organização.
  • Antecipar-se a processos de mudança, colaborando para tornar a organização dinâmica, inovadora.
  • Estar aberto a novidades, aprendendo sempre.
Vamos conhecer, na prática, a importância da postura do empreendedor em uma fábrica de instrumentos musicais?